quarta-feira, 2 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial - 8 horas - Turma 1

Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

27 comentários:

Unknown disse...

É um texto grande.

Unknown disse...
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Unknown disse...
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Unknown disse...

É um texto de proporções titânicas. espero dar conta. kkkkk

Unknown disse...
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Unknown disse...
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Unknown disse...

texto formal e muito longo para ser analisado

Unknown disse...

Espero que os professores aperfeiçoem suas práticas em sala após este curso. As ferramentas de informática são essenciais nos dias de hoje; sem elas, ficaremos aquém do que nossos discentes necessitam para seu futuro.

Unknown disse...
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Unknown disse...

O texto é longo porque a aula é vivencial: você têm que conviver com o texto vários dias! kkkkkkkkk

Unknown disse...
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Unknown disse...

Como está ficando complicado, para mim.

Unknown disse...

Spinelli percebe a preocupação do professor em prepara suas aulas fazendo uso de todos os recursos que lhe são favoráveis para a aprendizagem dos alunos. Ele observa que o avanço da tecnologia não tem chamado a atenção de muitos professores que na sua rotina detém formas que não contribuem muito para a construção do conhecimento.
Ele mostra que acesso as informações aumenta e o aluno de hoje não é o mesmo de anos atras, no entanto, essas informações não são aproveitadas. O professor devera se sentir desafiado a novas situações de aprendizagem.
No comentario de Walter spinelli sobre a piramide de machado, ele mostra que na base da piramide esta um leque de dados que precisam ser percebidos e dados significados para se poder chegar ao segundo patamar, que é o das informações. Nesse patamar, diz ele, não deve ser o lugar em que a escola deve adotar para o desenvolvimento total das atividades educativas, apenas um ponto de partida. Com essa afirmação deve-se está preparado para as críticas desses veiculos de comunicação que alegam estarem, os alunos, expostos a todo tipo de informação.
Para se chegar ao próximo patamar é necessário compreender as informações e relacioná-las. Ele diz com informações se adquire conhecimentos que precisam ser projetados. Portanto, essa atividade é responsabilidade do último patamar, que é o da inteligência.
É interessante a fala de Machado, quando ele diz que os sonhos, os projetos, os desejos se misturam formam o combustível da vida. Portanto, o trabalho educacional deve ser voltado para a leitura e interpretação, fazendo criticas e organizando as informações, com isso fica mais fácil compreender os patamares inferiores.

Unknown disse...

Em razão da grande vazão de informações disponíveis aos alunos nesse mundo globalizado, o professor se depara com situações, em que o aluno recebe um mundo de informações com acentuado desordenamento de idéias. Cabe ao professor usar todas essas informações, a que o aluno tem acesso, pára trabalhar o seu senso critico, uma vez que os alunos absorvem, principalmente na rede mundial de computadores, muitas vezes não são bem, sem falar que muitas nem passaram antes por um crivo, um senso critico mais apurado.
Na internet os alunos são expostos a toda e qualquer espécie de conteúdo, muitas vezes desconectos da realidade, muitos sem relevância na construção critica dos saberes.
É papel do professor, então, analisar todas essas informações, junto com os alunos, buscando compreender a significância, relevância e relação entre as informações, buscando dados que dêem sentido a esses dados quantitativos.
É papel da escola lançar meios e projetos que incentivem o estudante a inserir-se no meio através de leitura das mais ricas e variadas fontes.
Faz-se imprescindível trabalhar de forma contextualizada, todas as informações quantitativas e qualitativas, nunca isolando disciplina do contexto de um mundo totalmente globalizado, pois isto empobreceria o conteúdo de qualquer tema, uma vez que reduz a compreensão global de seus significados.

Unknown disse...

No texto "Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento" o autor Walter Spinelli chamanos a atenção para o fato de que os alunos desse nosso tempo chagem à escola com uma "bagagem" de informações muito maior que os alunos de outrora. Vivemos num tempo em que o computador os jogos eletrônicos estão presentes na vida das crianças e jovens. E, de uma forma ou de outra, esses mecanismos oferecem certos tipos de conhecimentos. No que diz respeito aos jogos eletrônicos, por exemplo, as crianças lidam diretamente com o cálculo matemático mental e com o inglês. Na sala de aula, fazer cálculo mental por si só, é uma tarefa desmotivadora e sem graça para eles. Já, quanto ao computador, temos a internet que trás informações num rítmo cada vez mais acelerado. Temos ainda o orkut e o msn que, de certa forma, está e vai influenciar muito ainda a apredizagem dos alunos. Nosso desafio é interagir com esses nossos novos concorrentes, vsito que a TV, é praticamente esquecida por eles, e tirar o máximo proveito desses meios, para construir juntos com nossos alunos uma parendizagem mais sólida e mais eficiente, uma vez que, a carga de informações que estes alunos trazem precisam ser sistematizadas para em seguida ser analiadas, relacionadas a algo concreto do seu dia-a-dia, armazenada e avaliadas segundo critérios de relevância.

