quarta-feira, 2 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial - 8 horas - Turma 6

Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

23 comentários:

Unknown disse...

Caríssimos Cursistas,
é neste espaço que colocaremos nossas impressões sobre as atividades vivenciais. Podem usar à vontade.

compartilhando física disse...

Leitura e interpretação do texto – os objetos virtuais da aprendizagem: Ação,criação e conhecimento.
Autor: Walter Spinelle

Para o autor um objeto virtual de aprendizagem, representa experimentos realizados num contexto de atividades na tentativa de buscar conhecimento nas diversas situações de aprendizagem, envolvido por um contexto que exige a compreensão de determinados conceitos científicos.
Selecionar sua própria informação, dirigindo o olhar para a realidade e definindo suas próprias metas, são aspectos essenciais da inteligência humana no processo de produção de um objeto virtual de aprendizagem, e por se tratar de salas bastante numerosas e heterogêneas, os alunos buscam selecionar informações precisas que possuem, e pesquisam sobre as que ainda não possuem para sua realidade vivencial.
Um objeto virtual de aprendizagem pode constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, descrita por Machado e argumentada por Spinelle, compreendendo alguns termos das concepções do conhecimento como: Dados, Informações, Conhecimento, Inteligência.
O uso inteligente dos instrumentos de tecnologia, como a produção de objetos virtuais de aprendizagem, amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da aprendizagem e para a capacidade criativa dos estudantes.

Relato de uma situação de um objeto virtual que você vivenciou que tenha efeito semelhante:
Trabalhando (Física) a descrição dos movimentos numa turma de 1° série do Ensino Médio, que tinha como Objetivo: compreender os conceitos de repouso, movimento e trajetória, e perceber sua relatividade; mostrando em aula expositiva, não cheguei a alcançar para alguns alunos o objetivo que esperava, achei que mostrando todos os conceitos de forma virtual atingiria o objetivo desejado.Usei o CD-ROM de Física da Editora Saraiva, Autores Sampaio e Calçada e achei que os alunos tiveram um avanço bem melhor. O Objeto Virtual de Aprendizagem, não é o único ou principal instrumento de aprendizagem, mais um importante objeto de aprendizagem. Pois espera-se que o estudo da física contribua para a formação de uma cultura cientifica e efetiva que permita ao aluno a interpretação dos fatos, é necessário também que se inclua a compreensão do conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos ou tecnológicos, que cercam o cotidiano, social e profissional de cada individuo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Antes de preparar uma aula, o professor utiliza uma série de atividades para auxiliar seus alunos na aprendizagem de determinado conceito. Segundo o autor do texto, ele considera essas atividades como situações de aprendizagem. Essas situações de aprendizagem representam um avanço significativo na tentativa de trazer conhecimentos para a realidade vivencial do aluno.
Machado (2002) utiliza a imagem da Pirâmide Informacional para representar suas idéias sobre como compreender alguns termos que atualmente rodeiam as concepções do conhecimento.
No patamar inferior da pirâmide estão os dados. Partindo da leitura dos dados, geramos informação; analisando as informações, construímos conhecimento; é preciso projetar. A capacidade inteligente do ser humano seria, assim, a capacidade de projetar. Para atingir o cume na pirâmide é preciso buscar uma nova situação de aprendizagem que , transfira para o aluno a tarefa de imaginar, criar e construir saberes. Trabalho com a disciplina de Matemática e, antes competia ao aluno resolver exercícios repetitivos, mecanizar processos e memorizar fórmulas que em breve seriam esquecidas. Hoje já evitamos a simples memorização e mecanização. É preciso fazer a ponte entre a teoria e a pratica. Em nosso trabalho educacional devemos estimular os alunos na leitura e interpretação de dados e convidá-los a analisar, organizar, relacionar e criticá-los.
Com o crescimento dos recursos tecnológicos, novas situações de aprendizagem têm sido concebidas, é fundamental que nos familiarizemos com programas específicos para aprofundar mais e melhor nossa aprendizagem matemática.

Unknown disse...

Texto: Repensado a prática no curso como usar Objetos de Aprendizagem.

