quarta-feira, 2 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial - 8 horas - Turma 7

Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

15 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Comentários sobre o texto: Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento, de Walter Spinelli.

Para o autor não há professor que não prepare sistematicamente atividades para auxiliar seus alunos na aprendizagem de determinado conceito.
Essa é uma grande verdade, no entanto não somos preparados para usufruir de maneira satisfatória dos recursos existentes. Precisamos ser capazes de levar o aluno da base até o topo da pirâmide descrita por Machado. Parte desse despreparo deve-se a forma tradicional de ensino-aprendizagem a qual fomos e ainda somos submetidos, inclusive nos cursos de licenciatura. Os currículos universitários precisam se modernizar para, de fato, conduzir o professor à uma prática condizente com o contexto atual.
Ainda hoje, nas escolas, vivenciamos planejamentos que se resumem a repasses de informações, leitura de um texto e listagem de conteúdos com objetivos...(separados por disciplina), a teoria é uma e a prática é outra e o professor continua se virando sozinho, além disso é sobrecarregado de trabalho já que leciona em duas ou mais escolas para aumentar seu rendimento mensal.Apesar de tudo somos persistentes e buscamos sozinhos ou com pouca ajuda criar situações reais de aprendizagem, tais como: viagens de estudo com projeto norteador; aulas práticas e interdisciplinar, mas isso ainda é muito pouco no contexto atual, precisamos nos libertar do modelo tradicional que foi e ainda é impregnado em nós professores e alunos, mas isso não é fácil e depende de inúmeros fatores.
Quanto aos objetos de aprendizagem, vistos no primeiro encontro percebi que será de grande valia na minha prática, já que vou poder melhorá-la um pouco mais , por exemplo usando o TANGRAM,com meus alunos do ensino fundamental, eu trabalhava figuras planas, áreas, perímetro e ângulos através da confecção, recortes e montagens de personagens pesquisados por eles, com os quais eles escreviam um texto, depois ainda faziam a apresentação e a exposição dos trabalhos, agora poderei enriquecer ainda mais esse assunto utilizando o OA do rived.

Um abraço a toda equipe e aos colegas de curso.
Jalvani Maria

Unknown disse...

Cursista: Francisco Canindé da Silva, Florânia (fcsilv.silva@gmail.com) - Turma 07
Data 18 de julho de 2008
Como situações de aprendizagem, em minha prática docente, nunca utilizei recursos de informática ou da Internet, devido às dificuldades de acesso. Anteriormente não havia laboratório de informática na escola e até o momento não está conectado à rede. Mesmo assim, às vezes, realizo pesquisas na Internet através de outros meios extra-escolares. Participei também de diversas situações de aprendizagem utilizando a informática na universidade. Também através de filmes, vídeos, aulas de campo, aulas em laboratório de Bioquímica e Biociências, não apenas coletando dados, mas adquirindo informações e formulando conhecimentos elaborados. Talvez eu não tenha chegado plenamente à inteligência plena em relação aos dados adquiridos, foi possível uma luz e um caminho no que concerne á formulação de projetos e valores.

Com certeza, este curso vai coleborar e muito em minha atividade profissional.

Unknown disse...

