sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Turmas e dias do III Encontro Presencial


Dia 05/08/2008 - Turmas: 5, 6 e 7
Dia 06/08/2008 - Turmas: 1 e 2
Dia 07/08/2008 - Turmas: 3 e 4

16 comentários:

Unknown disse...

pComentários do texto Repensando a Prática Pedagógica.
A avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem, e analisando o texto,repensando a prática pedagógica de César Nunes, constata-se que deve-se refletir sobre as formaas de avaliar e também o processo de repensar a educação, disseminando prática pedagógica trabalhando valores, competências e habilidade.
Sabe-se que instrumentos e métodos de avaliação com essas expectativas existem, mas em pequena escala, como é o caso do ENEM e outros. A perspectiva de ampliação do conceito do conteúdo escolar contida nos PCNs está relacionada à proposição de três dimensões para o currículo e para o planejamento pedagógico, vinculadas aos conceitos de conteúdo conceitual, atitudinal e procedimental. Uma outra maneira de nos referirmos a essas dimensões é utilizar, respectivamente, as expressões "aprender", "aprender a ser", e aprender a fazer.
E através dessas dimensões, o aluno poderá resolver problemas definindo para si próprio, o que é o problema, selecionar dados e informaçõpes e elaborar um plano de resolução, perceber as dificuldades e as dificuldades. Para ensinar a fazer, é preciso propiciar o fazer. Para ensinar a argumentar, por exemplo, em situações que envolvem domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos, é preciso dar espaço para que os alunos possam desenvolvere sustentar idéias, confrontar outras e examinar sua procedência.
A capacidade de trabalhar coletivamente é fundamental, mas pouco avaliada e, as vezes de forma inadequada, é preciso valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

Unknown disse...

Repensando a Prática Pedagógica

Pensando numa educação de qualidade e persistindo em busca dela, não poderei dissociar o repensar do processo educacional do repensar o processo de avaliação.Precisamos disseminar práticas educacionais que trabalhem valores,competências e habilidades, ou seja que mostre-nos aspectos qualitativos e que estes sobresaiam sobre os quantitativos.Para Isso precisamos enfatizar em sala-de-aula elementos que busque o desenvolvimento da capacidade dos nossos educandos resolverem problemas em diferentes situações:saber representar e se comunicar com a linguagem da disciplina(Química),investigar e compreender, ou seja desenvolver sua autonomia,buscando métodos que melhor se adequar as suas necessidades usando raciocínio lógico e pensamento criativo e aumentando a capacidade de trabalhar coletivamente.Para nós professores tem faltado instrumentos que nos permitam interpretar e avaliar dados qualitativos, ou seja, que nos mostre o desenvolvimento dos educandos de acordo com os objetivos propostos em nossa disciplina.precisamos buscar meios para que essa avaliação seja eficaz:planejando,reivindicando,se organizando em grupo no "meio educacional", fazendo questionamentos na busca da capacidade de uso flexível do conhecimento organizados nas quatro dimensões: Do conhecimento, do método,do propósito e da forma.

Avaliação é antes de tudo diagnóstica e tem que ser inclusiva.
Um Abraço!
Paulo Evangelista de Lima
Parelhas, r04/08/2008

Unknown disse...

A avaliação de sala de aula deve funcional como um retrato que mostra a situação de aprendizagem do nosso aluno. Nós professores, em geral, naõ estamos preparados(OBJETIVOS DEFINIDOS) para avaliar.O processo de avaliação precisa ser visto como um instrumento pedagógico.Naõ como uma forma de punição.Deve ser usado para fazer um diagnóstico das deficiências de aprendizagem de cada aluno e para detectar o que o professor não consequiu desenvolver ao longo de cada aula ou ano letivo.Esses dados são fundamentais na redefinição do rumo das nossas aulas;Sabendo exatamente que habilidades e competências não foram alcançadas, as atividades são replanejadas buscando o avanço da turma.Isso significa diversificar materiais e estratégias de ensino- jogos,pesquisas,leituras,vivências do aluno no dia a dia e também o mdo de avaliar.Para que tudo isso aconteça é necessário que a postura e a mentalidade do professor mudem.Chega de ver a avaliação como um instrumento de retenção.Vamos ver a avaliação como algo formativo.Ao avaliar um aluno estamos ao mesmo tempo, avaliando nosso trabalho.

