segunda-feira, 21 de julho de 2008

Discutindo sobre os Objetos de Aprendizagem e sugerindo formas de trabalho

Olá, pessoal! Este espaço foi aberto para discussões sobre os objetos de aprendizagem visitados e analisados durante os encontros presenciais. Identifique o objeto e faça algumas considerações sobre o mesmo, quanto a(o): interatividade construção de conceitos, facilidade de navegação, tempo de duração...
Em seguida, socialize a sua sugestão de como você ou o grupo trabalharia, em sala de aula, o referido objeto.
Abraços! Professores multiplicadores.

99 comentários:

Unknown disse...

ESCOLAS: Escola Estadual Sílvio Bezerra de Melo
Instituto Vivaldo Pereira
TURMA: 3ª ( Ensino Médio) Turno: Vespertino
DISCIPLINA: Matemática
Professor (a): Paulo Henrique x Lucia Brito

Tema do Trabalho: GEOMETRIA ESPACIAL
Objetivos:
• Identificação de figuras geométricas planas e sólidas, através dos recursos indicados nos objetos de aprendizagem;
• Correlacionar os objetos vivenciados dando sua nomenclatura oficial para sua posterior utilização no processo de ensino-aprendizagem.
Pré-requisitos: Geometria Plana(conhecimento e estudo de figuras planas).

Tempo previsto: 8horas aula.
METODOLOGIA:
Na sala de aula o professor forma grupos de três alunos e em seguida, sugere os seguintes passos:
1. Pesquisar figuras planas e sólidas utilizadas no seu dia-a-dia, através de fotos ou objetos existentes dentro ou fora do espaço escolar.
2. Em sala de aula cada grupo apresentará as figuras encontradas dando a sua nomenclatura e diferenciando as figuras planas das sólidas.
3. Na sala de informática utilizando o objeto virtual de módulo “ RIVED” (título Geometria), o aluno deverá na primeira atividade observar as figuras sólidas, identificando: formato, elementos e planificação. Na segunda atividade ele deverá observar as diferentes formas geométricas que existem, semelhanças e particularidades de algumas dessas formas e o porquê da sua nomenclatura. Na terceira atividade o aluno utilizando os conhecimentos anteriores deverá ser desafiado, através de observações de cidades, encontrar todas as formas geométricas possíveis, sabendo comunicar que formas são.

DICAS E COMENTÁRIOS
Atividade 1: Fácil compreensão: apenas no cilindro deveria ter mostrado sua figura lateral.

Atividade 2; Não é de fácil compreensão para o aluno que ainda não conhece as características dos poliedros, mas poderá trazer curiosidades sobre as mesmas levando-o a um interesse de aprimorar a aprendizagem.

Atividade 3; Ocorre um grau de dificuldade pela não visualização nítida das cidades.

AVALIAÇÃO

Observar se houve interação com objeto de estudo e com os colegas.
Realização de uma atividade escrita envolvendo os conteúdos estudados.

REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS
Livros didáticos do ensino médio
Sites na internet.
Turma 5, Lucia Brito e Paulo Henrique

Unknown disse...

Blogger Jonas disse...
Escola: CEJA PROFª CREUZA BEZERRA
TURNO: MATUTINO
Profº: Jonas F. Vieira
Maria Sélia B. Medeiros

Tema: Química em casa e na farmácia

1 - Introdução

2 - Objetivos
Verificar a importância do uso da concentação correta de produtos de limpeza utilizados no dia-a-dia.

Preparar soluções e calcular sua concentração.

3 - Pré-requisitos
Compreensão do conceito de solução e concentração.

4 - Tempo previsto:
50 minutos

5 - Metodologia
* Na sala de aula
Aspectos teóricos relacionados aos tipos de concentração a serem realizadas no laboratório.
Realizar cálculos para determinar a quantidade dos componentes utilizado na preparaçao do produto.

* Na sala de informática
Utilização do laboratório virtual, realizando a mistura.
- Preparação
Distribuir os alunos em duplas para favorecer a discussão e socialização.
- Dicas e comentários
Observar com atenção e clareza os enunciados em cada atividade realizada no laboratório.

- Questões para discussão
Por que algumas soluções ficam muito concentrada ou pouco concentrada?
Como realizar o cálculo para determinar a quantidade exata a ser misturada na solução?

_ Atividade Complementar
Simular preparaçao de soluções por meio do computador observando os resultados. Comentar

- Consultar outros sites para
enriquecer a experiência.

Turma:5
Grupo: Química
Componente: Jonas Fernandes Vieira
Maria Selia Barros Medeiros

21 de Julho de 2008 11:24

Unknown disse...

TURMA 05
DISCIPLINA: FÍSICA
ALUNO : ARLINDO ALBINO DA SILVA
TEMA TRABALHADO: ORIGEM DOS MOVIMENTOS: CONSEERVAÇÃO.

1. INTRODUÇÃO; Nesta atividade, o aluno observará varias imagens de movimentos que ocorrem no cotidiano, simultaneamente com algumas questões que o desafiarão a refletir sobre o tema.
2.Objetivos Debater sobre questões relacionadas ao movimento.
.Reconhecer pela análise das cenas, que a quantidade de movimentos depende das massas e das velocidades dos corpos envolvidos.
3.PRÉ-REQUISITO: Não é trabalhado conceito específico nesta atividade embora, que como pré-requisito, o aluno tenha que ter noções de força, velocidade e massa.
4.TEMPO PREVISTO: 30 minutos.
5.METODOLOGIA:
.5.1. NA SALA DE AULA: Levar os alunos a discussão para mostrar seus conhecimentos.
.5.2. NA SALA DE INFORMÁTICA: Explorar a atividade durante uns 10 minutos. Num segundo momento, fazer anotações e desenvolver um debate focalizando o proposto: Carro (tem aqueles que adoram se mover rápido demais).
.5.2.1. PREPARAÇÃO: agrupar 2 a 3 alunos por computador para melhor desenvolvimento das tarefas.
.5.2.2. DICAS E COMENTÁRIOS: Sempre que for necessário o professor poderá intervir, enriquecendo a aula com outro exemplos.
.5.2.3. QUESTÕES PARA DISCUSSÕES: Conhecimento sobre a influência no que poderá ocorrer antes ou depois de uma interação entre corpos quando em sua execução de atividade deixada, evidente a massa e a velocidade (início ou final).
.5.2.4. ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Trabalhar alguns aspectos históricos.
6.AVALIAÇÃO: Avaliar o aluno através da observação e dos conceitos emitidos.
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANPOTTI, J.A; DELIZOICOV, D. Física 2ed. São Paulo: Cortez, 1992.
COPELLI, ª C: PEREIRA, J.A. e outros (GREF). Física i – Mecânica 3ed. São Paulo Edusp, 1993.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação 6ed. São Paulo: Paz e terra, 1982.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Este objeto pode ser muito interativo porque o educando pode ter um contato direto com o tema em questão através de imagens animadas que não ficam apenas ao alcance do professor mas também faz com que o aluno veja através das imagens.
Os conceitos, após a atividade, podem ser construídos pelos próprios alunos a partir dos temas apresentados e das atividades vivenciadas.
A navegação é facílima porque apresenta ícones grandes e de fácil interpretação. É só pegar o mouse que todos os passos estão bem explícitos e também são facílimos de ser manuseados!
É mais uma sugestão de subsídio que só vem facilitar e enriquecer as atividades e sala de aula.
O tema sexualidade é ainda muito polêmico e com uso destes métodos e subsídios torna-se mais fácil desenvolver aulas e projetos.
De Francisco Canindé da Silva - Turma 07

Blog para quem gosta de educação! disse...

Nós de Química analisamos o objeto "A Química em casa e na farmácia", onde observamos um simulador para preparar soluções de fácil manuseio para a turma, com um tempo previsto de 50 minutos, onde discordamos, sugerindo um novo tempo de 150 minutos. portanto é importante conhecer a ação química das soluções partindo do conhecimento prévio da turma para realizar o objeto de aprendizagem.

Um abraço!
Turma 07: Fabiano pereira mariz e Geraldo Rodrigues Francelino.

Unknown disse...

Alunos da turma 7
O O.A. que hoje trabalhamos foi GEOMETRIA NA CIDADE de matemática, o conteúdo nele abordado nas 1ª e 2ª atividades são de fácil entendimento, já na 3ª atividade apresenta-se de forma mais complexa, no entanto em todas elas existe atratividade e interatividade o que o torna muito interessante. Ao fazermos cada etapa do O.A. percebemos que ele seria bem mais proveitoso no ensino fundamental já que lá esse conteúdo é explorado nesse contexto e que seriam necessárias 02 aulas para a sua exploração pelos alunos.

Um abraço a todos da equipe e aos colegas de curso.

Jalvani Maria Pereira de Medeiros
Jonimar Pereira de Araújo
Maria de Fátima Silva de Azevedo Costa.
21 de Julho de 2008 12:14

Unknown disse...

Em relação ao objeto de aprendizagem conservação da quantidade de movimento, observamos que é muito interativo e que realmente é um objeto que facilita a abordagem do tema , havendo facilidade de navegação e quanto ao tempo depende muito de como cada professor planeja as suas atividades.

Elineuza e júlio

Unknown disse...

O assunto discutido no dia de hoje sobre Conservação de Quantidade de Movimento, relacionado com Física foi ótimo e mostrou a interatividade entre Física e a Matemática. Servirá muito bem para ser utilizado em sala de aula. Quanto ao tempo dá para ser estudado e elaborado o roteiro de trabalho em 05 aulas.
Prof. Sebastião Paulo de Menezes Câmara. (turma 7)

Unknown disse...

Situações que envolve o uso de imagens ou figuras em movimento associada a conceitos, faz a aula ser dinâmica e com prazer, fortalecendo a fundamentação lógica de movimento, velocidade e massa. O tempo para o estudo é suficiente e de fácil acesso.O aluno precisa interagir em grupos buscando os conhecimento desejado.
Sebastião Joate da Trindade turma 07

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O objeto de estudo : O QUE É SEXO, compreende uma temática muito palpitante uma vez que pelo fato de fazer parte do dia-a-dia dos alunos, compreende um momento ímpar de interação com os mesmos. De auto-compeensão. De identificação com seus problemas e as devidas soluções. O trabalho em sala de aula, a com essa temática, deverá ser norteado em três pilares: amplo diálogo do professor com os alunos, vídeos acerca da temática e pesquisa na internet.

FABIANA SANTANA
JOSIMAR ARAÚJO E MEDEIROS
turma 07

Unknown disse...

Escola : CEJA-Profª Creuza Bezerra, Currais Novos/RN
Turma : 2º ano Turno : Vespertino
Disciplina : Matemática
Prof : PAULO ESSE DOS SANTOS

TEMA DO TRABALHO : GEOMETRIA PLANA
ESPACIAL

1- INTRODUÇÃO
A Geometria Plana e Espacial é uma ferramenta muito importante nos dias atuais,por isso devemos motivar o nosso aluno a vê-la de uma maneira interligada ao meio em que vivemos.
2- OBJETIVOS
Identificar as diversas formas de representações geométricas existentes no espaço físico.
3- PRÉ-REQUESITOS
Identificar e classificar as figuras planas e espaciais.
4- TEMPO PREVISTO
2 horas/aula
5- METODOLOGIA
Em princípio devemos reconhecer os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos. como forma de fazer um diagnośtico da turma,levando-se em conta o contexto da mesma.

Unknown disse...

