quarta-feira, 2 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial - 8 horas - Turma 4

Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

18 comentários:

JORIAN SANTOS disse...

Analisando o texto de Walter Spinelli, chegamos a várias intersecções entre o texto e as realidades vivenciadas nas aplicações dos Objetos de Aprendizagens (virtuais ou não). A primeira delas é que o discente atinge o seu objetivo principal (aprendizado) mais rápido, a partir de deduções interpretações e conclusões sobre o conjunto de conhecimentos a ele apresentado naquele determinado instante. A segunda, esta ligada diretamente a globalização das informações, o aluno recebe vários estímulos em forma de informações e através dos vários tipos mídias, que o mesmo tem contato, portanto, não podemos dispensar este conhecimento pré-adquirido pelo educando em seu meio vivencial, mas sim formatá-lo de tal maneira que o aluno procure cada vez mais ser um ser crítico sobre suas influências externas. A terceira é uma consequência natural, ao utilizar o OA o professor dinamiza sua aula, tornando-a mais atrativa, prazerosa e diferente, fazendo com que o discente tome gosto por aquela disciplina e consequentemente aprenda mais. Estas são algumas das várias intersecções entre o texto de Spinelli e a minha vivência educacional como educador.
Exemplos de aplicações de Objetos de Aprendizagens:

Modelagens matemáticas (aplicação do conteúdo de sala, na vida real):
CONTEÚDO
MODELAGEM (OA)
Funções (matemática) - Empreendedorismo (empresas e comércios) (aula de Campo).
Funções (matemática) - Pesquisas Científicas (Física, Química e Biologia) (projetos interdisciplinar).
Estatística (matemática) - Mercado de Trabalho e Pesquisas. (desenvolvimento de um demonstrativo estatístico) (Sala de aula e Campo).
Taxa de Variação (matemática) 3º grau. - Mercado financeiro (pesquisa nos meios de comunicação).

Um outro exemplos de OA de aprendizagens é a construção do conhecimento através de Atividades práticas em sala de aula:
CONTEÚDO
ATIVIDADE PRÁTICA (OA)
Geometria Plana (matemática) - Construção das figuras a partir de canudinhos ou palitos de churrasco. (sala).
Geometria Espacial (matemática) - Construção dos poliedros a partir de suas planificações. (sala).
Geo. Plana e Geo. Espacial (matemática)
- Aplicações na construção civil. (aula de campo).
Funções (Física) - Cálculo e medição de velocidade, tempo de percurso e espaço percorrido de veículos motorizados, no trânsito das cidades, demonstrando por que os acidentes acontecem. (aula de campo).
Estes são algumas dos OA que eu como educador costumo utilizar sempre que é possível nas minhas aulas, mas a partir do aprimoramento do meu conhecimento através do RIVED, proporcionarei a meus alunos momentos de aprendizado melhores através dos OBJETOS DE APRENDIZADO VIRTUAL.

nega disse...

Spineli argumenta que, um objeto virtual de aprendizagem pode se construir numa situação favorável ao estudante. Concordo, pois a partir de um planejamento o professor tem condições de sistematizar diversas atividades objetivando inovar para enriquecer a aprendizagem dos discentes. A escola encontra-se num processo de construção do conhecimento tecnológico, mas isso não nos impede de ministrar-mos aulas interessantes. Por exemplo, quando trabalhamos os polissacarídes, podemos desenvolver atividades práticas ou experimentais para verificar a presença de amidos nos alimentos. Para isso, basta utilizar um recipiente; conta-gotas; solução diluída de tintura de iodo e alguns alimentos como: açúcar, farinha de mandioca, bata, maionese, salsicha entre outros. Cabe ao professor, selecionar e organizar atividades para despertar o interesse da clientela, mesmo que não esteja usando um objeto virtual. Portanto, é necessário interagir com o conhecimento, pois o mesmo é de fundamental importância para o aprendizado.

