quinta-feira, 17 de julho de 2008

2º Encontro Vivencial - Turma 3 - Reflexão do texto Repensando a Avaliação

Leia o texto e reflita sobre o exemplo apresentado por César Nunes: [...] um grupo da Faculdade de Educação de Harvard acredita que o objetivo maior do ensino oferecido por eles deve ser o “Ensino para a Compreensão” (WISKE, 1998). Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina? Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende, total ou parcialmente, ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
Reflita e socialize suas idéias neste ambiente. Para isto clique em comentários ou em postar um comentário.

20 comentários:

Sônia Maria Pereira disse...

Querido Cursista,
Estamos caminhando para mais uma reflexão de um texto, não é ótimo?! Significa que estamos alcançando um novo degrau e um passo mais significativo rumo ao sucesso. Neste caminhada estou satisfeita/orgulhosa por poder estar acompanhando cada um de vocês, obrigada! :-)
Adentrem ao texto, que é fantástico! E postem seus comentários com todo cuidado e carinho sobre o que é solicitado! Temos que nos ajudar a cumprir essa meta. Fiquem a vontade!
Saudações a todos e todas!
Atenciosamente,
Sônia Maria Pereira

Unknown disse...

Os objetivos de aprendizagem na disciplina de física:

* Ressaltar a relevância de física que está presente no cotidiano dos alunos, focalizando fenômenos interessantes e úteis;
* Levar o aluno a compreender os fenômenos da físcica, bem como estimular a curiosidade do aluno com a finalidade de desenvolver o espírito investigativo;
* Assegurar que a competência investigativa resgate o espírito questionador e o desejo de conhecer o mundo que vive em constante transformação;
* Dar ênfase às leis gerais, reduzindo substancialmente as informações de cárater específico adotando uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Reflexão sobre a compreensão do aluno
Esse tipo de avaliação na maioria das vezes, passa despercebida por falta de tempo, como por exemplo, preparar uma aula dinâmica ou até mesmo devido a aula ser de apenas 50 minutos.
Às vezes, observamos que a minoria dos alunos se destacam por entender o conteúdo antes mesmo de sua conclusão; Já a maioria deles compreendem o assunto de forma parcial, necessitando de mais reforço; Numa sala onde há aproximadamente 50 alunos, existem ainda aqueles que necessitam de um reforço bastante intensificado por não acompanhar com a mesma facilidade que os outros alunos.

Por se tratar de uma disciplina como Física que exige um bom conhecimento da matemática; na maioria das aulas utilizamos recursos pedagógicos tradicionais dificultando muito a aprendizagem no sentido de tornar esse aluno um ser atuante e crítico numa sociedade que acompanha tantas evoluções tecnológicas.

Unknown disse...

Para nós, educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina?

Como objetivos da Matemática cito:

•Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

•Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático

•Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;

•Descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;

Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende, total ou parcialmente, ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?

- A avaliação é um processo contínuo que nos permite acompanhar o dia-a-dia do aluno dentro da sala de aula.
Dentro da sala de aula percebemos que existem alunos com facilidade e dificuldade de aprendizagem, e que ambos os casos apresentam comportamentos diferentes. Os alunos que compreendem parcial ou totalmente o conteúdo estão sempre tentando se aprofundar no que está sendo ministrado, respondendo os exercícios e tirando as suas dúvidas, consultando o professor e outras fontes de pesquisa. Já os alunos que tem dificuldades na aprendizagem e não compreendem o conteúdo, demonstram desinteresse, não procuram melhorar o aprendizado e tirar as suas dúvidas, ficando neutros dentro da sala de aula.
É preciso realizar um trabalho intenso com os alunos com dificuldades de aprendizagem para que os mesmos possam se desenvolver e acompanhar o ritmo dos que apresentam facilidade na aprendizagem.

Unknown disse...

Os objetivos de aprendizagem na disciplina de física:


• Possibilitar a compreensão de conhecimentos básicos da física.
• Compreender a física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir “como funciona” de aparelhos.
• Articular o conhecimento físico com conhecimento de outras áreas do saber cientifico.
• Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar.
• Compreender e utilizar leis e teorias física..