Escola : SILVIO BEZERRA DE MELO, Currais Novos/RN
Turma : 2º ano Turno : Vespertino
Disciplina : Matemática
Prof : HIGOR DE OLIVEIRA

TEMA DO TRABALHO : GEOMETRIA PLANA
ESPACIAL

1- INTRODUÇÃO
A Geometria Plana e Espacial é uma ferramenta muito importante nos dias atuais,por isso devemos motivar o nosso aluno a vê-la de uma maneira interligada ao meio em que vivemos.
2- OBJETIVOS
Identificar as diversas formas de representações geométricas existentes no espaço físico.
3- PRÉ-REQUESITOS
Identificar e classificar as figuras planas e espaciais.
4- TEMPO PREVISTO
2 horas/aula
5- METODOLOGIA
Em princípio devemos reconhecer os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos. como forma de fazer um diagnośtico da turma,levando-se em conta o contexto da mesma.

21 de Julho de 2008 12:49
Excluir

Unknown disse...

O objeto de aprendizagem química em casa e na farmácia, de inicio, se mostrou pouco interativo, de navegação limitada e difícil compreensão para o nosso alunado, requerendo, assim outras alternativas de fontes de pesquisa.

SEVERINO JUNIOR, ANDREA CARLA e ANA SANTANA, QUIMICA, TURMA 1.

Unknown disse...

O objeto do estudo "a Geometria das cidades" permite ao aluno visualizar as formas geométricas espaciais presentes no seu cotidiano de uma forma bem prática. De fácil navegação, esse objeto faz com que o aluno construa seus próprios conceitos a cerca do tema e sua interatividade faz com que o aluno sinta-se a vontade para descobrir, redescobrir e fixar os conceitos adquiridos fugindo da forma tradicional de se apresentar o tema em sala de aula.

Unknown disse...

Grupo de Matemática - TURMA 1
Componentes: Jácio, Francileide, Ricardo, Gilberto, Marcos e Neto.

Analisamos o objeto de aprendizagem GEOMETRIA DA CIDADE e verificamos que ele tem interação do conteúdo da Geometria encontrada no livro, com aplicações das figuras mostradas na geometria da cidade. No entanto é sempre bom proporcionar o contato do aluno com os sólidos montados (se possível pelos próprios alunos) através de suas planificações. A visualização em todos os aspectos (na cidade, em casa, etc) sempre trará uma ótima construção do conhecimento.

Obrigado.

Unknown disse...

Os objetos de aprendizagem do grupo de Biologia foi sexualidade, apresentando uma duração suficiente para despertar o interesse de participação ,questionmento e discussão em grupo.
A turma 1 de Biologia trabalhará de forma interativa, com pesquisas, discussões, relacionando a aprendizagem com o objeto virtual.

Unknown disse...

Turma 1- Física
Professores: Jarbas, Massilon, Zeneide e Ladeilson
Objeto: Conservação da quantidade de movimento I

Ao trabalhar com esse objeto, fazemos o uso de conceitos como: massa, velocidade, força, movimento, repouso. etc. Onde através da imagem os alunos conseguem visualisar com maior facilidade a física presente nas situações apresentas pelo objeto.

Etapas:

Na sala de aula:
Apresentação dos conceitos de massa, força, velocidade, movimento e repouso.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura do livro texto.

No laboratório:
Escolher o objeto Quantidade de Movimento I
Selecionar as atividades
Prática das atividades

Golfinhos disse...

TURMA 1 E 2


Escola E.Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola E.Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola E. Cel. Manoel Medeiros II - Japi
Escola E.João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Disciplina: Biologia
Turma: 8º ano (Ensino Fundamental)
1ª e 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia S. de Medeiros
Vanize P.de Medeiros
Valério B. Marinho
Maria do Socorro G.Fonsêca


Nome do Objeto de Aprendizagem: O milagre da vida: Sexualidade Humana

O objeto de aprendizagem O milagre da vida: sexualidade humana é apresentado de forma interativa onde o aluno pode inserir-se como componente do objeto de aprendizagem e percebe-se nitidamente um Feedback bastante positivo quando nossos alunos conseguem formular conceitos relacionados ao objeto analisado em questão.

A navegação acontece de maneira suave, gostos e envolvente, estimulando nossos alunos a sempre buscar mais, instigando sua curiosidade e afeição pela busca de conhecimento.

Completar todas as atividades, assim como as novas atividades sugeridas por alunos e professores, partindo dos conhecimentos adquiridos através do objeto de aprendizagem podem levar algumas aulas. O trabalho teria ainda como auxílio o uso de próteses dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, demonstrativos de métodos anticoncepcionais, lâminas de transparências com apresentação das doenças sexualmente transmissíveis e retroprojetor, assim como pesquisa sobre dados locais, regionais e nacionais sobre todos os assuntos abordados relacionados as DSTs e gravidez na adolescência. Para finalizar poderia ser realizado um grande encontro de cuminância para toda comunidade escolar com todas as atividades (trabalhos) desenvolvidos durante as aulas realizadas com o objeto de aprendizagem: sexualidade.

Unknown disse...

TURMA 1 E 2


Escola E.Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola E.Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola E. Cel. Manoel Medeiros II - Japi
Escola E.João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Disciplina: Biologia
Turma: 8º ano (Ensino Fundamental)
1ª e 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia S. de Medeiros
Vanize P.de Medeiros
Valério B. Marinho
Maria do Socorro G.Fonsêca


Nome do Objeto de Aprendizagem: O milagre da vida: Sexualidade Humana

O objeto de aprendizagem O milagre da vida: sexualidade humana é apresentado de forma interativa onde o aluno pode inserir-se como componente do objeto de aprendizagem e percebe-se nitidamente um Feedback bastante positivo quando nossos alunos conseguem formular conceitos relacionados ao objeto analisado em questão.

A navegação acontece de maneira suave, gostos e envolvente, estimulando nossos alunos a sempre buscar mais, instigando sua curiosidade e afeição pela busca de conhecimento.

Completar todas as atividades, assim como as novas atividades sugeridas por alunos e professores, partindo dos conhecimentos adquiridos através do objeto de aprendizagem podem levar algumas aulas. O trabalho teria ainda como auxílio o uso de próteses dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, demonstrativos de métodos anticoncepcionais, lâminas de transparências com apresentação das doenças sexualmente transmissíveis e retroprojetor, assim como pesquisa sobre dados locais, regionais e nacionais sobre todos os assuntos abordados relacionados as DSTs e gravidez na adolescência. Para finalizar poderia ser realizado um grande encontro de cuminância para toda comunidade escolar com todas as atividades (trabalhos) desenvolvidos durante as aulas realizadas com o objeto de aprendizagem: sexualidade.

Unknown disse...

Escolas: Escola Estadual Calpútnia Caldas de Amorim e Centro Educacional josé Augusto.
Componentes: Evaldo Bernardo Ferreira
Jandilson Soares Fernandes
Disciplina: Química
Turma: 2º ano


Analisando o objeto de estudo"Química: em casa e na farmácia",os alunos poderam interagir com as ferramentas utilizadas nas simulações e formularem os seus próprios conceitos nas preparações das soluções com a maior facilidades de navegação em um tempo previsto de 100 minutos. Ao trabalhar o objeto em estudo em sala de aula,será necessária uma aula expositiva e discussiva sobre concentrações de soluções e conversões de unidades para a construção do conhecimento na vida cotidiana do aluno.

Unknown disse...

TURMA 1 E 2


Escola E.Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola E.Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola E. Cel. Manoel Medeiros II - Japi
Escola E.João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Disciplina: Biologia
Turma: 8º ano (Ensino Fundamental)
1ª e 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia S. de Medeiros
Vanize P.de Medeiros
Valério B. Marinho
Maria do Socorro G.Fonsêca


Nome do Objeto de Aprendizagem: O milagre da vida: Sexualidade Humana

O objeto de aprendizagem O milagre da vida: sexualidade humana é apresentado de forma interativa onde o aluno pode inserir-se como componente do objeto de aprendizagem e percebe-se nitidamente um Feedback bastante positivo quando nossos alunos conseguem formular conceitos relacionados ao objeto analisado em questão.

A navegação acontece de maneira suave, gostos e envolvente, estimulando nossos alunos a sempre buscar mais, instigando sua curiosidade e afeição pela busca de conhecimento.

Completar todas as atividades, assim como as novas atividades sugeridas por alunos e professores, partindo dos conhecimentos adquiridos através do objeto de aprendizagem podem levar algumas aulas. O trabalho teria ainda como auxílio o uso de próteses dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, demonstrativos de métodos anticoncepcionais, lâminas de transparências com apresentação das doenças sexualmente transmissíveis e retroprojetor, assim como pesquisa sobre dados locais, regionais e nacionais sobre todos os assuntos abordados relacionados as DSTs e gravidez na adolescência. Para finalizar poderia ser realizado um grande encontro de cuminância para toda comunidade escolar com todas as atividades (trabalhos) desenvolvidos durante as aulas realizadas com o objeto de aprendizagem: sexualidade.

Unknown disse...

TURMA 1 E 2


Escola E.Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola E.Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola E. Cel. Manoel Medeiros II - Japi
Escola E.João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Disciplina: Biologia
Turma: 8º ano (Ensino Fundamental)
1ª e 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia S. de Medeiros
Vanize P.de Medeiros
Valério B. Marinho
Maria do Socorro G.Fonsêca


Nome do Objeto de Aprendizagem: O milagre da vida: Sexualidade Humana

O objeto de aprendizagem O milagre da vida: sexualidade humana é apresentado de forma interativa onde o aluno pode inserir-se como componente do objeto de aprendizagem e percebe-se nitidamente um Feedback bastante positivo quando nossos alunos conseguem formular conceitos relacionados ao objeto analisado em questão.

A navegação acontece de maneira suave, gostos e envolvente, estimulando nossos alunos a sempre buscar mais, instigando sua curiosidade e afeição pela busca de conhecimento.

Completar todas as atividades, assim como as novas atividades sugeridas por alunos e professores, partindo dos conhecimentos adquiridos através do objeto de aprendizagem podem levar algumas aulas. O trabalho teria ainda como auxílio o uso de próteses dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, demonstrativos de métodos anticoncepcionais, lâminas de transparências com apresentação das doenças sexualmente transmissíveis e retroprojetor, assim como pesquisa sobre dados locais, regionais e nacionais sobre todos os assuntos abordados relacionados as DSTs e gravidez na adolescência. Para finalizar poderia ser realizado um grande encontro de cuminância para toda comunidade escolar com todas as atividades (trabalhos) desenvolvidos durante as aulas realizadas com o objeto de aprendizagem: sexualidade.

Unknown disse...

TURMA 1 E 2


Escola E.Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola E.Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola E. Cel. Manoel Medeiros II - Japi
Escola E.João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Disciplina: Biologia
Turma: 8º ano (Ensino Fundamental)
1ª e 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia S. de Medeiros
Vanize P.de Medeiros
Valério B. Marinho
Maria do Socorro G.Fonsêca


Nome do Objeto de Aprendizagem: O milagre da vida: Sexualidade Humana

O objeto de aprendizagem O milagre da vida: sexualidade humana é apresentado de forma interativa onde o aluno pode inserir-se como componente do objeto de aprendizagem e percebe-se nitidamente um Feedback bastante positivo quando nossos alunos conseguem formular conceitos relacionados ao objeto analisado em questão.

A navegação acontece de maneira suave, gostos e envolvente, estimulando nossos alunos a sempre buscar mais, instigando sua curiosidade e afeição pela busca de conhecimento.

