quarta-feira, 2 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial - 8 horas - Turma 3

Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

35 comentários:

Unknown disse...

Rita vamos nos reunir para estudar otexto os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento.
um abraço Francisquinha.
aguardo resposta.

Sônia Maria Pereira disse...

Caríssimos Cursistas,
Este é um espaço no qual poderemos interagir de uma forma interessante com reflexões acerca do conteúdo ora trabalhado, portanto, que façamos bom uso!
Abraços,
Sônia

Unknown disse...

O texto de Walter Spinelli mostra que os nossos alunos estão inseridos em um contexto social caracterizado pelo fácil acesso aos meios de comunicação, sendo os mesmos a todo instante bombardeados por inumeras informações que são vinculadas de forma irrestrita que compromete a qualidade das mesma. Esta realidade exige da escola adoção de novas metodológias tais como, a utilização de recursos tecnológicos tendo em vista que as mesmas ampliam as possibilidades para a construção dos conhecimentos, mas não necessariamente contribui par a concretização da apredizagem.

Maria Rizelda de Oliveira Silva

Unknown disse...

o autor walter spinelli enfatiza a necessidade do professor direcionar as atividades escolares que promovam o desenvolvimento de capacidades tais como :analizar; selecionar,criticar e compreender fenômenos e situações vivenciadas tanto na escola quanto na vida cotidiana.Para isso é necessário o desenvolvimento de atividades quepermitam ao aluno relacionar o conteúdo escolar as esperiências sociais, siatematizando os conhecimentos apartir de dados e informações obtidas em suas práticas cotidianas,apropriando-se dos mesmos para projetar e desenvolver ações.oque significa que o aluno alcançou o mais alto nível do conhecimento,que é a inteligência.

Francisco Edilberto de Carvalho

Unknown disse...

O texto de Walter Spinelli destaca que a efetivação da apresentazagem requer na promoção de situações que aproximem o conhecimento da realidade vivida pelo aluno. No contexto atual as tecnologias da informação fazem parte da rotina de muito de nossa alunos que de posse de instrumentos como a internet, vivenciam novas formas de comunicação. Muitas escoilas no entanto descosideram este fato, por ainda não dominar ou dispor desta tecnologia. O acesso a quantidades ilimitadas de informações não significa que se tenha elevado os niveis de conhecimento do aluno no âmbito escolar até porque a quantidade de informações aos quais os alunos se desparam não garantem a qualidade. Cabe a escola promover a situações de aprendizagem que levam a produção de conhecimento e ao desenvolvimento da inteligência que é a capacidade de projetar e desenvolver ações.


Ana Maria da Rocha

Unknown disse...

Após estudo realizado do texto compreendi que a aprendizagem se concretiza a partir das situações de aprendizagem. isto significa dizer que o professor necessita adequar suas atividades a realidade do aluno. A partir dos conhecimentos apresentados se faz necessário que o professor planeje suas atividades considerando a necessidade de elevar o conhecimentodos níveis de dados e informações aos níveis de conhecimento e inteligência.


Genilda Maria da Rocha - Esc. Est. José Nunes de Carvalho

Unknown disse...

Unidade B – Módulo 1 – Objetivos de Aprendizagem


OS OBJETIVOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO


Autor: Walter Spinelli

Das informações ao conhecimento

A compreensão dos aspectos que permeiam o processo de construção de sentidos e da aprendizagem humana caracteriza, em si mesma, um grande desafio para os educadores. Pois temos uma responsabilidade muito grande em mediar não só a construção do significado pedagógico mais principalmente um trabalho político social de promover a inclusão digital de uma geração que nasceu e vive em um mundo totalmente informatizado.
Sabemos que ser professor neste mundo globalizado em que estamos inseridos temos que, preparar sistematicamente atividades que levem o aluno a situações de aprendizagem pois a maioria dos jovens chegam à escola com uma quantidade de informação maior do que vinha em outros tempos, embora sabemos que detêm, formas ainda não assimilados pela escola de construção de conhecimento. Daí o desafio dos professores hoje que é maior ainda do que em outros tempos. Portanto, o foco do aprender no lugar de ensinar e a distinção entre informação e conhecimento pois, quanto maior for a quantidade e a qualidade das relações construídas, mais efetiva será a compreensão para a formação do conceito. Então é preciso esclarecer que a informática na educação deve ser vista como uma poderosa e atraente ferramenta, diga-se de passagem que, se bem utilizado, só trará avanços e autonomia para aprendizagem do educando. É de suma importância esclarecer que o professor, hoje educador, jamais perderá na prática, sua importância, uma vez que é ele quem auxilia e direciona o aluno a novas descobertas. Cabe a ele, assim como à escola, o papel de incentivar a aprendizagem e a curiosidade epistemológica, a fim de se ter um cidadão, um sujeito consciente de seus direitos e deveres nesta sociedade. No entanto, cabe também à escola e ao professor a função de implementar a tecnologia no espaço educativo, para que o aluno ao sair da escola, esteja apto a entender e a manipular a tecnologia utilizada do século XXI.
Entretanto, não se pode perder de vista que o surgimento da informação implica uma série de mudanças em diversos setores da sociedade, porém, a forma de utilizar a informática na educação é que deve ser, questionada atualmente, será que as escolas estão fazendo um bom uso da informática, assim como fizeram da TV e do vídeo? Assim como a TV e o vídeo, o computador está longe de ser aproveitado nas escolas, pois nem todos os professores sabem utilizá-lo corretamente. A informática é como um elemento facilitador e uma aliada às suas aulas. É preciso ressaltar, a todo momento, que a tecnologia sem um objetivo educacional, na escola não obterá grandes êxitos.
Concluímos que a informática na educação deve ser bem planejada. Os professores devem pesquisar softwares interessantes que estimulem a magia do aprender e enriqueça a beleza do ensinar. Isto é, a informática na escola, deve ser vista como uma amiga do professor e nunca como uma rival que irá torná-la obsoleto, já que ele está seguro do seu papel como educador e facilitador da aprendizagem.