Os objetos virtuais de aprendizagem vieram para envolver os professores numa nova tecnologia, que possam atender a clientela de alunos, que já não acham mais interessante as diversas atividades anteriormente utilizadas.
Segundo SPINELLI (2002) "as atividades, vídeos,aulas de campo, laboratórios, textos, seguidos de questinário para condução de discussão, entre outras, são situações de aprendizagem" , que se comparadas com as situações de aprendizagem anteriores já são avanços, mas com as enormes informaçoes que chegam aos alunos através da televisão internet, deixa de ser interessante para à clientela de alunos atuais.
A pirâmide apresentada por MACHADO (2002) demonstra que " os dados de toda natureza, acumulados em tabelas, notícias dos jornais, rede mundial de computadores, teclados nos celulares etc. precisa que sejamos capazes de depura-los trata-los, seleciona-los e acima de tudo, relaciona-los, dar-lhes significado e conduzi-los ao próximo patamar o das informações" mas tudo isso não pode ser utilizado sem antes serem analizados para torna-los um conhecimento.
O objeto virtual de aprendizagem é um recurso digital reutilizável, que auxilia na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimule o desenvolvimento de capacidades pessoais, como, por exemplo, imaginação e criatividade.
Relatando um recurso utilizado em sala de aula.
Trabalho no ensino médio e com ensino fundamental 6º ao 9º ano e foi no 6º ano que trabalhei vários conceito no livro didático do aluno e notei que não houve apredizagem. Mas no livro tinha um site e levei os alunos para o laboratório de informática e notei que tudo que queria que eles aprendesse ficou bem explicado, pois os mesmos aprenderam brincando a despoluir rios, conceito de mata ciliar, plantio em curva de nível entre outros e com isso posso afirmar que os objetos de aprendizagem facilitam a vida do professor.

Unknown disse...

190Mediante, a leitura do texto,os objetos virtuais de aprendizagem:
ação, criação e conhecimento, autor:Walter Spinelle,constata-se que os conhecimentos seja através da mídia, da internet, ou de outras fontes vem bombardeando à vida escolar, o fundamental é selecioná-lo, sistematizá-lo e trabalhar dentro de um contexto interdisciplinar. As informações não pode ser limitada,mas deve ser assimilada, analisada no meio escolar.
Relato de uma situação de um objeto virtual vivenciado que tenha efeito semelhante.Trabalhando (Biologia)numa turma do 1º ano,o transporte passivo,a osmose, os alunos não compreenderam bem, trabalhei com
0 CD-room,onde explicava o processo osmótico, e os alunos questionaram, argumentaram,e por último fizeram experimentos,como o da a batata chorona, os objetivos planejados foram alcançados.Vale salientar,que o objeto virtual de aprendizagem não é o único recurso, mas um meio de estabelecer
conexões entre elementos informacionais significativos do trabalho pedagógico.

Unknown disse...

No texto Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento, o autor comenta sobre fatores e atividades utilizadas pelo o professor, antecedendo suas aulas como formas metodológicas de enriquecimento, as quais são denominadas de situações da aprendizagem.
Segundo o autor, essas situações de aprendizagem contribuem para a realidade vivencias do educando, mas que fica a desejar mediante aos avanços tecnológicos às vezes assimilados pelos mesmos e que ainda não fazem parte do contexto da escola. No entanto, ele acrescenta que devido ao advento da INTERNET (rede mundial de computadores), o aluno chega a escola munido de informações que torna um desafio ainda maior do que em outros tempos para os professores, que nem sempre estão preparados para estas questões. Assim sendo, as novas situações de aprendizagem devem ser concebidas, influenciadas e adaptadas no contexto atual de Educação.
Partindo desse princípio, Spinelli cita Machado 2002, o qual utiliza a pirâmide informacional para apresentar suas idéias e concepções acerca do conhecimento. Para tanto, ele faz um parecer a partir de uma base formada pelos dados (qualitativos, quantitativos), seguindo para o patamar das informações (significado, organização), conseguintemente para o conhecimento (compreensão, teorias) e por último o patamar da inteligência (projetos, valores), onde procura mostrar a importância e significado dessa seqüência na construção do saber. Seguindo esta linha para o autor, os objetos virtuais da aprendizagem advindos através das novas tecnologias, especialmente o computador e a INTERNET, favorecem ao estudo de um objeto por apresentarem centenas de ângulos e opções de pesquisa sobre esse objeto ou determinado conceito, além de estimular a criatividade e a interação entre o indivíduo e a maquina mediante o feedback.
Enfim, é isto que acontece na prática no dia-a-dia de nossa escola. O aluno se enche de prazer só em saber que vai está em contato com o computador e o diferencial se concretiza em comparação a sala de aula com uma expressa vantagem para as tecnologias (objetos virtuais de aprendizagem).

