sexta-feira, 22 de agosto de 2008

4º Encontro Vivencial – Turma 2

Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica para a reformulação de seqüência de ensino.
Publique sua Seqüência de ensino reformulada no blog, clicando em comentários.
Envie uma cópia para o email ntejoseaugusto2008@gmail.com

20 comentários:

Unknown disse...

Sequência de Ensino

Escola:
Escola Calpurnia Caldas de Amorim – EECCAM

Professor:
Jandilson Soares Fernandes

Disciplina:
Química
Série:
2º Série do Ensino Médio

Apresentação:
Neste Objeto de Aprendizagem, o aluno terá a oportunidade de conhecer o comportamento das emissões dos diferentes tipos de radiações assim como também classificá-las e descobrir suas aplicações no dia a dia.

Objeto de Aprendizagem:
Propriedades das Emissões Radioativas – Radiação.

Objetivos:
Identificar as cargas das emissões radioativas: alfa, beta e gama;
Reconhecer e utilizar os conceitos de elemento químico, número atômico
e número de massa;
Conhecer as propriedades das radiações eletromagnéticas.

Metodologia:
Na sala de aula: Aula expositiva e discursiva com interação professor /aluno. (duração 50 minutos).
Na sala de informática: Mostrar à utilização dos radioisótopos na medicina , na radioterapia, no meio ambiente, no estudo do comportamento dos insetos , no estudo de controle de pragas na agricultura e no tratamento de alimentos para a conservação, através de simulações tendo como apoio o objeto virtual.(duração 50 minutos).

Avaliação:
Será avaliado o desempenho do aluno na assimilação dos conteúdos e na utilização do objeto de aprendizagem

Unknown disse...

Sequência de Ensino


Escola:

Escola Estadual João Ferreira de Souza


Professor:

Oziel Dério de Carvalho


Disciplina:

Química

Série:

2º Série do Ensino Médio


Apresentação:

Neste Objeto de Aprendizagem, o aluno terá a oportunidade de conhecer o comportamento das emissões dos diferentes tipos de radiações assim como também classificá-las e descobrir suas aplicações no dia a dia.


Objeto de Aprendizagem:

Propriedades das Emissões Radioativas – Radiação.


Objetivos:

Identificar as cargas das emissões radioativas: alfa, beta e gama;

Reconhecer e utilizar os conceitos de elemento químico, número atômico

e número de massa;

Conhecer as propriedades das radiações eletromagnéticas.


Metodologia:

Na sala de aula: Aula expositiva e discursiva com interação professor /aluno. (duração 50 minutos).

Na sala de informática: Mostrar à utilização dos radioisótopos na medicina , na radioterapia, no meio ambiente, no estudo do comportamento dos insetos , no estudo de controle de pragas na agricultura e no tratamento de alimentos para a conservação, através de simulações tendo como apoio o objeto virtual.(duração 50 minutos).


Avaliação:

Será avaliado o desempenho do aluno na assimilação dos conteúdos e na utilização do objeto de aprendizagem.

Unknown disse...

Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim

Professoras: Vanize Pereira de Medeiros

Disciplina: Biologia Turma: 2º ano.

Apresentação:

Este objeto de aprendizagem tem como objetivo despertar no aluno a necessidade de uma postura preventiva que garantam a manutenção de sua saúde, sob ótica de prevenção, decorrente, principalmente, do seu estilo de vida e de suas condições de existência implicando não só uma preocupação individual mas também como uma responsabilidade coletiva. A maioria das causas de doenças e deficiências poderia ser evitada por meio de ações preventivas. Aqui é muito importante dar ênfase à responsabilidade de todos (indivíduo, comunidade e governo) na manutenção da saúde.

Objeto de aprendizagem: Não mim sinto muito bem.

Objetivo:

Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados utilizando elementos da Biologia;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visem à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente;
Estabelecer relações entre a parte e um todo de um fenômeno ou processo biológico.

Metodologia:

Na sala de aula: Exposição dos conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade escolar e simulação das Bactérias, vírus e protozoários com massa de modelar (1 aula de 50min.).
Pesquisa de Campo: Entrevista com pessoas acometidas pelos respectivos microorganismos, com produção de gráficos apresentando os dados obtidos nas entrevistas. A turma seria dividida em grupos e cada grupo ficaria responsável por um bairro da comunidade escolar (2 aulas de 50 min.).
No computador: Os alunos iniciam as atividades do objeto de aprendizagem após a leitura e esclarecimentos das regras.