Unknown disse...

Texto:Os Objetos virtuais de Aprendizagem:ação, criação e conhecimento.
Autor: Walter Spinell

Diante do avanço da tecnologia e a influência da internet na vida dos jovens, não podemos ignorar nenhum meio que esteja relacionado a esse recurso, principalmente por despertar tanto interesse nos alunos. Nós professores que buscamos um ensino de qualidade, precisamos nos adaptarmos as novas situações de aprendizagem. Pela estrutura do projeto e a relação que possui com os conteúdos, os objetos virtuais só tem a conribuir com o desenvolvimento das aulas na construção do conhecimento. Porém, os resultados desejados, bem como a utilização de qualquer outro recurso deve ser sempre planejado,observando a realidade local.

Um abraço para todos,Sheila,Jaçanã,20/07/08

Unknown disse...

O texto de Walter Spinelli descreve a pirâmide informacional, crida por Machado e destaca palavras significativas: ação , criação e conhecimento.O aluno chega à escola munidos sobre o avanço tecnológico e a cada esse conhecimento é aprimorado fora do muro da escola . Faz-se necessário trabalhar esse conhecimento de forma interativa com as disciplinas básicas do aluno.
Conhecimento e informação são palavras-chaves atualmente e ponto de partida para estabelecer conexões entre elementos informacionais e a prática e reflete sobre o processo criativo que está por detrás do objeto virtual de aprendizagem . Dessa forma , professor e aluno deverar utilizar os recursos tecnológico imposto pela sociedade atual.Pois a pedagogia moderna está direcionada à contextos que exige do aluno e professor conceitos científico para poder distinguir pontos de vistas diferentes como o projetar e o utilizar.

O ontem já se foi
O amanhã ainda não existe
Só o hoje lhe pertence.

Ana Santana Gomes da Silva disse...
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Ana Santana Gomes da Silva disse...

A primeira parte do artigo fala sobre a fundamentação do conhecimento, inicialmente é mostrada a teoria de machado no qual ele elaborou uma pirâmide informacional, que representa graficamente, as cadeias processuais que dão origem a formação da inteligência, a qual obedece a seqüência, citada pelo autor no referido artigo: “partindo da leitura dos dados, geramos informação; da informação, analisando-as, criticando-as, relacionando-as, construímos conhecimento; e ao projetar uma direção determinada na busca desse conhecimento atingimos o ápice da pirâmide, a inteligência”
Partindo desse princípio, são discutidas no artigo também teorias complementares a idéia de machado, que só reforçam a idéia da existência de um “efeito cadeia” na formação do conhecimento, apresentando apenas ressalvas sobre a questão da não rigidez da forma da pirâmide, ou mostrando-a de outra forma, através de “rede” de informações.
De acordo com o artigo e com a mudança do contexto mundial (revolução técnico-científica, ascensão capitalista, problemas sociais), e a regressão do aproveitamento intelectual das aulas, tornou-se necessário a modificação das diretrizes educacionais, para que a fosse adequada a esse novo contexto.
Uma das propostas que estão sendo efetivadas, pelos novos e antigos educadores é a utilização de “objetos virtuais de aprendizagem “ , um recurso educacional que facilita a aprendizagem do aluno, através da virtualização da realidade, para facilitar o entendimento do aluno , além de tornar o ensino mais dinâmico , interdisciplinar , ao passo, que esses objetos de aprendizagem, incentivam a averiguação do conhecimento sobre vários “ângulos”, além de possibilitar maiores relações entre aluno / professor ,podendo o aluno produzir seu próprio objeto de aprendizagem junto a seu professor , através de softwares, brinquedos, experimentos. Essa proposta inovadora está sendo muito bem sucedida nas suas aplicações devido a mesma incentivar a criatividade e imaginação do aluno durante a atividade, fazendo com que ele, adquira o conhecimento proposto por essa atividade, ou até um conhecimento mais abrangente, dependendo do empenho do aluno.
Conclusão:
A idéia apresentada mostra-se bem inovadora, e eficaz, ao passo que renova o método de ensino, tornando-o mais rápido e prazeroso, dinâmico e moderno, mostrando ser uma esperança para que o ensino atual tão problemático, beirando a falência institucional, possa obter sua “reascenção”. Mas, ao passo que esta mudança seja animadora, ela só poderá ser efetivada (principalmente pelo ensino público,) se forem oferecidas as devidas condições estruturais e intelectuais, para que o corpo docente e discente possa desenvolver essa nova prática educacional com sucesso.
Tenho como experiência vivenciada uma atividade feita com os alunos no qual fizeram uma pesquisa de Ácidos.Sais ,Bases e óxidos usados no dia a dia no laboratório de informática e foi bastante proveitoso ,onde todos participaram e em seguida fizeram um debate sobre todo o assunto pesquizado : Obs: faço esse tipo de trabalho diariamente dentro das condições.