Unknown disse...

Comentários da Leitura do Texto: os Objetos Virtuais de aprendizagem: Ação, criação e conhecimento.

De acordo com o texto, o conhecimento dos alunos é considerado um objetivo específico na prática docente do professor, diante disso, é que ele necessita de reflexão, pesquisa e organização para estruturar o seu de conhecimento cognitivo.
Atualmente, comparando-se com a realidade educacional de tempos passados, há uma certa modificação no contexto escolar em virtude do avanço ocorrido na tecnologia informacional. Com um número cada vez maior e mais barato de acesso à rede, facilitou-se o acesso instantâneo ao mundo da informação e comunicação, diante desse fato, a escola recebe o aluno dotado de certas informações que necessitam ser analisadas com um senso crítico pelo corpo docente da escola, ou seja, as informações obtidas pelos alunos nos meios tecnológicos, já citados, não são consideradas como o ápice da construção do conhecimento e sim como um passo a ser galgado.
É de relevante importância despertar no aluno o interesse na leitura dos dados obtidos, gerando assim a informação, que será analisada com uma visão crítica relacionada, organizada, chegando à construção do conhecimento.
É necessário realizar uma ligação entre os conteúdos disciplinares, ou seja, evitar que se trabalhe os temas individualmente, levando o aluno a análises e debates para assim chegar a uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.
Nessa perspectiva, se faz necessário a introdução dos objetos virtuais de aprendizagem, mas devemos levar em consideração que, em muitos casos, essas ferramentas por si só não tem a capacidade de desenvolver habilidades cognitivas nos nossos alunos, será de suma importância o aperfeiçoamento dos docentes para o bom andamento das aulas.

Unknown disse...

Leitura necessária a todos os educadores o texto: "Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento". Este mostra a grande necessidade de nós, educadores, sermos os agentes transformadores da ação dos seres humanos quanto a busca de informaçoes e o emprego coerente destas no dia a dia do cidadão. Percebe-se que as informaçoes sao melhor interpretadas se visualizadas e para tanto, nós humanos, geralmente lançamos mão da imaginação. Nada melhor para visualizar situações do que o emprego de Objetos virtuais, pois estes estimulam mais a imaginação dos individuos. Pequenos casos são vivenciados diariamente em sala de aula mostrando a grande importância destes Objetos visuais. Ao se preparar uma aula prática de Biologia, como por exemplo, tecidos animais, nada melhor do que trazer para sala de aula varios tipos de tecidos retirados de bovino para expor. Ao mesmo tempo que o aluno visualiza o tecido, o professor espõe sobre este. Com as informaçoes e a visualiazação do tecido facilita a assimilação e interpretacao das informações.
Outra maneira de usar Objetos visuais é através de animçoes em DVD, que além de facilitar ao professor, a visualização facilita a aprendizagem.

Unknown disse...

SÍNTESE DO TEXTO:

De acordo com o texto,que aborda o tema "objetos virtuais de aprendizagem", nós professores precisamos antes de tudo fazer com que as nossas aulas,sejam bem preparadas,"informatizadas" e motivadas,para que o nosso aluno,tenha vontade de aprender e usar essa aprendizagem no seu cotidiano e para isso devemos criar situações de pesquisas,discurssões,diálogos e um clima favorável de aprendizagem entre professor e aluno.Eu como professor tenho experiência própria que através de um processo de motivação e diálogo com o aluno em sala de aula,o processo de aprendizagem é bem melhor,e como uma parte do texto diz,nossos alunos vem á escola com uma quantidade de informações,nós professores precisamos lapidar e fazer com que esses alunos entendam que esses processos de aprendizagem,vão ser de fundamental importância na sua vida.

Unknown disse...