Avaliação:

A avaliação será contínua de acordo com o empenho, colaboração e evolução dos alunos durante o percurso das atividades.

Unknown disse...

Escola Estadual João Ferreira de Souza

Professoras: Maria do Socorro Gomes Fonseca


Disciplina: Biologia Turma: 2º ano.

Apresentação:

Este objeto de aprendizagem tem como objetivo despertar no aluno a necessidade de uma postura preventiva que garantam a manutenção de sua saúde, sob ótica de prevenção, decorrente, principalmente, do seu estilo de vida e de suas condições de existência implicando não só uma preocupação individual mas também como uma responsabilidade coletiva. A maioria das causas de doenças e deficiências poderia ser evitada por meio de ações preventivas. Aqui é muito importante dar ênfase à responsabilidade de todos (indivíduo, comunidade e governo) na manutenção da saúde.

Objeto de aprendizagem: Não mim sinto muito bem.

Objetivo:

Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados utilizando elementos da Biologia;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visem à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente;
Estabelecer relações entre a parte e um todo de um fenômeno ou processo biológico.

Metodologia:

Na sala de aula: Exposição dos conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade escolar e simulação das Bactérias, vírus e protozoários com massa de modelar (1 aula de 50min.).
Pesquisa de Campo: Entrevista com pessoas acometidas pelos respectivos microorganismos, com produção de gráficos apresentando os dados obtidos nas entrevistas. A turma seria dividida em grupos e cada grupo ficaria responsável por um bairro da comunidade escolar (2 aulas de 50 min.).
No computador: Os alunos iniciam as atividades do objeto de aprendizagem após a leitura e esclarecimentos das regras.

Avaliação:

A avaliação será contínua de acordo com o empenho, colaboração e evolução dos alunos durante o percurso das atividades.

Unknown disse...

Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros

Professoras: Rita de Cássia Silva de Medeiros


Disciplina: Biologia Turma: 2º ano.

Apresentação:

Este objeto de aprendizagem tem como objetivo despertar no aluno a necessidade de uma postura preventiva que garantam a manutenção de sua saúde, sob ótica de prevenção, decorrente, principalmente, do seu estilo de vida e de suas condições de existência implicando não só uma preocupação individual mas também como uma responsabilidade coletiva. A maioria das causas de doenças e deficiências poderia ser evitada por meio de ações preventivas. Aqui é muito importante dar ênfase à responsabilidade de todos (indivíduo, comunidade e governo) na manutenção da saúde.

Objeto de aprendizagem: Não mim sinto muito bem.

Objetivo:

Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados utilizando elementos da Biologia;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visem à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente;
Estabelecer relações entre a parte e um todo de um fenômeno ou processo biológico.

Metodologia:

Na sala de aula: Exposição dos conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade escolar e simulação das Bactérias, vírus e protozoários com massa de modelar (1 aula de 50min.).
Pesquisa de Campo: Entrevista com pessoas acometidas pelos respectivos microorganismos, com produção de gráficos apresentando os dados obtidos nas entrevistas. A turma seria dividida em grupos e cada grupo ficaria responsável por um bairro da comunidade escolar (2 aulas de 50 min.).
No computador: Os alunos iniciam as atividades do objeto de aprendizagem após a leitura e esclarecimentos das regras.

Avaliação:

A avaliação será contínua de acordo com o empenho, colaboração e evolução dos alunos durante o percurso das atividades.

Unknown disse...

Escola:Estadual João Ferreira de Souza - Ensino Fundamental e Médio
Professores: Severino Moreno da Silva e Tânia Maria Medeiros de Souza
Disciplina:Matemática
Série:1ª série do Ensino Médio
Assunto: Arquitetura das Escadas
Público-alvo: Alunos do Ensio Médio

Introdução:
É notório as dificuldades que os alunos apresentam sobre o tema semelhança de triângulo, proporcionalidade e Teorema de Tales na prática do dia a dia, perceber a aplicação desses conceitos faz com que o aluno interaja podendo construir e trabalhar os conceitos na realidade e no campo virtual, abordados no objeto de aprendizagem "arquitetura de escada".

