quarta-feira, 2 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial - 8 horas - Turma 2

Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

15 comentários:

Unknown disse...

Comentários da Leitura do Texto: os Objetos Virtuais de aprendizagem: Ação, criação e conhecimento.

De acordo com o texto, a escola não pode negar ao aluno, nem a si mesma o avanço tecnológico e as transformações ocasionadas por este avanço no contexto social, as quais têm implicação direta no processo educacional uma vez que exigem do professor um novo perfil e a vivência de novas estratégias pedagógicas. Dessa forma, a escola precisa adaptar-se a este novo cenário social, em que o acesso à informação e a comunicação vem se ampliando em função da Internet.
Os alunos hoje trazem para a escola uma gama de informações, informações estas que são importantes, mas por si só não garantem a ale uma base sólida para a construção do conhecimento, nessa perspectiva a figura do professor é fundamental para utilizar estas informações como ponto de partida na sistematização do conhecimento, oportunizando a ele vivenciar novas situações de aprendizagens através dos recursos tecnológicos e a interagir com o conhecimento a partir dos Objetos Virtuais de Aprendizagem, os quais permitem o desenvolvimento de atividades intelectuais que estimulam a capacidade criativa e a imaginação, garantindo ao aluno uma aprendizagem mais significativa. Para tanto, faz-se necessário ter como referência a Pirâmide Informacional de Machado (2002), que estabelece quatro patamares para serem atingidos pelo estudante durante o processo educacional. Sendo que a meta principal é atingir o patamar superior da Pirâmide Informacional, dos projetos e valores, possibilitando assim o sucesso da formação do aluno.
Tânia.

Lenilde Medeiros disse...

A princípio,não tinha em mente trabalhar com a disciplina de matemática,fazendo de uso a informática por várias circunstâncias,mas ao interpretar o texto registrado por Walter Spinelli,tenho a clara percepção que o professor tem que estar apto a usufruir da modernidade sempre reciclando cada vez mais o conhecimento diante desta vasta tecnologia dos tempos tempos hodiernos,pois ela está presente no cotidiano do aluno,e a nossa função é acompanhar todo esse processo com o educando.Segundo o texto,as aulas tem avanço significativo na tentativa de trazer conhecimentos para a realidade.Convenhamos que além de ser uma aula que se difere das outras,o aluno terá um amplo acesso as informações,a compreensão dos conteúdos e exercícios educativos e lúdicos,que estimularão na leitura e a capacidade criativa garantindo-lhes uma aprendizagem eficaz. LENILDE.

Unknown disse...

Comentários sobre a leitura do texto "Os objetos Vituais de aprendizagem: ação,criação e conhecimento." de Walter Spinelli.

O texto apresenta uma reflexão sobre a necessidade do professor de propiciar ao aluno oportunidades de aprendizagem que possam envolvê-lo de modo que se obtenha um aprendizados eficiente.
Nossos alunos têm acesso a uma grande quantidade de informações, muitas vezes desconexas, e é papel do professor dar um sentido a essas informações para que o estudante transforme-as em conhecimento.
O professor deve estimular o aluno a reletir seu próprio aprendizado, para isso é preciso contextualizar as informações, para que elas tenham sentido para o aluno. A partir daí este deverá ser estilmulado a refletir sobre seu próprio aprendizado e elaborar suas próprias estratégias e metas de aprendizado. Os OAs são uma execelente ferramente para a essa tarefa, por seu dinamismo e por ser uma linguagem mais coerente com o cotidiano dos nossos jovens, que têm seus próprios interesses e métodos de lidar com as novas tecnologias. Então cabe ao professor mediar essa relação jovens x aprendizagem, permitindo que o aluno tenha cesso à informação e promovendo a sistematização do conhecimento.

Maria Auxiliadora disse...

Comentário da leitura do texto:Os Objetos de Aprendizagem:Ação, criação e conhecimento
A leitura e reflexão do texto de Walter Spinelli, me levou a princípio a pensar sobre os recursos materiais que existiam quando iniciei minha atividade docente e como no contexto atual esses recursos se apresentam.
Por ser fruto de uma escola tradicional, eu direcionei minha prática para esse tipo de método.Diante dessa realidade, hoje o desafio não é apenas meu , mas de todos os educadores , visto que os alunos já chegam à escola com uma carga muito grande de informações e na maioria das vezes, dominam os recursos tecnológicos mais que o professor.Daí porque é essencial que o professor tenha uma prática voltada para a interdisciplinaridade, onde o foco da aprendizagem seja atingir o topo da Pirâmide Informacional, pensada por Machado(2002),ou seja, a escola deve se transformar no espaço de construção do saber, onde a discussão,a troca de experiências e a utilização dos recursos tecnológicos façam parte do ambiente escolar.
Maria Auxiliadora P. de Medeiros,Santa Cruz- RN

Luiz de França disse...