FRANCINETE DISSE; SOBRE O TEXTO OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGM;AÇAO,CRIAÇAÕ E CONHECIMENTO.Atualmente vivemos no mundo globalizado ,onde o nosso aluno convive diariamente com os avanços tecnologicos´que vem crescendo exageradamente.É necessário que o professor tenha domínio dos conteúdos que estaõ sendo integrados,vivencie situações em que a informática é usada como recursos educacionais que possa motivar nossas aulas , com elementos significativos,bem preparados que facilite a aprendizagem do nosso aluno.Vou citar um exemplo de umconteúdo que abordei no 1ºano do ensino médio (FUNÇÃO) procurei mostrar esse assunto de maneira vivenciada por eles no dia a dia ,quando observa o papel da água,luz ,telefone , o trabalho por produção, etc.Diante desse objeto de aprendizagem o aluno foi entendendo os tipos de funçaõ(crescente,decrescente e constante).Depois levei a turma para o laboratório de informática para observar os tipos de gráfico para cada função,assim observei como a prendizagem desse conteúdo teve um rendimento significativo para o aluno e para mim a satisfaçaõ de ter atingindo o meu objetivo maior ensinar e o aluno realmente aprender a fazer e a criar situações que envolva esse assunto no seu cotidiano.

Unknown disse...

As mudanças sociais, políticas e econômicas ocorridas nas últimas décadas do século XX vêm contribuindo para um repensar da educação e, consequentemente, dos atores envolvidos nesse processo. A velocidade e o acesso vasto às informações mostram que as tecnologias vieram para ficar. O aluno dispõe de um conhecimento amplo de tecnologias e informações e a escola; o quadro e giz. Uma metáfora que revela bem essa situação é a de que “o aluno entra na escola e a escola não entra no aluno”. Assim, faz-se necessário introduzir a tecnologia no processo ensino-aprendizagem, levando-se em consideração que a máquina não pode substituir o professor e nem tampouco a capacidade de pensar do aluno. Essa inserção pode ocorrer através de situações de aprendizagem denominadas objetos virtuais de aprendizagem. Esses objetos auxiliam a aprendizagem na medida em que estimulam a imaginação, criatividade e desenvolvimento de capacidades imprescindíveis para a construção dos saberes. O aluno colhe dados, organiza as informações, levanta teorias na produção do conhecimento e adquire valores necessários ao desenvolvimento da inteligência e atinge o topo da pirâmide informacional criada por Machado. Esse percurso passa por construções e reconstruções que não seriam possíveis de se alcançar através de softwares prontos, acabados. É necessário um feedback entre a máquina e o homem, de modo que haja uma espécie de “diálogo” entre eles.

Uma situação de aprendizagem vivenciada por mim está ocorrendo a partir do ano passado até agora. Faço uma graduação em química a distância pela UFRN, no pólo de Currais Novos. Temos um encontro presencial por semana para receber as apostilas e tirarmos as dúvidas. A interação entre alunos, tutores e professores via internet é de grande importância para a aprendizagem dos conteúdos e trocas de experiências. Assim, o ambiente virtual é planejado de forma a nos oferecer uma gama de ferramentas que nos auxiliam e preparam para a “nova onda” da educação: as tecnologias no processo ensino-aprendizagem. É bom, frizar que esse novo recurso (os objetos virtuais de aprendizagem) não deve ser super valorizado em detrimento dos demais.

Unknown disse...

Texto – os objetos virtuais da aprendizagem: Ação,criação e conhecimento.
Autor: Walter Spinelle


Apartir da leitura do texto, pude observar que o autor considera essencial a utilização de "objetos virtuais de aprendizagem", por acreditar que a utilização dos mesmos oferece aos nossos alunos diversos conceitosde um mesmo tema,dando-lhes assim a oportunidade de formarem seus própris conceitos e de desenvolverem sua imaginação e criatividade, que cabe a nós educadores estimular o uso correto da informática pelos nossos alunos.
Quanto ao relato de experiência vivenciada usando os objetos virtuais de aprendizagem,até então, só posso citar o uso da internet como instrumento de pesquisa para o aprimoramento das aulas.

Unknown disse...

