quarta-feira, 20 de agosto de 2008

4º Encontro Presencvial – Turma 5

Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintes itens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
AssuntoPúblico-alvo
ObjetivosMetodologia
Avaliação

7 comentários:

Unknown disse...

OBJETO DE ESSTUDO: Origem dos Movimentos, Variação Atividade: Vôlei

IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA:CEJA Profª. Creuza Bezerra
PROFESSOR: Arlindo Albino da Silva
DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 1º ANO
ASSUNTO: Variação
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano do Ensino Médio
INTRODUÇÃO:
Nesta atividade, analisaremos algumas jogadas de voleibol, focalizando o impulso sofrido pela bola nas várias situações. Vamos verificar vetorialmente que o impulso que a bola recebe é o agente da variação da quantidade de movimento da bola, e que esse depende de fatores como o tempo de interação do jogador com a bola em cada jogada (que poderá ser um saque, uma manchete, um toque ou uma cortada), e da força aplicada pelo jogador.
OBJETIVOS:
• Avaliar fatores que determinem o valor de uma força aplicada em uma bola de vôlei durante uma partida;
• Reconhecer que o impulso é igual ao produto da força pelo intervalo de tempo;
• Inferir a relação entre impulso e quantidade de movimento;
• Decidir sobre procedimentos a tomar que possam minimizar o impacto de uma bola;
PRÉ-REQUISITOS:
• Quantidade de movimento
• Operações vetoriais
• Massa
• Velocidade
TEMPO PREVISTO: duas aulas de 50 minutos (Sala de aula e Laboratório)
MEDODOLOGIA:
..sala de Aula: - Aulas expositivas,Palestras , Debates e Vídeos
..Laboratório: - Pedir que os alunos se agrupem em duplas parar iniciar o estudo do objeto;
- O professor dará as instruções para que os alunos compreendam como utilizar as animações virtuais;
AVALIAÇÃO: - Avaliar qualitativamente e quantitativamente através do debate, como também pelo desempenho do aluno perante as atividades desenvolvidas.

Unknown disse...

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: esc est Angelita Felix, situada em Lagoa Nova, RN.
PROF.: Eli Azevedo
DISCIPLINA: Matemática
PÚBLICO-ALVO: alunos da 1ª série do ensino médio.
ASSUNTO: revisando o teorema de Pitágoras e estudando o plano cartesiano.
NOME DO OBJETO DE APRENDIZAGEM: Pontos em batalha.
TEMPO PREVISTO: SALA-DE-AULA: 2 aulas.
LABORATÓRIO: 1 aula.
METODOLOGIA:
SALA-DE-AULA: Com o objetivo de fazer o aluno lembrar simplificações de radicais e o teorema de pitágoras, o software utilizado tem uma ótima proposta. Antes de tudo, o professor, faz lembrar o teorema de pitágoras e a simplificação de radicais. Isto será necessário para que consigamos utilizar o objeto de aprendizagem escolhido com êxito. Na aula seguinte, o professor introduz o plano cartesiano. mostrando suas coordenadas, os quadrantes e principalmente como localizar e marcar um ponto no plano e tambem a distância entre pontos no plano.
LABORATÓRIO: Com a turma dividida em grupos de dois e usando lápis, papel e borracha, que servirão para eventuais cálculos; os alunos iniciam sua navegação no objeto de aprendizagem, explorando do nivel 1 ao 4, dos 7 níveis existentes. O aluno só mudará de um nível para o outro após entender e conseguir visualizar a localização dos pontos e acertar os tiros em cada um dos três navios que surgiram por nível. Pórem os alunos, que estiverem aptos para mudar do nível 3 para o nível 4, deverão aguardar os demais alunos para que todos iniciem este nível igualitariamente.

AVALIAÇÃO: Após todos os alunos passarem pelos niveis 1, 2 e 3 e estiverem aptos a navegarem no nível 4, os grupos passarão a serem avaliados quantitativamente. Os demais níveis serão utilizados como avaliação qualitativa.

Jonas disse...

TURMA - 5
1-IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: CEJA Prfª Creuza Bezerra
PROFESSOR: Jonas Fernandes Vieira
Sélia Barros
SÉRIE: 1º Ano do Ensino Médio
DISCIPLINA: Química

2-ASSUNTO: Conservação de alimentos

3-OBJETIVOS:
* Reconhecer as causas de degradação dos alimentos
* Propor métodos de conservação para diferentes tipos de alimentos mediante o conhecimento dos compostos químicos usados como conservantes

4-METODOLOGIA
Na sala de aula
- Pesquisa em grupo sobre os métodos de conservação de alimentos:
_ Conservação pelo calor
_ Conservação pelo frio
_ Conservação pelo controle de unidade.
_ Conservação pela adição de aditivos.
_ Convservação peloouso da irradiação.

No laborátio de infórmatica
* Enriquecer a pesquisa através do Labvirt ou outros Objetos de Aprendizagem.

5-AVALIAÇÃO:
Apresentação de seminário, onde cada grupo apresentará o resultado da pesquisa com exemplos práticos.

Unknown disse...