Objetivos:
* Estimular o aluno a a medir e calcular as dimensões de uma escada real;
* Construir um ambiente computacional, maquete de escada relacionando suas dimensões e verificando quais conceitos foram envolvidos (proporcionalidade, semelhança de triângulo);
* Fazer comparações entre as opiniões dos alunos com o abjetivo de resolver e solucionar problemas.

Pré-requisitos:
*O aluno deverá ter noções de como operar com frações;
* Ter conhecimento como se constrói uma escada;
* Ter noções de informática.

Tem Previsto:
04 horas/aulas
* 01 h/a na sala de aula (os alunos terão introdução e discussão sobre maquete);
* 02 h/a na sala de informática;
Construção de escadas e discussão sobre os resultados obtidos;
01 h/a na sala de aula
* Contrução de uma maquete de escada;
* A atividade deverá ser realizada em dupla.

Avaliação
A avaliação será feita de acordo com a participação e envolvimento dos grupos nas

Luiz de França disse...

Caro cursista da turma 2, lembre-se que no dia 2 de setembro você vai fazer uma apresentação sobre a Seqüência de Ensino que você publicou no Blog. Esta apresentação pode se com cartaz e/ou slide... Venha preparado para brilhar.
Luiz de França

Lenilde Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lenilde Medeiros disse...

Sequência de EnsinoEscola Estadual José Bezerra CavalcantiProfessora:Lenilde Medeiros de LimaDisciplina:Matemática    Série:1ºApresentação: Nete Objeto de Aprendizagem o aluno deve reconhecer uma função,identificar suas variáveis e utilizar suas formas de representação,tabela de valores ,lei de formaçao e gráfico,para obter informação sobre o comportamento das grandezas envolvidas na função. Objeto de Aprendizagem:  Funções Algébricas Objetivos: .Compreender o conceito de função; .Reconhecer as funções lineares e quadraticas; .Determinar domínio,contradomínio e imagem; .Analisar gráficos e leis de funções para estabelecer sinal,crescimnto,decrescimento,dominio e imagem; .Resolver inequações Metodologia na sala de aula: .Leitura compartilhada"A função e o cotidiano" .Solicitar aos alunos que tragam recortes de jornais e revistas de diversos tipos de gráficos; .Utilizar na sala a tabela de medalhas da olimpiada de Pequim,e fazer comentários; .Pedir aos alunos que apresentem situações do seu cotidiano,que mostrem aplicações práticas para o estudo de funções. Metodologia na sala de informática: .Pesquisar várias tabelas,elaborado a parti dos dados do Censo 2000/2008 do IBGE; .Solicitar uma leitura onde o gráfico é empregado para demonstrar a evolução dos números de casos de Aids no Brasil. Avaliação:  O aluno será avaliado mediante o seu desenvolvimento nas tarefas realizadas tanto em sala de aula quanto na sala de informática.

Unknown disse...

Texto:Os objetos virtuais de aprendizagem:ação,criação e conhecimento.
Autor:Walter Spinelli

O professor está sempre buscando recursos diferentes para utilizar em suas atividades,para facilitar a aprendizagem dos alunos em determinados assuntos em sala de aula. A busca desses recursos representam um avamço significativo na tentativa de trazer conhecimento para a realidade cotidiana do aluno,no processo educacional para a construção de conhecimento.
Os alunos hoje vêm a escola com uma grande quantidade de informações aleatórias sem nenhum julgamento crítico e sem base sólida dessas informações para a contrução do conhecimento em situações escolares;aumentando assim os desafios para os professores no processo ensino-aprendizagem.
Segundo Machado(2002), em sua pirâmide informacional, os dados acumulados em jornais, tabelas e em redes de computadores, serve para o aluno relacionar,dar-lhes significado e conduzí-los para as informações analisadas, processadas e articuladas. Para chegar ao próximo patamar é preciso de conhecimento, que é fundamental para estabelecer conexões entre elementos informacionais,processar informações,analisá-las,armazená-las,avaliá-las em critérios de relevância e organizá-los em sistemas;e por último o da intelig~encia,que é a capacidade que o indivíduo tem para projetar seus desejos,projetos,sonhos e ilusões para a construção do conhecimento em situações de aprendizagem.
Com o avanço tecnológico,especialmente computadores e internet,é possível buscar novas situações de aprendizagens para o aluno sob o ponto de vista cognitivo de imaginar,criar e,construir saberes em nossos projetos individuais e/ou coletivos. Portanto,um objeto virtual de aprendizagem pode tanto contemplar um único conceito quanto englobar todo o corpo de uma teoria;ele não é apenas uma simulação de experimento real,éuma situação na qual o aluno percorre etapas,envolvido por um contexto que exige a compreensão de determinados conceitos científicos.
Quanto ao relato de experiência vivenciado usando os objetos virtuais de aprendizagem,ainda não foi possível. A experiência que tenho é a utilização da internet como instrumento de pesquisas para o aprofundamento das minhas atividades.
17 de Julho de 2008 07:19

