quinta-feira, 17 de julho de 2008

2º Encontro Vivencial - Turma 1 - Reflexão do texto Repensando a Avaliação

Leia o texto e reflita sobre o exemplo apresentado por César Nunes: [...] um grupo da Faculdade de Educação de Harvard acredita que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o “Ensino para a Compreensão” (WISKE, 1998). Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina? Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende, total ou parcialmente, ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
Reflita e socialize suas idéias neste ambiente. Para isto clique em comentários ou em postar um comentário.

15 comentários:

Unknown disse...

Os instrumentos usados na avaliação hoje supervalorizam a quantidade em detrimento da qualidade, ou seja não avaliamos o conhecimento, o que já sabemos, ou o que ainda não aprendemos.
Achamos que os instrumentos usados na avaliação do conhecimento é pacato e tem pouca aplicação dentro do sistema educacional e não usamos a tecnologia.

Unknown disse...

Texto: REPENSANDO A AVALIAÇÃO
CESAR NUNES

Como o uso do computador está aberto para todas as camadas sociais e que o acesso hoje é bastante aberto devido as facilidades, principalmente, por ter os preços caído dessas máquinas, então é necessário que faça-se o uso dessas máquinas, também, do meio pedagógico.
Porém o desafio é como usá-la de forma produtiva na aprendizagem dos conteúdos exigidos na Escola.
O uso do computador na resolução de problemas trabalhados na Escola, poderá levar os alunos a não terem o desenvolvimento de entendimento dos processos matemáticos envolvidos nesses problemas.
Avaliação com uso do computador é algo muito novo, e sabendo-se que essa etapa do processo é muito complicada, então necessitamos de conhecer experiências realizadas com essa ferramente, dessa parte do processo, e a sua eficácia na aprendizagem desses alunos.

Unknown disse...

O ensino aprendizagem realiza-se na interação professor/aluno e aluno/aluno, favorecendo a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades em condições didáticas específicas, mediante a sistemática do professor.
Para realizarmos o ensino aprendizagem, nós professores planejamos nossas ações, traçamos objetivos, definindo conteúdos, metodologias e avaliação. Essas ações trazem implícitas em concepções de crianças, adolescente, sociedade, educação, escola, ensino aprendizagem, convicções, valores e outros. Dessa forma fica entendido que o fazer docente não é neutro e sua operacionalização requer um planejamento. Este, resulta em um conjunto de reflexões e tomada de decisão que envolva os autores comprometidos com o ensino aprendizagem, definindo o rumo desse processo. Daí a necessidade de prever, conscientemente, nossas ações fundamentadas em opções teórico-metodológicas, tendo como referência permanente a reflexão, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os alunos, os pais e a comunidade.
Em minha prática educativa, planejo, executo e avalio minha própria ação. Nessa dinâmica, estabeleço relações entre os objetivos da escola, as exigências dos programas oficiais, as condições prévias dos alunos para aprendizagem, as suas experiências e o processo de construção do conhecimento. E acredito que, dessa forma já utilizo as quatro dimensões citadas por César Nunes(Dimensão do conhecimento, dos métodos, dos propósitos e das formas).
Os objetivos definem as capacidades cognitivas, físicas, afetivas de relação interpessoal e inserção social, ética e estética,cuja meta é a formação ampla do ensino(Ensino para a Compreensão-César Nunes).
Essa tomada de posição, aponta para a necessidade de uma reflexão sobre as ações desenvolvidas por mim no contexto de sala de aula. Onde avaliar para mim constitui-se tarefa didática, que acompanha constantemente o processo de ensino a fim de constatar avanços e orientar novas ações e isso ocorre durante todo o processo; e funciona como instrumento que, por um lado, favorece uma análise crítica da minha prática e, por outro lado, conduz o aluno a ter consciência de seus avanços e possibilidades e dificuldades;

Unknown disse...