Sebastião Joate da Trindade: O texto faz relato entre o passado e o presente dos alunos que hoje conseguem manejar as tecnologias que aparecem na sua frente.Os objetos virtuais de aprendizagem facilita a vida dos professores, que através deles esclarece a compreenção de certas situações problema que acontecem na rotina da sala. Além disso é um estímulo para os alunos quando recebem um conteúdo auxiliado por tecnologias, seja num laboratorío de informática ou de física. Então o uso das tecnologias é o facilitador de situações entre alunos e professores.

Maria Lúcia da Silva Gomes disse...

nsO texto objetos virtuais de aprendizagem :ação,criação e conhecimento de Waltter Spinelli é um convite argumentativo ao educador no sentido de que ele possa perceber a necessidade preemente de apropriar-se dos conhecimentos específicos sobre os objetos virtuais de aprendizagem e deste modo utilizá-los no contexto da sala de aula.
Por sinal,as argumentações do autor são por demais convincentes,levando-nos a refletir,exatamente,sobre a enorme quantidade de dados e informações de naturezas diversas a que estamos em contato no dia-a-dia e que as vantagens e desvantagens de toda esta gama de elementos vão depender do uso que dele fizermos,do direcionamento que formos capazes de fazer. Direcionamentos estes que a escola como instituição educadora por excelência não pode esquivar-se,mas,utilizar-se de todos os meios e ocasiões disponíveis para fazer valer esta função da Escola.Agindo desta forma,o educador estará propiciando condições para,mediante,o exercício da ação,criação e imaginação os educandos possam envolver-se de modo posistivo na direção da ideaalização,construção e realização de projetos que possam contribuir para o desenvolvimento pessoal do educando e para a sua atuação benéfica na sociedade.

Janete Medeiros disse...

Sabe-se que educadores preocupa-se cada vez mais em direcionar aulas de forma prazerosa e atrativa, usando objetos de aprendizagem.Muitas vezes, os objetos de apredizagem não desempenha o papel esperado pelo educador que ainda busca meios distantes da realidade dos nossos educandos.
Com o avanço da tecnologia e na sociedade informatizada em que vivemos onde um número significativo dos educandos tem acesso a internet sendo atraídos á navegar,precisamos utilizar as novas possibilidades oferecidas pelo uso da internet,então a necessidade de usar objetos de aprendizagem que atendam as expectativas dos nossos alunos e os motivem a aprender buscando novos desafios.Os objetos virtuais de aprendizagem atendem essa necessidade quando os motiva a colher informções ,e partindo das informações coletar dados, analisá-los, organizá-los, relacioná-los,critica-los para que posssa ser aplicado em outras aréas do conhecimento.
Os objetos virtuais de aprendizagem além de ser um recurso tecnólogico que atende as necessidades de aprendizagem do aluno estimula a imaginação e criatividade, sendo de suma importãncia conhecê-lo para que com um planejamento prévio, possamos utilizá-lo.

Unknown disse...

Texto

1. - Os Objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento

1.1– Das informações ao conhecimentos

Comentário

Do ponto de vista pedagógico, a vários motivos no qual utilizamos para sistematizar as atividades a serem desenvolvidas no contexto virtual, sendo necessário para denominar a situação de aprendizagem do aluno. Tais situações de aprendizagem requer do professor um projeto proposto por questionários, pesquisas e mais recursos adquiridos a uma experiência que lhe proporcionara fundamentos educacionais relacionado a rede virtual. Sabe-se que o aluno vivencial é dotado de grande leque de informações vindo de outros tempos, apesar de não tem havido um senso critico de tais informações na construção do conhecimento em situações escolares. Vendo de forma critica, o desafio do professor de hoje é inovar nova situações e ampliar as informações no processo aprendizagem colaborativo entre professor/aluno. Perante esta realidade, que impõe um ritmo muito acelerado, as escolas não se preocupam com as mudanças ocorridas no meio de dados qualitativos e quantitativos dos educandos, para lhe dar com novos instrumentos e acesso limitado as informações de toda natureza no sentido de aperfeiçoar, organizar, relacionar e aceitar novos desafios na compreensão para formação da construção do conhecimento, denominados os objetos virtuais de aprendizagem.

Unknown disse...