Evaldo Bernardo disse...

Centro Educacional José Augusto
Discipĺina: Química
Professores: Evaldo Bernardo Ferreira
Série: 2ª Série do ensino médio

Nome do Objeto de Aprendizagem: Identificando substâncias e suas propriedades

Objetivos

1. Análise e compreensão de gráficos
2. Reconhecer regularidades no comportamento de aquecimento de amostras em função do tipo de substância, massa, fonte e tempo de aquecimento
3. Desenvolver o conceito de substância e sua identificação por meio da determinação de suas propriedades específicas
4. Investigar situações-problema por meio da experimentação e análise dos resultados obtidos

Pré-requisitos

1. Construção de gráficos cartesianos,
2. Conceito de substância
3. Conceito de ponto de fusão e ponto de ebulição

Tempo previsto para a atividade

02 aulas de 50 minutos

Metodologia

1. Na sala de aula
Aula discussiva com a interação professor/aluna utilização de painéis elaborados pelos próprios alunos como recurso didático.

2. Na sala de informática
Identificar as substâncias através das simulações e o conhecimento dos conceitos de substância e de suas propriedades específicas tendo como apoio o referido objeto virtual.

Avaliação

Avaliação será diagnóstica e auto avaliativa.

Prof.a Joseni Maria disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL QUERUBINA SILVEIRA
PROFESSORA: JOSENI MARIA DE MEDEIROS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 2º ANO - ENSINO MÉDIO

APRESENTAÇÃO
Em várias situações do cotidiano nos deparamos com problemas que envolvem a análise de chances e possibilidades que, para resolvê-los é necessário compreendermos as teorias da probabilidade. Sendo assim, essa seqüência foi elaborada a fim de que o aluno conheça sua origem histórica, bem como a evolução do campo de utilização desse conceito desde suas primeiras aplicações em jogos de azar. Observando, que hoje os conhecimentos de probabilidade são muito importantes, principalmente, para a Matemática e a Física Moderna.

OBJETO DE APRENDIZAGEM: Probabilidade: Matemática do acaso

Esta atividade é formada por duas partes denominadas Sorteio da caixa e Roda matemática. Cada uma delas é proposta para ser realizada em uma aula de 50 minutos. Dessa forma, a atividade se esgota em três aulas, sendo a última destinada à formalização e à discussão dos conteúdos envolvidos. Na primeira atividade, os alunos se familiarizam com conceitos e cálculos básicos de probabilidade. Já na segunda, os alunos participam de um experimento baseado num jogo de roleta. Essa atividade desperta a discussão sobre os jogos de azar.
Finalizando a atividade, será importante que o professor formalize os conceitos de eventos simples, espaço amostral e de probabilidade simples, introduzindo inclusive a fórmula de cálculo. Também poderá formalizar o conceito de probabilidade condicional.

OBJETIVOS:

Compreender a importância das teorias de probabilidade nos diversos campos da atividade humana.
Utilizar conhecimentos de probabilidade para analisar chances e possibilidades.
Identificar experimentos aleatórios, espaço amostral e eventos na resolução de problemas.