Completar todas as atividades, assim como as novas atividades sugeridas por alunos e professores, partindo dos conhecimentos adquiridos através do objeto de aprendizagem podem levar algumas aulas. O trabalho teria ainda como auxílio o uso de próteses dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, demonstrativos de métodos anticoncepcionais, lâminas de transparências com apresentação das doenças sexualmente transmissíveis e retroprojetor, assim como pesquisa sobre dados locais, regionais e nacionais sobre todos os assuntos abordados relacionados as DSTs e gravidez na adolescência. Para finalizar poderia ser realizado um grande encontro de cuminância para toda comunidade escolar com todas as atividades (trabalhos) desenvolvidos durante as aulas realizadas com o objeto de aprendizagem: sexualidade.

Evaldo Bernardo disse...

Escolas: Escola Estadual Calpútnia Caldas de Amorim e Centro Educacional josé Augusto.
Componentes: Evaldo Bernardo Ferreira
Jandilson Soares Fernandes
Disciplina: Química
Turma: 2º ano


Analisando o objeto de estudo"Química: em casa e na farmácia",os alunos poderam interagir com as ferramentas utilizadas nas simulações e formularem os seus próprios conceitos nas preparações das soluções com a maior facilidades de navegação em um tempo previsto de 100 minutos. Ao trabalhar o objeto em estudo em sala de aula,será necessária uma aula expositiva e discussiva sobre concentrações de soluções e conversões de unidades para a construção do conhecimento na vida cotidiana do aluno.
Este objeto está dividido em três etapas a primeira eatpa apresentou alguns problemas que serão abordados em sala e no laboratório.

Prof.a Joseni Maria disse...

Nós trabalhamos o objeto de aprendizagem Geometria das Cidades. Esse objeto é bem interessante e deve ser utilizado para desenvolver conceitos de geometria espacial. No entanto, para que os alunos tenham êxito na realização da atividade é necessário que os mesmos dominem conceitos básicos de geometria plana e já conheçam algumas características de sólidos geométricos. Por isso, o professor deve propor algumas atividades que proporcionem a revisão de conceitos de geometria plana e que levem os alunos a observarem as principais propriedades dos sólidos geométricos. Para isso a observação de figuras, fotos, da arquitetura da própria cidade, o manuseio de embalagens e/ou sólidos geométricos confeccionados pelos alunos, além de pesquisas realizadas em livros e internet podem dar um bom resultado.

Unknown disse...

Atividades a distância: Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina? Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
No nosso dia-a-dia como professor, avaliar é um desafio, porque fomos "preparados" para cobrar a memorização dos conteúdos, deixando que a teoria se sobreponha à capacidade de colaborar, de criticar, de questionar a veracidade de determinados conceitos, trabalhados com os alunos. Vários fatores concorrem para que nós nos encontremos cometendo os mesmos erros, algumas vezes pela dificuldade de usarmos critérios adequados, outras vezes pela falta de tempo ou por estarmos presos à métodos antiquados. Como educadores, objetivamos a mudança de atitude por parte dos alunos frente às situações que ocorrerão em sua vida, no entanto, nosso desejo é que estes cheguem às mesmas respostas que temos para questões relacionadas à nossa disciplina. Ainda não estamos devidamente convencidos de que um mesmo fenômeno pode ter mais de uma interpretação.
Muitos são os níveis de conhecimento e muitos também são os níveis de compreensão, mas, acabamos generalizando essa capacidade pessoal do indivíduo compreender e acabamos esperando que todos tenham a mesma interpretação e se comportem igualmente frente às situações às quais estamos sujeitos.
É necessário que estejamos alertas pra não sermos injustos e quebrarmos uma sequência de passos que seriam dados à compreensão e aplicação de determinados conteúdos. A partir da autoavaliação e da análise dos conceitos e de sua aplicação é que poderemos chegar à conclusão sobre o alcance de nossos objetivos e da compreensão e do conhecimento por parte dos alunos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Francisco Canindé da Silva
Biologia
O.A.: "O trabalho de Mendel com ervilhas"

A interatividade é boa porque possibilita ao educando construir os cruzamentos entre as ervilhas e verificar os resultados.
É possível a contextualização e a construção conceitual porque, após o desenvolvimento da atividade, o aluno será capaz de tirar suas próprias conclusões.
Os textos são acessíveis porque são elaborados em linguagem simples.
Os feedbacks são importantes porque orientam cada passo a ser seguido dentro do O.A.
O design também é positivo porque, com imagens simples, mostra todos os passos da experiência de Mendel com clareza.
A adequação da duração da atividade ao tempo de aula vai depender do plano do professor: quanto tempo vai utilizar para desenvolvê-la.
Há uma facilidade de navegação porque o O.A. sempre vai mostrando o próximo passo, necessitando apenas da utilização do mouse.

Unknown disse...

Professores: Fabiana Santana, Josimar Araújo e Marli Gilvanir.

Disciplina: Biologia

Título: O trabalho de Mendel com ervilhas

Interatividade: Nota 3. O objeto permite ao aluno uma interação direta com os eventos.

Contextualização: Nota 4. O manejo com as imagens permite uma compreensão de como as idéias mendelianas ocorrem na prática.

Construção conceitual: Nota 4. A ferramenta proporciona um entendimento dos conceitos básicos para o estudo da genética.

Qualidade das simulações. Nota 4. O objeto reproduz eventos que são difíceis de serem observados na prática.

Qualidade dos textos: Nota 3. O conteúdo é muito sintético o que dificulta a compreensão do aluno.

Qualidades dos feedbacks: Nota 3. A ferramenta deixa a desejar quanto as instruções no decorrer da atividade.

Adequação da duração/tempo: Nota 4. O tempo previsto para a realização da atividade será de 2 aulas seguidas.

Qualidade do design: Nota 4.

Facilidade de navegação: Nota 4.

Anônimo disse...

Turma: 07, Dia 05/8/2008
Professores: Maria de Fátima Silva, Jonimar Pereira, Jalvani Maria e Maria José Paulino.

Disciplina: Matemática
O.A.: Cubo Mágico
Resultado da Análise
O O.A. apresenta ótima interatividade com boa contextualização, quanto a construção conceitual e a qualidade dos textos, algumas informações são omissas ficando a cargo do professor fazer as complementações necessárias, as simulações, os feedbacs,a adequação do tempo, o design e a navegação são de ótima qualidade e fácil manuseio. Em resumo é um O.A. bem interessante.

Unknown disse...

Olá pessoal! A disciplina que nós lecionamos é Biologia e observamos alguns Objetos de Aprendizagem que são de suma importância para facilitar a concepção de conhecimento do aluno.
Os temas analisados foram os seguintes:
O que é sexo?
Eu não pensei nisso!
Sexo ou não.
Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual.
A sexualidade humana é um assunto que desperta a curiosidade de todas as faixas etárias e tem sido muito abordado atualmente na mídia, na família, nos grupos de amigos e a escola não poderia deixar de enfatizar esse conteúdo que é uma realidade nas nossas salas de aula, pois muitos adolescentes encontram-se completamente despreparados para ter uma vida sexual segura e responsável, muitas vezes não conhecem nem seu próprio corpo, mas despertam muito cedo o interesse pelo sexo. Ainda hoje esse tema é recusado no universo prático de muitos educadores, talvez pelo fato de terem tido uma educação muito repressora ou lhes faltem subsídios para abordar o assunto em questão.
Os objetivos desses recursos virtuais são:
Proporcionar ao aluno um melhor entendimento sobre a anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutivos masculino e feminino;
Conhecer a utilização dos métodos contraceptivos, avaliando a eficiência dos mesmos;
Conceituar as DST's e saber como se prevenir;
Compreender o controle hormonal no ciclo menstrual e suas alterações ao longo do ciclo;
Refletir a responsabilidade de uma gravidez precoce e conhecer as complicações de um aborto provocado, analisando a legislação brasileira com relação a essa prática.
Não é necessário nenhum pré-requisito para utilização desses objetos de aprendizagem.
O tempo previsto para execução desses planos de aula seria em média de oito aulas, onde no primeiro momento de cada aula haveria uma sondagem a respeito dos conteúdos propostos e em seguida a apresentação dos recursos a serem utilizados pelos alunos, relatando a sua importância e mostrando os temas que seriam enfocados. No segundo momento poderia se partir para execução dos objetos de aprendizagem, onde o aluno se sentiria mais motivado para fazer questionamentos e reconhecer suas habilidades, pois o novo sempre desperta maior interesse.
A metodologia empregada em sala de aula consistirá em aulas expositivas, vídeos, palestras, pesquisas, debates, seminários, gincanas e etc. Já na sala de informática nos deteríamos ao estudo de imagens ( animações ), pesquisas na internet , jogos interativos e utilização dos objetos de aprendizagem.
A preparação consistirá na formação de duplas ou trios para utilizar o computador e em seguida interagirem analisando e respondendo as questões e gráficos apresentados na tela.
As dicas e comentários que poderíamos fazer seriam que alguns desses recursos são um pouco vagos, havendo uma necessidade de aprimoramento nas formulações de perguntas e textos.
As questões para discussões são com relação principalmente ao aborto, gravidez na adolescência e DST'S.
As atividades complementares poderia ser uma aula de campo, visitas a postos de saúde, hospitais e maternidades para pesquisar a incidência de determinadas doenças no município, assim como fazer estatísticas de adolescentes grávidas na região e etc.Outro complemento seria convidar uma pessoa para dar palestras
Avaliaríamos os alunos continuamente, utilizando questionários, testes e seminários.
As referências bibliográficas estariam em livros didáticos e em sites.
21 de Julho de 2008 12:37
Turma 05
Professores pareticipantes:
Maria das Graças Medeiros de Araújo Aguiar.
Margareth Rodrigues de Oliveira
Maria do Carmo Silva Filha
Valdinete Terezinha de Oliveira Alves

Unknown disse...

Turma: 05, Dia 05/8/2008
Professores: Venício do Nascimento Silva, Eli azevedo. Higor de Oliveira Alves

Disciplina: Matemática
O.A.: Cubo Mágico
Resultado da Análise
Interatividade: 4
O aluno interage facilmente com o OA, possibilitando um fácil desempenho na atividade.
Contextualizaçao: 2
O OA usa pouca contextualização.
Construção Conceitual: 3
Qualidade das Simulações: 3
A simulação do caminho da seqüência dos números acontece de maneira muito rápida dificultando a visualização.
Qualidade dos Textos: 2
Erro na identificação do giro nos sentidos horário e anti-horário
Qualidade dos Feedbacks: 4
Adequação da duração da atividade ao tempo de aula: 4
Qualidade do Design: 4
Facilidade de Navegação: 4

Unknown disse...

Tumas 05 e 07
Alunos:Arlindo Albino, e
Ladeilson
Comentário sobre o objeto de aprendizagem
Física
Assunto:Teodolito
Resumo: O objeto de aprendizagem utilizado, mostra-se bastante proveitoso, e útil para o saber do aluno que a utiliza, visto que contempla os objetivos enfatizados no plano de ação. Porém, na primeira visão, o mesmo, apresenta-se de forma complexa, requerendo do aluno um prévio conhecimento de noções básicas, no que se refere os passsos que o aluno tem de seguir, no decorrer da atividade.

Unknown disse...

Tumas 05 e 07
Alunos:Arlindo Albino, e
Ladeilson
Comentário sobre o objeto de aprendizagem
Física
Assunto:Teodolito
Resumo: O objeto de aprendizagem utilizado, mostra-se bastante proveitoso, e útil para o saber do aluno que a utiliza, visto que contempla os objetivos enfatizados no plano de ação. Porém, na primeira visão, o mesmo, apresenta-se de forma complexa, requerendo do aluno um prévio conhecimento de noções básicas, no que se refere os passsos que o aluno tem de seguir, no decorrer da atividade.