Em “Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: Ação, Criação e Conhecimento, o autor Walter Spinelli começa apresentando o perfil do professor e os procedimentos que seguem centrado na necessidade de preparar atividades sistematicamente , como forma de auxiliar seus alunos na aprendizagem de determinado conceito, na tentativa de trazer o conhecimento para a realidade “ vivencial” do aluno, observando a maneira como se ampliou o acesso à informação e à comunicação com o advento da rede mundial de computadores.
Assim fundamentando sua tese em Machado (2002) o qual utiliza a imagem da Pirâmide Informacional para apresentar suas idéias sobre como compreender alguns termos que rodeiam atualmente as concepções do conhecimento, tais como: inteligência, conhecimento, informações, dados.
Desse modo, elege como objetivo principal do trabalho educacional, o de estimular os alunos na leitura e interpretação de dados, recolhidos das mais variadas formas, para, em seguida, convidá-los a analisá-los, organizá-los, relacioná-los e criticá-los.Necessitando para isso refletir também sobre a maneira como, no cotidiano, os temas próprios de cada disciplina enredam-se aos das demais, estabelecendo ligações entre os conteúdos e os processos de várias disciplinas, estimulando os alunos a compreender de modo crítico, os fenômenos sociais e científicos dos nossos tempos.
No que concerne aos objetos virtuais de aprendizagem, observa-se que com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores e Internet, novas situações de aprendizagem têm sido concebidas, já que com o computador conectado à rede, alguém interessado em obter informações , ao entrar num site de busca encontrará cerca de mil referências.Embora reconheça que ao mesmo tempo em que há uma série de vantagens no uso dos computadores em muitas tarefas, como por exemplo, a execução de tarefas repetitivas e demoradas, há também uma série de críticas e limitações a sue uso indiscriminado.Em suma, os computadores podem ser utilizados como via importante para a concretização de nossos projetos individuais ou coletivos, auxiliando na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo,estimular o desenvolvimento da capacidades pessoais , como imaginação e criatividade.
Em relação ao estimulo à criatividade e à imaginação é defendido que um objeto virtual não é apenas a simulação de um experimento real, pois é visto como uma situação, uma história, na qual o aluno percorre etapas, envolvido por um contexto que exige com preensão de determinados conceitos científicos. Assim a procedência e o sucesso da atividade devem ser avaliados observando:o ponto de vista de quem projeta e o ponto de vista de quem utiliza, cabendo ressaltar que o sucesso de quem de quem projeta o objeto virtual merece uma reflexão mais detalhada.Sendo assim, envolver na elaboração dos objetos, os alunos e/ou os professores, partindo de estratégias de trabalho que favoreçam o exercício da criatividade por parte de nossos alunos, amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes.


Relato de Vivência em Sala de Aula:
Este trabalho tem como principal objetivo descrever as atividades desenvolvidas nas turmas de Primeiros, Segundos e Terceiros Anos do Ensino Médio, na Escola Estadual Prof. Raimundo Silvino da Costa, nos anos de 2007 a início de 2008.

Desse modo, a situação educacional vivenciada nos Primeiros Anos do Ensino Médio partiu dos fundamentos teóricos da “conservação da quantidade do movimento” de um corpo com massas iguais ou diferentes. Assim, depois de ver os conteúdos exercitados, provando matematicamente essa conservação, partiu-se para vivência da algumas experiências, usando bolas de sinuca dentro de uma calha, jogando uma bola numa das bolas extremas. Assim foi possível verificar que só a primeira bola da outra extremidade se movimentou, em seguida jogou-se duas em umas das extremidades e observou-se que apenas as duas primeiras da outra extremidade se moveram e assim por diante o que possibilitou a constatação da conservação da quantidade de movimento , oportunizando questionamentos do tipo : como entender a conservação da quantidade de movimento a partir dessa experiência?
No que concerne às atividades desenvolvidas nas turmas dos Segundos Anos, estudou-se o tema de calorímetro, utilizando para isso um calorímetro e um termômetro, colocando nele quantidades iguais de água com temperaturas diferentes, possibilitou constatar que a medida da temperatura do equilíbrio térmico entre as duas porções. Ainda nos Segundos Anos, no estudo de óptica, verificou-se que a distância entre um objeto e um espelho plano é a mesma entre o espelho e sua imagem, analisou-se também a quantidade de imagens entre dois espelhos planos de acordo com o ângulo formado , descobriu-se que quanto mais maior o ângulo formado entre os espelhos, menor o número de imagens e vice-versa.
Já em relação aos experimentos observados nas turmas de Terceiros Anos, partiu-se do pressuposto observável dos tipos de energia, transformados por uma pilha e uma bobina confeccionada com fio de cobre feito pelos próprios alunos que concluíram ao final disso foi que as energias encontradas transformadas, podiam ser classificadas em energia química, térmica, eólica, mecânica sonora e elétrica.
Sendo assim, conclui-se que o desenvolvimento dessas experiências possibilitou de forma mais prazerosa e dinâmica a absorção desses conteúdos, uma vez que os alunos sentiram-se motivados e co-autores do conhecimento utilizando para isso, elementos virtuais e assim, estabelecendo uma ponte entre os fundamentos teóricos e os experimentos vivenciados ,como elo de uma realidade mais concreta entre o que se estuda e o que se vivencia.

Unknown disse...