Texto: Repensando a avaliação
Autor: Cesar Nunes

Atualmente, ainda avaliamos de forma tradicional. É para nós, motivo de preocupação, a quantidade de conteúdos repassados mas, nunca aprendidos. É necessário aprender mais e melhor sem, no entanto, preocupar-nos com essa quantidade. Porém, ns prática é cobrado muito dos nosso alunos. então surge o dilema: quantidade é importante? o computador - como um meio de comunicação moderno e atual - tem sido uma ferramenta importante para tornar a aprendizagem mais eficiente e mais eficaz. O que temos de fazer agora é inserir essa ferramenta no convívio dos alunos fornecendo meios de aproximar deles o conhecimento que eles já trazem em sua bagagem, sitematizando assim, os conhecimentos que pretendemos repassar em sala de aula, avaliando o conjunto: planejamento, conhecimento e prática.

Unknown disse...

Texto: Repensando a Avaliação.
Se for ler, leia até o fim...

No nosso trabalho diário, escolhemos o conteúdo necessário a compreensão de um determinado fenômeno ou necessário para que um objetivo seja alcançado, escolhemos as estratégias necessárias para que o aluno possa entender esses conteúdos. Depois aplicamos exercícios e testes para avaliar o quanto o aluno apreendeu, com os resultados dos testes podemos avaliar o que o aluno apreendeu e também o nosso trabalho.
O texto "repensando a avaliação" propõe a avaliação de capacidades que são inatas a determinados alunos, de habilidades que não foram ensinadas em uma semana de aula, mas que foram adquiridas ao longo do tempo. Qual o sentido de tal avaliação? Só teria sentido se estivéssemos selecionando os melhores alunos. Como podemos avaliar o nosso trabalho avaliando as competências que os alunos já possuem?
A forma de organizar o pensamento é tão complexa que não podemos determinar qual seria a mas eficaz, como eu vou avaliar essa organização e decidir qual é a melhor?
O texto em questão é bom para você criar um sistema que permita selecionar alunos, tipo um vestibular. Se você está dando aulas crie o seu próprio sistema de avaliação, como você conhece os alunos e a sua realidade de trabalho, esse sistema será melhor que qualquer outro criado sabe-se lá onde, para que e como.

José Jarbas Fonseca de Almeida.
Lic. Plena em Física.

Unknown disse...

REPENSANDO A AVALIAÇÃO
CESAR NUNES

Alguns dos nossos objetivos de aprendizagem que temos na disciplina de Biologia é possibilitar ao aluno desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão do papel do homem na natureza, propiciar condições para que o educando compreenda a vida e despertar o espírito crítico do aluno.
O pocesso de avaliação não deve ser limitado apenas a instrumento como perguntas que exigem apenas operações cognitivas simples como a memorização. A formação de indíviduos treinados apenas para memorizar e responder a perguntas com respostas determinadas e sim dar espaços para outros instrumentos como forma de avaliaçao e nao buscando apenas quantidades.

Unknown disse...

Não é mais novidade para ninguém que se faz necessária uma reavaliação sobre a forma de como se avalia o rendimento do aluno, que provas objetivas, pura e simplesmente, são uma forma, um tanto quanto, insuficiente e limitada de avaliar o aluno, uma vez que não se leva em conta um conjunto de atitudes que formam acima de tudo, o cidadão.
É necessário deixar de lado a supervalorização de testes objetivos, que apenas quantificam um conhecimento. Deve-se, sim, levar em conta o meio, o contexto, as diversidades culturais, todos os fatores sociais e econômicos que rodeiam o aluno, enfim, o cidadão em si.Inclusive, sobre essa esta ultima parte, enfrentamos outro problema: é que uma grande parte dos alunos chega a escola despida de valores familiares, a escola e o professor ficam incumbidos de realizar tarefas inerentes a família.

Ainda sobre a avaliação, a própria internet poderia tornar-se um grande aliado no enriquecimento de um contexto ensino-aprendizagem, uma vez que seu acesso hoje é relativamente fácil, pois a internet expande o leque de informações dos alunos, e essas sendo formalizadas, tendem a dinamizar o processo, trazendo novas possibilidades de ações.

Unknown disse...