METODOLOGIA

Na primeira aula será proposto um vídeo sobre análise combinatória que mostra a origem histórica da teoria da probabilidade. Na oportunidade será discutido o problema do jogo interrompido e a discussão entre Fermat e Pascal, incentivando os alunos a formularem outras estratégias possíveis.
Na aula seguinte, os alunos serão levados ao laboratório de informática para desenvolverem em duplas, a primeira parte da atividade 1 proposta no Objeto de Aprendizagem: Probabilidade. Após a realização dessa atividade será discutido em sala de aula o conhecimento adquirido pelos alunos e para complementá-lo será proposta a leitura do texto introdutório sobre probabilidade apresentado no livro didático, além de uma lista de exercícios para ser resolvida em grupo. Dando continuidade, na aula seguinte farão a segunda parte da atividade 1, onde eles terão de observar que o espaço amostral já não é o mesmo em cada rodada. Nessa atividade, o aluno é levado a compreender melhor os jogos de azar.
Após a realização do jogo proposto na atividade, o professor poderá formalizar o conceito de probabilidade condicional. Caso deseje introduzir o cálculo de probabilidades de ocorrência de reunião e intersecção de eventos independentes ou não, ele poderá fazê-lo a partir do uso de uma roleta comum. Nesse caso, o professor deve orientar os alunos a apostarem em dois eventos simultaneamente e avaliarem quais são suas chances de sucesso.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita durante todo o processo, observando o envolvimento do aluno e a disciplina na realização das atividades, bem como sua interação com o OA e a participação nas discussões propostas, favorecendo a socialização do conhecimento.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL PROF. FRANC. DE A. DIAS RIBEIRO – SANTA CRUZ/RN
SÉRIE: 3ª TURNO: matutino
PROFESSOR: Francisco das Chagas R. de Carvalho Gama


Seqüência de Ensino (plano de aula)

Apresentação: A presente seqüência de ensino visa oportunizar aos alunos do 3º ano matutino trabalharem com o AO sobre probabilidade intitulado “sorteio na caixa”. Este AO é muito oportuno para minha turma do terceiro ano, pois eles estão estudando probabilidade na grade curricular da escola, e vejo nessa atividade uma excelente oportunidade de tornar o ensino e a aprendizagem mais dinâmica.
Inicialmente será feita uma explanação do conteúdo, deixando claro o conceito de probabilidade simples através de exemplos.

Objetivos: o objetivo é que o aluno seja capaz de determinar a probabilidade de um evento ocorrer dentro de um espaço amostral. No AO há uma tabela a ser preenchida o que será muito interessante para discutir com o aluno a leitura e interpretação de tabelas.

Metodologia: a metodologia utilizada será uma discussão em sala de aula sobre os conceitos envolvidos no AO e a própria manipulação deste AO no laboratório de informática.

Avaliação: a avaliação é dinâmica, pois durante a realização das atividades o professor pode perceber e registrar o desempenho do aluno e sua evolução no desenvolvimento da atividade.

Maria Auxiliadora disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti
Professora: Maria Auxiliadora Pinheiro de Medeiros
Disciplina: Matemática
Série:1º ano- Ensino Médio
1- Apresentação:
O aluno nesse Objeto de Aprendizagem terá a oportunidade de explorar visualmente os poliedros.
2- Objeto de Apredizagem:
Classificação de poliedros(Estudo dos poliedros-corpos não redondos)
3-Objetivos:
.Reconhecer um poliedro e seus elementos;
.Reconhecer as características dos poliedros quanto a sua regularidade;
.Relacionar número de vértices, faces e arestas de um poliedro;
Identificar e analisar prismas pirâmides e troncos de pirãmides.
4-Metodologia:
a) Na sala de aula:
.leitura do texto:a geometria no mundo científico;
.apresentação dos conceitos relacionados ao Objeto de Aprendizagem;
.discussão sobre o assunto abordado;
.atividade em grupo para construir poliedros.
b)Na sala de informática:
.navegar no site:www.google.com.br para fazer pesquisa sobre os poliedros;
.navegar livremente na atividade: classificação de poliedros
5- Avaliação:
O aluno será avaliado através do envolvimento nas atividades grupais e no desempenho na utilização e resolução do Objeto de Aprendizagem.

acacio disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL PROFª CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM
PROFº: JOSÉ ACÁCIO DE ARAÚJO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

APRESENTAÇÃO
Com este objeto de aprendizagem pretende-sefazer uma conexão entre as formas geométricas e as construções arquitetônicas das cidades. Preparar o aluno para interpretar suas percepções visuais de forma adequada, desenvolvendo no aluno sua capacidade de abstração sobre o que ele vê ou manipula no dia-a-dia.