Reflexão sobre a compreensão do aluno

Ao avaliar uma turma geralmente numerosa, encontramos alunos que em determinado conteúdo, percebem uma relação mais próxima do seu cotidiano, possibilitando assim, uma compreensão rápida. Porém, existem aqueles que, apesar de estarem voltados para o conteúdo apresentado, demonstra uma dificuldade de seu entendimento, e como a física, requer uma habilidade em operações matemáticas, há alunos que apresenta um alto índice de dificuldade de entendimento do conteúdo em questão. E, portanto, nos leva a refletir sobre a metodologia utilizada, e buscar uma melhor maneira de apresentar tal conteúdo, para que todos possam compreender e relacionar com o seu dia-a-dia.

Unknown disse...

A Biologia tem como objeto o fenômeno vida em toda a sua complexidade de manifestações. São objetivos da disciplina, dentre outros:
• Utilizar-se de diferentes meios para obter informações sobre fenômenos biológicos, características do ambiente, dos seres vivos e de suas interações estabelecidas em seus habitats;
• Produzir textos argumentativos sobre temas relevantes, atuais e/ou polêmicos, como, por exemplo, os referentes à biotecnologia, à sexualidade, à biodiversidade e outras questões ambientais;
• Analisar dados relacionados a problemas ambientais como a destinação do lixo e do esgoto, o tratamento da água, a ocupação dos mananciais, a poluição dos rios das cidades brasileiras para avaliar as condições de vida da população e posicionar-se criticamente por meio de argumentação consistente;
• Identificar regularidades em fenômenos e processos biológicos para construir generalizações, como perceber que a estabilidade de qualquer sistema vivo, seja um ecossistema, seja um organismo vivo, depende da perfeita interação entre seus componentes e processos. Alterações em qualquer de suas partes desequilibram seu funcionamento, às vezes de maneira irreversível, como ocorre no corpo humano, quando da falência de determinados órgãos, ou quando, em um ecossistema, ocorre perturbação em um dos níveis da teia alimentar;
• Elaborar suposições e hipóteses sobre fenômenos estudados e cotejá-las com explicações científicas ou com dados obtidos em experimentos;
• Relacionar conceitos da Biologia com os de outras ciências, como os conhecimentos físicos e químicos, para entender processos como os referentes à origem e à evolução da vida e do universo ou o fluxo da energia nos sistemas biológicos; os conhecimentos geográficos e históricos para compreender a preservação ou a destruição dos ambientes
naturais e mesmo para compreender a produção do próprio conhecimento biológico;
• Reconhecer a presença dos conhecimentos biológicos e da tecnologia no desenvolvimento da sociedade;
• Perceber os efeitos positivos, mas também perturbadores, da ciência e da tecnologia na vida moderna;
• Analisar idéias biológicas como a teoria celular, as concepções sobre a hereditariedade de características dos seres vivos, ou, ainda, as teorias sobre as origens e a evolução da vida como construções humanas, entendendo como elas se desenvolveram, seja por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas.

Unknown disse...

Ao refletir sobre o comportamento dos alunos diante à compreensão do que vivenciamos com eles percebo que, ao compreender totalmente determinado conteúdo e seus objetivos o aluno passa a praticá-lo em seu dia-a-dia, adquirindo uma visão crítica do mesmo, alcançando, assim, a inteligência.
Por exemplo, ao compreender sobre as limitações dos recursos naturais não renováveis, os quais não são infinitos, o aluno certamente passará a não desperdiçá-los, tornando-se, muitas vezes, um agente multiplicador daquela causa.
Por outro lado, quando a compreensão não é alcançada os alunos continuam sendo meros "expectadores" e não agentes de mudanças.

Unknown disse...

O ensino da química tem como meta possibilitar ao aluno reconhecer e compreender as transformações e reações químicas nos processos naturais e tecnológicos,sendo reconhecido a importância e utilidade do saber científico da área para a sociedade.
Os estudos e conhecimentos na área de avaliação tem sido tema frequente de discussões e reflexões em cursos de formação de educadores que tem procurado rever as suas práticas de ensino e avaliação.A maioria dos professores declaram realizar uma avaliação contínua e mediadora,mas percebo que as práticas de avaliação pouco mudadaram,principalmente no que se refere a recuperação dos alunos com dificuldades de aprendizagem.Este continua sendo um grande desafio para a escola que mesmo conseguindo diagnosticar os níveis de aprendizagem dos alunos ainda não consegue promover a superação de suas dificuldades ou aprogressão daqueles que apresentam conhecimentos acima da média.