Sequência de Ensino
Escola ; Instituto Vivaldo Pereira e Escola Estadual Sílvio Bezerra de Melo
Professora: Lucia Brito x Paulo Henrique
Disciplina:Matemática
Público Alvo:alunos do 3ª série do Ensino Médio

Assunto: Geometria Espacial
Objeto: Geometria da cidade
Tempo: 1hora aula no laboratório e 6 horas aulas na sala de aula.
Objetivos:
No loboratório:compreender e perceber as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas.
identificar as formas espaciais, seus elementos e propriedades.
Na sala: contruir figuras partindo de sua planificação; calcular área e volume dos prismas utilizando o conhecimento de áreas de figuras planas.
Pré-requisito: àrea das figuras planas
Metodologia;
No laboratório, dividir os alunos em duplas orientando-os para a manipulação do objetoindicada, observando a percepção de cada um em relação as figuras e suas características.Na sala de aula pedir para cada dupla fazer um relatório sobre o que descobriu no objeto, como por exemplo: formas, elementos, características,etc.Apresentar formas de calcular área e volume de prismas através das fórmulas das figuras planas, envolvendo problemas do dia a dia.
Avaliação: Será através de trabalho em grupo de modo prática envolvendo contrução e cálculos dos prismas.
Lucia Brito e Paulo Henrique, Turma - 5

Unknown disse...

ESCOLA:CEJA-PROF CREUZA BEZERRA e E.E.ANGELITA FÉLIX BEZERRA
PROFESSORES:Paulo Esse dos Santos e Francisco de Assis R.da Silva
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 3 ano
ASSUNTO: GEOMETRIA ESPACIAL
OBJETO DE APRENDIZAGEM:CILINDRO
OBJETIVOS:Identificar os elementos que compõem um Cilindro e classificá-los. calcular a Àrea e Volume do Sólido.
TEMPO PREVISTO: 03 horas/aula.
METODOLOGIA:
- SALA DE AULA -Aula expositiva sobre o Objeto de aprendizagem e apresentação de algumas características do sólido.
- LABORATÓRIO - Divisão da turma em pequenos grupos para pesquisar sobre o Objeto de aprendizagem indicado e observar suas características.
AVALIAÇÃO: Através da participação nas atividades desenvolvidas: atividades orais e escritas.

Unknown disse...

Identificação;
- Escolas: Instituto Vivaldo Pereira
CEJA - Professora Creuza Bezerra
- Professoras: Margareth Rodrigues de Oliveira
Valdinete Terezinha de Oliveira Alves
- Disciplina: Biologia
- Público-alvo: Alunos dos 3º ano
- Assunto: Genética ( 1º Lei de Mendel)
- Nome do Objeto de Aprendizagem: O trabalho de Mendel com ervilhas.

- Objetivos:
- Compreender os trabalhos de Mendel referentes a 1º Lei;
- Conceituar e diferenciar genótipo e fenótipo, homozigoto e heterozigoto;
- Realizar cruzamentos-testes com alelos dominantes e recessivos;
- Identificar a geração F1 e F2;

- Tempo Previsto:
- Em sala de aula: 04 aulas;
- Na sala de Informática: 02 aulas;

- Pré-requisitos: Não há.

- Metodologia:
Na sala de aula: Aulas Expositivas, transparências , vídeos, pesquisas sobre a história e trabalhos executados por Gregor Mendel;
Na sala de informática:
- Pedir para os alunos se dividirem em duplas;
- Orienta-los como utilizar as animações virtuais;
- Tirar dúvidas quando necessário;

- Avaliação:
Avaliar qualitativamente e quantitativamente o nível de compreensão e interesse dos alunos referente ao conteúdo em questão através de questões discursivas e seminários.

Unknown disse...

ESCOLA: esc est Joaquim José de Medeiros, situada em Cruzeta, RN.
PROF.: Venício do Nascimento Silva
NOME DO OBJETO DE APRENDIZAGEM: Probabilidade: a matemática ao acaso.
DISCIPLINA: Matemática
PÚBLICO-ALVO: alunos da 2ª série do ensino médio.
ASSUNTO: Estatística, Probabilidade, Progressão aritmética
OBJETIVOS:
* Apresentar de maneira formal, os conceitos básicos da Teoria de Probabilidade;
* Incentivar o desenvolvimento intuitivo do estudante,
* Reconhecer os processos que existe na
estatística ( amostra, medida de dispersão, etc).
TEMPO PREVISTO: SALA-DE-AULA: 4 aulas.
LABORATÓRIO: 2 aula.
METODOLOGIA:
SALA-DE-AULA: trabalhar os conteúdos de maneira simples através de aulas expositivas e tentar aguçar o conhecimento prévio do aluno sobre os conteúdos,dividir os alunos em grupos e distribuir tarefas sobre os conteúdos, relacionado com o cotidiano. Isto será necessário para que consigamos utilizar o objeto de aprendizagem escolhido com êxito.
LABORATÓRIO: Com a turma dividida em grupos de três e usando o material escolar e calculadora que servirão para eventuais cálculos; os alunos iniciam sua navegação no objeto de aprendizagem, explorando as atividades envolvendo os três conteúdos.
Obs.: o professor não interfere na navegação e exploração do objeto de aprendizagem.
AVALIAÇÃO:
Após todos os alunos passarem pelas atividades serão avaliados qualitativamente através de um questionário e depois uma avaliação quantitativa explorando a estatística.