Texto: REPENSANDO A AVALIAÇÃO
CESAR NUNES
O crecimento da tecnologia avança a cada dia exponencialmente, nossos métodos de avaliação calcados em técnicas fundadas em verdades passadas se contrastam. Precisamos bem mais que avaliar, corrigir ou elaborar, precisamos pensar de modo antecipado no universo como um todo para que a interação mundo-professor-aluno se fortaleça formando um ideal de apredisagem preciso e decidido. Esta tomada de decisão dá ao aluno a oportunidade de desfrutar, não como cobaia, mas como um curioso interativo exposto ao universo desconhecido do conhecimento.

Unknown disse...

O objetivo de aprendizagem na química está voltado principalmente na compreensão desta disciplina estabelecendo relação entre aprender a química e exercer a cidadania.Quando se tem o conhecimento e o compreende, é permitida uma interpretação mais clara dos fenômenos ocorridos no dia-a-dia, possibilitando ao cidadão a tomada de decisões corretas e consequentemente uma melhor qualidade de vida.
O método de avaliação utilizado atualmente, a maioria das vezes é um método conteudista onde está direcionado principalmente ao vestibular, dificultando avaliar se o aluno compreende totalmente,parcialmente ou não compreende.
É importante inserir práticas educacionais que trabalham valores, competências e habilidades, que desenvolvem o pensamento crítico, capacidade de resolver problemas e criar seu próprio objeto de aprendizagem, com isto possibilitará o professor avaliar melhor o nível de compreensão do seu aluno.
Andrea

Unknown disse...

É interessante, a forma como César Nunes, coloca o exemplo da Faculdade de Educação de Harvard “Ensino para a Compreensão” de (WISKE, 1998), onde há uma série de objetivos que assegura essa aprendizagem.
Diante disso, como educadora também traçamos nossos objetivos, tais como:

Verificar até que ponto o conhecimento de teorias e conceitos permite os alunos a superar suas concepções espontâneas e transformar em conhecimento científico;

Analisar métodos que permite checar até que ponto os alunos desenvolvem um espírito crítico sabendo avaliar e checar a qualidade do material e da informação que recebem, do professor sabendo como são os métodos de construção do conhecimento;

Verificar se os alunos conhecem as questões fundamentais numa determinada área, se reconhecem os limites de aplicação do conhecimento da mesma, e se tem autonomia;

Com tudo, muitas vezes, temos consciência da heterogeneidade dos nossos educandos, aonde alguns têm domínio do conteúdo outros tem parcialmente e outros não tem domínio nenhum, porém o que falta é o conhecimento pedagógico adequado par resolvermos essas situações.

Unknown disse...

Comentarios sobre o texto de cesar nunes
Repensando a avaliação

O autor do texto nos chama a atenção para repensarmos a avaliação numa forma indissociada num processo de educar.Na verdade muitas escolas e professores fazem esta separação sem analizar que na avaliação o aluno tambem aduqire conhecimeto,dai os tecnicos chamarem a atenção para a avaliação continuada.
A avaliação sob forma de resolver problemas é bastante interessante em matematica pois leva o aluno a perceber que no cotidiano aparece situações em que ele pode resolve-las aplicando o que aprendeu nas aulas de matematica.
Na verdade o aluno do ensino medio deveria ser mais comprometido com o ensino pois ele ja sabe o que quer.Neste momento os testes poderiam leva-los a se definir melhor e atuar com mais responsabiliadade diante de problemas comuns.
Com relação aos instrumentos e avaliação para a sala de aula eu entendo que o autor ao falar sobre a avaliação do conhecimento,não devemso elaborar provas que levem o aluno a memorizar formulas ou conceitos no entanto eu acredito que para evitar esta pratica seia necessario o uso de mais instrumentos adequados para que as aulas nao fossem tão mecânicas.
Falando sobre o ensino para a compreensão eu acredito que so se percebe se os objetivos foram alcançados atraves da avaliação seja ela de que maneira for.
Com relaçao a avaliação sob forma de trabalhos em grupos é muito interessante que o numero de participantes não ultrapasse de três pois assim é mais fácil de haver interaçaõ e participação.

Unknown disse...