OBJETO DE APRENDIZAGEM
Geometria

OBJETIVOS
- Ler e interpretar diferentes formas bidimensionais e tridimensionais no cotidiano;
- Sistematizar e reconhecer as característicaas e relações dos poliedros;
- Investigar e identificar as relações envolvidas na construção e representação das formas geométricas espaciais;
- Compreender as formas geométricas planas e espaciais, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônocas;
- Desenvolver a capacidade derealizar atividaes em grupo por meio de idéias e estratégias de solução;

METODOLOGIA
Na sala de aula:
Exposição e discussão com os alunos sobre os sólidos geoétricos, explicando definições e características.
Duração: 1 aula (50 min)
No laboratório de informática:
Exploração do objeto de aprendizagem e realização das atividaes previstas, bem como discussões à respeito das atividades.
Duração: 1 aula (50min)

AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica, verificando o aprendizado do aluno acerca do conteúdo e a reaçização dasd atividades no RIVED

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO (REFORMULADA)
ESCOLA:Centro Educacional Felinto Elísio - CEFE-Jardim do Seridó.
DISCIPLINA:Biologia.
PROFESSOR: Valério Bernardo Marinho.

ASSUNTO: Aprendendo por osmose.

OBJETIVOS:
Compreender os vários tipos de transporte passivo através da membrana.
Reconhecer o conceito de concentração e suas variações.
Comparar os diversos tipos de transporte passivo e sua importância para a célula.

METODOLOGIA:
1 - Na sala de aula - Expor o conteúdo a partir do conhecimento prévio do aluno, utilizando-se do debate, dos questionamentos, da utilização de transparência e dos exemplos práticos de osmose.
2 - Na sala de informática - Entrar no ambiente virtuale orientar os alunos para que estes realizem atividades e simulações de transporte passivo, conhecendo e diferenciando a difusão da osmose.Relacionando a osmose nas células animais e em células vegetais observando o comportamento das mesmas.
3 - Na sala de aula - Os alunos apresentarão conclusões após discussão em grupo sobre a ocorrência da osmose no nosso dia-a-dia.

RECURSOS UTILIZADOS:
-Quadro e giz;
-Retroprojetor e transparência;
-Livro didático;
-Computador.

AVALIAÇÃO:
A partir do debate, do relatório no final da aula e da demonstração do interesse pelo assunto trabalhado.

Unknown disse...

Sequência de Ensino
Modalidade- Ensino Médio 1ª Série
Categoria- Física
Subcategoria- Leis de Newton ( mecânica )
Professores -Sergirlando Rodrigues da Silva
-Nazaré Fernandes Bezerra Tavares
-João Edilson da Silva Fontes


1 - Apresentação:


As três leis básicas da Dinâmica-parte da Mecânica que estuda as causas que provocam um movimento-foram propostas pelo físico e matemático inglês Isaac Newton. Estes princípios, também chamados de Leis dos Movimentos ou leis de Newton, são de fundamental importância para a compreensão de questões como: O que provoca um movimento ? Há necessidade de algo para manter o movimento? Quais são as causas das variações observadas em um movimento ? Estes conceitos são estudados na Física do Ensino Médio, e são importantes para a formação do aluno,na medida que através do estudo destes fenômenos, os aprendizes poderão compreender e verificar no seu dia-a-dia, diversas questões que envolvem estes conceitos físicos.

No Objeto de Aprendizagem (OA) Carrinho de Rolimã propõe-se que o aluno realize uma construção destes conceitos de física envolvidos, através de um contexto prático e comum ao seu cotidiano. Com este OA não se pretende que os aprendizes somente memorizem os conceitos envolvidos na atividade, e sim uma compreensão destes. Isto se dará através da interação com o OA, que colocará os alunos em situações simuladas onde terão que refletir sobre o que está sendo apresentado, para após isso propor uma solução para o problema em questão.


