quinta-feira, 17 de julho de 2008

2º Encontro Vivencial - Turma 5 - Reflexão do texto Repensando a Avaliação

Leia o texto e reflita sobre o exemplo apresentado por César Nunes: [...] um grupo da Faculdade de Educação de Harvard acredita que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o “Ensino para a Compreensão” (WISKE, 1998). Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina? Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende, total ou parcialmente, ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
Reflita e socialize suas idéias neste ambiente. Para isto clique em comentários ou em postar um comentário.

12 comentários:

Unknown disse...
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Unknown disse...

Atividade vivencial – II

Texto: Repensando a Avaliação
César Nunes

Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina?
A avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do professor e da escola como um todo. A avaliação não é um fim e sim um meio. Ela é um meio que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando as dificuldades dos alunos em desenvolver suas habilidades dentro de cada disciplina, e que possibilite mudança no trabalho para tentar sanar as deficiências identificadas e melhorar o ensino-aprendizagem.
Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
A prática de reflexão sobre o comportamento do aluno que compreende ou não o que estamos vivenciando com ele é muito constante. Acredito que o que está faltando são ações que venham sanar as deficiências de aprendizagem do aluno.

Unknown disse...

De Assis
A avaliação é uma atividade que está presente em todas as ações realizadas pelos educadores. Mas avaliar é uma tarefa muito difícil de ser executada, por que nem sempre temos os objetivos bem claros e definidos com relação aquilo que queremos avaliar, e com isso as vezes cometemos alguns equívocos por não conhecer e não ter em mão as formas e técnicas de avaliação mais adequada a cada situação, ou que seja suficiente para detectar as necessidades ou dificuldades dos alunos no desenvolvimento de suas habilidades e competências com relação ao tema ou conteúdo estudado.

Unknown disse...

Arlindo Albino
Turma 05
Comentário sobre o texto: REPENSANDO A AVALIAÇÃO (Cesar Nunes).
Muito já se tem ouvido sobre este tema, porém, não é um assunto fácil. Quanto mais se estudo e se busca saber sobre avaliação, mais sentimos a necessidade de conhecê-lo, discuti-lo, repensando sempre as nossas práticas como educador. Creio, que no nosso país estamos muito bem servidos de pessoas que têm buscado levar os educadores e alunos, a escola em si, a estudarem as causas e conseqüências da avaliação. Temos que ter pensamento crítico, e capacidade de discernir o tema, visto ser ele, complexo e muitas vezes, mal entendido de tantos, que não gostam de muitas mudanças nas suas práticas pedagógicas.
O uso da tecnologia para a avaliação da capacidade de resolução de problemas permite hoje, termos um bom aliado que nos trás um “feedback” que em outras épocas não seria possível. Com o uso da tecnologia podemos trabalhar com mapas conceituais, analogias, metáforas, formas, movimentos, gráficos, fórmulas, além de termos uma visão mais ampla e ilustradas daquilo que queremos repassar para os nossos alunos. Devemos deixar transparecer em nossas práticas avaliativas que os métodos utilizados são justos, objetivos, e dentro de uma boa porcentagem eficaz na aprendizagem.
Arlindo Albino da Silva
Turma 05

Unknown disse...

Texto repensando a avaliação de César Nunes

Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina?
Formar alunos que tenham capacidades de assimilar os conteúdos, associá-los as experiências de vida, contribuindo para uma formação humana e profissional.
Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente, parcialmente, que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
Deverá ser uma prática constante do educador, pois assim irá melhorar o processo ensino-aprendizagem, contribuindo para uma formação mais completa e essencial para a sua vida.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Análise feita em grupo por Jonas, Valdinete e Paulo Esse.
Analisando o texto Repensando a avaliação de César Nunes, percebemos que as várias formas de avaliação mencionadas no texto não condizem com a nossa realidade, porque os professores ainda não estão capacitados para avaliarem seus alunos de forma reflexiva, crítica investigativa etc. por meio de objetos virtuais de aprendizagem considerados imprescindíveis no ensino-aprendizagem, como também as escolas não estão equipadas com esses recursos tecnológicos, que exigem programas sofisticados, caros e inacessíveis à maioria das escolas públicas.
4 de Agosto de 2008 16:47

Unknown disse...

Atividade Vivencial II

Texto: Repensando a Avaliação
César Nunes

O texto reflete sobre os vários métodos de avaliação de teóricos e na realidade nos deixa em aberto e sem uma opinião formada sobre qual método devemos usar com os nossos alunos.

"Será que não existem Instrumentos mais efetivos para que os próprios alunos tenham maior conciência do que sabem e do que não sabem e que guiem melhor seus processos de aprendizagem?"