Blog para quem gosta de educação! disse...

Analisando o objeto de Aprendizagem - "Os mistérios químicos da chuva ácida" - Constatamos uma alta interatividade com o aluno,em vista de a maioria dos alunos residirem em núcleos de produção de cerâmicas.Na contextualização, observamos a oportunidade de interagir com as disciplinas de Biologia (meio ambiente), Geografia (cenário geográfico e clima) e Física (através das transformações das substâncias).
Serão construídos, entre outros, conhecimentos como conceitos de ácidos, óxidos, reações químicas, ação dessas substâncias no meio ambiente, escala de PH, oxidação do ferro e da madeira (através dos ácidos), preservação do meio ambiente,classificação de cenário geográfico e o ciclo da água.
Nas simulações falta apenas indicações do local para visualização das moléculas.A qualidade dos textos são bastantes claras com alto poder de fedbacks.
Sugerimos que esta atividade seja realizada em três aulas, com uma boa qualidade de design e uma ótima navegação.
Turma 07: Fabiano Pereira Mariz, Geraldo Rogrigues Francelino, Roberto Siqueira de Carvalho e Sebastião Paulo de Menezes Câmara. Data: 05/08/2008.

Unknown disse...

bTurma 7
Interatividade:(2)Dificuldade em manusear para conseguir descobrir os ângulos utilizando o teodolido.
Contextualização:(4)Pode ser aplicado em situações do dia-a-dia
Construçâo Conceitual:(3)O aluno vai conseguir construir o conceito de teodolito partindo de um ponto de referência para encontrar distâncias inacessíveis e construindo vários conceitos matemáticos.
Qualidade das Simulações:(2)a simulação foi bastante limitada sem dar abertura para novas situações.
Qualidade dos textos:(2) Não houve muito diálogo.
Qualidade dos feedbacks:(4) evita com que o aluno persista no erro.
Adequação da duração atividade ao tempo de aula:(2)Depende de um planejamento prévio.
Qualidade do design:(3)
Facilidade de navegação:(1) Houve muita dificuldade para entender o que deveria ser seguido.

Kerlly,Elineuza,Júlio e Sebastião Trindade.

Unknown disse...

Dentro de vetores podemos trabalhar o modulo e decomposição, fazendo uso de noções de trigonometria, como ângulos e funções trigonométricas.

Unknown disse...

Título do O.A analisado: Função Afim
Permite introduzir o assunto e forma clara e fácil navegação. Não há necessidade de uma prévia, sendo indicado apenas para introduzir o assunto, ja que não trabalha a forma, os coeficientes e a representação gráfica da função afim. Apresenta ótima qualidade de simulações e explora conceitos como: Diâmetro, perímetro, a relação entre o diâmetro e o comprimento da circunferência, soma dos ângulos interno de um triângulo e de um quadrado. A qualidade das ilustrações e cenário apresentou-se de forma colorida e com movimento, sendo adequada para uma hora/aula.


comentário feito por Maria Izabel e Josimária

Unknown disse...

Turma 06
Professores:Frank
Jacsandra
Márcio José
Comentário sobre o objeto de aprendizagem "Relações trigonométricas no triângulo retângulo."

O objeto "Relações trigonométricas no triângulo retângulo pode ser utilizado quando o professor estiver introduzindo a trigonometria, pois mostra através da contextualização, conceitos relacionados a seno, cosseno, tangente e do Teorema de Pitágoras, a construção da tabela dos ângulos notáveis (30°, 45° e 60°);este objeto seria um ótimo recurso para trabalhar a interatividade e principalmente, a construção conceitual do conteúdo para os alunos através de simulções e cálculos algébricos bem evidentes no objetos.

Maria Lúcia da Silva Gomes disse...

O objeto analisado -FUNÇÃO AFIM,1ºano do Ensino Médio-propicia,sobremaneira a apropriação de conceitos relativos à Geometria tais como:polígonos,circunferência,linha,diâmetro,perímetro,pontos,segmento de reta,ângulos,quadrantes.Vale também destacar que para se chegar à conclusão "Qualquer quadrado terá a soma de seus ângulos internos igual a 360º" foi mostrado todo o caminho percorrido.

Unknown disse...

Grupo: Renato Faustino Costa, Hildeberto Morais de Carvalho, Ivan Aciole da Silva e Josefa Alexande de Alcântara.
Turma 6 - Disciplina: Biologia.
Título do objeto analisado: Microrganismos.

O tema abordado é de grande importância e pode ser utilizado em sala de aula, pois trata-se de um assunto vivenciado em nosso cotidiano. As ilustrações irão favorecer e atrair a atenção do aluno, uma vez que, foge da metodologia do dia a dia, portanto, o ambiente favorece a interatividade, construção de conceitos e contextualização. Não obstante, vale ressaltar o grau de dificuldade de navegação, fazendo-se com que exija-se mais do professor para uma análise prévia ao aplicar esse contexto.

Golfinhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Golfinhos disse...

TABELA OBJETOS DE APRENDIZAGEM


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.

Titulo: Trabalho de Mendel com Ervilhas.
Valorização crescente da esquerda para direita (menor) → (maior)

(1)
(2)
(3)
(4)
Interatividade



4
Contextualização



4
Construção conceitual


3

Qualidade das simulações


3

Qualidade dos textos (diálogo ou não)


3

Qualidade dos feedbacks



4
Adequação da duração da atividade ao tempo de aula


3

Qualidade do desing



4
Facilidade de navegação


3

Unknown disse...

Turma 1:
Componentes:
José Jarbas Fonseca de Almeida
Francileide Ferreira Dantas
Massilon Gregório de Souza
Zeneide Figueredo de Araújo

Esse objeto de aprendizagem será trabalhado com as turmas do 1° Ano do ensino médio.

Trabalhamos com o objeto Uma Questão de Gravidade, onde nos proporcionou trabalhar a força de gravidade em situações diferentes. Esse objeto de aprendizagem encontra-se no labvirt.

Objetivos:
Mostrar para os alunos que a mesma força que atraem os astros atrai os corpos na Terra;
Descobrir com os alunos questões do cotidiano que mostrem a ação da força gravitacional.

Tempo de duração: 50 minutos

Unknown disse...

Turma: 1
Disciplina: Biologia
Professores: Lusinete, Sanay e Sheila

Objeto de aprendizagem: Comprando os Compostos Orgânico no Supermercado

O objeto de aprendizagem que o grupo de Biologia pesquisou foi da disciplina de Química, uma vez que há uma relação de vivência no cotidiano do aluno. Na Biologia será trabalhado na parte de Citologia,no conteúdo Composição Química da Célula.

OBJETIVOS DE BIOLOGIA
* Identificar as funções química em produtos utilizados no cotidiano dos alunos.

METODOLOGIA

Trabalhar o objeto de aprendizagem de forma interdisciplinar com a disciplina de química que desenvolverá a forma estrutural e a nomenclatura dos compostos orgânicos e a disciplina biologia as funções orgânicas dos produtos.

TEMPO
4 AULAS.

Unknown disse...

SIMULAÇÃO VIRTUAL: A LOJA DE GAMES
DO: LABVIRT

AUTORES: RICARDO SÉRGIO C. DA SILVA (ESC. EST. VIRGÍLIO FURTADO - LAJES PINTADAS/RN) E MARCOS FERNANDO BARROS DE LIMA (ESC. EST. PROF. FCº DE ASSIS DIAS RIBEIRO - SANTA CRUZ/RN)

DO QUE SE TRATA?

O objeto de estudo acima indicado se trata de uma simulação de uma loja de games que enfrenta dificuldades financeiras e precisa, por esse motivo, ter um bom movimento de fregueses no estabelecimento para que se possa quitar dívidas contraídas. No entanto, um fato inesperado acontece no momento em que a loja está em pleno funcionamento: falta energia elétrica.
Esse objeto, busca instigar na simulação o aluno para o uso e funcionamento dos geradores de energia, bem como o uso consciente de fontes alternativas, levando-o a tomar decisões a cerca do tema trabalhado.
Em seguida a simulação mostra a(s) fórmula(s) usada(s) no desenrolar da história e oferta dicas de como usá-la(s). Isso faz com que o aluno sinta-se estimulado a dar continuidade no assunto visto.

OBJETIVOS A SEREM TRABALHADOS NA SIMULAÇÃO:

a) Conceituar energia, potência e rendimento;
b) Conhecer formas de conversão de um tipo de enrgia em outro tipo;
c) Identificar as substâncias químicas envolvidas nesse processo de transformação;
d) Saber reconhecer e usar operações com números decimas e fracionários;
e) Utilizar conhecimentos de porcentagem;
f) Inserir textos para debate a cerca de temas como: economia, negócios e meio ambiente.

TEMPO NECESSÁRIO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA

20 h/aula

Unknown disse...

ESCOLAS: Professora Terezinha Carolino de Souza
Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro
TURMAS: 2ª e 3ª
DISCIPLINA: Química
PROFESSORES: Severino Júnior e Andréa Carla
TEMA DO OBJETO: Comprando os compostos orgânicos no supermercado
OBJETIVOS.
• Identificar os diferentes grupos funcionais orgânicos que o envolvem no dia a dia.
• Familiarizar o aluno com os grupos funcionais orgânicos e suas respectivas nomenclaturas, através de uma abordagem cotidiana.

TEMPO PREVISTO: 1 aula de 50 minutos
METODOLOGIA:Realização de uma maratona utilizando o objeto de aprendizagem.
COMENTÁRIO:A simulação desse objeto de estudo é um meio para que o aluno possa se familiarizar com os grupos funcionais
organicos, de forma atrativa, onde o objeto de aprendizagem pode ser aplicado em forma de um jogo interativo, gerando competitividade e, conseqüentemente, estimulando a compreensão, ou seja, ele aprenderá brincando.

Unknown disse...

Escolas:
EST.JOSÉ JOAQUIM,
EST. TEREZINHA CAROLINO DE SOUZA

Nível de ensino:
Fund. e Médio

Profºs:
JÁCIO, GILBERTO e NETO

Nome do objeto:
Salto dos Recordes

Onde encontrá-lo: www.labvirt.fe.usp.br/indice.asp

Trata-se:
Simulação de um Movimento Uniformemente Variado com uma ilustração de um motoqueiro que tenta pular uma distância de 100m através de uma inclinação de duas plataformas.

Objetivos:
Conhecimento do M.U.V., bem como a sua equação. e a simulação de uma possível situação real

Duração:
50min (1 hora/aula)

OBS:
Analisando a simulação percebemos um erro no objeto de aprendizagem. A percepção deste vem quando inclinamos as plataformas em 45° e obtemos uma velocidade 37m/s e um tempo de 4,5 seg. No entanto aumentando a inclinação e fixando a velocidade em 37,1m/s teoricamente o motoqueiro não alcançaria a outra plataforma.

Conclusão:
Propiciando o aluno o contato com um experimento de um movimento oblíquo, o qual muito difícil de realizar com um motoqueiro, o aluno pode perceber e manipular com as grandezas utilizadas, bem como sua facilidade e importante aplicação na física e no seu cotidiano.

Unknown disse...