Unknown disse...

Vivendo num mundo de constante mudança dado o grande e rápido desenvolvimento da tecnologia,necessário se faz que o ensino da matemática desenvolva nos alunos a capacidade de: Comunicar-se em várias linguagens, resolver e elaborar problemas, investigar, tomar decisões, criar estrategias e procedimentos, trabalhar de forma solidária e estar sempre aprendendo.
A avaliação está ganhando mais espaço nos debates educacionais. É considerada um elemento indispensável da prática pedagógica, podendo assumir um caráter de medição, seletivo, diagnóstico, formativo ou regulador, para citar os mais comuns. É evidente para todos educadores que devemos avaliar, no entanto se faz necessário que possamos perceber avanços e insucessos dos alunos. Após possibilitar atividades que lhe permitam progredir para auxiliá-los na descoberta de outros caminhos.

Unknown disse...

O ensino de química objetiva a aprendizagem de conceitos, atitudes e habilidades que permitam ao aluno compreender os fenômenos naturais e os processos tecnológicos vivenciados nas atividades cotidianas. É função desta ciência preparar cidadãos conscientes da importância e necessidade de utilizarmos os conhecimentos da área com ética e responsabilidade, priorizando-se a manutenção e preservação do meio ambiente.
Nós educadores devemos a todo instante repensar nossa prática avaliativa, refletindo a cerca dos níveis de aprendizagens apresentados por nossos alunos. Assim sendo, ao perceber insucessos planejo atividades para que os alunos avancem, mas percebo que na maioria das vezes isto não acontece por falta de ferramentas que permita realizar uma avaliação além dos conteúdos.

Unknown disse...

Comentário sobre o texto: Repensando a avaliação de César Nunes.
O aluno deve compreender que a biologia, assim como as ciências em geral não é um conjunto de conhecimentos definitivamente estabelecidos, mas que se modifica ao longo do tempo, buscando compreender e participar dos debates contemporâneos de forma a contribuir para melhoria das condições ambientais, da saúde, das condições gerais da vida e toda uma sociedade.
Repensar a prática avaliativa é papel fundamental de nós professores, porém compreendo que ainda não realizamos uma avaliação que possa atender as necessidades específicas dos nossos alunos. Apesar de termos consciência de que a avaliação é um processo contínuo que nos permite acompanhar o dia-a-dia do aluno dentro da sala de aula, ainda utilizamos uma prática avaliativa com base na aprendizagem dos conteúdos e não nas habilidades e competências.

Unknown disse...

REPENSANDO A AVALIAÇÃO

Sempre escutamos em rodas de professores, nas reuniões pedagogicas e no dia-a-dia nas escolas, que avaliar não é tarefa facil, surge duvidas como avaliar os alunos, muitos usam a avaliação em forma de punição, a discursão se prolonga quando falam de políticas aducacional quando diz que as autoridades ditam regras para as instituiçõoes educacionais, que muitas vezes deixa o professor em sala de aula de mãos atadas, sem poder fazer muita coisa com respeito a uma boa avaliação sestematica e objetiva, sentrada na compreeção da turma.

tomando como exemplo o grupo de estudiosos da faculdade de educação em Harvard, que volta sua pratica de ensino para compreensão, essa compreensão para eles é entendida como uma capacidade de modo flexivel do conhecimento diante de novas situações vevenciadas e dair gera uma discursão aprofundada até que se perceba no aluno se ele realmente compreendeu totalmente o assunto exposto. Eu como educador particularmente avaliu o meu aluno levando em conta sua capacidade de interpretação do assunto exposto, sua participação nas diiscurção no grande grupo no momento da explicação e a maneira criativa e como omesmo se sair de um prroblema, sempre valorisei a qualidade e não a quantidade numérica de uma nota para sua aprovação.
na verdade
com
as mudanças estruturais no que se refere o sistema tradicional para o constrantivismo, desse novo fazer pedagogico, alguns valores desaparecem,inclusive o respeito e o comportameto dos nossos alunos, em banalizar o ensino aprendizagem, deram muito direito aos alunos sem dar uma devida preparação para cumprir com seus deveres.
Mas devemos refletir pprofundamente a respeito de como o comportamento daqueles alunos que tem facilidade de compreender tudo, muitos que compreende parcialmente e daqueles que não compreende o que lhe estar sendo transmitido, cabe ao professor ter olhares diagnosticos sentrado nestas três classes de
alunos e procurar trabalhar cada uma a fim de ajuntar as três classe em uma só, com o objetivo de levar a todos a compreenção e o interesse por aquilo que estar almejando, tarefa e difícil mas porém não é impossivel uma véz que avaliar não é tarefa facil.