Prezados cursistas acredito que todos já fizeram a Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. Estamos aguardando o comentário de vocês neste ambiente. Alguns já fizeram. Solicito aos demais que façam seus comentários, pois temos encontro terça-feira (22/07/2008) e sua participação é muito importante para o bom desempenho do curso e crescimento de todos nós profissionalmente.
Um abraço
Luiz de França – Professor da turma

Unknown disse...

Olá, pessoal!
Somos iguais a chuva de janeiro, tardamos mais não falhamos! rsrs

Unknown disse...

Comentários da leitura do texto: "Os objetos virtuais de apren
dizagem": ação, criação e conhecimento.
Autor: Walter Spinelli

O texto de Walter Spinelli, nos faz compreender a aprendizagem, como um processo educacional e pedagógico que envolve etapas.
Segundo o autor, o conhecimento deve ser explorado de forma significativa, seguindo caminhos já traçados anteriormente, para tanto, é preciso considerar à realidade social, econômica, cultural e afetiva, em que o aluno está inserido, daí conduzí-lo a construção de suas próprias idéias,opiniões, no sentido de relacionar os fatos, bem como, ter uma postura crítica dos mesmos, usar a imaginação e a criatividade para se manifestar sobre temas abordados.
Usar o computador e a net como um recurso pedagógico para este fim é muito interessante, porém, exige do professor muita cautela, pois os alunos já trazem consigo um grande leque de informações, os quais
devem ser aproveitados e inseridos de forma contextualizada...não frustar nossos alunos nesse aspecto, é tarefa importante para o professor!
Considerando que a prendizagem não se resume a aquisição de conteúdos apenas, Walter dá ênfase ao patamar mais elevado da pirâmide, o da "inteligência"(Projetos,Valores)...esse portanto, é o maior desafio e objetivo de todo e qualquer processo educacional ou pedagógico...conduzir nossos alunos na elaboração de idéias, na capacidade de argumentar, criticar, emitir suas próprias opiniões sobre os mais variados temas, e sobretudo levár-los a sonhar, ainda que os sonhos estejam acompanhados de ilusões, pois eles podem gerar essa tendência, porém, nos envolvem, nos dão ânimo, é a mais importante tarefa nesse processo.
As idéias de Walter, são coerentes, pois confirmam nossa experiência diária...das situações de aprendizagem que vivenciamos em sala de aula, destacamos a elaboração e realização de projetos,como atividade que propiciou ao aluno a pesquisa de dados,construção de relatórios, interpretação, discussão, debates, experimentos e criação.

Rita e Léa.

Unknown disse...

Lendo o texto OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO, de Spinelli concordo com o autor quando afirma que não há professor que não prepara sistematicamente atividades para auxiliar seus alunos na aprendizagem de determinado assunto. Todo professor busca de alguma forma novas situações de aprendizagens para seus alunos.
Hoje com o avanço das novas tecnologias, como a rede mundial de computadores, se faz necessário que nós, enquanto profissionais da educação, conheçamos e saibamos fazer uso dessas novas tecnologias como forma de proporcionar ao aluno um outro caminho para a aprendizagem.
Nossos alunos hoje, muitas vezes têm mais acesso a informação tecnológica do que nós professores, pois muitos educadores ainda não dispõem de computadores próprios. Muito embora que nas escolas á esteja chegando a informatização, mas ainda deixa muito a desejar, pois falta a INTERNET e uma capacitação continuada para que os docentes possam atuar melhor no camo tecnológico.
Refletindo sobre a Pirâmide de Machado (2002), posso afirmar que por mais recursos que a escola tenha acesso, ainda cabe ao professor articular, organizar, selecionar, dar significados, projetar valores de forma que leve o aluno a analisar, criticar e relacionar para a construção do seu conhecimento.
Os objetos virtuais de aprendizagem quando vistos como mais uma ferramenta que o professor dispõe e quando usados de forma inteligente nas estratégias de seu trabalho poderá levar o aluno a desenvolver a sua criatividade e capacidade de aprendizagem.
Rosilda Dantas

Escola José Bezerra disse...

OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO.