Maria José Custódio Freire -
Es. Est. Prefeito João Ataide de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

Comentários do texto: Os objetivos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento, de Walter Spinelli.

De acordo com o texto, os conhecimentos construídos nos ambientes escolares ganham sentido quando há uma interação continua e permanente entre o saber escolar e os demais saberes, entre o que o aluno aprende na escola e o que ele traz para a escola. E se entendermos a escola como um local de construção do saber, como um ambiente de discussão, troca de experiências e de elaboração de uma nova sociedade, é fundamental que a utilização dos recursos tecnológicos chegue às salas de aulas. Nessa perspectiva o professor é fundamental para utilizar as informações que o aluno já tem como ponto de partida na sistematização do conhecimento, oportunizando a ele vivenciar novas situações de aprendizagem através dos recursos tecnológicos e a interagir com o conhecimento a partir dos objetivos virtuais de aprendizagem, os quais permitem o desenvolvimento de atividades intelectuais que estimulam a capacidade criativa e a imaginação, garantindo ao alunos uma aprendizagem mais significativa. Portanto, faz-se necessário ter como referencia a pirâmide informacional de machado (2002), que estabelece quatro patamares para serem atingidos pelo estudante durante o processo educacional. Sendo que o objetivo principal é atingir o patamar superior da pirâmide informacional.
Francisca Reinaldo de Pontes
E.E . Profª Maria Arioene de Souza
Campo Redondo - RN

Unknown disse...

Das informações ao conhecimento

Todo professor seleciona atividades que visam estimular a aprendizagem do aluno. São consideradas situações de aprendizagem: pesquisas na internet, debates, atividades extra-classe como por exemplo: viagens, visitas a museus e etc. Apesar de trazer conhecimento para o aluno, não é totalmente viável para todos esta forma de ensino, pois nem todos têm acesso. Hoje, o aluno chega à escola com um grande número de informações adquiridos na internet, mas ele não possui um senso crítico para selecioná-los, cabe ao professor auxiliá-lo e assim tornar o conhecimento sólido. Segundo Machado, o conhecimento se apresenta numa seqüência lógica que pode ser analisada através da pirâmide informacional: Os dados presentes em tabelas, gráficos, jornais etc, nem sempre são capazes de analisá-los ou selecioná-los; as informações são dados interpretados, analisados; o conhecimento é um importante objetivo do trabalho pedagógico; a inteligência que é adquirida pelo indivíduo quando ele se torna capaz de elaborar projetos. Devemos orientar nossa atividade educacional no sentido de incentivar o aluno a ler, interpretar dados, analisá-los, organizá-los, relacioná-los e criticá-los.
Objetos virtuais de aprendizagem
Atualmente, vêm crescendo o número de recursos tecnológicos, sendo o computador o mais utilizado. Através da internet, nossos alunos têm um importante meio de pesquisa, no entanto, devemos orientá-lo para que saibam como usá-lo adequadamente. Um recurso digital a que temos acesso - objeto virtual de aprendizagem - auxilia na aprendizagem do conceito e estimula a imaginação e criatividade do educando.
Estimulando criatividade e imaginação
Para criar um objeto virtual de aprendizagem, alunos e professores devem estabelecer finalidades para as quais se destinam aquele objeto de estudo, fornecer informações importantes, produzir, acompanhar a programação, avaliar resultados e por fim colocar em prática. É importante que o aluno tenha conhecimento prévio do conteúdo, ao ter contato com o objeto virtual de aprendizagem o aluno realizará determinado exercício de forma satisfatória contribuindo para a aprendizagem.

Unknown disse...

OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO.

SPINELLI, Walter.

