quarta-feira, 2 de julho de 2008

1º Encontro Vivencial - 8 horas - Turma 5

Leitura e reflexão do texto - Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento de Walter Spinelli. De acordo com Walter Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável para o aluno ascender e atingir o cume da pirâmide informacional, criada por Machado. Tendo em vista os argumentos de Spinelli para esta afirmação, reflita sobre outras situações de aprendizagem que você vivenciou que tenham proporcionado efeito semelhante. Compartilhe suas reflexões com o seu grupo, aqui no blog.

16 comentários:

Unknown disse...

Caros cursistas,
este é um espaço pra vocês postarem as atividades referentes as aulas não presenciais e nas quais poderemos interagir, refletir acerca do conteúdo a ser trabalhado, portanto, que façamos bom uso!

Abraços,
Suely

Unknown disse...

Atividade Vivencial – I
TEXTO: Os Objetos Virtuais de Aprendizagem
As novas formas de ensinar e aprender, expressas em modernas estratégias didáticas, por meio das quais os professores e alunos sejam estimulados a reflexão crítica, podem trazer contribuições significativas para a aprendizagem e com temas cujo aprendizado é essencial na sociedade contemporânea.
As novas tecnologias de informação e comunicação trazem novas possibilidades de utilização e novas necessidades de capacitação profissional através do espaço virtual. Um ambiente virtual e, ou um objeto virtual de aprendizagem deve envolver um contexto mais amplo que puramente a utilização da tecnologia; deve facilitar na construção dos participantes em suas salas de aulas presenciais e virtuais, levando-os a construir um conhecimento através dos seguintes parâmetros: pesquisas, observações e críticas de informações colhidas através da leitura de dados encontrados em vários meios de comunicação.
Segundo Spinelli, um objeto virtual de aprendizagem pode se constituir numa situação favorável ao aluno para chegar ao cume da pirâmide informacional, criada por Machado (2002); sendo a mesma dividida em quatro patamares que são: Dados, Informações, Conhecimento e Inteligência. Embora se deva observar que, por exemplo, em um grupo de alunos que fazem parte de um universo heterogêneo o professor deve buscar uma homogeneização desse grupo, para assim, iniciar e desenvolver um trabalho de ensino –aprendizagem almejando seguir todos os patamares da pirâmide informacional e alcançar os objetivos esperados. Desse modo todos os alunos poderão interagir buscando uma motivação intrínseca, para uma compreensão objetiva, com objetos virtuais ou não virtuais, mas com inúmeras possibilidades de criação e capacidade de projetar sua própria vida dentro da sociedade em que estão inseridos.

Exemplo de aplicação de objeto de aprendizagem:
Oficina prática de Matemática
Conteúdo: Perímetro x Área de Figuras planas
Objetivos:
1 – Participar de atividades que exercitem composição e decomposição de figuras;
2 – Calcular áreas usando composição, decomposição e unidades padronizadas ou não;
3 – Relacionar unidades de perímetro e área;
4 – Identificar e traçar altura de figuras planas em relação a uma determinada base;
5 – Deduzir fórmulas de áreas das figuras planas
Público alvo: alunos da 1ª série do Ensino Médio
Material: papel sulfit, lápis grafite, régua, compasso, transferidor, esquadro, tesoura e cola.

João Paulo Gondim de Aquinoi disse...

Atividade sobre o texto: OS objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento.

Todos sabem que não basta levar à criança para frente de um computador sem dar as orientações corretas para que eles possam subir um patamar na pirâmide informacial. Em 2006 quando lecionava numa determinada escola aqui em Mossoró, ensinava a uma turma que apresentava conhecimentos sobre matemática muito abaixo das outras, precisávamos encontrar uma maneira de chamar a atenção daqueles alunos para que aprendessem as 4 operações de maneira que tivesse significado para eles. Fomos à sala de vídeo e lar tinha um CD com conteúdos de matemática em forma de jogos, levamos esses alunos para “brincar” com esses jogos, mais primeiro demos todo o aparato necessário para eles começarem com a atividade, e sem eles perceberem já estava multiplicando, dividindo, somando e subtraindo. Melhoramos e muito a aprendizagem dos alunos como também o comportamento deles que passaram a ficar atentos as explicações, pois, sabia que iriam precisar das explicações para poder mexer no jogo no computador.