Unknown disse...

Na atual concepção da educação brasileira, a utilização de novos meios de aprendizagens designa a vontade de expressão do prfessor, que busca esforços para condicionar em sala de aula o conteúdo específico de sua disciplina e aplicar a realidade do aluno. Para tanto a tecnologia que cerca o sistema educacional condiciona-se como ferramenta para que profissionais da área a utilizem e passem a fazer parte da rotina desde o seu planejamento ao manejo direto com o soft, e é relevante lembrar que de maneira bem direta o aluno no seu contexto diário tem bem mais acesso ao computador que o próprio professor, o que se faz necessário uma implementação do que se sabe ao que se deseja aprender, e que de maneira progressiva passe-se a ter a máquina como companheira desde a ação, à criação e tendo como objetivo a obtenção do conhecimento.
Os objetos virtuais de aprendizagem chega com o crescimento e a popularização dos recursos tecnológicos, especialmente o computador e a internet, e trazem diversas vantagens tanto para o professor de sala de aula como para a educação como num todo, pois com meios integrados de comunicação não limita o aluno na obtenção de novos conhecimentos e parte para um foco paltado na obtenção de melhores resultados, ou seja, chega-se para somar aos meios que já são oferecidos com o diferencial de uma metodologia trabalho transparente, oferecendo um nível de aprendizagem adequada a realidade do aluno. Por tudo isso bem dentre outras, que Walter busca um âmbito bem maior na formatação dessas informações que conseguem transpassar os muros da escola sem que seja necessário o aluno sair de sua cadeira. È o caminho? não sabemos e não temos pretenções de afirmar, mas simplesmente é um meio por onde podemos buscar um fim.

Unknown disse...

Analizando o texto de Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode constituir numa situação favorável ao aluno.Com certeza, pois é apartir de um planejamento que os professores tem condições de sistematizar as mais diversas atividades, seja virtual ou não, com o objetivo de inovar, motivar, mesmo que em algumas situações nos defrontamos com discentes possuíndo uma gama de conhecimento na área tecnológica.Sabemos que a escola encomtra-se num processo de construção do conhecimento tecnológico. mas isso não impede que os educadores tragam os contúdos para a vivência do aluno de forma estimulante e prazerosa desafiando constantemente as limitações do dia a dia da sala de aula. Por exemplo como a escola não dispõe de laboratório de biologia com microscópio nem lâminas e lamínulas, o professor ao trabalhar o conteúdo sobre asnose, poderá fazer experimentos simples como por exemploverificar indiretamente a asnose em celulas vegetais fazendo uso de materiais simples como a folha de alface e uvas passas. Trabalhamos com uma clientela que busca informações para complementar suas atividades educativas, até porque a escola não se encontra isolada dos processos sociais, por isso precisa interagir com o conhecimento que será o objetivo do trabalho pedagógico.Portanto estes objetos estão vindo para auxiliar os professores como estratégias que irá favorecer o exercício da criatividade da aprendizagem dos nossos alunos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
repensando a avaliação disse...