Geraldo Rodrigues Francelino – Florânia, Turma 07
Comentário do texto: Os objetos virtuais de aprendizagem de Walter Spinelli
Acredita-se que a condução da transmissão dos conhecimentos não se limita apenas em quadro de giz, e sim pelo uso de objetos virtuais de aprendizagem, bem como o computador.
O avanço tecnológico nos últimos tempos permite a facilidade de integrar a inteligência humana com o mundo de informações por meio de instrumentos capazes de informar por mínimos detalhes o que já são projetos e pesquisas de estudo.
Visto que os sites de internet são fontes de grande valor para acessar dados de informações, contudo tal objeto virtual ainda é difícil para muitos pela carência de laboratórios de informática. Dessa forma, esse objeto aparentemente passa a ser um recurso sem importância no uso pessoal.
A utilidade do computador no trabalho dos educadores favorece suas pesquisas e contribui no conhecimento prático dos avanços tecnológicos atuais. Portanto, os objetos virtuais serão de grande importância na minha prática pedagógica.

Unknown disse...

O texto de Spinelli faz ampla abordagem acerca da necessidade de uma escola cujo processo de ensino-aprendizagem possa levar o educando a aprofundar seus conhecimentos sempre fazendo uma ponte entre o que ele já sabe e as informações que a civilização tem produzido. Nessa empreitada, não podemos perder de vistas o papel sublime desempenhado pela internet como ferramenta de primeira grandeza para o aprofundamento acerca de qualquer temática. A seguir, destaco experiência moldada nesses pressupostos:
Por ocasião do DIA MUNDIAL DE LUTAS CONTRA A DESERTIFICAÇÃO (17/06), os alunos das turmas concluintes do ensino médio da E. E. Prof. Raimundo Silvino da Costa, desta cidade de São J. do Seridó, assistiram um vídeo sobre essa temática. Em seguida foi realizada uma pesquisa na Internet para aprofundamento acerca do estado da arte sobre esse assunto. A pesquisa foi estratégica na busca de informações acerca desse fenômeno no Nordeste brasileiro e no Seridó. Na etapa seguinte, visitamos o PROJETO PLANTAR, uma iniciativa da referida unidade de ensino no combate ao processo de DESERTIFICAÇÃO. O referido projeto tem como norte a produção de mudas para distribuição gratuita a comunidade escolar e arborização da unidade escolar.
JOSIMAR ARAÚJO DE MEDEIROS – E E RAIMUNDO SILVINO DA COSTA – SÃO J. DO SERIDÓ - RN

Unknown disse...

O texto de Spinelli faz ampla abordagem acerca da necessidade de uma escola cujo processo de ensino-aprendizagem possa levar o educando a aprofundar seus conhecimentos sempre fazendo uma ponte entre o que ele já sabe e as informações que a civilização tem produzido. Nessa empreitada, não podemos perder de vistas o papel sublime desempenhado pela internet como ferramenta de primeira grandeza para o aprofundamento acerca de qualquer temática. A seguir, destaco experiência moldada nesses pressupostos:
Por ocasião do DIA MUNDIAL DE LUTAS CONTRA A DESERTIFICAÇÃO (17/06), os alunos das turmas concluintes do ensino médio da E. E. Prof. Raimundo Silvino da Costa, desta cidade de São J. do Seridó, assistiram um vídeo sobre essa temática. Em seguida foi realizada uma pesquisa na Internet para aprofundamento acerca do estado da arte sobre esse assunto. A pesquisa foi estratégica na busca de informações acerca desse fenômeno no Nordeste brasileiro e no Seridó. Na etapa seguinte, visitamos o PROJETO PLANTAR, uma iniciativa da referida unidade de ensino no combate ao processo de DESERTIFICAÇÃO. O referido projeto tem como norte a produção de mudas para distribuição gratuita a comunidade escolar e arborização da unidade escolar.
JOSIMAR ARAÚJO DE MEDEIROS – E E RAIMUNDO SILVINO DA COSTA – SÃO J. DO SERIDÓ - RN

Blog para quem gosta de educação! disse...