Unknown disse...

O texto: os objetos virtuais de aprendizagem Walter Spineli, enfoca muito bem o uso das tecnologias na sala de aula. Percebe-se a necessidade que temos enquanto professor de estarmos conectados com a rede mundial de computadores, que a escola não sobreviverá por muito tempo sem o uso desses recursos virtuais, porém, nós sabemos que a grande maioria das escolas públicas não estão equipadas com laboratórios de informáticas e muito menos ainda os nossos professores não são capacitados para inserir esses objetos virtuais de aprendizagem em suas aulas. Esta é realidade da escola que leciono a disciplina Biologia, por este motivo não relatei nenhuma experiência por mim vivenciada usando os objetos virtuais de aprendizagem.

Unknown disse...

Segundo o texto: Os objetos virtuais de aprendizagem, estes podem se constituir numa situação favorável ao aluno para chegar no topo da pirâmide informacional citada por Machado (2002). Essa é a meta que tanto o professor como a instituição escolar deve ter, o que concordo e acho interessante como é colocado. A diferença está nas estratégias que ainda se planeja, para essa que o texto sugere: os objetos virtuais de aprendizagem, concordo que é mais eficiente, mais atrativo,mais completo e mais rápido. O ideal é que a escola pública pudesse dispor desses objetos virtuais e que os professores fossem capacitados para utiliza-los,fazendo com as metas sejam atingidas com mais eficiência, rapidez e de forma agradável.O que difere do real, pois não é toda escola que possui laboratório de informática e aquela que possui funciona com acesso restrito a alguns professores.
No entanto esse texto como um objeto de estudo está dando o passo inicial e o mais importante, a conscientização sobre a importância desses objetos virtuais de forma teórica e prática.
Quanto ao relato de experiência ainda não é possível, primeiro estou aprendendo para depois colocar em prática (se possível). A experiência que tenho é a utilização da internet como instrumento de pesquisa para o aprofundamento das aulas.

Unknown disse...

O texto de WalferSpineiie,enfatiza com bastante coerência a realidade da Educação com relação aos usos dos objetos virtuais no que consiste uma melhor aprendizagem.O professor atual tem que interagir junto a seu aluno,buscando inovar suas aulas usando esses objetos(INTERNET,videos,data-schow etc,)com responsabilidades, ou seja ter objetivos a atingir ,pensando no que esse possa oferecer,acrescentar ou despertar para o conhecimento.Nas minhas atividades uso bastantes o video,que alem de acrescentar o saber oferece imagens ,onde apartir dai eles buscam muitas vezez na internet para apresentação referente o que entendeu.Assim com certeza o seu saber adquirido marca uma subida na pirâmide,segundo(Machado 2002).

Unknown disse...