2 – Objeto de Aprendizagem: Aprendendo as Leis de Newton com os Carrinhos de Rolimã.

. Conceito de Massa;
. Força resultante;
. Atrito;
. Força gravitacional;
. Princípio da inércia ou 1ª Lei de Newton;
. Princípio fundamental da Dinâmica ou 2ª Lei de Newton;
. Princípio da Ação e Reação ou 3ª Lei de Newton.


3 – Objetivos:

. Auxiliar no processo de aprendizagem dos conceitos de física relacionados às
Leis de Newton;
. Apresentar os conceitos de física envolvidos nas Leis de Newton, tais como
massa, peso, força e atrito de um modo com que o aluno consiga relacionar
estes com a atividade proposta, bem como estender a aplicação destes em
outras situações da sua vida.
. Buscar com que o aluno reflita, através de questões práticas relacionadas à sua
vida, sobre estes conceitos;
. Proporcionar aos alunos um ambiente virtual e interativo que motive estes a
compreensão dos conceitos envolvidos no OA, através da verificação e
aplicação destes em uma realidade simulada.
4 – Metodologia:

a) Na sala de aula:

. Apresentação dos conceitos relacionados com o OA, para que os alunos
possam ter uma referência conceitual;

. Verificação na simulação aonde os conceitos estudados se aplicam;
. Discussão coletiva, aonde todos os alunos possam interagir com o grupo.

b) Na sala de computadores:

.Utilização do Software envolvendo simulações e aplicações qualitativas e
quantitativas das Leis de Newton.

5 – Avaliação:


A avaliação dar-se-à em conformidade com a solicitação das anotações registradas em papel ou no computador, realizadas antes, durante e após as simulações, levando em conta a construção de conceitos e resolução dos problemas apresentados no OA.

Unknown disse...

Sequência de Ensino
Modalidade- Ensino Médio 1ª Série
Categoria- Física
Subcategoria- Leis de Newton ( mecânica )
Professores -Sergirlando Rodrigues da Silva
-Nazaré Fernandes Bezerra Tavares
-João Edilson da Silva Fontes


1 - Apresentação:


As três leis básicas da Dinâmica-parte da Mecânica que estuda as causas que provocam um movimento-foram propostas pelo físico e matemático inglês Isaac Newton. Estes princípios, também chamados de Leis dos Movimentos ou leis de Newton, são de fundamental importância para a compreensão de questões como: O que provoca um movimento ? Há necessidade de algo para manter o movimento? Quais são as causas das variações observadas em um movimento ? Estes conceitos são estudados na Física do Ensino Médio, e são importantes para a formação do aluno,na medida que através do estudo destes fenômenos, os aprendizes poderão compreender e verificar no seu dia-a-dia, diversas questões que envolvem estes conceitos físicos.

No Objeto de Aprendizagem (OA) Carrinho de Rolimã propõe-se que o aluno realize uma construção destes conceitos de física envolvidos, através de um contexto prático e comum ao seu cotidiano. Com este OA não se pretende que os aprendizes somente memorizem os conceitos envolvidos na atividade, e sim uma compreensão destes. Isto se dará através da interação com o OA, que colocará os alunos em situações simuladas onde terão que refletir sobre o que está sendo apresentado, para após isso propor uma solução para o problema em questão.


2 – Objeto de Aprendizagem: Aprendendo as Leis de Newton com os Carrinhos de Rolimã.

. Conceito de Massa;
. Força resultante;
. Atrito;
. Força gravitacional;
. Princípio da inércia ou 1ª Lei de Newton;
. Princípio fundamental da Dinâmica ou 2ª Lei de Newton;
. Princípio da Ação e Reação ou 3ª Lei de Newton.


3 – Objetivos:

. Auxiliar no processo de aprendizagem dos conceitos de física relacionados às
Leis de Newton;
. Apresentar os conceitos de física envolvidos nas Leis de Newton, tais como
massa, peso, força e atrito de um modo com que o aluno consiga relacionar
estes com a atividade proposta, bem como estender a aplicação destes em
outras situações da sua vida.
. Buscar com que o aluno reflita, através de questões práticas relacionadas à sua
vida, sobre estes conceitos;
. Proporcionar aos alunos um ambiente virtual e interativo que motive estes a
compreensão dos conceitos envolvidos no OA, através da verificação e
aplicação destes em uma realidade simulada.
4 – Metodologia:

a) Na sala de aula:

. Apresentação dos conceitos relacionados com o OA, para que os alunos
possam ter uma referência conceitual;

. Verificação na simulação aonde os conceitos estudados se aplicam;
. Discussão coletiva, aonde todos os alunos possam interagir com o grupo.

b) Na sala de computadores:

.Utilização do Software envolvendo simulações e aplicações qualitativas e
quantitativas das Leis de Newton.