Segundo Spinelli "os computadores podem ser utilizados como via importante para a concretização de nossos projetos individuais". Recentemente na E.E. prof. Leomar Batista de Araújo - Serra Negra do Norte - RN, vivenciamos a realização de uma Gincana Ecológica, que propiciou aos estudantes conhecer melhor o problema ambiental provocado pelo lixo em nosso planeta. No evento foram dadas sugestões para a separação e reutilização do lixo. Na cuminância os dados foram expostos na própria competição onde cada equipe tentavam cumprir suas tarefas. O que mais valeu foi o fato dos estudantes terem buscado sozinhos, o conhecimento em fontes diversas (nesse momento o professor ficou apenas orientando), e a maneira lúdica que os dados foram apresentados facilitou no aprendizado de todos.

Abraço a todos e até o próximo encontro.
Fabiano Pereira Mariz.

Unknown disse...

Considerando, o que Walter Spinelli afirma no texto, quando diz que o objetivo primeiro do nosso trabalho educacional deve ser estimular os alunos na leitura e interpretação de dados, recolhidos das mais variadas formas, para em seguida, convidá-los a analisá-los, organizá-los, relacioná-los e criticá-los, vou relatar um trabalho que organizei e orientei para a 3ª série do ensino médio, na disciplina física, mas também utilizando-se dos conhecimentos de matemática e História para complementar o trabalho.
Encontrei um objeto de aprendizagem no RIVED com o título, Os raios misteriosos, que teria melhorado a introdução do trabalho que organizei, mas mesmo assim considero esse trabalho que relatarei abaixo como um trabalho que culminou para atingir o último patamar da pirâmide de Machado.Como afirma Machado (2002) na sua pirâmide ele parte de dados , organiza, dar significados,compreende e projeta e com esse trabalho essa seqüência em cada grupo foi detectada.

Organização do trabalho.

Apresentação de um seminário com o tema: televisão.
Abertura da aula com algumas perguntas do tipo:
A)Vocês conhecem o princípio de funcionamento de uma TV de tubo de imagem?
B)Existem diferenças de funcionamento entre TV de LCD, plasma e de tubo de imagem?
C)Vocês sabem como é transmitido e recebido a imagem de TV?
Ficaram motivados e curiosos para responder as perguntas, mas com as informações que conheciam não conseguiram responder.
A partir daí dividimos a turma em grupos e cada um foi sorteado para pesquisar e apresentar, com quinze dia após, um subtema sugerido abaixo.sendo alertado para não fugir do subtema sorteado e usar o máximo de criatividade para a apresentação.

Grupo A
Pesquisar como funcionam a tv de tubo de imagem e apresentar , de preferência com estudo prático e teórico.

Grupo B
Pesquisar e apresentar como é a transmissão e recepção de TV. De preferência fazer cartazes ou outro tipo de material visual ou virtual para mostrar os passos dessa transmissão.

Grupo C
Pesquisar como funciona uma Tv de LCD (cristal líquido) e de plasma e fazer comparações com a de tubo de imagem, apresentando um comercial de propaganda convencendo um usuário a trocar sua TV de tubo de imagem por uma de LCD ou plasma.

Grupo D
Fazer pesquisa da evolução da TV no Brasil e mostrar análise se essa evolução se dá de maneira rápida.Se as pessoas de baixa renda acompanham a evolução ou não.

Grupo E
Pesquisar e apresentar em forma de cartazes ou outro meio a relação entre tamanho da televisão e ambiente, a venda de TV de plasma e LCD no Brasil e como são medidas as polegadas de uma TV
A apresentação desse seminário foi um show de criatividade e percebi a empolgação dos alunos quando apresentavam os trabalhos principalmente o grupo C que para apresentar o que foi orientado precisaram realmente coletar dados, organizar,compreender preparar projeto com argumentos favoráveis para convencer o usuário. Um grupo apresentou em forma de teatro, inclusive os alunos do terceiro ano noturno apresentaram muito bem, digo isso porque eles são muito desmotivados em relação a muitos conteúdos.

Um abraço a todos e espero que a minha experiência seja utilizada por algum de vocês.

Unknown disse...

