quarta-feira, 9 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial – 8 horas – Turmas: 8, 9 e 10

Leitura e reflexão do texto – Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação, e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

17 comentários:

Unknown disse...

Foi mui interessante esse dia de trabalho. Espero quye possa colocar tudo em prática.
Até

acacio disse...

Esperamos que ao final desse curso estejamos aptos a aplicar todos esses conhecimentos no dia-a-dia de nossas aulas.

Unknown disse...

São Fernando RN

Unknown disse...

Realmente foi muito interessante ,tomara que tenhamos tempo para fazer o uso do mesmo.

Unknown disse...

Realmente foi muito interessante ,tomara que tenhamos tempo para fazer o uso do mesmo.

mjmedeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mjmedeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Texto:Os objetos virtuais de aprendizagem:ação,criação e conhecimento.
Autor:Walter Spinelli

O professor está sempre buscando recursos diferentes para utilizar em suas atividades,para facilitar a aprendizagem dos alunos em determinados assuntos em sala de aula. A busca desses recursos representam um avamço significativo na tentativa de trazer conhecimento para a realidade cotidiana do aluno,no processo educacional para a construção de conhecimento.
Os alunos hoje vêm a escola com uma grande quantidade de informações aleatórias sem nenhum julgamento crítico e sem base sólida dessas informações para a contrução do conhecimento em situações escolares;aumentando assim os desafios para os professores no processo ensino-aprendizagem.
Segundo Machado(2002), em sua pirâmide informacional, os dados acumulados em jornais, tabelas e em redes de computadores, serve para o aluno relacionar,dar-lhes significado e conduzí-los para as informações analisadas, processadas e articuladas. Para chegar ao próximo patamar é preciso de conhecimento, que é fundamental para estabelecer conexões entre elementos informacionais,processar informações,analisá-las,armazená-las,avaliá-las em critérios de relevância e organizá-los em sistemas;e por último o da intelig~encia,que é a capacidade que o indivíduo tem para projetar seus desejos,projetos,sonhos e ilusões para a construção do conhecimento em situações de aprendizagem.
Com o avanço tecnológico,especialmente computadores e internet,é possível buscar novas situações de aprendizagens para o aluno sob o ponto de vista cognitivo de imaginar,criar e,construir saberes em nossos projetos individuais e/ou coletivos. Portanto,um objeto virtual de aprendizagem pode tanto contemplar um único conceito quanto englobar todo o corpo de uma teoria;ele não é apenas uma simulação de experimento real,éuma situação na qual o aluno percorre etapas,envolvido por um contexto que exige a compreensão de determinados conceitos científicos.
Quanto ao relato de experiência vivenciado usando os objetos virtuais de aprendizagem,ainda não foi possível. A experiência que tenho é a utilização da internet como instrumento de pesquisas para o aprofundamento das minhas atividades.

Unknown disse...

Objetos virtuais de aprendizagem



Na atual conjutura político social em que nossa sociedade está inserida é indispensável que nossos alunos tenham acesso aos recursos tecnológicos e em especial ao computador como, também a internet. Pois, no mundo globalizado para que possamos formar cidadãos aptos para interagir e mudar sua situação social é imprescindível que nossos jovens saibam manusear com o computador e por tabela navegar no mundo digital. Por razões diversas, entre elas a velocidade das informações, e o excesso das mesmas, assim como o avanço tecnológico sem freio. Nesse cenário quem não souber manusear com o computador vai ser, indubitavelmente, remetido(a) a tarefas inferiores, pois será um analfabeto digital.
E, em paralelo a essa situação, também, se torna necessário a nossos jovens uma vez que eles saibam acessar a internet desenvolver sua capacidade de discernir, ou seja, ter senso crítico desenvolvido ao ponto de selecionar a informação conveniente para si em meio a avalanche de informações que se tem na internet a respeito de um mesmo assunto.Essa capacidade deve ser desenvolvida na escola a partir de estratégias pedagógicas do ponto de vista cognitivo adequado para que nossos alunos superem as limitações do computador e ultrapassem a posição do Ctrl-c e Ctrl-v e ocupem a posição de cidadãos críticos com capacidade de intervir e mudar o meio em que vive.E no tocante aos conhecimentos que o aluno deve adquirir o computador é um recurso digital reutilizável na aprendizagem de conceitos e ao mesmo tempo estimula a capacidade de imaginação dos usuários, pois dependendo de como é abordado um conceito esse recurso virtual o leva a um leque de possibilidades para um mesmo objeto em estudo.Levando o aluno(a) a escrever, ler, resolver problemas, a desenhar e pensar em várias possibilidades para uma mesma situação.