O texto, "Das informações ao conhecimento" nos relata a realidade atual de uma boa parte dos alunos e professores que se utilizam dos avanços tecnológicos atual para uma maior preparação e conhecimento de certos conteúdos e aprimoramento da aprendizagem como recurso virtual e é um meio de criação para uma ação didática vivenciada em uma sociedade escolar que se preocupa com o desenvolvimento do ser humano.
Mas será que toda sociedade escolar está preparada para esse avanço tecnológico que entra em nossas casas e de um modo geral em todos os cantos do mundo? E será que todos nós, professores, alunos, pais e a sociedade como um todo tem esse acesso?
É importante e nos ajuda muito, mas é preciso um trabalho de esclarecimento e adaptação das escolas e comunidade escolar com um todo e ter monitores em cada setor (escola) para colaborar com os profissionais da educação.
Ivan Aciole

Unknown disse...

05271279Governo do Rio Grande do Norte
Secretaria de Educação e Cultura
Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – CODESE
Subcoordenadoria de Ensino Médio - SUEM

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE NA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE COMO MATERIAL DE APOIO
COMENTÁRIOS
O autor do texto tem como foco de seu trabalho, a tecnologia e informação como grandes aliados dos alunos e professores, para que desenvolvam uma capacidade plena de inteligência e aprimorem a cada instante o conhecimento adquirido.
Fala sobre a importância da utilização dos meios auxiliares de ensino, para que haja uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo ensinado e que facilite o professor a transmiti-lo para o aluno. Também se mostra nesse contexto preocupado com as informações de caráter irrelevante, que os alunos absorvem com a utilização da rede mundial de computares em larga escala, no entanto não é necessário limitar o acesso tendo em vista que as informações relevantes têm um maior aproveitamento.
E fala também sobre a utilização dos meios tecnológicos como principal ferramenta para pesquisas, elaboração de trabalhos e outras tarefas apresentando uma série de vantagens no que diz respeito a buscar novos meios de aprendizagem e desenvolver novas habilidades.
E por fim o autor dá uma atenção especial ao estímulo da criatividade e imaginação que aluno deve ter quando se está trabalhando em seus projetos, e que o uso da tecnologia propicia a produção em excelência dos trabalhos e aumenta as possibilidades de desenvolvimento da capacidade dos estudantes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Há uma seqüência no caminho de Machado ao começar com dados , informações, conhecimento e inteligencia, nada é feito sem organização, e semelhante estas informações no contexto já trabalhei algo similar por usar situações que para chegar ao topo da pirâmide è necessário um bom planejamento entre o que queremos alcançar nos determinados objetivos

Unknown disse...

Quando se pensa em ensino para a compreensão, a primeira idéia que vem a mente é dar sentido aos conteúdos curriculares, é mostrar aplicações dos conteúdos em situações vivenciadas pelos alunos. Os objetivos de aprendizagem das disciplinas deve priorizar os conteúdos que tenham significado imediato para os alunos. A partir destes, se estende para os outros conteúdos, sem apresentar uma prova como resultado final, único. A questão da compreensão total, parcial ou incompreensão dos conteúdos deve ser vista sob vários ângulos. O aluno que aprendeu pode servir de monitor dos demais; novas situações de aprendizagem devem ser provocadas e os erros devem servir de ponto de partida para a construção e fixação do conhecimento. O ensino para a compreensão deve priorizar o raciocínio lógico, a criatividade, a autonomia, a utilização de situações concretas e a conexão com outros componentes curriculares.

Unknown disse...

Texto – os objetos virtuais da aprendizagem: Ação,criação e conhecimento.
Autor: Walter Spinelle

Se há algo em que temos que concordar é sobre a importância da inclusão digital no seio de qualquer instituição. O uso do computador tem proporcionado total facilidade e comodidade à vida das pessoas em geral. Quanto às aplicações desse método dentro das escolas, só tende a aprimorar e ampliar os conhecimentos de toda a comunidade docente e discente. Embora estejamos muito aquém das metas a serem alcançadas quanto à implantação desse sistema em nossas escolas, aos poucos haveremos de nos aprimorar com essa prática o que abrirá muitas portas aos nossos alunos que só precisam de uma motivação maior para exprimir todas as idéias e conhecimentos que abrigam às entranhas, pois, através da inclusão digital, não haverá mais barreiras para impedir que o conhecimento chegue a todos que queiram buscá-lo.