Comentário sobre o texto: “Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento “
Autor: Walter Spinell
Segundo o autor, todo professor prepara sistematicamente suas atividades usando recursos para melhor auxiliar na aprendizagem de seus alunos, atividades para motivar as discussões e criam também outros meios para ser trabalhado com o aluno, formando assim “Situações de Aprendizagem”.
Para ele, essas situações se comparadas ao ensino tradicional de alguns tempos anteriores, são avanços significantes na tentativa de fazer chegar até o aluno os conhecimentos vivenciais. Porém, atualmente, com as transformações tecnológicas que ora vem ocorrendo no dia-a-dia, o contexto escolar está se modificando em função do avanço da tecnologia da informação. Ele acha também que os professores devam levar em consideração, no processo educacional, pois, boa parte dos jovens chegam à escola munidos de informações e que detêm formas ( ainda não assimiladas pela escola ) de construção de conhecimento. Concordo com o autor, essas informações, na prática, são conhecimentos prévios do aluno que devem ser assimilado, ampliado e sistematizado para a construção do conhecimento, tornando-se sólidas em situações escolares, ou seja, situações de aprendizagem no contexto educativo escolar.
Levando em consideração a realidade de nossas escolas, nossos professores, nossos alunos, enfim, a nossa educação, nem sempre, o que diz a teoria, pode-se vivenciar e ser concretizado na prática.
No uso das tecnologias tem muito a desejar, se na escola chega um laboratório de informática, além de não ter internet que possibilite a pesquisa para o aluno é também desproporcional a clientela, contendo um número mínimo de computadores, sala inadequada, professores despreparados, todos esses fatores implica para que haja um bom desempenho no ensino aprendizagem e tenhamos uma educação de qualidade.
Não só no uso da informática, mas em outros recursos que se pode trabalhar com projetos a interdisciplinaridade com aulas práticas a construção do conhecimento, ainda é muito pouco o que vem sendo disponibilizado dentro deste contexto atual. Muitas vezes, somos ousados, persistentes e procuramos criar situações práticas e reais de aprendizagem.
Quanto aos objetos de aprendizagem vistos no primeiro encontro, acho importante que seja trabalhado com o aluno, na minha prática em sala de aula já desenvolvi atividades semelhantes em geometria com meus alunos, não utilizando o computador, mas outros recursos que possibilita a trabalhar as figuras geométricas planas e não planas e a partir destas, construí habilidades artísticas com meus alunos do Ensino Fundamental. No uso do TANGRAM, por exemplo, percebi que através dessa nova tecnologia, podemos enriquecer nossas aulas, o conhecimento do aluno e suas habilidades.

Um abraço a todos, professores e colegas,
Maria José Paulino

Unknown disse...

OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO - WALTER SPNELLI

Spinelli, neste texto, faz considerações sobre como nós, professores, devemos estar preparados para receber jovens que já vêm munidos de grande leque de informações. Informações essas, que estão disponíveis nos diversos meios de comunicação da atualidade e que, muitas vezes, são recebidas mas não passam por um processo crítico, não se constituindo em conhecimento. Torna-se claro o desafio dos professores, que devem estar preparados para novas situações de aprendizagem. O autor ressalta a importância do computador como ferramenta para concretização de várias estratégias. Ressalta, em especial, a utilização dos objetos virtuais de aprendizagem, que "ampliam o campo de possibilidades para a capacidade criativa dos estudantes".
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Levando em consideração a imagem da Pirâmide Informacional sugerida por Machado (2002), gostaria de compartilhar uma experiência vivenciada na E.E. "Leomar Batista de Araújo". Tratou-se de um desafio que foi lançado para as turmas das 1ª séries do ensino médio. O tema era Proteínas. Após explanação em sala sobre o assunto, o desafio foi lançado. As turmas foram dividas em duplas que deveriam realizar um experimento. Cada dupla teria que usar os dados obtidos em sala, do livro didático ou de outras fontes para chegar à uma conclusão sobre o resultado, final da experiência. Os estudantes tiveram que organizar os dados, dando significado a eles. Na tentativa de se chegar a um resultado, eles compreenderam e ralacionaram vários conceitos tratados em sala. No final, muitos conseguiram chegar à uma conclusão correta. E o que é interessante é que nessas turmas alguns alunos têm demonstrado um grande interesse pela área biológica, especialmente de pesquisa. É gratificante!

Bom é isso. Um grande abraço a todos! Até o nosso próximo encontro!
Fabiana Santana de A. Silveira

Unknown disse...