O objeto virtual de aprendizagem “cubo mágico” é uma situação que pode ser trabalhada na disciplina de matemática, para que o aluno fixe as idéias de aresta, vértice e face. Em relação a interatividade(3) o objeto atende bem ao propósito, que é fazer o aluno interagir com ele; já em relação a contextualização(3), há uma grande lacuna. O objeto de aprendizagem poderia ter simulado, por exemplo, um prédio em construção em formato de cubo, onde trabalhadores estariam espalhados pelos seus vértices e um empregado iria distribuir comida aos demais funcionários obedecendo uma escala de trabalho. Ainda poderia ocorrer a situação inversa, onde todos os empregados deveriam se dirigir para determinado vértice, que seria o ponto de entrega da comida. Mesmo sem haver essa contextualização, isso não impede que se desenvolva a construção conceitual(4) do assunto envolvido no O.A. As simulações(4) e os diálogos(4) são bem dispostos; a qualidade dos feedbacks(4) é excelente, já que guia o aluno durante todo o percurso; o tempo(4) e o design(4) são bem organizados e a facilidade de navegação é razoável para quem tem noções básicas de informática.
Observação: os números acima, entre parêntese, diz respeito aos índices
(1) ruim (2) razoável (3) bom (4) ótimo

Unknown disse...

Professores:Jandilson Soares Fernandes
Evaldo Bernardo Ferreira
Oziel Dério

Disciplina: Química
Escolas: Escola calpúrnia Caldas de Amorim- EECCAM.
Centro Educacional José Augusto
Escola Estadua João Ferreira de Sousa



O objeto virtual de aprendizagem "Os Mistérios Químicos da Chuva ácida"é uma ferramenta que pode ser utilizada na 1ª série do ensino médio em química.

o O. A. Chuva Ácida tem um design de ótima qualidade, facilitando a navegação e a interatividade entre aluno o e conteúdo de várias maneiras: aluno e o professsor; aluno e o computador; aluno e o colega; aluno e o O. A. a qualidade das simulações também é muito boa. o que deixa a desejar é a contextualização( mostrar outras fontes poluidoras) e a adequação da duração da atividade em sala de aula que deverá ser maior.Para a construção de conceitos será nescessários o aluno ter conhecimentos prévios de funções inorgânicas e pH.

Unknown disse...

NOME DOS PROFESSORES: LUZINETE, SHEILA E SANAY

DISCIPLINA: BIOLOGIA TURMA: 1

Título do O.A. analisado: Trabalho de Mendel com as ervilhas.

Interatividade 03

Contextualização 04

Construção conceitual 01

Qualidade das simulações 04

Qualidade dos textos 02

Qualidade dos feedbacks 02

Adequação da duração da atividade ao tempo de aula 04

Qualidade do design 04

Facilidade de navegação 04


Considerações do objeto de aprendizagem

O objeto de aprendizagem leva os alunos a resolverem problemas genéticos e as possíveis probabilidades de descendentes de forma criativa e lúdica.

Unknown disse...

Nome dos Professores: JÁCIO, GILBERTO E NETO
Disciplina: MATEMÁTICA

Título do O. A. analisado:CUBO MÁGICO

PONTUAÇÃO:
Interatividade:4
Contextualização:2
Construção conceitual:4
Qualidade das simulações:4
Qualidade dos textos:2
Qualidade dos feedbacks:2
Adequação da duração da atividade ao tempo de aula:4
Qualidade do design:4
Facilidade de navegação:4

COMENTÁRIOS:
1º) Uma melhoria no tamanho da fonte do desenho, da sequência e do desenho.
2º) Os feedbacks deveriam ter a opção de voltar no meio da atividade.

Unknown disse...

TÍTULO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM ANALISADO: CUBO MÁGICO

Ricardo Sérgio C. da Silva (Esc. Est. Virgílio Furtado - L. Pintadas/RN) e Marcos Fernando B. de Lima (Esc. Est. Prof. Fcº de Assis Dias Ribeiro - Stª Cruz/RN)

INTERATIVIDADE: ( 4 )
CONTEXTUALIZAÇÃO: ( 4 )
CONSTRUÇÃO CONCEITUAL: ( 4 )
QUALIDADE DE SIMULAÇÕES: ( 4 )
QUALIDADE DOS TEXTOS: ( 4 )
QUALIDADE DOS FEEDBACKS: ( 3 )
ADEQUAÇÃO DA DURAÇÃO DA ATIVIDADE AO TEMPO DE AULA: ( 3 )
QUALIDADE DO DESIGN: ( 4 )
FACILIDADE DE NAVEGAÇÃO: ( 3 )

No nosso ponto de vista, a atividade facilita a visão espacial de uma figura geométrica como o todo e suas partes. Amplia a visão dos alunos sob seus elementos ajudando-os a identificá-los. A princípio, pode parecer uma atividade difícil, complexa mas, depois que eles se habituarem com ela, esta se tornará mais fácil e facilitaŕá sua compreensão. Desse ponto de vista, ficará mais fácil também a abstração de questões que envolvam este objeto de aprendizagem apresentado.

Unknown disse...

PROFESSORES: Andrea Carla de Souza
Severino Júnior
DISCIPLINA: Química
TÍTULO DO O.A. ANALISADO: Chuva ácida
Interatividade: 4,0
Contextualização: 3,0
Construção conceitual: 3,0
Qualidade das simulações: 4,0
Qualidades dos textos: 3,0
Qualidade dos Feedbacks: 3,0
Adequação da duração da aula: 4,0
Qualidade de designe:3,0
Facilidade de navegação: 4,0


COMENTÁRIO: O objeto de aprendizagem se apresenta de uma maneira interativa, de fácil entendimento, enfim, consegue fazer uma simulação eficiente e condizente com a prática.

acacio disse...

OBJETO ANALISADO: Cubo mágico
PROFESSORES: José Acácio de Araújo - E.E. Profª Calpúrnia Caldas de Amorim- Caicó
Lenilde Medeiros de Lima,
Maria Auxiliadora Pinheiro de Medeiros - E.E. José Bezerra Cavalcanti- Sta. Cruz

O objeto analisado apresenta pouca abordagem no que diz respeito a conceitos e definições. Outro defeito é a necessidade de reiniciar toda a atividade quando se erra. Pode também ser utilizado no Ensino Fundamental com números positivos e negativos.
Outras vantagens é a facilidade de manipulação e rapidez na realização da atividade, se adequando ao tempo de aula.

Unknown disse...

Nome do Objeto de Aprendizagem: Cubo Mágico

Alunos participantes: Francisco das Chagas Carvalho
Joseni Maria de Medeiros
Rosilda Dantas de Araújo Santos
Severino Moreno da Silva
Tânia Maria Medeiros de Souza

No objeto analisado observamos pouca interatividade e contextualização; quanto a construção conceitual deveria
ser mais abrangente;
a qualidade das simulações e dos textos é boa; já os feedbacks deixaram a desejar, pois ao terminar a tarefa não sabíamos como verificar os resultados;
O tempo de aula é adequado;
O design é de boa qualidade, mas encontramos alguma dificuldade de navegação.
Esse objeto de estudo deve ser utilizado
para explorar conceitos básicos de geometria espacial relacionados ao cubo. Nele podemos articular alguns conhecimentos, como: números inteiros, elementos de um cubo e a compreensão dos sentidos horário e anti-horário, além de desenvolver e ampliar a visão tridimensional.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Golfinhos disse...

GRUPO DE BIOLOOGIA


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.


De acordo com a pontuação do grupo sobre o objeto de aprendizagem citado podemos observar que o mesmo possibilita um nível de interação com o aluno, uma vez que dar oportunidade a esse de buscar caminhos para realização das atividades, através da contextualização clara e dinâmica das situações de aprendizagem e à medida que o aluno vai se encontrando com as situações de aprendizagem, vai ampliando cada vez mais sua compreensão neste objeto em estudo.
O objeto leva o aluno a um entendimento da biografia de Mendel, ressaltando suas inquietações e descobertas. Nesse caminho o aluno vai construindo e reconstruindo seu saber.
As simulações de certa forma, necessitavam de pré-requisitos em relação a história de Jacó, frente aos experimentos de Mendel, o que necessitava um pouco mais de clareza.
Nas atividades propostas e nos textos de fundamentação, o aluno tem oportunidade de vivenciar conflitos que propiciarão a mudança no seu pensamento. O diálogo com as situações, sugere muitas vezes um repensar na trajetória e até uma consulta a outros instrumentos de aprendizagem, muito além do simples objeto virtual.
Em relação a adequação da duração da atividade proposta para esta aula, o grupo sugere um pouco mais do que o tempo determinado no manual do professor (3 aulas). Uma vez que os pressupostos teóricos requerem discussões e estudos paralelos.
Os mecanismos de navegação são claros; as ilustrações tornam as atividades mais dinâmicas; além de dá concreticidade e nortear o pensamento do aluno. Esse objeto virtual seria um recurso associado a outros materiais que propiciarão uma aprendizagem mais significativa. principalmente considerando-se a situação que temos em escola pública em relação a falta de suporte para esse fim.
As instruções para realização das experiências, propõem o uso do método científico, porém sem muita possibilidade de questionamentos, haja vista que, a diretividade das respostas de certo ou errado, apesar de algumas falhas na qualidade das simulações e feedback seria possível utilizar o objeto desde que o aluno fosse previamente orientado.

Unknown disse...

GRUPO DE BIOLOGIA


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.


De acordo com a pontuação do grupo sobre o objeto de aprendizagem citado podemos observar que o mesmo possibilita um nível de interação com o aluno, uma vez que dar oportunidade a esse de buscar caminhos para realização das atividades, através da contextualização clara e dinâmica das situações de aprendizagem e à medida que o aluno vai se encontrando com as situações de aprendizagem, vai ampliando cada vez mais sua compreensão neste objeto em estudo.
O objeto leva o aluno a um entendimento da biografia de Mendel, ressaltando suas inquietações e descobertas. Nesse caminho o aluno vai construindo e reconstruindo seu saber.
As simulações de certa forma, necessitavam de pré-requisitos em relação a história de Jacó, frente aos experimentos de Mendel, o que necessitava um pouco mais de clareza.
Nas atividades propostas e nos textos de fundamentação, o aluno tem oportunidade de vivenciar conflitos que propiciarão a mudança no seu pensamento. O diálogo com as situações, sugere muitas vezes um repensar na trajetória e até uma consulta a outros instrumentos de aprendizagem, muito além do simples objeto virtual.
Em relação a adequação da duração da atividade proposta para esta aula, o grupo sugere um pouco mais do que o tempo determinado no manual do professor (3 aulas). Uma vez que os pressupostos teóricos requerem discussões e estudos paralelos.
Os mecanismos de navegação são claros; as ilustrações tornam as atividades mais dinâmicas; além de dá concreticidade e nortear o pensamento do aluno. Esse objeto virtual seria um recurso associado a outros materiais que propiciarão uma aprendizagem mais significativa. principalmente considerando-se a situação que temos em escola pública em relação a falta de suporte para esse fim.
As instruções para realização das experiências, propõem o uso do método científico, porém sem muita possibilidade de questionamentos, haja vista que, a diretividade das respostas de certo ou errado, apesar de algumas falhas na qualidade das simulações e feedback seria possível utilizar o objeto desde que o aluno fosse previamente orientado.

Unknown disse...

GRUPO DE BIOLOGIA


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.