Unknown disse...

Governo do Rio Grande do Norte
Secretaria da Educação e da Cultura
Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar - CODESE
Subcoordenadoria de Ensino Médio - SUEM
Curso: “Capacitação docente na utilização de software como material de apoio pedagógico”
Cursista: Francisca de Assis Araújo Dantas
Turma: 03

Para nós educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina?
.Compreender os códigos e símbolos próprios da Química atual.
.Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e vice-versa.
.Identificar fontes de informação e formas de obter informações relevantes para o conhecimento da Química (livro, computador, jornais, manuais, etc.).
.Reconhecer ou propor a investigação de um problema relacionada à Química, selecionando procedimentos experimentais pertinentes.
.Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.
.Reconhecer as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico da Química e aspectos sócio-político- culturais.
Reflexão sobre a compreensão do aluno
A avaliação deve ser um processo constante, não uma série de obstáculos. As provas escritas são meios adequados para examinar o domínio do aluno em relação a procedimentos como de interpretação do texto, compreensão conceitual e entendimento de contextos. Esse tipo de avaliação pode ser utilizado como um momento de aprendizagem, pois permite a percepção dos avanços e das dificuldades dos alunos no que diz respeito ao conteúdo avaliado.
Ao avaliar na sala de aula percebemos que existem alunos que compreende parcial ou totalmente e aluno que não compreende quase nada que está sendo trabalhado. Portanto, nos leva a refletir sobre a metodologia utilizada, e buscar uma melhor maneira para superar essas dificuldades procurando apresentar clareza aos objetivos de aprendizagem que demonstram que os mesmos foram atingidos.

Unknown disse...

Para nós educadores, quais são os objetivos de aprendizagem que temos em nossa disciplina?

Preparar o aluno para uma aprendizagem em conhecimentos matemáticos, ou seja, de uma forma contextualizada integrada e relacionada, a outros conhecimentos interdisciplinares que desenvolvam competências, habilidades, que estruturem a compreender e interpretar situações problemas, linguagens especificas, argumentar e analisar, e tomar decisões necessárias a sua formação cientifica e cultural.

Ampliar e aprofundar conhecimentos matemáticos em diferentes contextos que contribuam para construção de uma visão de mundo que serão exigidas ao longo da vida social e profissional.


Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende totalmente,
Parcialmente ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?
Em se tratando do processo avaliativo da escola, percebe-se que ainda persiste por parte de alguns educadores as avaliações realizadas, apenas através de provas e testes ao final de cada bimestre, onde seus enunciados na sua grande maioria não levam a reflexão sobre a construção concreta dos conhecimentos que estão sendo vivenciados, assim prevalece os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.


CURSITA: FRANCISCA MARIA DA SILVA DANTAS

TURMA 03

Unknown disse...

Atividade Vivencial – II
Texto: Repensando a Avaliação.
Cesar Nunes

Avaliação é constante em nosso dia-a-dia. Trabalhar a avaliação é importante, no sentido de que entendemos vinculada a uma pratica educacional necessária para que se saiba como se esta enquanto aluno, professor. O que já conseguimos avançar. Como se vai vencer o que não foi superado e assim fazemos um trabalho de avaliação juntos que coloquem em pratica o que sabemos de teoria. Os objetivos de aprendizagem utilizados na disciplina de Física são aulas expositivas, exercícios complementares, pesquisas trabalhos em projetos e exposições de trabalhos, sabemos que temos muito que trambolhar como estudo de textos relacionados as temáticas em estudo, vídeos, seminários, pesquisas em laboratórios, aula de campo e aulas no laboratório de informática. O professor tem tudo o que trabalhar co o objetivo de aprendizagem na teoria, o que esta faltando é colocar em pratica. O que tem sido feito para verificação da aprendizagem do aluno é trabalho individual e em grupo em forma de exercícios e aplicações de provas escritas no final de cada bimestre e assim efetuando-se uma media n final de cada bimestre ficando a desejar a capacidade que o aluno tem de fazer o uso flexível do conhecimento em novas situações.