SÍNTESE
As atividades relacionadas sistematicamente com o objetivo do ensino/aprendizagem por parte dos professores é uma prática corrente. O tratamento dos conceitos sempre está em pauta, sendo conduzido por um conjunto de atividades entendidas enquanto situações de aprendizagem. São ricas em suas formas e seus conteúdos e incrementam à realidade experimentada e vivida pelo aluno dentro e fora da escola.
As informações, por outro lado, são instrumentos basilares na formação do conhecimento, principalmente quando tratadas devidamente por professores e especialmente pelos alunos. Estas ganharam notoriedade, volume, a ainda maior celeridade numa sociedade marcada pela ampliação das relações sociais e culturais. Por isso, o papel determinante de uma nova proposta educacional paralela a estas mudanças e avanços requer igualmente adequações cautelosas e diligentes, que partam de ações programadas e controladas através dos instrumentos tecnológicos e informacionais dos quais se dispõe.
Assim, as informações e os recursos devem ser encarados como ponte atrativa e meio favorável ao pleno desenvolvimento de habilidades como leitura, interpretação, correlação, criticidade e metacognição. É nesse contexto que entra as situações de aprendizagem promovidas pelos chamados objetos virtuais de aprendizagem, os quais podem ser utilizados como via importante para concretização de projetos individuais e coletivos de aprendizagem. Sendo um recurso digital reutilizável, o objeto virtual de aprendizagem diversifica e aumenta os meios e as formas de conhecimento de determinado conceito, ao passo que também estimula a imaginação e a criatividade.
O uso dos objetos virtuais de aprendizagem na medida certa e mediado por ações planejadas e produtivas no seu sentido mais amplo pode ser de grandioso proveito para o pleno desenvolvimento das habilidades criativas do estudante, por estimular, através dos recursos tecnológicos (hardwares, softwares e outras mídias) o acesso e o trato de informações e dados na produção do conhecimento e exposição das competências e inteligências em suas mais diferentes dimensões.

Unknown disse...

Segundo o texto Objetos virtuais da aprendizagem: ação, criação e conhecimento, de Walter Spinelli, a organização sistemática de atividades, as mais diversas, que auxiliem o aluno no processo de aprendizagem constitui o que denomina-se situações de aprendizagem.
Contudo, devido a gama de informações as quais os alunos atualmente têm acesso, principalmente através da rede mundial de computadores, o desafio de educar torna-se maior e as "novas situações de aprendizagem" que nos são apresentadas pelo avanço tecnológico devem permear nosso como ensinar, uma vez em que o acesso as informações, por si só, não garante base sólida para a construção do conhecimento.
Nessa perspectiva, o autor considera que os computadores podem sim, serem utilizados como via importante para o processo de ensino e aprendizagem, quando bem administrados. Por fim, tomando como subsídio a Pirâmide Informacional proposta por Machado (2002), a qual propõe idéias sobre como se dá a concepção do conhecimento, Spinelli considera o uso inteligente de um Objeto Virtual da aprendizagem como um campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes.
Finalmente, ao refletir sobre situações de aprendizagens vivenciadas em minha prática de ensino, conforme propõe a questão, apesar das inúmeras dificuldades, sempre que utilizo algum recurso (e não apenas a exposição dos conteúdos), principalmente os áudios-visuais, aos quais tenho mais acesso, ou, mais raramente, quando realizo aulas práticas, percebo haver uma compreensão mais sólida por parte dos alunos sobre o tema proposto, bem como a capacidade de relacioná-los a situações vividas em seus cotidianos.
Lidiane Medeiros

Unknown disse...

Os objetos virtuais de aprendizagem:Ação, criação e conhecimento.

Comentário

O planejamento é essencial para que o processo ensino/aprendizagem seja coerente com a clientela envolvida.
Atualmente, se faz necessário a atividade educacional e pedagógica, recorrer a informações e recursos tecnológicos, principalmente, computadores, internet, visto que, o alunado traz uma vasta compreensão de uso de recursos virtuais, embora, ainda obtenha dados que precisam serem trabalhados, direcionados a uma reflexão, uma visão crítica das informações que detém, e precisam construir seus próprios conceitos.
Portanto, se faz necessário, que professores façam uma análise de sua condição, em relação aos avanços tecnológicos, via computadores, Internet, para que o processo ensino/aprendizagem tenha uma caminhada coerente com o mundo virtual.
Há uma prática incoerente, em relação a execução de pesquisa sobre determinado tema, o aluno, não faz o devido estudo, reflexão, sobre o conteúdo pesquisado e apenas “puxa” e entrega ao professor e recebe sua pontuação.
O uso inteligente dos instrumentos tecnológicos, amplia o desenvolvimento da capacidade criativa e crítica do estudante.

Ademir Gomes Fernandes

Unknown disse...