Unknown disse...

TURMA 06

Comumente a avaliação é entendida como o resultado de testes, provas, trabalhos ou pesquisa onde são dadas notas ao aluno e aos quais se atribui uma nota ou conceito, esta aprovando ou reprovando. Na verdade, a avaliação acompanha todo o processo de aprendizagem e não só um momento privilegiado (o da prova ou teste), pois é, um instrumento de feedback contínuo para o educando e para todos que fazem parte do processo. Nesse sentido, fala-se de consecução ou não dos objetivos da aprendizagem. A completa compreensão deve ser o objetivo de todo professor e aluno, não devemos somente aprender, mas sim compreender, ter flexibilidade e analisar conhecimentos mediante contextos peculiares. Nós professores temos metas para cumprir, portanto, temos que utilizarmos meios sufientemente capazes de atingí-los.

Unknown disse...

CUBO MÁGICO



A aula mostra apenas o espaço geométrico em relação às rotações, um pouco a semelhança e a diferença entre as figuras formadas. Não acrescentando conhecimento em relação à construção de conceitos e, estudo sobre todos os elementos do cubo (superfície,área e volume).


Há uma contradição em relação ao texto do manual do professor com as informações que estão no programa de aula prática que o aluno irá desenvolver.No programa os passos de giro positivos acontecem no sentido anti-horário,enquanto que no manual do professor aconteceria no sentido horário. Em relação a troca de andar nada explica a condição do sinal,dificultando a navegação do aluno sobre o objeto, levando-o a ultrapassar o tempo previsto para a realização da tarefa.
TURMA 5 (pAULO/lÚCIA)

Unknown disse...

TURMA 5
MARIA SÉLIA/JONAS FERNANDES
A aula sobre a chuva ácida favorece o ensino aprendizagem do conteúdo de forma dinâmica e interativa, porém, para que haja uma melhor compreensão é necessário um maior embasamento teórico sobre os conceitos utilizado porque a biblioteca da aula, é muito resumida.
Com relação a tabela avaliamos com os seguintes critérios;
a interatividade achamos ótima porque permite uma relação entre o aluno e o programa;
existe uma contextualização frequente envolvendo o tema estudado com o meio ambiente em que está inserido.
a qualidade de simulações está perfeita para que o aluno seja capaz de construir seus conceitos sobre o tema.
O texto é apresentado através diálogo facilitando a interatividade e a construção de conhecimentos; apresenta uma boa qualidade de feedbacks ao detectar as respostas erradas favorecendo uma nova tentativa e revisão.
A duração da aula está adequada ao tempo previsto, desde que os alunos tenham o conhecimento prévio em sala de aula, vindo para o computador só para intensificar o conteúdo estudado. As ilustrações é de fácil compreensão e existe uma facilidade de navegação, seguindo os instruções da aula.

Unknown disse...

Turma 05
Componentes:
Margareth Rodrigues de Oliveira
Maria das Graças Medeiros de Araújo Aguiar
Maria do Carmo Silva Filha

Atividade - O Trabalho de Mendel com ervilhas

A atividade proposta utilizando estes recursos virtuais,permite uma perfeita interatividade do aluno com o objeto de aprendizagem, pois prende a atenção do mesmo por apresentar figuras e textos contextualizados, aperfeiçoando os conceitos estudados em sala de aula referentes a Primeira lei de Mendel.
A qualidade das simulações ficou um pouco a desejar, pois os experimentos foram realizados de forma muito rápida, dificultando a compreensão do aluno.Os textos e diálogos são de fácil compreensão, porém necessitam de uma fundamental prévia teórica do aluno. Os feedbacks são condizentes com os objetivos propostos e o tempo está adequado com a duração da aula.Este recurso virtual é de fácil manuseio dos alunos, pois a navegação é muito simples.

Unknown disse...

CUBO MÁGICO

A figura espacial analisada não atende satisfatoriamente todos os itens contidos na tabela,deixando a desejar em alguns deles. Nessa figura podemos observar elementos da geometria Espacial, como:face lateral,vértices,aresta lateral,aresta da base, base. Usando a Geomtria Plana podemos calcular a altura de um prédio através de sua sombra comparada a altura e sombra de um bastão. Isso só é possível por causa da Semelhança de Triãngulos no Triângulo Retãngulo e a Proporçaõ entre os lados homólogos.