Comentário,texto:Repensando a Avaliação
Autor: Cesar Nunes
O ensino de Biologia, assim como seu desenvolvimento, deve ser pensado e executado tendo por base as finalidades do ensino médio expressas na LDBEN/96.
Estabelecer uma relação entre o que o aluno aprende na escola com seu cotidiano, tendo em mente que o ensino envolve também valores e atitudes em relação aos problemas atuais.
Ajudar o estudante a desenvolver uma atitude responsável,de modo que ele possa contribuir para a melhoria das contribuir para a melhoria das condições gerais de vida como: as sociais, ambientais e de saúde. Por isso é importante avaliar não apenas a aprendizagem de conceitos, mas também a de procedimentos e atitudes, utilizando múltiplas formas de avaliação, desde uma prova com perguntas dissertativas até a
execução de seminários e debates.
"Mais importante que os exemplos ou a forma, é o objetivo da avaliação. Dele decorrem a forma e os meios."
No momento em que estamos discutindo sobre a participação e aprendizagem dos estudantes, refletimos sobre o desenvolvimento, dificuldades e habilidades de cada um, analisando como se comportam diante de uma determinada atividade. Muitos educadores sabem da importância das múltiplas formas de avaliação, mas, como o próprio texto destaca, muitas vezes "temos dificuldades de avaliá-los usando critérios justos, objetivos, dentro do tempo que dispomos.

Unknown disse...

Os objetivos para nós como educadores, ensinar para compreender é essencialmente necessário, alias o ponto que esclarece dentro desse assunto é: como avaliar os nosso alunos e ensinar a compreender o que repassamos na forma de entendimento a ser alcançado, para isso fica a questão dos objetivos propostos que serão colocados para que ao avaliar perceba através do que é realizado a metodologia correta sobre vários fatores norteadores que levem não parar no tempo, mas deixe livre para compreender o que estamos conseguindo com o ensino compreensão.

Unknown disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.


No contexto atual, a escola se vê impulsionada a adotar os recursos e aplicativos disponibilizados pela informática, combinando informação e habilidade a fim de que o aluno supere obstáculos que é próprio de suas limitações deixando-o apto a responder as necessidades e exigências da globalização. Uma vez que a velocidade das informações, a mudança e a evolução da tecnologia exige profissionais aptos a acompanhar essas mudanças. As tecnologias podem ajudar o aluno nessa conquista, uma vez que a mesma oferece oportunidade para ser superado obstáculos do tipo:
Facilitar a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas de diferentes níveis.
Oferecer oportunidades para que estudantes trabalhem em diferentes ritmos e níveis.
Prover repetição e esforço, entre outras necessidades.
O uso da multimídia como promotora da aprendizagem se dar em diferentes planos, desde o desenvolvimento de como usar suas capacidades até fazer a interação com campos do conhecimento, pois a informática permite que o aluno transfira seus conhecimentos para outras situações. Saindo daí da aprendizagem mecânica. A partir do momento que o aluno tenha desenvoltura com essa nova ferramenta da aprendizagem o professor vai ter acesso a outro instrumento de avaliação. Pois, com o avanço da tecnologia e das ciências cognitivas se faz necessário outros instrumentos de avaliação.E para o professor conviver e aplicar, em sala de aula, essas novas tecnologias é preciso que o mesmo tenha habilidade e conhecimento do lado político envolvido nesses novos instrumentos, pois se faz necessário a criação de softs, os quais além do custo envolve uma gama de profissionais em suas montagens encarecendo assim os custos para os . Além do mais não se pode perder de vista que são instrumentos que ultrapassam os limites físicos dos países.
O RIVED é um exemplo rico desse instrumento. O mesmo dar chance ao aluno explorar todas essas possibilidades citadas anteriormente.

Ana Santana Gomes da Silva disse...

Ana Santana

Hoje ainda avaliamos de forma tradicional. Há uma peocupação maior em repassar uma grande quantidade de informações para o aluno, e que metade dos mesmos não conseguem absorver tantas informações. É necessário aprender mais e melhor sem que nos preocupamos com quantidade e sim com qualidade, com isso devemos ter muito cuidado como avaliar o aluno.