Ana Santana Gomes da Silva

Unknown disse...

Na nossa pouca visão e vivência com os objetos virtuais de aprendizagem achamos que são bastante motivador para que os estudantes possam vivenciar na prática o que propomos como modelo explicativo e teórico de cada disciplina.
Não podemos negar que dependemos do uso adequado da informática e da tecnologia para juntos podermos ampliar a compreensão e o significado de fazer desenvolver a capacidade criativa dos estudantes.

Unknown disse...

Baixar o anexo original

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do texto de Walter Spinelli, os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento e relacionar a argumentação do autor com situações de aprendizagem vivenciadas por nós educadores.

De acordo com o autor, quando o professor prepara sistematicamente as atividades que antecede suas aulas para auxiliar a compreensão de conceitos pelos alunos, o mesmo estará fornecendo o quadro e o conceito necessário para aquilo que se denomina de situações de aprendizagem.

Nesse sentido, ao fazermos uso de práticas que envolvem a tecnologia da informação, devemos considerar a rotina em que se encontra o contexto escolar e aproveitar as informações trazidas pelos jovens que gera construção de conhecimento, as quais ainda não são assimiladas pela escola.

Os professores hoje são desafiados a trabalhar de forma diferenciada dos outros tempos, pois precisam transformar o conhecimento do mundo dos computadores trazidos pelos alunos, em base sólida para a construção do conhecimento escolar.

Spinelli ao citar machado (2002), mostra uma pirâmide informacional com alguns termos que rodeiam na atualidade as concepções de conhecimento. Dentre estes, estão os dados de toda natureza, acumulados em tabelas, apresentados nas noticias de jornais, veiculados na rede mundial de computadores, etc. No entanto, os dados acessados não garante que somos capazes de interpretá-los, relacioná-los, de conduzi-los ao próximo patamar da pirâmide, o das informações, que segundo Machado (2002), são dados analisados, processados e inicialmente articulados por meios de comunicação.

Esse segundo patamar, o das informações não deve ser lugar que a escola adote para o desenvolvimento completo de suas atividades educativas, no máximo, pode servir de ponto de partida. Desse modo, o foco do problema não é a quantidade de informações, que por si só, pouco acrescentam aos saberes pessoais, mas sim, como compreendê-las e relacioná-las, é a questão principal. Então, subir ao patamar seguinte, o do conhecimento, é, ou deveria ser, um objetivo do trabalho pedagógico.

Considerando que atividade educacional e pedagógica, tanto do educador quanto da instituição escolar como um todo, deve ter como meta alcançar o patamar superior da pirâmide informacional, o objetivo do nosso trabalho educacional deve ser estimular os alunos na leitura e interpretação de dados, para, em seguida, convidá-los a analisá-los, organizá-los, relacioná-los e criticá-los.

Fazendo uso dos recursos tecnológicos, eu como educadora da disciplina de física, conjuntamente com os alunos dos 2º anos normais do turno noturno, do Centro Educacional José Augusto (CEJA), construímos um cardápio nutricional, aonde foi capaz através do computador quantificar as calorias (kcal) ingeridas em cada alimento e em seguida transformá-las em quantidade de energia (Joules).

Dessa forma, os alunos usando o conhecimento de calorimetria puderam expor de maneira mais diversificada possível sua criatividade e imaginação. Como ressalta o autor, o uso inteligente dos recursos tecnológicos, como produção de objetos virtuais de aprendizagem, entretanto, amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos educandos.

Unknown disse...

Sobre o 1 encontro,

O mundo atual está exigindo das pessoas que façam uso das ferramentas tecnológicas que o mundo moderno nos oferece.
Uma dessas ferramentas é o computador que é inserido como material didático muito rico no trabalho do professor.
A internet é um recurso de informações de grande potencial para acompanhar as mudanças do mundo atual, isto se for inserida nos trabalhos, principalmente, dos educadores como um instrumento de pesquisa na melhoria de seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula, proporcionará uma gama de informações atualizadas para a melhoria de suas aulas.
Portanto, se essa grande rede de informações que está aberta para qualquer pessoa ter acesso através de um click for utilizada de forma inteligente, o homem desenvolverá os seus trabalhos com uma velocidade mais rápida e com informações bem atualizadas, fazendo assim, com que seja alcançado o topo da pirâmides informacional.

Unknown disse...