De acordo com a pontuação do grupo sobre o objeto de aprendizagem citado podemos observar que o mesmo possibilita um nível de interação com o aluno, uma vez que dar oportunidade a esse de buscar caminhos para realização das atividades, através da contextualização clara e dinâmica das situações de aprendizagem e à medida que o aluno vai se encontrando com as situações de aprendizagem, vai ampliando cada vez mais sua compreensão neste objeto em estudo.
O objeto leva o aluno a um entendimento da biografia de Mendel, ressaltando suas inquietações e descobertas. Nesse caminho o aluno vai construindo e reconstruindo seu saber.
As simulações de certa forma, necessitavam de pré-requisitos em relação a história de Jacó, frente aos experimentos de Mendel, o que necessitava um pouco mais de clareza.
Nas atividades propostas e nos textos de fundamentação, o aluno tem oportunidade de vivenciar conflitos que propiciarão a mudança no seu pensamento. O diálogo com as situações, sugere muitas vezes um repensar na trajetória e até uma consulta a outros instrumentos de aprendizagem, muito além do simples objeto virtual.
Em relação a adequação da duração da atividade proposta para esta aula, o grupo sugere um pouco mais do que o tempo determinado no manual do professor (3 aulas). Uma vez que os pressupostos teóricos requerem discussões e estudos paralelos.
Os mecanismos de navegação são claros; as ilustrações tornam as atividades mais dinâmicas; além de dá concreticidade e nortear o pensamento do aluno. Esse objeto virtual seria um recurso associado a outros materiais que propiciarão uma aprendizagem mais significativa. principalmente considerando-se a situação que temos em escola pública em relação a falta de suporte para esse fim.
As instruções para realização das experiências, propõem o uso do método científico, porém sem muita possibilidade de questionamentos, haja vista que, a diretividade das respostas de certo ou errado, apesar de algumas falhas na qualidade das simulações e feedback seria possível utilizar o objeto desde que o aluno fosse previamente orientado.

Unknown disse...

GRUPO DE BIOLOGIA


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.


De acordo com a pontuação do grupo sobre o objeto de aprendizagem citado podemos observar que o mesmo possibilita um nível de interação com o aluno, uma vez que dar oportunidade a esse de buscar caminhos para realização das atividades, através da contextualização clara e dinâmica das situações de aprendizagem e à medida que o aluno vai se encontrando com as situações de aprendizagem, vai ampliando cada vez mais sua compreensão neste objeto em estudo.
O objeto leva o aluno a um entendimento da biografia de Mendel, ressaltando suas inquietações e descobertas. Nesse caminho o aluno vai construindo e reconstruindo seu saber.
As simulações de certa forma, necessitavam de pré-requisitos em relação a história de Jacó, frente aos experimentos de Mendel, o que necessitava um pouco mais de clareza.
Nas atividades propostas e nos textos de fundamentação, o aluno tem oportunidade de vivenciar conflitos que propiciarão a mudança no seu pensamento. O diálogo com as situações, sugere muitas vezes um repensar na trajetória e até uma consulta a outros instrumentos de aprendizagem, muito além do simples objeto virtual.
Em relação a adequação da duração da atividade proposta para esta aula, o grupo sugere um pouco mais do que o tempo determinado no manual do professor (3 aulas). Uma vez que os pressupostos teóricos requerem discussões e estudos paralelos.
Os mecanismos de navegação são claros; as ilustrações tornam as atividades mais dinâmicas; além de dá concreticidade e nortear o pensamento do aluno. Esse objeto virtual seria um recurso associado a outros materiais que propiciarão uma aprendizagem mais significativa. principalmente considerando-se a situação que temos em escola pública em relação a falta de suporte para esse fim.
As instruções para realização das experiências, propõem o uso do método científico, porém sem muita possibilidade de questionamentos, haja vista que, a diretividade das respostas de certo ou errado, apesar de algumas falhas na qualidade das simulações e feedback seria possível utilizar o objeto desde que o aluno fosse previamente orientado.

Unknown disse...

GRUPO DE BIOLOGIA


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.


De acordo com a pontuação do grupo sobre o objeto de aprendizagem citado podemos observar que o mesmo possibilita um nível de interação com o aluno, uma vez que dar oportunidade a esse de buscar caminhos para realização das atividades, através da contextualização clara e dinâmica das situações de aprendizagem e à medida que o aluno vai se encontrando com as situações de aprendizagem, vai ampliando cada vez mais sua compreensão neste objeto em estudo.
O objeto leva o aluno a um entendimento da biografia de Mendel, ressaltando suas inquietações e descobertas. Nesse caminho o aluno vai construindo e reconstruindo seu saber.
As simulações de certa forma, necessitavam de pré-requisitos em relação a história de Jacó, frente aos experimentos de Mendel, o que necessitava um pouco mais de clareza.
Nas atividades propostas e nos textos de fundamentação, o aluno tem oportunidade de vivenciar conflitos que propiciarão a mudança no seu pensamento. O diálogo com as situações, sugere muitas vezes um repensar na trajetória e até uma consulta a outros instrumentos de aprendizagem, muito além do simples objeto virtual.
Em relação a adequação da duração da atividade proposta para esta aula, o grupo sugere um pouco mais do que o tempo determinado no manual do professor (3 aulas). Uma vez que os pressupostos teóricos requerem discussões e estudos paralelos.
Os mecanismos de navegação são claros; as ilustrações tornam as atividades mais dinâmicas; além de dá concreticidade e nortear o pensamento do aluno. Esse objeto virtual seria um recurso associado a outros materiais que propiciarão uma aprendizagem mais significativa. principalmente considerando-se a situação que temos em escola pública em relação a falta de suporte para esse fim.
As instruções para realização das experiências, propõem o uso do método científico, porém sem muita possibilidade de questionamentos, haja vista que, a diretividade das respostas de certo ou errado, apesar de algumas falhas na qualidade das simulações e feedback seria possível utilizar o objeto desde que o aluno fosse previamente orientado.

Unknown disse...

GRUPO DE BIOLOGIA


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.


De acordo com a pontuação do grupo sobre o objeto de aprendizagem citado podemos observar que o mesmo possibilita um nível de interação com o aluno, uma vez que dar oportunidade a esse de buscar caminhos para realização das atividades, através da contextualização clara e dinâmica das situações de aprendizagem e à medida que o aluno vai se encontrando com as situações de aprendizagem, vai ampliando cada vez mais sua compreensão neste objeto em estudo.
O objeto leva o aluno a um entendimento da biografia de Mendel, ressaltando suas inquietações e descobertas. Nesse caminho o aluno vai construindo e reconstruindo seu saber.
As simulações de certa forma, necessitavam de pré-requisitos em relação a história de Jacó, frente aos experimentos de Mendel, o que necessitava um pouco mais de clareza.
Nas atividades propostas e nos textos de fundamentação, o aluno tem oportunidade de vivenciar conflitos que propiciarão a mudança no seu pensamento. O diálogo com as situações, sugere muitas vezes um repensar na trajetória e até uma consulta a outros instrumentos de aprendizagem, muito além do simples objeto virtual.
Em relação a adequação da duração da atividade proposta para esta aula, o grupo sugere um pouco mais do que o tempo determinado no manual do professor (3 aulas). Uma vez que os pressupostos teóricos requerem discussões e estudos paralelos.
Os mecanismos de navegação são claros; as ilustrações tornam as atividades mais dinâmicas; além de dá concreticidade e nortear o pensamento do aluno. Esse objeto virtual seria um recurso associado a outros materiais que propiciarão uma aprendizagem mais significativa. principalmente considerando-se a situação que temos em escola pública em relação a falta de suporte para esse fim.
As instruções para realização das experiências, propõem o uso do método científico, porém sem muita possibilidade de questionamentos, haja vista que, a diretividade das respostas de certo ou errado, apesar de algumas falhas na qualidade das simulações e feedback seria possível utilizar o objeto desde que o aluno fosse previamente orientado.

Unknown disse...

Turma 1
Disciplina Física

Componentes:
José Jarbas Fonseca de Almeida
Zeneide Figueredo de Araújo
Francileide Ferreira Dantas
Massilon Gregório de Souza

Objeto de Aprendizagem: Teodolito

Através do objeto de aprendizagem Teodolito é permitido trabalhar situações vivenciais tais como cálculo de medidas inacessíveis fisicamente através das razões trigonométricas.

Quanto: a interatividade, contextualização, construção conceitual, qualidade das simulações, qualidades dos textos, qualidade dos feedbacks, adequação à duração da aula e qualidade do design, colocamos valor 3.

Na facilidade de navegação colocamos valor 1.

Unknown disse...

GRUPO DE BIOLOGIA


Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros - Japi
Escola Estadual João Ferreira de Souza – Santa Cruz
Centro Educacional Felinto Elísio – Jardim do Seridó
Escola Estadual João Alencar de Medeiros – Ipueira
Escola Estadual Senador José Bernardo – São João do Sabugi
Disciplina: Biologia
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Professores: Léia Alves Soares
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros
Valério Bernardo Marinho
Maria do Socorro Gomes Fonsêca
Letice Barbosa de Medeiros
Djanira Araújo de Medeiros


Nome do Objeto de Aprendizagem: O Trabalho de Mendel com Ervilhas.


De acordo com a pontuação do grupo sobre o objeto de aprendizagem citado podemos observar que o mesmo possibilita um nível de interação com o aluno, uma vez que dar oportunidade a esse de buscar caminhos para realização das atividades, através da contextualização clara e dinâmica das situações de aprendizagem e à medida que o aluno vai se encontrando com as situações de aprendizagem, vai ampliando cada vez mais sua compreensão neste objeto em estudo.
O objeto leva o aluno a um entendimento da biografia de Mendel, ressaltando suas inquietações e descobertas. Nesse caminho o aluno vai construindo e reconstruindo seu saber.
As simulações de certa forma, necessitavam de pré-requisitos em relação a história de Jacó, frente aos experimentos de Mendel, o que necessitava um pouco mais de clareza.
Nas atividades propostas e nos textos de fundamentação, o aluno tem oportunidade de vivenciar conflitos que propiciarão a mudança no seu pensamento. O diálogo com as situações, sugere muitas vezes um repensar na trajetória e até uma consulta a outros instrumentos de aprendizagem, muito além do simples objeto virtual.
Em relação a adequação da duração da atividade proposta para esta aula, o grupo sugere um pouco mais do que o tempo determinado no manual do professor (3 aulas). Uma vez que os pressupostos teóricos requerem discussões e estudos paralelos.
Os mecanismos de navegação são claros; as ilustrações tornam as atividades mais dinâmicas; além de dá concreticidade e nortear o pensamento do aluno. Esse objeto virtual seria um recurso associado a outros materiais que propiciarão uma aprendizagem mais significativa. principalmente considerando-se a situação que temos em escola pública em relação a falta de suporte para esse fim.
As instruções para realização das experiências, propõem o uso do método científico, porém sem muita possibilidade de questionamentos, haja vista que, a diretividade das respostas de certo ou errado, apesar de algumas falhas na qualidade das simulações e feedback seria possível utilizar o objeto desde que o aluno fosse previamente orientado.

Unknown disse...

O objeto virtual (Cubo mágico), analisado por mim, Possui interatividade, qualidade das simulações e também a qualidade dos feedbacks excelentes. A contextualização e a qualidade dos textos são regulares. A construção conceitual, a adequação do tempo , a qualidade do design e a facilidade de navegação são boas. Então concluo que este objeto de aprendizagem é interessante para o desenvolvimento lógico do aluno além de proporcionar uma melhor desenvoltura da aplicação do conjunto dos números inteiros.

Unknown disse...

De modo geral, o objeto de aprendizagem observado por mim, tem um grande valor em termo de interatividade,etc. Dos nove quesitos apresentados para serem avaliados, teve 4 Bons, 2 excelentes e 3 regulares. Isso mostra a boa qualidade do objeto de aprendizagem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Professores: Ana Maria, Francisca de Fátima e Maria do Carmo.
Disciplina: Biologia
Objeto de Aprendizagem:O trabalho de Mendel com ervilhas
Turma: 4
O objeto de aprendizagem apresentado atende os requesitos estabelecidos possibilitando o envolvimento do estudante com o tema.Apenas observamos que o tempo estipulado não é suficiente para a exposição, porque sabemos que este, exige uma fundamentação inicial para que possa encontrar a compreensão propriamente dita por parte dos alunos.