Já existe instrumentos de avaliação que estão dando certo no processo ensino-aprendizagem.Porém ainda muito distante da realidade do professor como do aluno, poderiamos com o auxílio de software preencher essa lacuna e estabelecer que a avaliação é contínua, que o instrumento "software" também deixe o aluno livre para tomar suas próprias decisões, como diz o texto citado.

Unknown disse...

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO REPENSANDO A AVALIAÇÃO DE CÉSAR NUNES

O texto nos faz refletir sobre a importância de uma avaliação realizada continuamente através de métodos educativos que facilite ao professor a observação das habilidades e competências que particularmente cada aluno tem e que também as técnicas utilizadas possam tornar as aulas mais atrativas, despertando assim o interesse do aluno pelos assuntos vistos em classe. Este novo modelo de avaliação visa ainda instruir o aluno de forma que desperte nele o pensamento crítico, fazendo-o refletir, elaborar questionamentos, saber debater e esclarecer problemas do cotidiano.
Os objetivos de aprendizagem da disciplina de Biologia são: Fazer com que o aluno compreenda os conteúdos vistos em sala de aula de forma mais abrangente, que desperte a reflexão, fazendo-o analisar o que viu em classe e retirar exemplos que possam ser úteis no seu para o seu dia-a-dia. Avaliando com os novos recursos de multimídia, o professor terá muito mais possibilidades de reconhecer os pontos fortes e fracos de cada aluno, esclarecendo suas dúvidas e respondendo questionamentos de assuntos vistos anteriormente, poderá ainda analisar passo a passo como está sua metodologia de ensino, fazendo consertos e aprimorando algumas técnicas quando houver necessidade.
Para o professor refletir o comportamento de cada aluno no quesito aprendizagem é necessário uma análise bem criteriosa dos tópicos de compreensão, enfatizando o nível de aprendizagem em que aquele aluno se encontra, suas competências, afinidades, habilidades, atenção, tudo isso influi muito no entendimento do educando, e para se ter essa visão completa por parte do educador, requer muito tempo e observação, fato que atualmente é difícil acontecer, pois a maioria dos professores encontram-se sobrecarregados com muitas tarefas e alguns acomodados na sua rotina monótona.Mas existem também as exceções,onde a análise é feita até em grupo, nas quais os professores se reúnem por disciplina para estudar cada aluno, reconhecendo os mais interessados, os parcialmente entendidos e aqueles que nada compreendem do assunto, com isso se busca repensar os pontos que ficaram a desejar na metodologia utilizada em classe, procurando melhorias que solucionem esses problemas.

Unknown disse...

sempre q falamos em avaliaçao, temos a seguintes perguntas: o q avaliar e como avaliar?
talvez por uma qustao historica em q nos professores fomos formados de modo quantitativo, a inovaçao d avaliar qualitativamente será mto dificil. criticas polemicas irao surgir, mas prefiro relatar aki algumas sugestoes, sobre cmo avaliar qualitativamente. creio q dar um conceito por comportamento, disciplina ou até pontualidade, nao eh interessante. eh mais valido avaliarmos a capacidade de raciocinio ou ate o nivel de conhecimento destes alunos. sugiro entao, uma maior exploraçao q questoes contextualizadas e interdisciplinads q envolvam mais diretamente o conhecimento previo q estes alunos têm antes d xegar em sala d aula, levando-se em consideraçao td q eles conhecem no seu dia-a-dia.

Unknown disse...

A avaliação é uma atividade que está presente em todas as ações realizadas pelos educadores. Mas avaliar é uma tarefa muito difícil de ser executada, por que nem sempre temos os objetivos bem claros e definidos com relação aquilo que queremos avaliar, e com isso as vezes cometemos alguns equívocos por não conhecer e não ter em mão as formas e técnicas de avaliação mais adequada a cada situação, ou que seja suficiente para detectar as necessidades ou dificuldades dos alunos no desenvolvimento de suas habilidades e competências com relação ao tema ou conteúdo estudado.

Anônimo disse...

REPENSANDO A AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo complexo que deveria ser repensado na educação. A qual deveria ser capaz de desenvolver no aluno conhecimento das habilidades e competências da qualificação da aprendizagem.
Segundo(QUELLMALZ,KOZMA,2003). Uma das maneiras de se avaliar a capacidade de resolução de problemas é quebrar um ou mais problemas em tarefas que envolvam os seguintes conhecimentos: conhecimentos declarativo(identificação de informações e características do problema), o conhecimento procedual(passo a passo para a resolução) e o conhecimento estratégico(organização de dados e informações, análise e interpretação e os resultados).Com isso é possivel avaliar,diferentes habilidades e competências.
20 de Agosto de 2008 12:05