TURMA 05 : PAULO ESSE, FRANCISCO DE ASSIS, HIGOR DE OLIVEIRA.

Unknown disse...

Comentarios sobre o texto de cesar nunes
Repensando a avaliação

O autor do texto nos chama a atenção para repensarmos a avaliação numa forma indissociada num processo de educar.Na verdade muitas escolas e professores fazem esta separação sem analizar que na avaliação o aluno tambem aduqire conhecimeto,dai os tecnicos chamarem a atenção para a avaliação continuada.
A avaliação sob forma de resolver problemas é bastante interessante em matematica pois leva o aluno a perceber que no cotidiano aparece situações em que ele pode resolve-las aplicando o que aprendeu nas aulas de matematica.
Na verdade o aluno do ensino medio deveria ser mais comprometido com o ensino pois ele ja sabe o que quer.Neste momento os testes poderiam leva-los a se definir melhor e atuar com mais responsabiliadade diante de problemas comuns.
Com relação aos instrumentos e avaliação para a sala de aula eu entendo que o autor ao falar sobre a avaliação do conhecimento,não devemso elaborar provas que levem o aluno a memorizar formulas ou conceitos no entanto eu acredito que para evitar esta pratica seia necessario o uso de mais instrumentos adequados para que as aulas nao fossem tão mecanicas.
Falando sobre o ensino para a compreensao eu acredito que so se percebe se os objetivos foram alcançados atraves da avaliação seja ela de que maneira for.
Com relaçao a avaliação sob forma de trabalhos em grupos é muito interessante que o numero de participantes não utrapasse de três pois assim é mais facil de haver interaçaõ e participação.

Unknown disse...

As novas tecnologias tem invadido os nossos lares numa velocidade nunca vista. A educação não poderá ficar a margem desse processo. Através da multimídia, p. ex., a informação poderá chegar nos mais rincões do planta. Um dos grandes gargalos desse processo é justamente porque, não obstante, os alunos estão muito na frente dos educadores no domínio de muitas dessas tecnogias. Entetanto, a sua função enquanto instrumento de difusão e de produção de conhecimento por parte dos alunos é inconteste. O desafio é encontrar a forma mais adequada de manejo.

JOSIMAR A. DE MEDEIROS
BIOLOGIA - E. E. PROF. RAIMUNDO S. DA COSTA - SÃO J. DO SERIDÓ

Unknown disse...

João Edilson,
Quanto à avaliação,a complexidade é o que prevalece.No entanto,a busca de uma maneira mais justa de fazê-la será sempre um desafio para qualquer educador.A tecnologia digital, com certeza irá tornar essa realidade menos crucial.Caso houvesse mais empenho e investimento direcionado na educação.O investimento a que refiro-me é quanto a parte pedagógica em si, sem contudo,deixar a desejar quanto ao que se refere a parte física e estrutural, e ainda mais,um planejamento, um rumo certo, quanto ao que se deseja alcançar.Isso tudo, aliado a realidade do aluno.Caso houvesse instrumentos de apoio para facilitar a avaliação, certamente diminuiria tais implicações quanto ao ato de se avaliar.Faz-se necessário criar objetos de avaliação.

Unknown disse...

Nome do Professor: SERGIRLANDO RODRIGUES DA SILVA - EECCAM


NAZARÉ FERNANDES B. TAVARES - EEJBC
JOÃO EDILSON DA SILVA FONTES - EESP
-
Disciplina: Física – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Título do Objeto de Aprendizagem: Medidas e ordem de grandeza – Teodolito

Valorização crescente da esquerda para a direita (menor) para (maior)

(1) (2) (3) (4)

Interatividade X

Contextualização X

Construção conceitual X

Qualidade das simulações X

Qualidades dos tetos X

Qualidade dos feedbacks X

Adequaçao da duração da atividade ao
tempo de aula X

Qualidade do desin X

Facilidade de navegação X

nega disse...