ANÁLISE DO TEXTO DE SPINELLI

O texto mostra que todo professor se prepara para iniciar um planejamento e consequentememnte repasar para seus alunos.
O professor cria situações convenientes para o alcance de objetivos especificos para a clientela.Na realidade o aluno já vivencia os avanços tecnologicos,só que de maneira desarrumada sem fazer interesses pelos conteúdos que realmente irão servir para seu aperfeiçoamento na vida escolar e social.
Segundo machado(2002)as informações surgidas na pirâmide são lançadas por diversas vias,mas não pode deixar que o aluno as tenham sem nenhuma exploração.Devemos cobrar do aluno aspectos importantes e traze-los para a vida cotidiana.
No entanto esses canais de informações trazem muitos interesses ,mas não podem ficar sem objetivos.A maneira correta é fazer o aluno pensar e criar determindas situações de acordo com as coisas que irá acrescentar os saberes pessoais de cada um.
Também deve-se ter cuidado com o intercâmbio de temas abordados em diciplinas,deve-se estimular os alunos nas leituras e interpretações de dados para a preparação de projetos,antes de tudo analisar,organizar,relacionar e criticar.
O autor também nos orienta sobre análises de objetos virtuais de aprendisagem.Sabemos que os recursos tecnológicos tem avançado bastante,só que nossos alunos muitas vezes,pesquisam determinados temas sem dar muita importância a muitos aspectos como observar,entre outros.
Sendo assim não existe muita diferença de uma pesquisa feita em enciclopédias ou até mesmo em livros especializados.Ha uma grande vantagem nisso tudo é a rapidez que os trabalhos são feitos,sem análise e até mesmo responsabilidade,deixando muito a desejar.


ANTONIA NEVES DOS SANTOS FERREIRA
SÃO BENTO DO TRAIRI-RN

Unknown disse...

Autor: Walter Spinelli

De acordo com o autor Spinelli nós professores estamos sempre preparando sistematicamente atividades que auxiliem nossos alunos na aprendizagem de determinado assunto, as quais são elaboradas a fim de instigar os alunos à discussão e a análise do tema a ser abordado. Essas atividades são denominadas pelo autor de situações de aprendizagem, que representam um avanço significativo na tentativa de trazer conhecimento para a realidade vivencial do aluno. Mas hoje em função do avanço tecnológico da informação essas situações de aprendizagem deveram ser influenciadas por esse contexto e sofreram modificações. Também por conseqüência desse avanço os alunos chegam à escola com uma quantidade de informações muito maior do que vinham em outros tempos, porém é importante destacar que essa gama de informações nem sempre passaram por uma seleção. Tendo, dessa forma, os professores um desafio hoje maior do que nos outros tempos. Por conseguinte, para falar sobre a importância da atividade educacional e pedagógica, tanto do professor quanto da instituição escolar como um todo, o autor utilizou a imagem da Pirâmide Informacional de Machado (2002) a qual contém em seu patamar inferior os dados, depois as informações, o conhecimento e ao patamar mais elevado destaca-se a inteligência que é tida como meta a ser alcançada. Também foi considerado que é preciso refletir sobre a interdisciplinaridade no cotidiano dos alunos, uma vez que é necessário dar respostas adequadas aos nossos alunos quanto às dúvidas originadas da carga de informação absorvidas, estimulando-os a compreender, de modo crítico, os fenômenos sociais e científicos dos dias atuais. Agora retomando o que já foi dito anteriormente, que com o avanço tecnológico iram surgir novas situações de aprendizagem, dentre elas temos os objetos virtuais de aprendizagem que é um recurso digital reutilizável para auxiliar o aluno na aprendizagem de algum conceito, e para estimular sua imaginação e criatividade. A produção, pelos alunos, desses objetos virtuais de aprendizagem, como também o uso inteligente dos instrumentos de tecnologia são o que possibilitaram estender o campo do desenvolvimento da capacidade criativa desses estudantes.

Unknown disse...

“Capacitação docente na utilização SOFTWARE
como material de apoio pedagógico”.


Os objetos virtuais de aprendizagem:
Ação, criação e conhecimento.

Segundo Walter, todo profissional em educação se preocupa em preparar com antecedência seus planos de aula, usando todos os recursos disponíveis com o objetivo de proporcionar ao aluno uma melhor compreensão, que pode-se chamar de situações de aprendizagem, que comparando o sistema tradicional em que o professor não tenha tanta preocupação. Com seus planos, mais era apenas um repassador de conteúdo sem muitas novidades, podemos apontar para grandes avanços, na tentativa de despertar no aluno, mas seus momentos vivenciais, fazendo uma ponte com o saber de mundo que está internalizado no aluno.
Com todos esses recursos, ainda é um motivo de preocupação por parte dos professores e a escola que não está preparada para receber essa clientela com vastos conhecimentos tecnológicos e ser assimilada pela escola com um todo, isso se dar devido a não capacitação adequada do seu corpo docente para lidar com os jovens que direta ou indiretamente todos os dias estão em contato com as informações aberta a todos, com o surgimento da rede mundial de computadores que permite aos nossos alunos chegar as nossas escolas com uma gama de conhecimento que antes não tinha, diante dessa situação surge um grande desafio para os professores que devem ouvir os alunos e seus saberes e se preocupar em planejar ações que insira no currículo escolar aproveitando e lapidando essas informações trazidas de fora sem prejudicar o aluno nem os conteúdos de aprendizagem programada no planejamento anual.
Machado (2002) utiliza a imagem de uma pirâmide que contém as informações e idéias de como entender alguns termos que possam ter uma concepção do conhecimento, ele aponta inicialmente para a base da pirâmide onde estão os dados, qualitativos e quantitativos aonde tramita todas as notícias veiculadas em todos os meios de comunicação tecnológicos, mas somente acessa-lo não garante que sejamos capazes de entendê-lo completamente, segundo Machado (2002) informações já são dados analisados, processados e articulados (...) (P.GG). Ele quer dizer que as informações vêm e devemos observá-las, estuda-las para a partir daí transforma-las em informações que significa uma limitação as informações ao aluno para ele tomar um rumo certo e poder subir ao patamar do conhecimento que é objetivado no trabalho pedagógico mais ainda não é o último ou principal, mas é muito importante. Em seguida Machado aponta para o terceiro nível, o conhecimento, que aponta para a compreensão das informações embasada em referencial teóricas pré-estabelecidas para se chegar ao último patamar que é a inteligência, considerado a mais importante e leva o ser humano à capacidade de projetar, que segundo Machado (2002).
Nos seres humanos, desejos, projetos, sonhos, ilusões, entretecem-se, funde-se, amalgamam-se, constituindo o combustível ou alimento da própria vida, em múltiplos sentidos, que vão do físico ao espiritual, não ter projetos é encaminhar-se para a morte (P.JO). Considerando e analisando tudo isso e partindo do princípio que é a finalidade do objetivo professor é instituição escolar é chegar ao topo da pirâmide, de estimular o aluno na leitura e interpretação de dados e usar metodologia adequada para que se tenha bom proveito em todos os sentidos, uma vez que entendemos que o saber não é mais uma pirâmide estatística, mas sempre está viajando pelas diversas redes de comunicação.