Unknown disse...

Ao analisar o Objeto de Aprendizagem Cubo Mágico concluí que este tem excelente interatividade, assim como ótima qualidade de feedbacks, pois atende às características requeridas nesses aspectos. Seguindo a mesma linha, sua construção conceitual não se constitui excelente em virtude do alto nível de complexidade nos textos apresentados nas instruções de uso do OA. A qualidade de simulações também foi afetada porque pode equivocar o aluno; o tempo de duração é satisfatório, assim como navegar pelo Objeto é fácil, sendo considerados aspectos de nível 3 (bom).
Finalizando, Objeto de Aprendizagem Cubo Mágico tem conceito regular para as seguintes características: contextualização, qualidade dos textos, pois não tem muita legibilidade, assim como poderia melhorar o design, que contém grande espaço sem utilização.

JORIAN SANTOS disse...

Observações gerais sobre o objeto de aprendizagem virtual CUBO MÁGICO.

O objeto de aprendizagem, obtem um ótimo desempenho nos quesitos: Interatividade e Qualidade de feedbaks, sucesso esse admitido pelo convite ao desafio, instigando no educando o desejo de vivenciá-lo. Os demais tópicos variaram entre bom e regular, devido a pequenas falhas detectadas nas seguintes áreas: Construção textual, simulações insuficientes, tempo de aula e área da matemática de abrangência, layout do objeto e facilidade de navegavação. Mesmo assim, o objeto apresentado pode ser considerado BOM.ldd

Unknown disse...

Oi, colegas

O OA- O trabalho de Mendel com ervilhas - analisado pelos professores de Biologia: Da Guia Melo, Elineuza, Isabel e Aldemir, apresentou um resultado, na sua maioria, satisfatório.Embora características como: interatividade e qualidade das simulações, tenham sido regular por não possibilitar envolvimento do aluno com o conteúdo e pouca clareza nos resultados.
Características como contextualização, qualidades dos textos, qualidade dos feedbacks, adequação da duração do tempo e a qualidade da aula, apresentam-se boa, o que facilitou a compreensão do conhecimentos adquirido nesta atividade.
Execelente neste AO, são as várias possibilidades de abordagem e construção conceitual e sua utilização no processo de ensino aprendizagem.

Unknown disse...

Os objetos de aprendizagens ora apresentados pelo “software” nos condiciona a simularmos de forma eficaz o funcionamento de um “teodolito” e complementa o conteúdo com informações adicionais de geometria e trigonometria aplicada, que reforça a teoria de sala de aula e embasa o aluno com sessões virtuais. A forma com que esse conteúdo pode ser trabalhado, possibilita ao professor dinamizar periférico para que o aluno tome ciência do que o “teodolito” pode fazer como instrumento, sua utilidade e a gama de informações que ele pode trazer para sua vida diária.

Unknown disse...

De modo geral, o objeto de aprendizagem corresponde as expectativas, deixando um pouco a desejar nos itens contextualização, qualidade dos textos e qualidade do design.
Contextualização: falha na ligação entre objeto e o conceito matemático-científico.
Qualidade dos textos: nível de linguagem muito alto.
Qualidade do design: não adequado ao espaço da tela.

Unknown disse...

cursistas turma 4
Joseane Pereira
Itan Marinheiro

Ao analizarmos o Objeto de Estudo Teodolito80,consideramos que este nos oferece uma interatividade excelente, de forma que nos envolve na situação vivenciada;resaltamos também um nível excelente no que se refere a contextualização pois envolve situações variadas.Sentimos dúvidas quando procuramos o vínculo existente entre o objeto de aprendizagem e o conteúdo que se pretende abordar,as simulações são atrativas e leva o aluno a pensar e elaborar suas próprias conclusões,de certa forma os textos apresentam uma falta de diálogo entre o usuário, ao analizarmos o feedbacks'consideramos este regular,o tempo previsto atende todo desenvolvimento da tarefa,adequando-se desta forma a qualidade do design e nos favorece na navegação.

Unknown disse...

O Objeto de Aprandizagem "Teodolito" é um excelente mecanismo para a construção do conhecimento de física e também de matemática.
O comentário completo sobre este O.A. foi feito pelo grupo por Joseane.

Unknown disse...

Analisando o objeto de aprendizagem podemos constatar que o mesmo apresenta um bom desempenho relacionado a aprendizagem matemática, facilitando com isso, uma boa compreensão no estudo relacionado a geometria. Porém podemos constatar algumas falhas, dentre as quais podemos citar:
Na contextualização - falha na ligação entre o objeto e conceito matemático científico.
Na qualidade dos textos - nível muito alto para a faixa etária proposta.
No design - não adequada no espaço de tela.

Unknown disse...

Disciplina: FÌSICA – Turma:3
Professores: Ademir Gomes Fernandes -
Escola: E.E. Amaro Cavalcanti – Jardim de Piranhas
Francisca Reinado de Pontes
Escola: E.E. Prof. Maria Arioene de Souza – Campo Redondo
Rita de Cássia Andrade de Azevêdo
Escola: E.E. Prefeito João Ataíde de Melo
Série: !º Ano
Conteúdo Trabalhado : Teodolito
Características Pedagógicas do Objeto
Interatividade:
Nota – 4 Porque interage com medidas de comprimento.
Contextualização Nota – 2 Dados incorretos no objeto de aprendizagem
Construção conceitual Nota – 2 Não fornece dados suficientes para a realização da tarefa.
Qualidade de simulações Nota – 2 Dificuldade no manuseio dos links
Qualidade dos textos Nota – 2 As informações foram insuficientes para o avanço da atividade
Qualidade do feedback Nota – 2 Informações não compatíveis com o resultado encontrado
Adequação-tempo da atividade Nota - 3 Precisaria de 2h/aulas para a realização da tarefa
Qualidade de design Nota – 4 As imagens correspondiam ao conteúdo
Facilidade de navegação Nota -4 A facilidade ocorre devido á orientação que é passada no decorrer da atividade.

Unknown disse...

Objeto Analisado: O trabalho de Mendel com ervilhas
Site: http://www.rived.mec.gov.br/
Disciplina: Biologia Turma: 3
Professores: Lidiane, Maria Rizelda, Marinete, Maria da Conceição
Escola Estadual Amaro Cavalcanti
Série: 3º
Conteúdo trabalhado: A primeira Lei de Mendel
Características Pedagógicas do Objeto de Aprendizagem (OA):
Interatividade (2,0): o material permite pouca interação entre o mesmo e o aluno, tornando-se pouco atrativo.
Contextualização (2,0): o objeto faz uma pequena contextualização com a matemática, mas de forma superficial.
Construção conceitual (2,0): os conceitos necessários para a compreensão do mesmo são vagos e pouco explicativos.
Qualidade das simulações (2,0): são simples e algumas vezes confusas.
Qualidade dos textos (2,0): os textos adequam-se melhor ao ensino fundamental.
Qualidade dos feedbacks (2,0): são pouco explicativos.
Adequação – tempo da atividade (4,0): o tempo sugerido é suficiente para o bom desenvolvimento da aula.
Qualidade do design (2,0): pouco ilustrativo; falta dinamismo nas simulações.
Facilidade de navegação(3,0): a navegação é simples e acessível.

Unknown disse...

Objeto Analisado:
Disciplina:Química Turma:3
Professores:Ana Maria da Rocha
Escolas Estaduais:José Nunes de Carvalho,Prefeito João Ataíde de Melo,Professora Maria Arioene de Souza
Série:1º ano
Conteúdo trabalhado: Chuva ácida
Características pedagógicas do Objeto:
Interatividade:Nota3.Permite ao aluno desenvolver capacidades cognitivas e críticas.
Contextualização:Permite ao aluno relacionar o conteúdo a situações do cotidiano.Nota4.
Construção Conceitual:Permite a construção de alguns conceitos ,mas deixa de abordar processos,como a formação de substâncias em reações Químicas.Nota 3.
Qualidade das simulações:As simulações são significativas,mas poderia apresentar mais situações,tais como:Reações entre átomos e formação de novas
substâncias.Nota 3.
Qualidade dos textos: Os textos apresentam conceitos e conteúdos fundamentais.No entanto nota-se a ausência de conceitos.Nota3.
Qualidade dos feedbacks:O objeto estabelece relações de comunicação que despertam o interesse e atenção.Nota3
Adequação da duração da atividade:Pode desenvolver-se em uma aula de 50 minutos sem dispersão de tempo,havendo aprendizagem.Nota3.
Qualidade do design:As imagens e animações despertam o interesse e a atenção dos alunos.O que favorece a aprendizagem.Nota 3
Facilidade de Navegação:É de fácil acesso,facitando a aprendizagem.Nota 3.

Unknown disse...

Objeto analisado : Cubo mágico
Disciplina : Matemática
Nome dos professores : Francisco Edilberto de carvalho
Francisca Maria da silva Dantas
Maria José Custódio Freire
Rosenildo Moreira da silva
Escolas Estaduais : José Nunes de carvalho
João Ataide de Melo
Maria Arione de Souza
Maria Lidia da Silva
Série ; 1ª
Conteúdo Trabalhado : vértices,faces e arestas
Características Pedagógicas do objeto:
Interatividade : 4 por que ocorreu interação como sentido horário e ante-horário além da parte geométrica.
Contextualização : 3 pois permitiu ao aluno uma revisão em geometria
Construção conceitual : 2 por existir dificuldades em diagnósticar a seguência númerica correspondente aos vértices .
Qualidade de simulação : 3 porém apresentou algumas dificuldades .
Qualidade dos textos : 3 a exposição dos textos apresentou dificuldades de interpretação.
Qualidade do feedback : 2 pois quando ocorre erros na següência não tem como corrigir .
Adequeção ; 3 por que o tempo foi insuficiente.
Qualidade de design ; 2 pois apresenta um grande desafio ao principiante.
Facilidade de navegação :4 por que não houve dificuldades.

Janete Medeiros disse...

O objeto de aprendizagem " Porque as coiss tem peso" permite introduzir o conteúdo "Peso : gravidade e gravitação" de forma contextualizada e interativa , permitindo que o aluno construa seu conhecimento partindo de simulações de viagens interplanetárias, mostrando que o peso muda de acordo com a gravidade e que a massa se mantém constante.
Professora: Janete Medeiros
Professor: João Batista Martins da Silva

Unknown disse...

Maria de Fátima disse:
Professores:Maria de Fátima Dantas Galvão e Francisco Pedro da Silva Disciplina:Química
Título do Objeto de Aprendizagem analisado:os mistérios químicos da chuva ácida
Nós observamos o objeto dew aprendizagem:os mistérios químicos da chuva ácida e constatamos que a interatividade foi boa porque houve a interação entre o objeto de aprendizagem possibilitando o envolvimento do aluno com o conteúdo;quanto a contextualização foi boa também pois o conteúdo abordado é muito restrito e a construção conceitual foi boa,na qual houve o vínculo entre o objeto de aprendizagem e o conteúdo abordado.
Achamos boa a qualidade das simulações em que o aluno será capaz de construir seus conceitos sobre o tema;o texto é apresentado em forma de diálogo facilitando assim a interatividade e a construção de conhecimentos;apresenta uma boa qualidade de feedbacks.Adequação da duração da atividade ao tempo de aula é excelente porque foi suficiente para atender aos objetivos propostos.A qualidade do design é excelente e bastante criativo,com ilustrações adequadas e existe uma excelente facilidade de navegação seguindo as instruções da aula.
Turma4

Unknown disse...