5 – Avaliação:


A avaliação dar-se-à em conformidade com a solicitação das anotações registradas em papel ou no computador, realizadas antes, durante e após as simulações, levando em conta a construção de conceitos e resolução dos problemas apresentados no OA.

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO (REFORMULADA)
ESCOLA:Esc. Est. Severina Pontes de Medeiros.
DISCIPLINA:Biologia.
PROFESSOR: Léa Alves Soares

ASSUNTO: Aprendendo por osmose.

OBJETIVOS:
Compreender os vários tipos de transporte passivo através da membrana.
Reconhecer o conceito de concentração e suas variações.
Comparar os diversos tipos de transporte passivo e sua importância para a célula.

METODOLOGIA:
1 - Na sala de aula - Expor o conteúdo a partir do conhecimento prévio do aluno, utilizando-se do debate, dos questionamentos, da utilização de transparência e dos exemplos práticos de osmose.
2 - Na sala de informática - Entrar no ambiente virtuale orientar os alunos para que estes realizem atividades e simulações de transporte passivo, conhecendo e diferenciando a difusão da osmose.Relacionando a osmose nas células animais e em células vegetais observando o comportamento das mesmas.
3 - Na sala de aula - Os alunos apresentarão conclusões após discussão em grupo sobre a ocorrência da osmose no nosso dia-a-dia.

RECURSOS UTILIZADOS:
-Quadro e giz;
-Retroprojetor e transparência;
-Livro didático;
-Computador.

AVALIAÇÃO:
A partir do debate, do relatório no final da aula e da demonstração do interesse pelo assunto trabalhado.

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
E.E. Amaro Cavalcanti – J. de Piranhas – RN
Modalidade – Ensino Médio – 2ª Série
Categoria: Matemática
Subcategoria: Progressões
Professora: Rosilda Dantas de Araújo Santos
1 APRESENTAÇÃO
Trabalhando inicialmente de maneira informal seqüências e seus padrões, espera-se que o aluno perceba como elas são freqüentes em seu cotidiano e compreenda as vantagens de representar seqüências numéricas por meio de leis matemáticas.
Para introduzir as progressões aritméticas e geométricas, serão utilizadas situações práticas, de maneira que as fórmulas surjam naturalmente e possam ser aplicadas para facilitar o estudo de novas situações, adquirindo significado e importância.
2 OBJETO DE APRENDIZAGEM
Seqüências em crescimento
3 OBJETIVOS
• Reconhecer uma sucessão e identificar sua lei de formação;
• Reconhecer o termo geral de uma P.A.;
• Utilizar os conceitos de P.A. e soma de seus termos na resolução de problemas;
• Reconhecer o termo geral de uma P.G.;
• Somar termos de P.G. finitas e infinitas;
• Resolver situações problema a partir dos conceitos de progressões.
4 METODOLOGIA
a) SALA DE AULA: 06 horas/aulas
Introdução do contudo através dos testos: “A história conta”, “Pesquise mais o assunto” e “A seqüência de Fibonacci”, visando despertar o interesse do aluno para uma visão mais abrangente da relação do conhecimento matemático com outras áreas do saber, como por exemplo a música.
Utilização do livro didático para que os alunos percebam a utilidade das fórmulas e que, se compreenderam o que é P.A. e o que é P.G..
Montagem de um quadro comparativo entre P.A. e P.G., relacionando o crescimento, a fórmula do termo geral e a fórmula da soma dos termos.
b) SALA DE INFORMÁTICA: 04 horas/aulas
Divisão dos alunos em duplas para navegar no AO e desenvolver as atividades propostas.
5 AVALIAÇÃO
Será feita mediante observação do desempenho do aluno nas atividades propostas.