Objetos virtuais de aprendizagem

Com o avanço constante e crescentes recursos tecnológicos, computadores e internet, entre outros tem levado professores e as instituições repensando uma forma de como fazer para atender essas exigências, montando estratégicas de trabalho a fim de atender a demanda virtual, podemos afirmar que tanto os recursos humanos, estrutural e físico das instituições não estavam preparadas para receber esse publico externo que adentra as escolas e querem uma resposta as suas indagações.
Diante dessa situação a escola deve se preparar para atender os mesmos, mas saber diferenciar e expor as vantagens e as desvantagens das informações que vêm do mundo virtual, e levar o aluno a criar hábitos de codificar e apurar as informações para gerar novas situações de aprendizagem e com isso construir seus saberes.
Sendo que na realidade, um objeto virtual de aprendizagem é um recurso digital que auxilia na aprendizagem de alguns conceitos e estimula o desenvolvimento do ser humano.

Estimulando criatividade e imaginação

Diante dos avanços e considerando que estamos diante de um público exigente e detectou de muito conhecimento tecnológico do mundo, um dos objetivos virtual de aprendizagem não deve ser apenas uma simulação de experimentos real, pronto e acabado, mas enserir o mesmo em uma situação histórica metodológica afim de que o mesmo aluno possa percorrer várias etapas, navegar para poder se aprofundar e ter compreensão formal e estimuladora do que está produzindo, proporcionando ao mesmo as três etapas de atividades inerentes ao ser humano que segundo Arenot (1958), que é o labor, que visa à sobrevivência do corpo e mantém a vida, o trabalho que é responsável pela produção externa de algo do nosso corpo; a ação que é a atividade consciente que produz a memória, a história e a criação. Os dois segundo Arenot, o labor é o trabalho, não é diferente dos demais animais, mas a ação é peculiar aos seres humanos, que tem um raciocínio lógico de fazer as coisas e interagir com os que o cerca.
Entretanto podemos citar as palavras de Marina (1995), acerca da produção inteligente dos seres humanos, que seleciona sua própria informação, essas palavras podem-se aplicá-las ao processo de produção de um objeto virtual de aprendizagem.
Ao interpretar esse texto nos proporciona uma outra visão de entendimento do que antes pensávamos sobre os objetos virtuais existentes e patentes aos nossos olhos apesar de estar bem pertinho de nós, mas não conseguimos visualizar com um instrumento benéfico de nos dar suporte para uma nova pratica pedagógica.
Como na visão do autor, que todo mundo trabalha pelo desenvolvimento, a sugestão é formar um grupo com os amigos, colegas, visinhos. Junte o pessoal e descubra o que cada um gosta e quer fazer qual o talento cada um e dividam a funções, lembrando sempre que todos têm que se envolver, todos são responsável pelo sucesso ou o fracasso de um projeto, saiba que enquanto o seu grupo faz uma ação, muitos outros também estão fazendo a sua parte. A soma de pequenas ações pode fazer uma grande diferença e mudar o mundo, todo mundo tem algum alento e é só fazer como você pode fazer a sua parte.






Aluno: Rosenildo Moreira da Silva
Turma: 03

Anônimo disse...

Unidade B - Módulo 1 - Objetivos de Aprendizagem.
Os objetivos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento.
Autor: Walter Spinelli
Aluno: Valter Luis
De acordo com Spinelli, o professor precisa planejar as atividades a serem trabalhadas com diferentes métodos, pois, partindo de um planejamento onde essas aulas possam ser interativas, os alunos são motivados a despertar o interesse pelas aulas, fazendo parte do processo de ensino e aprendizagem, construindo sua autonomia, neste processo o aluno não é um mero espectador é um sujeito que busca as informações através da pesquisa e elabora o conhecimento para compreender o mundo em que vivi. O professor dentro deste contexto ajuda o aluno, transformando essas informações em conhecimento, preparando os alunos para viverem dentro de uma sociedade em plena expansão tecnológica.