A internet tem influenciado a educação, criando até uma nova modalidade de ensino-aprendizagem: a TELEDUCAÇÃO. A palavra tele é originária do grego e significa a distância. Não há professor que não prepare sistematicamente atividades para auxiliar seus alunos na aprendizagem de determinado conceito(segundo Walter Spinelli,autor do texto analizado. Há estudos do meio,trabalhos de campo, visitas a museus ou viagens. Esse rol de atividades forma o quadro e o contexto necessário para aquilo que chamamos de situações de aprendizagenm. É consenso entre professores que é preciso considerar, no processo educacional, a situação de boa parte dos jovens, que chegam à escola munidos de grande leque de informações das mais diversas fontes e qualidades. É preciso que o professor seja capacitado na àrea da informática para estimular os educandos na leitura e interpretação de dados, analisá-los, organizá-los, relacioná-los e criticá-los. Há uma série de vantagens no uso dos computadores em muitas tarefas, das quais uma delas é a rapidez das informações que podem chegar a uma grande massa em pouco espaço de tempo. Por outro outro lado, há desvantagem de que as informações veiculadas não são tão confiáveis. O uso inteligente dos instrumentos de tecnologia, como a produção de Objetos Virtuais de aprendizagem, entretanto, amlia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa dos estdantes.
EXPERIÊNCIA VIVENCIADA
Em 2002, quando estudante do curso de PEDAGOGIA, curso de formação continuada - PROBÁSICA, UFRN. Tive a oportunidade de assistir a uma TELECONFERÊNCIA em Currais Novos/RN, que estava acontecendo no Rio de Janeiro naquele momento.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES COMO FERRAMENTAS DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM SÃO DE EXTREMA NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA N0 CONTEXTO EDUCACIONAL DE HOJE, APESAR DE ALGUMAS ESCOLAS ESTAREM À MARGEM DESSE CONHECIMENTO (INFORMAÇÃO DIGITAL). ALGUNS ALUNOS VÊM A ESCOLA COM MAIOR PARTE DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTE DE REDE, ADQUIRIDOS FORA DA ESCOLA MAIS DO QUE PROPRIAMENTE DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR.
HOJE, OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SÃO INDISPENSÁVEIS AOS PROFESSORES PARA A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA, COMO TAMBÉM PARA UMA MELHOR PREPARAÇÃO DOS ALUNOS, DESENVOLVENDO PROJETOS E VALORES QUE IRÃO BENEFICIÁ-LOS COMO REFERÊNCIA PARA OS CIDADÃOS DE HOJE E DO FUTURO.
TEMOS QUE FOCAR PARA A ATITUDE EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA, TANTO DO PROFESSOR QUANTO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR COMO REFERÊNCIA DO PATAMAR SUPERIOR DA PIRÂMIDE INFORMACIONAL, SEGUNDO MACHADO (2002).
É PRECISO REFLETIR TAMBÉM SOBRE A MANEIRA COMO, NO COTIDIANO, OS TEMAS DE CADA DISCIPLINA REFLETEM NA VIDA ACADÊMICA E HUMANITÁRIA.
COMO EXPERIÊNCIA DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO DIA-A-DIA ACADÊMICO, REALIZO LABORATÓRIOS SOBRE FUNÇÕES ALGÉBRICAS ELEMENTARES, TRABALHOS ESTATÍSTICOS DE ANÁLISE QUANTITATIVO, PROBLEMAS COM LÓGICA E TEORIA PROBABILÍSTICA.
ESPERO QUE ESSE CURSO ABRA OS HORIZONTES PARA QUE O ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO SEJA MAIS PRESENTE E REAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL, DEIXANDO O NOSSO ALUNO E A INTITUIÇÃO PÚBLICA MAIS VALORIZADOS E COMPETITIVOS EM NOSSO MEIO.

Unknown disse...

TEXTO: OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO
(Walter Spinelli)

COMENTÁRIOS APÓS A LEITURA DO TEXTO:
Para se chegar a uma aprendizagem, o indivíduo passa por diversas fases que o faz chegar a um sistema organizado, ao qual, chamamos de saber. Na verdade o ser humano nasce com a predisposição de aprender, e ao longo de sua vida se aperfeiçoa partindo do princípio do que ele já deteve em experiências anteriores. A escola, e a figura do professor, fazem parte deste currículo do indivíduo, através de métodos que chamamos de situações de aprendizagem que nada mais é, do que a preparação da aula. Por outro lado, o indivíduo ao chegar a uma sala de aula, ele já detém informações adquiridas ao longo de suas experimentações, que no contexto atual, e com o avanço da tecnologia e da rapidez com que as informações transitam, essas, avolumam de tal forma, que tais informações fazem parte de uma grande construção que ainda não assimilada pela escola, precisam serem afloradas.
No contexto atual, diria que a responsabilidade da escola e do professor se torna um desafio constante, e crescente em se comparando com outros tempos. É justo, que o professor atual, insira-se nessa nova concepção do conhecimento virgente. Sendo assim, trabalhando-se com a compreensão que seria o conhecimento (da Pirâmide Informacional de Machado), precisaria antes, da análise de informações, através da crítica depurativa, e do princípio que é o ponto de partida da leitura dos dados. Em outras palavras, o objetivo prioritário da escola é o do projeto idealizado, para se chegar ao topo da pirâmide. E para isto, o salutar é levar o aluno a analisar e criticar os fenômenos sociais e científicos dos nossos dias.
Com tantos recursos digitais que são objetos virtuais de aprendizagens, não se concebe que a escola, diante de tantas tecnológicos, e de sistemas patentemente rápidos, não se utilize destes meios, entre os quais destacamos o de maior importância que é a computação, para alcançar os projetos para elaborar objetos virtuais.
Concluindo, diria que o ser humano é um dotado de condições criativas fantásticas, e que, diferente de todos os animais, Deus, o Eterno Criador, o dotou de inteligência, capacidade e vontade própria. A escola, e o professor, aliados ao uso dos instrumentos de tecnologia serão capazes de ampliar, com toda certeza, possibilidades para desenvolver a capacidade criativa deste ser, que é o nosso aluno.