Unknown disse...

Aprimorar as informações(dados) que os alunos adquirem fora da escola principalmente na internet, oferecendo o máximo de informação possível, visto que somente os dados não contribuem muito para o intelecto do aluno, já que muitas vezes o mesmo não consegue assimilar os temas abordados. O educando, porém, não deve substituir a escola pela internet, a mesma deve ser tomada como meio de informação, mas somente isso não basta, é preciso criticar, analisar e entender tais assuntos.

Durante o curso de Ciências Biológicas, tive a oportunidade de vivenciar a Disciplina Anatomia Humana, sendo importante salientar, que através desta, conheci o Laboratório de Anatomia Humana - UNP, em Natal - RN, momento gratificante, onde passei a usar a prática no cotidiano, assimilando conceitos teórico-práticos vistos em sala de aula. A valorização do ser humano foi um fator determinante desta aula e em decorrência disso passei a valorizar a vida.

Evaldo Bernardo disse...
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Evaldo Bernardo disse...

Objetos virtuais de aprendizagem

Dentre os vários desafios que nós, professores enfrentamos, acreditamos ser esse um dos mais complexos. No atual quadro político-social do mundo globalizado em que a sociedade está inserida é de fundamental importância que nós alunos e professores tenhamos acesso e domínio aos novos recursos tecnológicos que a cada instante surge algo novo. Nesse contexto podemos afirmar que sem dúvida o computador e a internet são instrumentos indispensáveis para que possamos tornar mais fácil, atraente e mais prazerosa, algumas atividades que costumeiramente fazemos em sala de aula e que já se tornaram enfadonhas, com o uso correto desses recursos, acreditamos que possamos nos motivar e motivar também nossos alunos para que ocorra uma melhor aprendizagem.
Na verdade o objetivo não é ensinar o aluno a usar o computador e internet, pois, isso eles ja sabem bem mais que nós professores,devemos educá-los, direcioná-los para o uso racional dos recursos digital e virtual, para que os mesmos possam abrir um leque de novas informações e compartilhar essas informações com seus colegas e professores sobre toda e qualquer área do conhecimento.
O uso do objeto virtual de aprendizagem visa contemplar vários aspectos que possibilite facilitar o conhecimento.

Como professor, eu não utilizei ainda os objetos virtuais com meus alunos. Espero que após ou até mesmo durante esse curso de capacitação eu possa por em prática aquilo que estou aprendendo.

acacio disse...

Texto: Os objetos virtuais de aprendizagem: Ação, criação e conhecimento
Autor: Walter Spinelli

Com a expansão sa Internet e outros meios de comunicação, os jovens chegam á escola munidos de uma grande quantidade de informações. Entretanto sabemos que essas informações precisam ser depuradas e lapidadas. è aí que entra o papel da escola na atualidade, aprender a lidar com essa situação e usá-la como um recurso na construção do conhecimento.
Para Machado(2002) a meta principal de uma atividade educacional é alcançar o patamar superior da pirâmide informacional, que tem como base a coleta de dados, que precisam ser lidos, gerando informações, que precisam ser analizadas e criticadas, construindo conhecimentos e desenvolvendo projetos, que nos levará ao topo da pirâmide, a inteligência.
É preciso também levar em consieração a interdisciplinaridade, ou seja, estalevcer ligações entre os conteúdos das várias disciplinas.
Um instrumento que está tornando cada vez mais dinâmico o processo de ensino-aprendizagem é o uso dos objetos virtuais de apreddizagem, que consiste num recurso digital reutilizável que auxilia na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimule o desenvolvimento de capacidades, como imaginação e criatividade.

