quarta-feira, 20 de agosto de 2008

4º Encontro Presencial - Turma 6

Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintes itens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
AssuntoPúblico-alvo
ObjetivosMetodologia
Avaliação

2 comentários:

Unknown disse...

ESCOLA: DR. MAURO MEDEIROS
PROFESSOR: MÁRCIO JOSÉ DOS SANTOS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:
Cálculo do perímetro;
Cálculo da área;
Cálculo da diagonal;
Relações Trigonométricas: seno, cosseno e tangente

OBJETIVOS:
• Oportunizar a verificação prática as relações entre seno, cosseno e tangente, pontuando hipóteses, aproximações e veracidade.
• Elaborar no EXCEL ou programa similar, fórmulas propícias à compreensão de perímetro, área e diagonal de uma figura retangular.
• Mobilizar situações de aprendizagem fundadas nos conteúdos trabalhados.

METODOLOGIA:
Realizar aula expositiva e discursiva construindo embasamento acerca dos conteúdos citados. Em seguida, conduzi-los à quadra da escola para verificação prática do perímetro, área e diagonal, observando a relação com a fórmula teórica. Dividir a turma em grupo para que mobilizem estes conhecimentos, agora em novas situações, pontuando as medidas citadas.
Para que haja melhor apreensão, revezar os grupos que irão comprovar as medidas dos demais, oportunizando com isso exercícios de aprofundamento.
Fazendo relação com o tratamento da informação e com os recursos tecnológicos, contactar com o item relações trigonométrica do Programa RIVED, que trabalharão com os dados do mesmo e os adquiridos a partir da prática.

AVALIAÇÃO:
Será realizada a cada momento proposto, cujas ações dos estudantes revelarão acertos e erros, com as medições propícias. Em um momento seguinte, realizar atividade escrita, elencando os dados por ele produzidos.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL Dr. MAURO MEDEIROS
PROFESSORA: NÚBIA AZEVEDO
ÁREA DE CONHECIMENTO: BIOLOGIA
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO MÉDIO
PÚBLICO ALVO: 2ª SÉRIE

ASSUNTO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

OBJETIVOS:
. Identificar os principais filos de animais;
. Distinguir os diferentes filos de animais quanto aos níveis de organização, desde as células aos sistemas.

METODOLOGIA
Na sala de aula:
. Aula expositiva com Slides, das principais características dos filos animais e suas origens;
. Assistir o vídeo - a fauna 20 min.
. Questionamento relacionado ao vídeo:
Na sala de informática:
.Orientar os alunos quanto aos procedimentos na tela montando a árvore filogenética com os filos no grau evolutivo.

Avaliação
Analisar o desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas quanto aos erros e acertos e na participação individual.