Unknown disse...

PURA VIVÊNCIA:
Próximo ao dia 11 de setembro do ano anterior, pesquisei pela internet e com os dados em mãos convidei os meus alunos para assistirem um documentário alusivo ao ocorrido em 2001, referente grande tragédia provocada pelos terroristas que culminou na derrubada das torres gêmeas (World trade Center Building). Foi uma aula fantástica, e para surpresa nossa neste mesmo final de ano o assunto foi tema de vestibular. Os alunos e professores fizeram muitos comentários a respeito do que viram e ouviram nesta nossa aula.
São os meios tecnológicos que nos possibilitaram esta favorável e feliz idéia.

Anônimo disse...

Nós professores,sabemos que a situação de aprendizagem atual,é bem mais favorável tanto ao professor quanto ao aluno. Hoje temos um mundo globalizado,onde a ciência e a tecnologia criam objetos virtuais,para termos mais desafios e mais informações ao nosso alcance,onde a busca de mais conhecimentos se torna interessante para o ensino-aprendizagem .

Unknown disse...

Atividade Vivencial – I
TEXTO: Os Objetos Virtuais de Aprendizagem

Os jovens de hoje, nossos alunos, estão vivendo, a era da informática. A informação chega mais rápido e em maior quantidade que em outros tempos, exigindo assim uma maior capacidade de interligação entre os jovens alunos e os professores, para que dessa forma, se consiga transformar informação em conhecimento da maneira mais clara possível, alem da necessária adaptação, por parte dos educadores, a esta era da informática.
É certo que num mundo, onde o espaço digital é crescente, o envolvimento com situações virtuais de aprendizagem seja válida. E o maior desafio para os pedagogos e professores é fazer valer situações como estas.
Usar o computador como aliado nesta empreitada, é mais do que vantajoso. É estimulante. Primeiro, porque o aluno tem uma aula diferenciada; e segundo, porque o aluno da era digital está familiarizado com o ambiente virtual.
Com isso, precisamos, nós professores, adaptar-se a esta nova realidade tecnológica e criar suportes necessários ás situações virtuais de aprendizagem.

Unknown disse...

Atividade sobre o texto: Os objetos virtuais de aprendizagem.

Exitem inúmeras formas de instruçaõ tanto para o docente como para o discente.
As informações e avanços na tecnologia são jogados de tal maneira que não sabemos quem é doscente nem discente.
Essa nova tendência, os TICs ( tecnologia de informação e comunicação) estar mudando a forma de pensar e de agir de toda a comunidade. fator esse,que compromete a educação e obriga a acompanhar a evolução tecnólogica.
Portanto ingressar na era digital passou a ser prioridade na vida de um professor.
Produzindo objetos de aprendizagem e sistematisando suas aulas o professor transforma sua sala em um lugar mais atrativo e propício ao aprendizado.Mas para tanto este deve estar preparado para essas várias situações de aprendizagem.
O texto retrata sobre uma pirâmide informativa para interpretar alguns termos que rodeiam as concepções do conhecimento.
Partindo dos dados e da pirâmide que machado (2002)usa para explicar esse fato.Nos deparamos com a base da pirâmide:
DADOS: todo o maprendizado adquirido de forma significativa ao logo do tempo.
Patamar seguinte:
INFORMAÇÃO:este patamar tem como objetivo estabelecer conexões com o conhecimento.
CONHECIMENTO E INTELIGÊCIA são os patamares que fecham a pirãmide e
estar relacionado com a capacidade do ser humano de Projetar e Estímular situações.
O docente deve estabelecer contato a partir de estratégias,usufluindo de materias que sequer seria imaginado na educação(Objetos virtuais de aprendizagem).
Na atualidade, o grande desafio da educação é estabelecer um vículo com a era da informática para que possam ser Construido objetos virtuais de aprendizagem na mesma velocidade que são produzidos jogos e outros entreterimentos que distânciam a comunidade, num todo, das escolas.