E.E. Professora Maria Arioene
Francisca Reinaldo

Unknown disse...

*Para nós educadores,quais são os objetivos que temos em nossa disciplina?

Antonia disse:

•Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de avaliar e julgar permitindo que os alunos tomem parte do seu próprio conhecimento.

•Privilegiar o trabalho coletivo associando conhecimentos adquiridos

•Possibilitar o aluno ao abservar,interpretar comparar,relacionar,registrar e criar novas soluções de aprendizagem.

*Será que já refletimos sobre o comportamento do aluno que compreende toltalmente parcialmente ou que não compreende o que estamos vivenciando com ele?

A avaliação é um processo que visa julgar como e quanto dos objetivos que foram definidos inicialmente no plano de trabalho foram cumpridos.Daí se caracteriza como um processo continuo e qualitativo e quantitativo.Vejo a avaliação como ponto mais dificiu do processo de ensino.

Unknown disse...

ANÁLISE DO TEXTO REPENSANDO A AVALIAÇÃO DE CÉSAR NUNES.

Ao longo dos tempos, o significado atribuído à avaliação tem sido diverso de uma forte associação a uma idéia de medida. O avaliador não é um instrumento de medida, mais o ator de uma comunicação social. A avaliação é considerada como um elemento integrante e regulador da prática educativa.
O conhecimento matemático é uma ferramenta básica para a leitura e interpretação de fenômenos e informações veiculadas nos âmbitos profissional e pessoal e, portanto, espera-se que sua construção ocorra de forma integrada, contextualizada e significativa, possibilitando ao aluno a associação daquilo que aprende a outros campos do conhecimento e ao cotidiano. Desse modo, uma questão poderá avaliar conhecimentos de natureza matemática, por meio de noções básicas relativas a outras disciplinas do currículo, em uma perspectiva interdisciplinar.
Dentre as várias possibilidades de avaliação percebe-se que o problema não está na existência de uso dos exames objetivos e dos dados quantitativos mas, na ausência de instrumentos que permitam interpretar e avaliar dados mais qualitativos dando indicações sobre o desenvolvimento das habilidades de ordem mais alta. A combinação de métodos quantitativos e qualitativos é uma prática freqüente no nosso trabalho. Geralmente usamos o questionário sobre o ambiente de aprendizagem da sala de aula, métodos qualitativos de uma maneira complementar. Por exemplo: entrevista com alunos, funcionários ou familiares. Também é muito comum o uso de métodos qualitativos no pré-teste.
A metocognição correspondem processos mentais complexos que permitem ao sujeito conhecer a forma como aprende, desenvolve o pensamento e constrói conhecimento. Pois, pensar sobre o próprio desempenho ajuda o aluno a tomar consciência dos seus fracassos e a regular a cognição e a aprendizagem.
Daí compreendemos que as experiências metocognitivas são, assim representações conscientes, cognitivos ou afetivos (idéias, pensamentos emoções), que determinam o funcionamento intelectual. A impressão de saber ou de não saber, compreender ou não compreender, constitui um importante exemplo, tal como a “sensação” de se é ou não capaz de resolver um problema.
Pode-se considerar que o ambiente de aprendizagem de sala de aula tendem a se enquadrar em modalidades diferentes. Com o objetivo de ilustrar as aplicações que os instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem de sala de aula pode ter modalidades mais comum: associações entre os resultados dos alunos e o ambiente de aprendizagem da sala de aula, avaliação de inovações educacionais, diferenças entre as percepções dos alunos e do professor de uma mesma sala de aula.
Portanto, acredita-se que uma linha de pensamento compreendam esforços no sentido de não colar uma ênfase muito grande no campo cognitivo e dar uma atenção maior também para resultados no campo afetivo. Além disso, procuram trazer evidencias de que a percepção do ambiente de aprendizagem da sala de aula pode influenciar os resultados dos alunos.
Por exemplo, o aluno constrói um portifólio (todas as atividades realizadas durante um semestre na disciplina de matemática), então de acordo com a seleção de atividades o aluno faz a reflexão sobre o que fez, o que aprendeu, como progredir. Daí o aluno toma coincidência dos erros e de suas maneiras de confrontar com os obstáculos. Desse modo o aluno irá progressivamente aumentando o seu nível de intervenção e de responsabilidade no processo avaliativo.