O argumento de Spinelli de que um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir uma situação favorável ao aluno para se chegar ao cume é reforçado pela professora que vos relata, pois as informações que os alunos trazem do advento da informática, desafia o professor a aproveita-lo de forma crítica e participativa em um sistema de cooperação, onde o professor sistematiza o conhecimento, este advindo das informações que os alunos trazem do seu mundo virtual.
Fica evidenciado que na maioria das vezes o aluno tem mais segurança na ferramenta que o professor, mais também há uma correlação aluno satisfeito no que faz professor com aulas produtivas.
Segundo Machado elementos de comunicação de massa devem ser o ponto de partida do desenvolvimento das atividades não o desenvolvimento integral destas.
O aluno no mundo virtual viaja cria suas fantasias e junto ao professor produz seus próprios conceitos.

EXPERIÊNCIA COM FERRAMENTA VIRTUAL
Foi usado no final do 2º bimestre / 2008 o “data show” nas atividades de revisão de Física do 1º ano do Ensino Médio.

ASSUNTO:
• Movimentos uniformes e uniformemente variado.

As aulas foram constituídas de “SLIDES” ilustrativos, que fixaram mais os conteúdos estudados, proporcionando assim um maior entendimento; nos “slides” também foram usadas questões com fácil resolução, mostrando o passo a passo de uma resolução.
O “data show” além de ser uma ferramenta importante dentro dos recursos visuais proporciona ao aluno uma maior percepção e absorção de conteúdos.

NAZARÉ E CLÁUDIO (Estagiário)

Maria Auxiliadora disse...

Comentários da leitura do texto:os Objetos Virtuais de Aprendizagem:Ação, Criação e Conhecimento.
Autor: Walter Spinelli

Aleitura e reflexão do texto de Walter Spinelli me levou a princípio a pensar sobre os recursos materiais que existiam quando iniciei minha atividade docente e como no contexto atual esses recursos se apresentam.
Por ser fruto de uma escola tradicional eu direcionei minha prática para esse tipo de método.Hoje o desafio não é apenas meu, mas de todos os educadores, pois os nossos alunos chegam à escola com uma carga muito grande de informações e na maioria das vezes dominan o recursos tecnológicos mais que o professor.Daí porque se faz necessário que o professor tenha uma prática voltada para a interdisciplinaridade onde o foco da aprendizagem seja atingir o topo da Pirâmide Informacional utilizada por Machado (2002), ou seja a escola deve se transformar no espaço de construção do saber, onde a discussão, a troca de experiências e a utilização de recursos tecnológicos façam parte do ambiente escolar.
Maria Auxiliadora, Santa Cruz-RN

Unknown disse...

Virtuais de Aprendizagem: Ação, Criação e Conhecimento.

Em minha atuação no laboratório de informática percebo ao desafio que o professor enfrenta em sala de aula. E vejo a necessidade que se tem de uma capacitação para o mesmo em trabalhar com novas tecnologias. Muitos se prendem a antigas práticas que já são ultrapassadas.
Nossos alunos chegam na escola com uma gama de informações, informações de todos os tipos importantes ou não e as vezes o professor não acompanha por não poder ou não querer se adaptar as transformações do âmbito tecnológico.
Lembrando que as informações não são conhecimentos prontos precisão ser trabalhadas, analisadas para daí da partida para o conhecimento propriamente dito.
Machado escreve sobre isso dizendo que é necessário processar as informações, analisá-las, relacioná-las, armazená-las, avaliá-las segundo critérios de relevância, organizá-las em sistema para daí construirmos o conhecimento.

Unknown disse...

O texto de Walter Spinelli nos faz refletir sobre o valor dos objetivos virtuais de aprendizagem onde interagem a ação, criação e conhecimento, nos colocando diante de um grande desafio que é a inovação, a mudança de postura a partir desse novo cenário que estamos vivenciando e principalmente procurar interagir com a informação e com os meios tecnológicos.
Concordo quando o autor faz referência à pirâmide informacional de Machado (2002), que estabelece quatro patamares, que são: os dados, informações, conhecimento e o da inteligência, sendo que o objetivo principal é o de atingir o patamar da inteligência. Com esta formação, estamos internalizando o verdadeiro sentido da utilização desses recursos em sala de aula, os quais incorporados ao currículo dinamizam e potencializam o processo de aprendizagem, tornando-o significativo para o aluno e propiciando a nós educadores não apenas o contato com as tecnologias existentes, mas sobretudo conhecimento das técnicas de utilização para melhor forma crítica e consistente que são os objetos virtuais de aprendizagem os quais nos auxilia e estimula o desenvolvimento de capacidades pessoais, como: a imaginação e a criatividade. Portanto, o curso está me proporcionando um importante aprendizado.
Severino Moreno0

Golfinhos disse...

Comentários da Leitura do Texto: os Objetos Virtuais de aprendizagem: Ação, criação e conhecimento.