ATIVIDADE A DISTÂNCIA – 1º ENCONTRO


Comentário da leitura do texto de Walter Spinelli, intitulado: “Os Objetos virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento”.
Prof. Tião (turma 7)


O avanço da tecnologia das informações realmente tem contribuído para a melhoria do ensino-aprendizagem na sala de aula. O professor passa a ter maiores e melhores recursos para expor os conteúdos básicos de sua disciplina, facilitando assim, a assimilação e discussão dos assuntos ministrados. Portando, o estudo através dos Objetos virtuais de Aprendizagem (0As), realmente vem facilitar o ensino para que os nossos alunos adquirem conhecimento.
No que se refere a “Pirâmide Informacional,” ele mostra através de quatro patamares, como é realizado todo o processo de aprendizagem, desde os dados de informações da base, até a elaboração de seus projetos pela inteligência, compondo assim o topo da Pirâmide, o qual é objetivo final do processo ensino-aprendizagem. Constatei no estudo do texto que o autor mostra a interação entre a base e o topo da pirâmide informacional, pois as informações básicas do conhecimento dos alunos (Base), passam pelas informações transmitidas pelo professor, levando eles a compreensão do conhecimento e, chegando a elaboração de conceitos e projetos (Topo). Observei na análise do texto que existe nos OAs um relacionamento dos conteúdos curriculares entre diversas disciplinas, pois como diz o texto de Walter Spinelli, “os temas próprios de cada disciplina enredam-se aos demais, extrapolando os limites...”. Assim, ocorre uma interdisciplinaridade entre os conteúdos dos OAs. E isso é ótimo para o aluno que facilita a aprendizagem, fazendo com que eles construam seus próprios conhecimentos e, como diz Levy no texto: “ o saber não é mais uma pirâmide estática...”. Constatei, então, que com a Globalização o conhecimento informatizado aos alunos através dos OAs, não fica restrito somente a uma única matéria curricular.
Finalizando o meu comentário, os OAs levam o aluno a uma melhor aprendizagem e concentração dos assuntos ministrados, após ter percorrido um caminho didático entre outras disciplinas.E como diz o texto, apesar de todos esses ensinamentos tecnológicos não terem sido dados aos nossos pais e avós, eles aprenderam através da prática vivencial, usando o dom da inteligência e, hoje temos todas essas ferramentas tecnológicas virtuais, as quais como encerra o autor: “são instrumentos de tecnologia que amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes”, como diz o auto do texto em seu final.
. Prof. Tião. Florânia (RN), 18 de julho de 2008.

Blog Branquinha Professora disse...

Comentário do texto de Walter Spinelli

Considerando a realidade do crescimento tecnológico e o vasto conhecimento por parte do nosso alunado, que supera com certeza o conhecimento da maioria dos professores e ainda, o desestímulo cada dia maior do aluno na construção do seu conhecimento é que chega às nossas mãos algo mais: os objetos virtuais.
Entendo e espero que, esses objetos estimule e favoreça o interesse na construção desses conhecimentos e da aprendizagem da nossa clientela, visto que, as informações obtidas são de rápido acesso em número maior e em menor tempo.

Um abraço a todos
Maria de Fátima

Unknown disse...

O autor contextualiza situações aprendizagens, de modo a auxiliar a aprendizagem de seus alunos. o mesmo afirma que com o avanço da tecnologia a informação se encontra acessível, porém não garante o conhecimento sem a orientação pedagógica. A formação de uma pirâmide, onde a partir dos dados, pode-se adquirir as informações, porém para se atingir o conhecimento é necessário estabelecer "conexões entre elementos informacionais, processa-los, armazená-los e avaliá-los". Com objetivos de demonstrar as vantagens, da utilização de computadores e Internet, como na execução de tarefas repetitivas na busca em atingir o cume onde se encontra a inteligência. sem dúvida a utilização desse meio é necessário para que possamos avançar a cada dia o conhecimento, porém lanço uma indagação, até que ponto esse meio trará benefícios ? Pois o aluno poderá simplesmente encontrar toda uma gama de matérias prontas e concluídas, sem a preocupação do verdadeiro objetivo que é o auxílio na busca do conhecimento.

Unknown disse...

O texto mostra uma pirâmide informacional para compreendermos alguns termos que nos rodeiam atualmente que são as concepções do conhecimento.No patamar inferior encontra-se os dados, esses podem ser de toda natureza,dados esse que precisam ser selecionados,dado um significado para poder se tornar conhecimento,este que por sua vez precisa ser estabelecido uma conexão entre elementos informacionais aparentemente desconexos,analisa-los e por fim projetar para só assim se chegar no cume da pirâmide.Marli. turma 7