Unknown disse...

Segundo Walter Spinelli, com o avanço da tecnologia toda preparação feita pelo professor em sala de aula que era conhecido como situações de aprendizagens são compara como tradição escolar. E ao observar cada patamar da pirâmide com as concepções do conhecimento, vejo que o objetivo do trabalho educacional seria estimular os alunos na leitura e interpretação de dados com isto ele conseguiria alcançar todo patamar da pirâmide. O saber passa por vários caminhos, e a possibilidade de integra conteúdos e significados remete à idéia de que, a construção de determinado conceito ocorre na medida em que se amplia a compreensão de seus significados.
Um objeto virtual de aprendizagem é um recurso digital que auxilia na aprendizagem de desenvolvimento de capacidade pessoais e que o aluno ao usar os O.V. A notará que ele percorre etapas envolvendo imaginação e criatividade.

Flávio Pereira disse...

Flávio
Os objetivos virtuais de aprendizagem, ação, criação e conhecimento.



O nosso aluno quando chega á escola muitas vezes vem mais informatizado do que nós mesmos professores.

Eles trazem milhões de informações obtidas de jornais, da internet, etc. E o nosso objetivo como professor é assessorar para que eles saibam selecionar tais informações, compreendendo e tirando valores das novas descobertas, pois mesmo tendo acesso á tantas informações muitas vezes não sabem fazer uso das mesmas: não as lêem; não entendem; e também não fazem uma seleção do que realmente é importante. Um exemplo disso é quando um trabalho de pesquisa é passado aos alunos, para que eles busquem o conteúdo da tarefa na internet,eles simplesmente imprimem, sem fazer uma leitura, e freqüentemente nos entregam trabalhos que não contêm o que realmente foi pedido, mas sim coisas que não têm nada a ver.

Não somos contra a informatização, só que devemos usá-la com responsabilidade ensinando aos nossos alunos como tirar proveito na internet, como adquirir conhecimento através da mesma, através desses recursos tecnológicos.

Portanto acreditamos que por meio da leitura dos objetivos virtuais de aprendizagem vamos ficar mais atentos e de uma certa forma estimular o nosso alunado a desenvolver sua capacidades, sua imaginação e criatividade quando estiverem "navegando" no mundo virtual.

educacao disse...

Unidade B – Módulo 1 – Objetivos de Aprendizagem


OS OBJETIVOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO


Autor: Walter Spinelli

Das informações ao conhecimento

O professor precisa considerar, no processo educacional, a situação de boa parte dos jovens que chegam na escola munidos de grande leque de informações e que detêm formas de construção de conhecimento. Considerando que a atividade educacional e pedagógico, tanto da instituição como um todo. Deve ter como meta alcançar o patamar superior da pirâmide informacional. O primeiro objetivo do nosso trabalho educacional deve ser estimular os alunos os alunos na leitura e interpretação de dados recolhidos dos mais variadas formas, em seguida, convida-los, organiza-los, relaciona-los e criticá-los. È preciso refletir também sobre a maneira como, no cotidiano os temas próprios de cada disciplina enredam-se aos demais, extrapolando os limites aparentes dos planejamentos tradicionais. Estimulando os a compreender, de modo crítico, os fenômenos sociais e científicos dos nossos tempos. Quanto maior for a quantidade das relação construídas, mais efetiva será a compreensão para a formação do conceito realizada com base na escolha de contextos para o desenvolvimento de determinado bloco de conteúdos. E como usar a tecnologia na composição de situações que denominamos objetos virtuais de aprendizagem.
Com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores e internet, as informações ficaram mais acessíveis e mais rápidas. Como exemplo para obter informações cutâneas, ao entrar em um site de busca encontro cerca de mil referências. Analisando as informações a tela, decerto, uma pesquisa como essa poderia ter sido feita em enciclopédias ou livros especializados sobre o assunto, e assim, a questão poderia ficar restritas unicamente a maior rapidez, de um método sobre o outro. Mas, vale refletir um pouco: Por que consideramos importante que nossos alunos utilizem computadores? Envolvidos na elaboração dos objetivos, os alunos e ou professores, partindo da aplicação dos conceitos definem suas metas para o idealizando um contexto desenvolvimento da atividade, selecionam as informações relevantes que possuem e pesquisam sobre as que ainda não possuem, ampliando o campo de possibilidade para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estudantes.


Maria da Conceição Justino Bezerra de Lima.
Escola Estadual Prefeito João Ataide de Melo - TANGARÁ-RN

Unknown disse...