O texto "Repensando a Avaliação" de Cesar Nunes faz um elo de ligação da educação na década passada aos dias atuais. Ao abordar o tema, ela chama a atenção dos educadores para uma reflexão com base na reconsideração e adaptação da educação a uma nvoa realidade. Hoje, existem diversos métodos os quais podem ser usados para avaliar os nossos estudantes. Precisamos sem dúvida levar em consideração a compreensão de cada ser, pois, a ação avaliativa abrange justamente a compreensão do processo de cognição. Porque, o que realmente interessa ao educador é dinamizar oportunidades para que o estudante possa refletir sobre o mundo e de conduzí-lo a construção de diversos conhecimentos , numa perspectiva de formulação e reformulação de hipóteses. Portanto, a avaliação é uma reflexão transformada em ação. Ação, essa que nos impulsiona a novas reflexões. Essas reflexões são permanentes no cotidiano do educador, o qual acompanha passo a passo o educando, na sua trajetória de ocnstrução do conhecimento. Segundo Chiarottino, não há começo nem limites nem fim absolutos no processo de construção do conhecimento. Na disciplina Biologia, quando trabalha-se tma transversal sobre a sexualidade objetiva-se que os estudantes possam questionar acerca dos diversos conceitos (reprodução, sexo, prevenção entre outros). A partir daí, observa-se o nível de compreensão da turma, pois, nossas turmas são heterogêneas e na maioria estão inclusos os estudantes especiais.
Maria Elineuza da Silva - Professora da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros - Acari - RN

nega disse...

O texto "Repensando a Avaliação" de Cesar Nunes faz um elo de ligação da educação na década passada aos dias atuais. Ao abordar o tema, ela chama a atenção dos educadores para uma reflexão com base na reconsideração e adaptação da educação a uma nvoa realidade. Hoje, existem diversos métodos os quais podem ser usados para avaliar os nossos estudantes. Precisamos sem dúvida levar em consideração a compreensão de cada ser, pois, a ação avaliativa abrange justamente a compreensão do processo de cognição. Porque, o que realmente interessa ao educador é dinamizar oportunidades para que o estudante possa refletir sobre o mundo e de conduzí-lo a construção de diversos conhecimentos , numa perspectiva de formulação e reformulação de hipóteses. Portanto, a avaliação é uma reflexão transformada em ação. Ação, essa que nos impulsiona a novas reflexões. Essas reflexões são permanentes no cotidiano do educador, o qual acompanha passo a passo o educando, na sua trajetória de ocnstrução do conhecimento. Segundo Chiarottino, não há começo nem limites nem fim absolutos no processo de construção do conhecimento. Na disciplina Biologia, quando trabalha-se tma transversal sobre a sexualidade objetiva-se que os estudantes possam questionar acerca dos diversos conceitos (reprodução, sexo, prevenção entre outros). A partir daí, observa-se o nível de compreensão da turma, pois, nossas turmas são heterogêneas e na maioria estão inclusos os estudantes especiais.
Maria Elineuza da Silva - Professora da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros - Acari - RN

repensando a avaliação disse...

REPENSANDO A AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO DEVE IR ALÉM DA LARGA ESCALA. ELA DEVE ESPELHAR O QUE ENSINAMOS, PARA QUEM ENSINAMOS E COMO ENSINAMOS. NÃO BASTA UMA AVALIAÇÃO SUFICIENTE,
MAS EFICIENTE. DEVEMOS AVALIAR A CONSTRUÇÃO DOS ALUNOS COM BASE NOS PILARES DA EDUCAÇÃO.
NO ENTANTO NÃO PODEMOS NOS DETER SOMENTE EM PROCESSOS AVALIATIVOS MAIS TAMBÉM NO EQUILIBRIO COM A LARGA ESCALA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, ATÉ QUE TENHAMOS UMA MUDANÇA NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÕES DE CONCURSOS E VESTIBULARES.
DEVEMOS NOS AVALIAR COMO EDUCADORES, POIS A AVALIAÇÃO REFLETE NO QUE ENSINAMOS.
ALUNO: FRANCISCO DAS CHAGAS BEZERRA

Anônimo disse...

REPENSANDO A AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo complexo que deveria ser repensado na educação. A qual deveria ser capaz de desenvolver no aluno conhecimento das habilidades e competências da qualificação da aprendizagem.
Segundo(QUELLMALZ,KOZMA,2003). Uma das maneiras de se avaliar a capacidade de resolução de problemas é quebrar um ou mais problemas em tarefas que envolvam os seguintes conhecimentos: conhecimentos declarativo(identificação de informações e características do problema), o conhecimento procedual(passo a passo para a resolução) e o conhecimento estratégico(organização de dados e informações, análise e interpretação e os resultados).Com isso é possivel avaliar,diferentes habilidades e competências.