Programas como o power point, vídeos, textos são muito úteis para apresentar o conteúdo ministrado possibilitando ao aluno interagir seu conhecimento. No entanto uma ferramenta que possibilite uma maior interatividade do aluno, possibilita ao próprio inferir suas próprias conclusões, possibilitando assim maiores resultados, potencializados no crescente acúmulo de conhecimento tecnológico.
Acho que é esse o principal objetivo do material analizado e proposto por Spineli. A pirâmide informacional de Machado organiza de forma sistêmica áreas determinadas que possibilitam uma ótima parametrização dos objetivos.
Bem mais que se preocupar conosco, Spinelli orienta parâmetros didáticos riquíssimos dentro de nossa realidade e cabe a nós professores mediar e aplicar esse conhecimento adquirido.
Obrigado.

Unknown disse...

Comentarios sobre o texto de cesar nunes
Repensando a avaliação

O autor do texto nos chama a atenção para repensarmos a avaliação numa forma indissociada num processo de educar.Na verdade muitas escolas e professores fazem esta separação sem analizar que na avaliação o aluno tambem aduqire conhecimeto,dai os tecnicos chamarem a atenção para a avaliação continuada.
A avaliação sob forma de resolver problemas é bastante interessante em matematica pois leva o aluno a perceber que no cotidiano aparece situações em que ele pode resolve-las aplicando o que aprendeu nas aulas de matematica.
Na verdade o aluno do ensino medio deveria ser mais comprometido com o ensino pois ele ja sabe o que quer.Neste momento os testes poderiam leva-los a se definir melhor e atuar com mais responsabiliadade diante de problemas comuns.
Com relação aos instrumentos e avaliação para a sala de aula eu entendo que o autor ao falar sobre a avaliação do conhecimento,não devemso elaborar provas que levem o aluno a memorizar formulas ou conceitos no entanto eu acredito que para evitar esta pratica seia necessario o uso de mais instrumentos adequados para que as aulas nao fossem tão mecanicas.
Falando sobre o ensino para a compreensao eu acredito que so se percebe se os objetivos foram alcançados atraves da avaliação seja ela de que maneira for.
Com relaçao a avaliação sob forma de trabalhos em grupos é muito interessante que o numero de participantes não utrapasse de três pois assim é mais facil de haver interaçaõ e participação.

TURMA:01

Unknown disse...

Comentarios sobre o texto de cesar nunes
Repensando a avaliação

O autor do texto nos chama a atenção para repensarmos a avaliação numa forma indissociada num processo de educar.Na verdade muitas escolas e professores fazem esta separação sem analizar que na avaliação o aluno tambem aduqire conhecimeto,dai os tecnicos chamarem a atenção para a avaliação continuada.
A avaliação sob forma de resolver problemas é bastante interessante em matematica pois leva o aluno a perceber que no cotidiano aparece situações em que ele pode resolve-las aplicando o que aprendeu nas aulas de matematica.
Na verdade o aluno do ensino medio deveria ser mais comprometido com o ensino pois ele ja sabe o que quer.Neste momento os testes poderiam leva-los a se definir melhor e atuar com mais responsabiliadade diante de problemas comuns.
Com relação aos instrumentos e avaliação para a sala de aula eu entendo que o autor ao falar sobre a avaliação do conhecimento,não devemso elaborar provas que levem o aluno a memorizar formulas ou conceitos no entanto eu acredito que para evitar esta pratica seia necessario o uso de mais instrumentos adequados para que as aulas nao fossem tão mecanicas.
Falando sobre o ensino para a compreensao eu acredito que so se percebe se os objetivos foram alcançados atraves da avaliação seja ela de que maneira for.
Com relaçao a avaliação sob forma de trabalhos em grupos é muito interessante que o numero de participantes não utrapasse de três pois assim é mais facil de haver interaçaõ e participação.

TURMA: 01

Unknown disse...

No texto " os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento. O autor Walter spinelli chama-nos a atenção para a importância de outros instrumentos para dinamizar e contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do nosso aluno, com avanço significativo na tentativa de trazer conhecimento para realidade vivencial do aluno, de forma mais prazerosa, dando condição de ação, criação e conhecimento.

Unknown disse...

O texto mostra que de acordo com o avanço tecnológico, o jovem tem acesso livre as informações das diversas fontes e qualidades, onde muitas vezes não sabem compreendê-las, conseqüentemente não atingindo o conhecimento.
Para que o aluno tenha uma melhor compreensão e chegar ao conhecimento ele deve ser estimulado a ler e interpretar os dados recolhidos, analisá-los e criticá-los, em busca de respostas adequadas quanto as dúvidas originadas sobre as informações absorvidas, então o professor deve criar situações de aprendizagem na tentativa de trazer conhecimentos para realidade vivencial do aluno.
Andréa