Os objetivos virtuais de aprendizagem nos ofereceu novas técnicas de formas para situações de aprendizagem,proporcionando novos conhecimentos para à realidade vivencial do aluno, num elo com o contexto tecnológico da atualidade,com senso crítico e equilibrado na busca do saber.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Criar ambientes favoráveis à construção do conhecimento é um dos principais objetivos dos professores, atualmente. Deparamo-nos, constantemente, com grupos de docentes pesquisando formas de transpor informações de forma significativa aos seus alunos. É fato, ainda, que a transposição didática dos conceitos tenha contribuído para que a aprendizagem ocorra dentro e/ou fora dos ambientes educacionais, recompensando o trabalho de sala de aula.
Sabe-se ainda que, para esse fim, resultado dessas pesquisas e planejamentos, há objetos de aprendizagem, tanto virtuais, em virtude do advento tecnológico da nossa era, quanto concretos, e/ou até considerados simplórios. Tais objetos sejam eles de quaisquer desses tipos, quando usados com a devida relação aos conceitos trabalhados, são de grande valia para a conquista do que Spinelli chama de inteligência.
A exemplo disso, uma aula interdisciplinar, enfocando os conteúdos de Trigonometria, da disciplina de Matemática. A aula, que leva em consideração a História da Matemática, pôde se constituir como um objeto de aprendizagem, na medida em que, mostrava o contexto histórico de civilizações antigas, como Egito, Mesopotâmia e Grécia, em textos, mapas, filmes, documentos, como principais usuárias da trigonometria, como meio de facilitar a sua subsistência em sociedade. Outra opção para o mesmo conteúdo foi, ainda utilizando a História da Matemática, a exibição de filmes, textos e instrumentos de navegação (astrolábio, bússola, balestilha), para apresentar aplicações da trigonometria, na época das Navegações, nos séculos XIII, XIV.

Anônimo disse...

O texto nos fala da importância dos objetos de aprendizagem para a nossa prática pedagógica e aprendizado do aluno.Segundo Machado,a construção do conhecimento se dá quando o aluno é estimulado à ler,interpretar ,analisar e organizar as informações coletadas de determinado assunto ou conceito,e, nesse aspecto a escola, a internet,os objetos de aprendizagem se tornam parceiros do aluno para seu conhecimento e vontade de aprender. Na minha prática em sala de aula posso citar como exemplo uma aula sobre os fungos onde eu levei uma fatia de pão com fungos e os alunos analisaram e ficaram questionando como aquele fungo se desenvolveu naquele pedaço de pão.Outra situação se deu quando eu apresentei divisão celular e, na escola,tem um conjunto de células com as fases da divisão.
O que podemos esperar é que os objetos de aprendizagem venham à acrescentar na nossa prática e principalmente no dia a dia dos nossos alunos.

Unknown disse...

A escola é responsávelpela formaçaõ dos conhecimentos básicos dos alunos, é ela que deve promover estratégias que ajudem o educando a formar seus conceitos de aprendizagem no mundo das informações virtuais.
O avanço tecnológico das informações sugere que a escola seja mais dinâmica e professores com maior capacidade de absorção dessa realidade tecnológica. É fundamentalque haja mais empenho para que tanto a escola, quanto o professor busquem novos caminhos para chegar ao conhecimento dos novos tempos.
Os conhecimentos tecnológicos que chegam até o aluno no seu di-a dia, devem ser vistos pela a escola de forma criativa e objetiva, é preciso compreeender esses desafios para buscar metas que mostrem uma direção ampla da capacidade de produzirum trabalho pedagógico munido de materiais que desenvolvam os objetos virtuais de aprendizagem.
No contexto social os conhecimentos virtuais se multiplicam a cada dia, e o que presenciamos é uma grande distância da escola com essa realidade, promovendo assim, ainda situações tradicionais dos limites científicos.É fundamental que a educação de um modo geral tenha mais ações voltadas para o bem comum da aprendizagem; não fique só no mundo das limitações.Precisamos que o educador esteja mais assistido para que ele possa direcionar seus trabalhos de forma clara, objetiva, onde o principal objeto de aprendiazagem seja a grande capacidade humana de aprender.

Ana Maria disse...

Fazendo uma reflexão do que Spinelli mostra, entende-se que o professor de hoje dispõe de uma gama de objetos de aprendizagem, basta ser criativo para desenvolver estratégias inovadoras que possam estimular e motivar o aprender significativo dos alunos.É interessante quando se projeta uma aula onde os alunos vivenciam e constroem conhecimentos a partir de suas experiências de vida, pois ao se trabalhar o conteúdo de envoltórios celulares, traz-se para dentro de sala de aula a verificação de osmose, usando um ovo de galinha num experimento comum e envolvente.
Hoje percebemos que o educador precisa se renovar e ser dinâmico para acompanhar as mudanças que vem acontecendo, porque a nova clientela está inserida num mundo virtual cheio de conhecimentos tecnológicos que com um simples toque no computador , abre um leque de informações sistematizadas e bem próximas. Com isso o aprender não é mais estático, ele se encontra numa esfera móvel e avançada.