Sanay

Biologia

Título do O.A. analisado:

Genética – As idéias de Mendel

Atividade 4 – É hora de colocar as idéias no lugar!

Atividade 5 – Mendel não sabia disso...


Interatividade - 3

Contextualização - 4

Construção conceitual - 3

Qualidade das simulações - 4

Qualidade dos textos - 3

Qualidade de feedbacks - 3

Adequação da duração da atividade ao tempo de aula - 4

Qualidade do design - 4

Facilidade de navegação - 4


Comentários:

Tem uma ótima qualidade nas ilustrações, cenários e contextos.

Ajuda bastante no processo de compreensão do conteúdo proposto para o aluno, contribuindo na sua aprendizagem de forma dinâmica.

Ajuda ao aluno construir seus próprios conceitos.

Unknown disse...

Análise do Objeto de Aprendizagem: DECIFRANDO MAPAS, TABELAS E GRÁFICOS.

Professor: Ricardo Sérgio (E.E.V.F.)
Disciplina: Matemática

INTERATIVIDADE: 4
CONTEXTUALIZAÇÃO: 4
CONSTRUÇÃO CONCEITUAL: 4
QUALIDADE DAAS SIMULAÇÕES: 4
QUALIDADE DOS TEXTOS: 4
QUALIDADE DOS FEEDBACKS: 4
ADEQUAÇÃO DA DURAÇÃO DA ATIVIDADE AO TEMPO DE AULA: 4
QUALIDADE DO DESIGN: 3
FACILIDADE DE NAVEGAÇÃO: 3

O Objeto de Aprendizagem analisado apresenta-se de uma forma bastante atrativa, justamente por ser bem interativo. Isso faz com que o aluno sinta-se atraído a adentrar de cabeça no tema proposto, o que conseqüentemente o
conduzirá a uma melhor aprendizagem. Diante do avanço tecnológico e de suas novidades, o uso do computador juntamente com os outros recursos já conhecidos dos alunos, como o livro didátido, o quadro-negro, mapas e calculadoras, fará com que o aluno construa seu próprio saber através do processo da descoberta por si só e da troca de informações com os colegas. Ao final da aula espera-se, que ele seja capaz de explicar, mesmo que de forma simples, porém clara, aquilo que a aula se propõe.

Unknown disse...

Porfessores: Zeneide, Francileide, Jarbas e Massilon.

Disciplina: Física.

Objeto analizado: Porque as coisas tem peso.


Interatividade 3
Contextualização 3
Construção conceitual 3
Qualidade das simulações 2
Qualidade dos textos (diálogos ou não). 2
Qualidade dos feedbacks 3
Adequação da duração da atividade ao tempo da aula 4
Qualidade do design 4
Facilidade de navegação 4


Comentários:

Falhas na simulação, pois um dos personagens não obedece aos comandos da simulação.

Unknown disse...

Escola Estadual Virgílio Furtado
Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza
Disciplina: Biologia
Professores: Luzinete e Sheila
Turma: 1
TABELA
Título do Objeto de Aprendizagem Analisado: Aprendendo por osmose

Interatividade: 4
Contextualização: 4
Construção Conceitual: 4
Qualidade da simulação: 4
Qualidade dos textos: 2
Qualidade do feedbacks: 2
Adequação da duração da atividade ao tempo de aula: 4
Qualidade do desing: 4
Facilidade de navegação: 4

Análise do Objeto de Aprendizagem:
O objeto de aprendizagem proporciona ao aluno visualizar diferentes experimentos que permitem a compreensão do processo de osmose e a construção de conceitos relacionados ao conteúdo estudado de forma atrativa.

Unknown disse...

Escola: Estadual José Joaquim
Disciplina: Matemática
Público alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio
Professor: Sebastião Gomes de Andrade Neto

Objeto de Aprendizagem: Permutação.

ANÁLISE
Interatividade: 4
Contextualização: 2
Construção conceitual: 3
Qualidade das simulações: 2
Qualidade dos textos (diálogos ou não): 2
Adequação da atividade ao tempo de aula: 4
Qualidade do design: 3
Facilidade de navegação: 4

OBS: O objeto dá oportunidade ao aluno de interagir suas idéias e conclusões com o conceito de permutação, num imaginário percurso de aprendizagem, situação a qual tornaria-se muito difícil na prática.

Unknown disse...

ANÁLISE
TÍTULO DO OBJETO: FUNÇÃO AFIM

INTERATIVIDADE: 4
CONTEXTUALIZAÇÃO: 2
CONSTRUÇÃO CONCEITUAL: 2
QUALIDADE DAS SIMULAÇÕES: 2
QUALIDADE DOS TEXTOS: 2
QUALIDADE DOS FEEDBACKS: 4
ADEQUAÇAÕ DA DURAÇÃO DA ATIVIDADE DE TEMPO DE AULA: 3
QUALIDADE DO DESIGN: 3
FACILIDADE DE NAVEGAÇÃO: 3

Comentário:
O objeto analisado não tem, dentro do meu entendimento, todos os passos que uma função afim necessita para ser caracterizado como função afim. Portanto, o objeto deveria ter comportamento que usasse a fórmula f(x) = ax + b.

NOME: Jácio Medeiros

Unknown disse...

Seqüência de Ensino



Professores: Marcos Fernando e Gilberto Martiniano
Disciplina: Matemática
E. E. Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro
E. E. Professora Terezinha Carolino de Souza
Público Alvo: turmas de 1º ano do ensino médio
Objeto selecionado: Função Afim

Assunto ou tema: Função Afim


Objetivos:
. Reconhecer a característica de uma função afim na forma de f(x)= ax+b.
. Relacionar grandezas na formação de uma função.

. Construir tabelas e gráficos de uma função.

Recursos:

. Utilizar contas de água e de luz na descrição de seus gráficos.
. Mapas para decifrar coordenadas geográficas com a utilização dos eixos de x e y.
. Representação de gráficos e dos pontos no plano cartesiano de uma função.

Metodologia:
. na sala de aula: aula expositiva e exemplificação.

. na sala de informática: atividade com recursos visuais do computador.

Avaliação:

. Observação e participação dos alunos no desenvolvimentos durante as atividades propostas.

Unknown disse...

Escola Estadual Virgílio Furtado
Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza
PLANO DE AULA

Disciplina: Biologia
Objeto Selecionado:
Aprendendo por osmose
Professores: Luzinete e Sheila
Assunto:Transporte de substâncias através da membrana - osmose
Objetivo: Compreensão do processo de osmose, os conceitos relacionados, tais como: gradiente de concentração, plasmólise, hemólise, em células animais e vegetais, bem como suas implicações no funcionamento destes organismos.
Recursos: livro didático,cartazes,esquemas,laboratório de Ciências e de Informática.
Metodologia: sala de aula:explanação e explicação através de esquemas e cartazes com desenhos de células animais e vegetais. Sala de informática: visualização e interação com as atividades do objeto de aprendizagem.
Avaliação: Será desenvolvida de forma contínua ao longo de todo o conteúdo trabalhado, através de observações participação nas atividades e relatórios das aulas do laboratório de Ciências e Informática.

Unknown disse...

PROFESSORAS: Andréa Carla de Souza
José Severino dos Santos Junior
DISCIPLINA: Química
TÍTULO DO O.A ANALISADO:Estrutura Atômica


INTERATIVIDADE: 4
CONTEXTUALIDADE: 3
CONSTRUÇÂO CONCEITUAL:3
QUALIDADE DE SIMULAÇÃO: 3
QUALIDADE DOS TEXTOS: 3
QUALIDADE DOS FEEDBACKS: 3
ADEQUAÇÃO DA DURAÇÃO AO TEMPO DE AULA:4
QUALIDADE DE DESIGNE: 4
FACILIDADE DE NAVEGAÇÂO:4

Unknown disse...

PROFESSORAS: Andréa Carla de Souza
José Severino dos Santos Junior
DISCIPLINA: Química
TÍTULO DO O.A ANALISADO:Estrutura Atômica


INTERATIVIDADE: 4
CONTEXTUALIDADE: 3
CONSTRUÇÂO CONCEITUAL:3
QUALIDADE DE SIMULAÇÃO: 3
QUALIDADE DOS TEXTOS: 3
QUALIDADE DOS FEEDBACKS: 3
ADEQUAÇÃO DA DURAÇÃO AO TEMPO DE AULA:4
QUALIDADE DE DESIGNE: 4
FACILIDADE DE NAVEGAÇÂO:4

Unknown disse...

SEQÜÊNCIA

E.E. JOSÉ JOAQUIM DE ENS. FUND. MÉDIO
DISCIPLINA: M A T E M Á T I C A
PROFESSOR: Jácio Medeiros
SÉRIE; 1º DO ENS. MÉDIO
OBJETO SELECIONADO: FUNÇÃO AFIM
ASSUNTO: FUNÇÃO DO 1º GRAU

OBJETIVOS:

Identificar uma função afim;
Conceituar uma função afim;
Construir o gráfico de uma função afim;
Calcular o zero de uma função afim;
Identificar os pontos onde a função é positiva e onde a função é negativa.

METODOLOGIA:

NA SALA DE AULA
1.Aula expositiva;
Construção de gráfico;
Uso de régua, giz e lousa.
Livro didático.
2. NA SALA DE INFORMÁTICA:
Laboratório de informática;
Computador;
Objeto de aprendizagem do rived.

RECURSO:

- Régua,
- Giz,
-Lousa
- Computador

AVALIAÇÃO:

- Mini-teste;
- Construção de gráfico do com uso do computador.

Unknown disse...

Análise do objeto: Função afim
Gilberto e Marcos


Interatividade 4
Contextualização 3
Construção conceitual 2
Qualidade das simulações 2
Qualidade dos textos 3
Qualidade dos feedbacks 3
Adequação da duração da atividade ao tempo de aula 3
Qualidade do design 2
Facilidade de navegação 3

Ana Santana Gomes da Silva disse...

PROFESSORA: Ana Santana
DISCIPLINA: Química
TÍTULO DO O.A. ANALISADO: Chuva ácida
Interatividade: 4,0
Contextualização: 3,0
Construção conceitual: 3,0
Qualidade das simulações: 4,0
Qualidades dos textos: 3,0
Qualidade dos Feedbacks: 3,0
Adequação da duração da aula: 4,0
Qualidade de designe:3,0
Facilidade de navegação: 4,0

Unknown disse...

2Escola Estadual Virgílio Furtado
Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza
PLANO DE AULA

Disciplina: Biologia
Objeto Selecionado:
Aprendendo por osmose
Professores: Luzinete e Sheila
Assunto: Osmose

Objetivos: Compreender o processo de osmose;
Discutir os conceitos relacionados,tais como: gradiente de concentração, plasmólise, hemólise, em células animais e vegetais, bem como suas implicações no funcionamento destes organismos;
Perceber o quanto esse tema está ligado ao nosso cotidiano.

Recursos: Livro didático,Cartazes,Laboratório de informática, Objeto de aprendizagem, Laboratório de Ciências, Experimento.

Metodologia: Sala de aula:Explanação e explicação através de cartazes com desenhos de células animais e vegetais, discussões através de textos.

Laboratório de informática: visualização e interação com as atividades do objeto de aprendizagem.

Laboratório de Ciências: Experimento :osmose nas células vegetais em meios com diferentes concentrações.

Avaliação: Será desenvolvida de forma contínua ao longo de todo o conteúdo trabalhado, através de discussões em sala de aula, participação nas atividades e relatório das aulas no laboratório de informática e de ciências.

1 de Agosto de 2008 12:04