Segundo o autor:Walter Spinelli,o professor precisa selecionar e adequar as atividades a serem trabalhadas com diferentes métodos,principalmente através de métodos ativo que motivem e despertem o interesse dos alunos,fazendo com que os mesmos construam sua autonomia enquanto sujeito que busca,pesquisa e elabora conhecimento para compreender o mundo.No atual contexto social as novas tecnólogia tem exigido individuos cada vez mais atualizados e entegrados ao processo de transformação,que por sua vez exija de cada um a contribuição com a transformação da sociedade e assim poder torná-la mais justa e igualitária.No entanto é necessário que se compreenda e acompanhe o avanço da tecnólogia é nesse contexto que o professor precisa buscar novos objetos de aprendizagem.Para que isso aconteça é preciso haver equipamentos disponíveis como computadores no sentido de que tanto os professores quantos os alunos possam utilizá-los no momento conviniente para que o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem ocorra de forma dinâmica e contextualizada assim, cabe ao professor desenvolver a curiosidade dos alunos,sugerir fontes de busca,ensinar a pesquisar,observar e registrar o que cada um está aprendendo,isto é,orientar os educandos.

Unknown disse...

Através de uma aula expositiva, de geometria cujo assunto foi teorema de pitágoras, detectei que o aluno
dominou o conteúdo, levando ao conhecimento e posteriormente a intelîgência ; foi quando o mesmo me falou que utilizava o assunto na sua vida pessoal cuja profissão
era pedreiro.
Francisco Edilberto de Carvalho

Unknown disse...

Solicitei aos alunos que selecionassem faturas de energia elétrica residênciais (zona urbana e rural) e estabelecimentos comerciais para introduzir o estudo de função do 1º grau. Separamos os alunos em equipe de quatro componentes para que fizessem um parâmetro entre os kilowats e valores em reais a ser pago. Dai Concluíram que o preço a ser pago na zona rural é mais em conta do que na Zona urbana. Em fim detectaram que a energia elétrica mais cara é a dos estabelecimentos comerciais .Após essa atividade foi trabalhado gráficos, tabelas e problemas.
Francisca Maria da Silva Dantas / Campo Redondo RN e Maria José Custódio Freire/ Tangará RN.

Unknown disse...

Refletindo sobre algumas situações de aprendizagem vivenciadas em minha prática docente posso citar como positiva, uma caminhada que realizamos às margens do Rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, para sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação deste rio, alertando a todos ali presentes sobre a necessidade de não jogar lixo em suas águas.
O presente estudo foi sugerido a partir dos conteúdos trabalhados em Ecologia, na terceira série do ensino médio.

Unknown disse...

Refletindo sobre algumas situações de aprendizagem vivenciadas em minha prática docente posso citar como positiva, uma caminhada que realizamos às margens do Rio Piranhas, no município de Jardim de Piranhas, para sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação deste rio, alertando a todos ali presentes sobre a necessidade de não jogar lixo em suas águas.
O presente estudo foi sugerido a partir dos conteúdos trabalhados em Ecologia, na terceira série do ensino médio. Outras disciplinas contribuiram para este projeto.

Unknown disse...

Depois da reflexão sobre a leitura do texto e socialização das atividades relatadas pelos colegas, fique bastante entusiasmado e clareou bastante o entendimento do curso e os seus objetivos.
Como esperiência vivenciada em sala de aula:
Quando ministrava uma aula de matemática, observei que a turma não estava interessada e fazia muito barulho, no momento pensei em uma atividade para os envolvêe-los, convidei a tuma para trabalhar com material dourado em que eles mesmos iriam construir as peças para a aula envolvendo as quatro operações, o resulta foi muito bom ao ponto de muitos alunos pedirem para repetir a aula no dia seguinte.

baseado na refrexão do texto com respeito a pesquisa de atividades na internet , lembro-me que em uma aula de matemática e vendo que nos novos livros didáticos vem alguns endereços vituais, pedir para que a turma pesquisasse um determinado assunto e a reação foi grande em dizer que estavam estudando matemática e não cabia isso, mas no outro dia muitos alunos me apresentou muitos textos sobre o assunto solicitado.
Rosenildo e Josirene

Unknown disse...

disse...

Na aula sobre termometria analisamos a temperatura de um mesmo líquido utilizando o termômetro em três situações diferentes: a) água quente b) água gelada
c) água em temperatura ambiente
Rita de Cássia
Tangará-RN

educacao disse...

A escola trabalhou um projeto sobre os alimentos.A minha classe ficou com o tema proteínas,encaminhei os alunos para pesquisarem sobre a protease,( enzimas))encontradas nos alimentos .Foi realizado um experimento onde,todos ficaram supressos como as enzimas atuam em nosso organismo.
Maria da Conceição Justino Bezerra de Lima/Tangará -RN

Unknown disse...

A Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza desenvolveu o projeto Campo Redondo das Origens aos dias Atuais.Na disciplina de Química Trabalhei com o subtema O Meio Ambiente, onde foi realizada pesquisa, visitas, entrevistas, etc.Houve a participação dos alunos nos atividades realizadas durante a realização do projeto.Durante o desenvolvimento do projeto foi possível perceber como os alunos se apropriaram dos conhecimentos adquiridos no decorrer dos trabalhos realizados.
Francisca de Assis /Campo Redondo/RN.

Unknown disse...