Autor: Walter Spinelli

O texto aborda um tema muito atual e presente tanto na nossa vida como na do nosso aluno, que são as novas tecnologias presentes na sociedade. Estas novas tecnologias nos permite criar novas situações de aprendizagem que representam uma tentativa em trazer conhecimentos para a realidade do dia-a-dia do aluno. É consenso entre os professores que é preciso considerar que nossos alunos trazem uma gama de informações dos meios de comunicação, mas não conseguem organiza-las para formação da construção do conhecimento e nosso papel seria auxilia-lo em tal tarefa.
Assim, temos que considerar que o foco do problema não é a quantidade de informações, que por si só pouco acrescentam aos saberes pessoais, como compreende-las e relaciona-las é a questão principal como relata Spinelli. O autor ainda aborda a importância em trabalhar os conteúdos de maneira interdisciplinar, onde o aluno possa interligar os conhecimentos adquiridos em todas as disciplina, na busca da construção do conhecimento.
As estratégias de trabalho são fundamentais para se trabalhar com os novos recursos tecnológicos, e estas estratégias devem instigar em nossos alunos a maior gama possível de estratégias mentais, buscando uma nova situação de aprendizagem, desenvolvendo cada vez mais sua capacidade de imaginar, criar e, em essência, construir saberes.

Um objeto de aprendizagem que sempre utilizo com meus alunos são dentre outras a realização de aulas de campo, as mesmas geralmente acontecem na capital Natal, onde os nossos alunos visitam o laboratório de anatomia da UNP com objetivo de vivenciar os assuntos abordados em sala de aula no conteúdo de sistemas e anatomia humana nas aulas de biologia da 2ª série do Ensino médio, Museu Câmara Cascudo com o bjetivos de abordar não só a parte do Museu voltada para biologia como também Cultura e História do RN, acompanhada dos professores das respectivas disciplinas, Parque das Dunas explorando além da biologia a geografia e O Aquários Natal onde exploramos principalmente a parte do conteúdo de zoologia da série já citada. É um trabalho onde todos os anos buscamos nos aperfeiçoar e envolver cada vez mais os professores das demais disciplina aqui não citadas. Todo curso da aula é acompanhado por um roteiro e cada professor ao retornar a Caicó planeja uma avaliação, que podem ser relatórios, apresentações, seminários, dentre outras atividades já desenvolvidas.

Vanize Medeiros

Prof.a Joseni Maria disse...

Ao ler o texto de Walter Spinelli refleti sobre minha prática e observei a necessidade de utilizar os recursos tecnológicos para proporcionar situações que favoreçam a construção do conhecimento pelo aluno. Pois sabemos que nossos alunos recebem muitas informações diariamente, no entanto, é papel do professor dar-lhes condições de construir o conhecimento a partir dessas informações. Para isso é necessário dinamizar sua prática e, nesse contexto, a utilização dos objetos de aprendizagem é uma boa forma de o aluno transformar as informações adquiridas em sala de aula ou fora dela em conhecimento.
Como experiência, posso apresentar um trabalho que desenvolvi com a revista veja em sala de aula em 2007. Nesse trabalho, eu primeiramente orientava aos alunos a fazer a leitura da reportagem e, em seguida, discutíamos as informações nela contidas, observando como elas eram apresentadas estatisticamente e, muitas vezes, problematizando-as e fazendo uma comparação com situações vivenciais.

Unknown disse...

A sociedade da qual fazemos parte tem um papel fundamental na escolha dos objetivos que norteiam a educação. Um deles é o desenvolvimento da consciência da educação. Através do estudo das ciências busca-se uma compreensão maior do Universo, do meio em que vivemos dos seres que com ele interagem, além dos avanços tecnológicos somados aos mais diversos empreendimentos sociais. Dessa forma, fornecem-se subsídios para a formação de indivíduos que interagem com a sociedade, sendo responsáveis por ela e desenvolvendo, assim a consciência de cidadania.
É inegável que a utilização dos recurso tecnológicos, especialmente computadores e internet, novas situações de aprendizagem têm sido concebidas provocando uma profunda alteração das relações ser humano/natureza/ciências.
Em vista disso, é necessário repensar o papel da escola. Hoje a sala de aula não pode ser encarada como o único espaço de aprendizagem. Sabemos que os alunos quando chegam à escola já trazem um conjunto de informações adquiridas de sua vivência e do senso comum. Além disso, um objeto virtual de aprendizagem representa um recurso digital reutilizável que vai auxiliar na compreensão dos conceitos, e ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento de competências pessoais, tais como, a imaginação e a criatividade do indivíduo.