Unknown disse...

Na tentativa de trazwer conhecimentos para a realidade vivencial do indivíduo na atual sociedade,a informática busca oferecer condições aos jovens de ter livre acesso a dados e informações das mais diversas fontes.Quanto maior e melhor for a quantidade e qualidade dessas informações,mais ampla será a construção dos conhecimentos adquiridos.

Unknown disse...

Comentário




O texto fala na primera parte da pirâmide informacional que consiste em sistematizar alguns termos que rodeiam as concepções de conhecimento. Na realidade, dados qualitativos ou quantitativos sempre são importantes no sentido de se somar informações, fazendo com que o processo de aprendizagem seja acelerado com a devida colaboração do professor. Se temos o pressuposto de que conhecimento é a capacidade de estabelecer conexões, o professor será uma ferrameta ímpar para esse processo, que pessoalmente chamo de maturidade de desenvolvimento intelectual, e na minha disciplina matemática, chamamos de maturidade matemática. Isso consiste em fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de analisar e montar estratégias de resolução de uma situação-problema.
O texto em sua segunda parte fala nos objetos virtuais de aprendizagem, e o autor faz uma analogia: consultar enciclopédias e fazer uma busca sobre um certo conteúdo em sites. Neste caso, as duas coisas devem agir em conjunto e não em confronto. A realidade mostra que isso não funciona muito bem, mais a figura do professor deve estar presente para garantir esse entrelace de informações.
Um objeto virtual para ser satisfatório, deve estimular a criatividade. Outrora falamos sobre a tal maturidade, e esse conceito de objeto deve estimular rotineiramente este pensamento.







Postado por: Erleilson Herli dos Santos.
Professor da Escola Estadual Tristão de Barros.
Currais Novos - RN

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Objetos virtuais de aprendizagem:
Ação,Criação e Conhecimento
Entendo os objetos virtuais de aprendizagem como uma forma de oportunizar um espaço de interação entre os sujeitos.Na medida em que o professor em sua função;reflete sobre o que vai ensinar,pesquisa para poder se aprofundar,organiza suas prioridades,em fim;põe em prática uma série de recursos que possibilitam uma atuação envolvente,prazerosa e eficaz.È importante que o sujeito atuante esteja antenado com a idealização de projetos para que desta forma possa ser transferida para o aluno a tarefa de imaginar,criar e construir a essência do saber.Tenho como depoimento a realização de experiências laboratorias realizadas com alunosda da 3ª série do ensino médio da E.E.capitão Mor Galvão no primeiro semestre de 2008.Primeiramente fiz uma sondagem para perceber o nível de enteresse em tais tarefas,em seguidafoi elaborado e desenvolvido trabalhos de pesquisa envolvendo o tema em estudo;após a realização da pesquisa,foi elaborado um projeto baseado em vivências anteriores e por fim realizadas as experiências.As maiores dificuldades foram necessariamente devido ser feito em grupos e os demais alunos ficavam ociosos.Porém em minha avaliação considero um resultado satisfatório,levando em consideração o envolvimento do aluno,a participação ativa e principalmente a realização das atividades propostas.Com este depoimento pretendo demonstrar meu entendimento com realão aos objetos virtuais de aprendizagem que são os DADOS,que foram os momentos de sondagem INFORMAÇÔES,a pesquisa, CONHECIMENTO a realização das experiências e a INTELIGÊNCIA foi o resultado,ou seja,a participação e envolvimento do aluno para edificar sua aprendizagem.
Joseane

Unknown disse...