A escola trabalhou um projeto sexualidade onde eu fiquei com o tema reproduÇâo,encaminhei os trabalhos para pesquisas. Após os mesmos fizeram a apresentações maravilhosa, onde pude perceber que houve construção de conhecimentos que muito contribuirá para a vida dos mesmos.O que mais me chamou atenÇâo foi a maneira como os alunos produzirão e explorão os cartazes.
Maria Rizelda de Oliveira Silva.t

Unknown disse...

A Escola Estadual José Nunes de carvalho desenvolveu o Projeto:Alimentação.Nas disciplinas de Química e Biologia foram realizadas atividades de pesquisas em fontes bibliográficas e em rótulos.Identificando-se a presença de substâncias,tais como:Nutrientes,aditivos e conservantes.Observando-se o os teores contidos,comparando-os aos níveis permitidos.Em laboratório estudamos algumas propriedades dos alimentos.Em relação ao limão medimos o ph,identificamos a presença de íons,utilizando o voltímetro,construímos uma pilha de Limão.Neste trabalho os alunos poderam relacionar o conteúdo escolar as práticas cotidianas.Houve interesse e compreensão dos conteúdos por parte dos alunos.Assim a escola cumpriu sua função social que é permitir ao aluno vivenciar situações de aprendizagens.
Ana Maria da Rocha
Genilda Maria da Rocham

Unknown disse...

O professor de física foi trabalhar o assunto temperatura, então orientou os alunos a construir um termômetro , colocando dentro de um tubo de ensaio álcool e colocando dentro de um recepiente com gelo e marcando um ponto inicial correspondente a temperatura inicial em relação a escala oficial Celsuis e a seguir colocando dentro de um recepiente com água a 100° e observe a dilatação do álcool dentro do tubo de ensaio, verificando o ponto máximo atingido, que corresponderá a temperatura de equilíbrio com a escala Celsuis. Diante do resultado houve envolvimento de todos aluno e muitos empolgados com a experiência. Ademir e Francisca Reinaldo.

Unknown disse...

A escola trabalhou um projeto interdisciplinar.Como professora de Biologia, trabalhei o tema o lixo.O que me chamou a atençâo foi o entusiasmo que os alunos tiveram de saber o tempo que cada material leva para ser decomposto na natureza, O conteùdo que foi trabalhado foi poluíçâo

Antonia Neves / Sao Bento do Trairi - RN

Unknown disse...

No projeto que foi trabalho na escola sobre as origem de Campo Redondo aos dias atuais,trabalhei com disciplina de biologia com o tema saúde.Todas as turmas se envolveram,fizeram entrevistas,com parteiras,médicos e enfermeiras. foi um trabalho muito proveitoso onde envolveu toda a comunidade escolar e extra escolar.

Unknown disse...

Diante da necessidade de trazer o censo comum para o cientifico, fez se necessário um trabalho de pesquisa entrevistas com pessoas vivenciadas da
comunidade pessoas com formação na área
Falar da importância dos produtos orgânicos, convencionais e funcionais.
Onde todos alunos demonstram muita segurança na apresentação do trabalho onde fizeram paródia encartes com toda literatura dos valores nutricionais e medicinais encontrados em plantas da nossa cidade como alho que é usado nas
doenças coronárias abacate para pele .

Maria da Cruz Silvaedinh

Unknown disse...

Os objetivos virtuais de aprendizagem: Ação, criação e conhecimento
Autor: Spinelle Walter

Aluna: Maria da cruz silva

Sabe-se que a aprendizagem não acontece apenas no interior da escola, mas principalmente na convivência e interação com meio. Nesta perspectiva a escola deve promover situações de aprendizagem, levando em consideração o contexto atual, ou seja, a era da tecnologia. Porém o professor não se apoiar somente nas informações repassadas pela mídia, mas sistematizar juntamente com os conteúdos programados pelo currículo escolar, de modo que um auxilie o outro a garantir uma base sólida para construção e aquisição do conhecimento.
A atividade educacional e pedagógica deve ter como objetivo principal a construção do conhecimento baseando-se nas informações recebidas, para compreensão das teorias e organizações dos significados ao longo do processo educativo.
Neste sentido é preciso refletir sobre a maneira como, os temas próprios de cada disciplina são trabalhados no cotidiano, sem deixa de estabelecer relações entre os conteúdos e as informações adquiridas pelo educando neste vasto mundo da informática. Explorando, estimulando-o, gerando respostas para que ele seja capaz de compreender de modo critico os fenômenos sociais e científicos do contexto atual.
Na perspectiva de um entendimento global para educação, sabe-se que as discussões e resoluções sobre os problemas educacionais devem atingir todos os segmentos da instituição, de modo que as decisões não sejam jogadas no interior da escola sem conhecer e avaliar as possibilidades de cada uma. Pois segundo LEVY “O saber não é mais uma pirâmide estática, ele incha e viaja em uma rede móvel de laboratórios, de centro de pesquisas de bibliotecas”. Levando em consideração essas palavras entende-se que a instituição escola e o profissional da educação devem estar preparados para os desafios atuais.