Unknown disse...

Comentário sobre o texto de Walter Spinelli

O texto faz referência à importância dos objetos virtuais de aprendizagem como estratégia de trabalho inovadora cuja finalidade é auxiliar na aprendizagem de conceitos, estimulando o desenvolvimento da criatividade e imaginação do aluno. O autor fala também da Pirâmide Informacional, descrevendo cada patamar para haver uma melhor compreensão da concepção do conhecimento. È de grande interesse do professor assim como da instituição escolar alcançar o cume da pirâmide, pois só assim terão a a certeza que o esforço valeu à pena.Estimular os alunos a ler, interpretar dados, analisá-los, organizá-los, relacioná-los e criticá-los é uma tarefa árdua e necessita de planejamentos bem feitos e laborados com precisão para serem colocados em prática e atingir o objetivo esperado.
Atualmente, estamos passando por um elevado processo de ampliação do acesso à informação e à comunicação devido ao advento da rede mundial de computadores. Nossos alunos chegam à escola com uma grande quantidade de informação, que precisa ser trabalhada utilizando muitas vezes recursos que fogem a metodologia tradicional, por isso é de extrema importância o aperfeiçoamento do professor em cursos de capacitação e o estabelecimento da interdisciplinaridade para se fazer um trabalho de qualidade.
A leitura do texto foi essencial para se entender a necessidade da utilização de novos métodos de aprendizagem, reforçando ainda mais o conhecimento dos temas abordados.

Unknown disse...

Segundo o autor Spinell todos nós temos a preocupação de preparar atividades para nossos alunos que tenha algum significado real. Mas para isso devemos refletir, pesquisar, planejar para atingir o nosso objetivo final a aprendizagem. Mas hoje em dia essa preparação se torna mais difícil e essencial devido o número de informações que o aluno já tem quando chega à escola, pelo o fácil acesso que tem a essas informações, devido o grande avanço da tecnologia.
Essa alteração no mundo atual leva cada um professor a um grande desafio: questionar e refletir sobre a sua prática pedagógica e sobre estas informações; e sistematizá-las para provocar uma situação de aprendizagem significativa para cada um. Nós professores devemos também mergulhar nesse campo, para ampliar nossos conhecimentos e nos adequar a essa realidade. Mas para isso devemos observar se os temas são próprios para cada disciplina e fazer as adaptações necessárias no sentido de melhorar sua compreensão e aumentar cada vez mais o nível de aprendizagem. Tirar suas dúvidas e estimular o aluno a compreender melhor estas informações, mesmo sabendo que não é possível compreender tudo na sua totalidade. Pois a construção sistemática desses saberes será feita gradativamente, obedecendo as etapas essenciais e cronológicas, como mostra a pirâmide através da leitura de dados, informações, conhecimento e inteligência. E para atingir essa construção (o desenvolvimento intelectual do ser) são necessários projetos que sejam facilitadores e norteadores da aprendizagem, que dêem uma direção sólida para a vida do educando no mundo atual.
Com isso faz-se necessário que tenhamos objetivos claros e definidos na nossa tarefa de educador; sempre observando que o melhor não é a quantidade de conteúdos abordados, mas a qualidades desses conteúdos e seus benefícios para a vida do educando.