Maria José Custódio Freire
E.E. Pref. João Ataíde de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

Como professora de Biologia na disciplina os objetivos de compreender que a Biologia, assim como as ciências em geral, não é um conjunto de conhecimento definitivamente estabelecidos,mas que se modifica ao longo do tempo,buscando sempre corrigi-los e aprimorá-los. Utilizar noções e conceitos da biologia em novas situações de aprendizagem; selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas,fazendo o uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de coleta de dados.Formular questões,diagnóstico e propor soluções para problemas apresentados,utilizando elementos da biologia.Relacionar fenômenos,fatos processos e idéias em biologia, elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças, construindo generalizações.
A concepção sobre a prática da avaliação vem se transformando nos últimos anos. Cada vez mais, a avaliação deixa de ser vista como um instrumento de controle e punição do aluno, concentrada apenas nos períodos de exame, para ser entendida como um processo global e dinâmico através do qual se avalia a relação de ensino aprendizagem como um todo. Hoje muitos professores já estão refletindo sua prática pedagógica, definindo objetivos claros e utilizando uma diversidade de instrumentos avaliativo que leva a compreensão dos alunos, permitindo que os mesmos,reflita sobre seu próprio desempenho e intervenha com autonomia nas situações de aprendizagem.

educacao disse...

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA BIOLOGIA
O Texto Repensando a Avaliação de César Nunes

• Analisar e interpretar diversas ações do homem e suas transformações no ambiente;
• Reconhecer os diversos níveis de organização dos seres vivos;
• Identificar os diversos reinos do mundo vivo e sua classificação;
• Compreender as informações genéticas, as estruturas e o funcionamento das células que determinam as características dos organismos;
• Compreender a origem da vida e as teorias da evolução, dentro do processo evolutivo das espécies, identificando a inter-relação entre a reprodução animal e humana;
• Avaliação é contínua, mas temos dificuldades de avaliá-las usando critérios juntos, objetivos, dentro do tempo que dispomos. Com a criação e apresentação de problemas no computador e a interpretação de passos, evidências, ações frente a diferentes cenários, uso de feedbacks, etc. pode-se preencher o contínuo entre o saber ou não saber achando a “zona proximal desenvolvimento” do aluno, ou seja, o quanto de autonomia ele tem e quanto tipo de ajuda ele precisa para resolver determinado tipo de problema. São instrumentos caros e demorados para serem criados, mas que permitem avaliações em larga escala.

Maria da Conceição Justino Bezerra de Lima
E.E. Pref. João Ataide de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

Objetivos:

Desenvolver uma visão integrada dos processos que ocorrem na natureza levando o educando a se ver como participante de um mundo em constante transformação.

Fornecer embasamento cientifico para a tomada de decisões, utilizando a análise critica mediante o pensamento cientifico.


Desenvolver competências adequadas para reconhecer e saber utilizar a linguagem da química, sendo capaz de empregar as informações, a representação simbólica das transformações químicas

Unknown disse...

A avaliação deveria ser um processo de construção do conhecimento, competências e habilidades.
Dentre as diversas possibilidades de avaliação percebe-se que as dificuldades encontradas pelos alunos e professores não estão nas existências dos exames e dos dados quantitativos e sim na falta de instrumentos que permitam interpretar e avaliar dados mais qualitativos, que possa servir de instrumentos fundamentais para se obter informações sobre o processo ensino-aprendizagem. É importante que ela seja feita de maneira contínua ocorrendo sempre através de observações, analise, durante o ensino- aprendizagem, possibilitando ao professor reflexões e reformulações nos procedimentos e nas estratégias, visando sempre o sucesso do aluno levando- o a compreensão e interpretação de textos, o interesse em resolver os exercícios, observações dos experimentos enfim, deve ser um processo constante onde desperte no aluno, autonomia, pensamento critico capacidade de trabalhar em grupo e não uma avaliação onde o aluno encontre uma série de obstáculos e contradições com as práticas educacionais, que trabalha qualidades e valores e na realidade exigem quantidades, levando o aluno ao alto índice de repetência e evasão.


Tangará, 06/08/2008
Maria da Cruz da Silva