Como experiência de uso de objetos virtuais de aprendizagem tive recentemente no curso de Licenciatura em Matemática a distância da UFRN em Currais Novos, onde sou tutor. Na disciplina Intrumentação para o Ensino da Matemática I, usamos dois softwares educacionasi excelentes: o CaR (Régua e Compasso) que permite construções geométricas, e também o Geogebra que permite a contrução e manipulação de gráficos de funções. Para os alunos foi muito interessante fazer na tela de um computador o que estavam acostumados a fazer numa folha de papel.

Unknown disse...

Hoje, é quase impossível estudar,trabalhar e até mesmo viver sem o uso da tecnologia, principalmente no meio de comunicação. O acesso à tecnologia e a internet, tem favorecido à educação de forma relevante, principalmente nos cursos â distância, propiciando uma melhor interação entre aluno, professor e escola.
É importante refletirmos sobre a necessidade de uma constante atualização humana,tecnológica e científica para saber como se inter-relacionam os objetos virtuais de aprendizagem dentro de uma prática educativa significativa e inovadora.

Unknown disse...

A sociedade da qual fazemos parte tem um papel fundamental na escolha dos objetivos que norteiam a educação. Um deles é o desenvolvimento da consciência da educação. Através do estudo das ciências busca-se uma compreensão maior do Universo, do meio em que vivemos dos seres que com ele interagem, além dos avanços tecnológicos somados aos mais diversos empreendimentos sociais. Dessa forma, fornecem-se subsídios para a formação de indivíduos que interagem com a sociedade, sendo responsáveis por ela e desenvolvendo, assim a consciência de cidadania.
É inegável que a utilização dos recurso tecnológicos, especialmente computadores e internet, novas situações de aprendizagem têm sido concebidas provocando uma profunda alteração das relações ser humano/natureza/ciências.
Em vista disso, é necessário repensar o papel da escola. Hoje a sala de aula não pode ser encarada como o único espaço de aprendizagem. Sabemos que os alunos quando chegam à escola já trazem um conjunto de informações adquiridas de sua vivência e do senso comum. Além disso, um objeto virtual de aprendizagem representa um recurso digital reutilizável que vai auxiliar na compreensão dos conceitos, e ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento de competências pessoais, tais como, a imaginação e a criatividade do indivíduo.

Unknown disse...

O professor jamais será susbstituído! (será que não?)
os estudantes, hoje, contam com uma grande quantidade de informaçõs que são oferecidas gratuitamente a eles, com isso não valorizam mais as informações oferecidas pela escola. Muitos, nesse aspecto, estão à frente de seus professores que às vezes não sabem ainda ligar um computador.
o professor deverá assumir o seu papel de pesquisador e se aliar às novas tecnolohias e aos objetos virtuais de aprendizagem, só assim conseguirá êxito no processo ensino-aprendizagem.

Ana Santana Gomes da Silva disse...

A idéia apresentada mostra-se bem inovadora, e eficaz, ao passo que renova o método de ensino, tornando-o mais rápido e prazeroso, dinâmico e moderno, mostrando ser uma esperança para que o ensino atual tão problemático, beirando a falência institucional, possa obter sua “reascenção”. Mas, ao passo que esta mudança seja animadora, ela só poderá ser efetivada (principalmente pelo ensino público,) se forem oferecidas as devidas condições estruturais e intelectuais, para que o corpo docente e discente possa desenvolver essa nova prática educacional com sucesso.