Objetos virtuais de aprendizagem:
Ação,Criação e Conhecimento
Entendo os objetos virtuais de aprendizagem como uma forma de oportunizar um espaço de interação entre os sujeitos.Na medida em que o professor em sua função;reflete sobre o que vai ensinar,pesquisa para poder se aprofundar,organiza suas prioridades,em fim;põe em prática uma série de recursos que possibilitam uma atuação envolvente,prazerosa e eficaz.È importante que o sujeito atuante esteja antenado com a idealização de projetos para que desta forma possa ser transferida para o aluno a tarefa de imaginar,criar e construir a essência do saber.Tenho como depoimento a realização de experiências laboratorias realizadas com alunosda da 3ª série do ensino médio da E.E.capitão Mor Galvão no primeiro semestre de 2008.Primeiramente fiz uma sondagem para perceber o nível de enteresse em tais tarefas,em seguidafoi elaborado e desenvolvido trabalhos de pesquisa envolvendo o tema em estudo;após a realização da pesquisa,foi elaborado um projeto baseado em vivências anteriores e por fim realizadas as experiências.As maiores dificuldades foram necessariamente devido ser feito em grupos e os demais alunos ficavam ociosos.Porém em minha avaliação considero um resultado satisfatório,levando em consideração o envolvimento do aluno,a participação ativa e principalmente a realização das atividades propostas.Com este depoimento pretendo demonstrar meu entendimento com realão aos objetos virtuais de aprendizagem que são os DADOS,que foram os momentos de sondagem INFORMAÇÔES,a pesquisa, CONHECIMENTO a realização das experiências e a INTELIGÊNCIA foi o resultado,ou seja,a participação e envolvimento do aluno para edificar sua aprendizagem.
Joseane

Unknown disse...

O texto de Walter spinelli remete a atividades hoje já execultadas pela maioria dos educadores; no entanto o que chamou a atenção foi a sua colocação e relação ao "diferenciamento do contexto escolar modificado em função do avanço da tecnologia da informação"; realmente o aluno chega a escola com um grande leque de informações, embora estas não estão depuradas e nem anlizadas, e é partindo deste princípio que o professor necessita recorrer a objetos de aprendizagem diferenciados de forma que possam seleioná-los adaptando-os à realidade do aluno.
Algumas das situações que trabalho e acredito serem valiosas são: os seminários que preprarados com acompanhamento do professor e outros profissionais que estejam inseridos dentro do contexto a ser trabalhado pelo aluno torna-se uma rica ferramenta de aprendizagem (proporciona pesquisas selecionadas, exposição de diferentes materiais didáticos, envolve os alunos em equipes sociabilizando-os. Outra situação são os trabalhos execultados com a finalidade de expôr: estes concebem aos alunos dados que necessitam serem selecionados qualitativamente e quantitativamente, dando-lhes significados, organizando-os dentro do seu contexto de forma que tenham compreensão do que vai ser apresentado ao público; atribuindo-lhes valores.

Maria de Fátima disse...

O professor usa as situações de aprendizagem na tentativa de trazer conhecimento para a realidade vivencial do aluno. No entanto, não se adaptam ao diferenciado contexto escolar modificado em função do avanço da tecnologia da informação. O acesso às informações não garante base mais sólida para a construção do conhecimento em situações escolares; por isso o desafio dos professores é hoje maior ainda do que em outros tempos. Ao mesmo tempo em que há uma série de vantagens no uso dos computadores em muitas tarefas, há também uma série de críticas e limitações a seu uso indiscriminado. Sabe-se que o uso inteligente dos instrumentos de tecnologia, como a produção de objetos virtuais de aprendizagem, amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos nossos alunos, sendo assim a sociedade atual exige cada vez mais de nós professores,o conhecimento e utilização da informática,por isso a escola se sente na obrigação de transmitir esses novos conhecimentos aos alunos.