sexta-feira, 8 de agosto de 2008

3º Encontro Vivencial – Turma 7 – Reflexão do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes

- Leitura do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes, versão para o curso Como Usar Objetos de Aprendizagem, fazendo reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.

  • Leia, reflita e socialize suas idéias, publicando o seu comentário.
- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
  • Enviar o plano pelo e-mail do grupo.

13 comentários:

Unknown disse...

Reflexão
O autor reflete num ponto que considero muito importante em relação a multimídia,que é dispor desses equipamentos ou instrumentos sem disponibilizar conteúdo instrucional que torne educacionalmente significável esse investimento. Acredito ser de grande relevância este curso que estamos participando, porque ao mesmo tempo em que refletimos sobre OA do RIVED, trocamos experiências de como podemos planejar da melhor forma possível para facilitar a aprendizagem de nossos alunos.
O uso de multimídia com facilitadora da aprendizagem, no contexto cognitivo, dentre várias concepções de aprendizagem citadas, nos faz refletir sobre como aproveitar da melhor maneira possível essa ferramenta para apresentar certos conteúdos que terão mais sig nificado para o aluno com esse recurso, a qual concordo com o autor quando orienta que deverá ser acompanhado com material para avaliação e com objetivos compatíveis. No contexto de ensino considero de fundamental importância os focos sugeridos pelo autor em que coloca em evidência flexibilidade de acordo com o conhecimento prévio do aluno, a compreensão do conhecimento, auto-avaliação e comunidade como importantes para um sistema bem desenhado.

Um abraço a todos

Anônimo disse...

Acho que os objetos de aprendizagem usam ferramentas de softwares com uma simplicidade de uso bastante parecida com vários jogos utilizados por alunos, onde o seu objetivo é fortalecer a capacidade de análise, comunicação, raciocínio lógico, estruturação do conhecimento e o processo metacognitivo, fazendo com que o aluno saiba quando e como usar os seus conhecimentos e abilidades adquiridos.
O material educacional multimídia tem um potencial enorme para a melhoria da flexibilidade, da organização de conhecimentos, da auto-avaliação e na comunicação.
Um grande abraço a todos e até breve...

Blog para quem gosta de educação! disse...

César Nunes, procura enfatizar a importância dos recursos de multimídia na sala de aula como ferramenta "acessório" e não como único recurso que nós educadores dispomos. No texto é também lembrado que esses recursos possuem uma flexibilidade ampla, onde o professor e o aluno ficam livres para interagir com os conhecimentos abordados, inclusive nortear cada aprendizado. Os contextos cognitivos, instrucional, e tecnológico podem ser balanceados de forma a atingir objetivos estratégicos dentro dos sistemas educacionais. Por fim quero lembrar que qualquer tecnologia deve ser instruída para a prática do bem, caso contrário, ela não será útil...
Abraços, e até o próximo encontro.

Unknown disse...

Entre as maneiras de sacudir a educação, uma delas é fazer uso do recurso multimídia, pois ela traz através do seu potencial novas modalidades de ensino, mostrando ao estudante os conteúdos para que ele possa construir seus conhecimentos a partir de repetidas situações, até atingir o objetivo. O texto fala sobre o desenvolvimento das ciênçias da aprendizagem, onde suas concepções mudaram e o aluno precisa ser capaz de desenvolver seus conhecimentos e saber usá-los em outras situações.

Unknown disse...

O texto trás considerações relevantes sobre a utilização de multimídias para ajudar o processo de ensino-aprendizagem. O autor ressalta que se nossos objetivos, enquanto educadores,incluem fortalecimento da capacidade de análise, síntese, comunicação e de criar relações nas maneiras como representamos nosso mundo, podemos usar a tecnologia para nos auxiliar e fortalecer nossos esforços nesse sentido. É interessante que o autor não coloca as multimídias em primeiro plano no processo de ensino, mas como um auxílio necessário em uma "sociedade globalizada".
É perceptível que nós, educadores, temos um grande desafio e não podemos ignorar que recursos como áudio, vídeo, animações e simulações podem tornar a realização de tarefas bem mais interessantes e relevantes para os alunos.
Comungo com o autor quando ele afirma que a elaboração de recursos educacionais multimídia deve está centrada no aluno, no conhecimento, na avaliação e na comunidade.
A educação está passando por transformações, os conceitos sobre aprendizagem estão mudando, e como afirma o autor, novas rubricas pedagógicas emergiram. Precisamos está abertos ao novo, e nos adequar as as mudanças, reconhecendo que os recursos multimídia têm um grande potencial para melhorar a educação.

Abraços!

Blog Branquinha Professora disse...

Os materiais criados e explorados pela multimídia tem a intensão criativa de facilitar a aprendizagem através de um trabalho que se torne bastante atrativo, superando as práticas tradicionais.
Segundo César Nunes no texto "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional", o uso da multimídia deverá facilitar a aprendizagem do aluno nos mais diversos rítmos e níveis e ainda o uso da multimídia como facilitadora daaprendizagem é condicionada pelos contextos: cognitivo, onde se faz necessário a criação de um material para servir de suporte para a avaliação e o contexto de ensino onde os alunos são motivados pela oportunidade de usar e discutir material. O uso de recursos oferecidos pela multimídia vem somar ao trabalho de professores e alunos na melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Um abraço a todos e até o próximo encontro.

Unknown disse...

O texto reflete na vantagem da utilização dos materiais multimídias no contexto educacional,direcionado tanto para o aluno como para o professor levando em consideração suas motivações e desafios,nas áreas de conhecimento a serem exploradas, nas comunidades onde a aprendizagem ocorrerá.E que precisamos levar em conta que desenvolvedores ,professores, e alunos, todos tem um papel a desempenhar na criação de multimídias, e um dos objetivos principais das políticas educacionais é que precisa fornecer o suporte adequado para o desenvolvimento de cada um desses grupos. Os materiais multimídias visa somar a nossa prática, com o intuíto de fazermos algo a mais para o crescimento dos nossos alunos, motivando-os sempre mais por saberes diversos.Assim estamos proporcionando-os a terem acesso a uma sociedade competitiva.Essas ferramentas são vitais para a realização da promessa que a tecnologia mantém para o ensino cada vez mais personalizado e para a integração de pensamentos de ordem mais elevada em todos os aspectos da educação.marli turma 7

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional

O autor mostra que no contexto cognitivo, é importante a utilização de habilidades de pensamento e capacidades. Estas habilidades e competências são necessárias para a sociedade globalizada. As aprendizagens cooperativa, colaborativa e ativa são importantes para que o educando possa construir a própria aprendizagem. Fazendo uma reflexão sobre esses fatores, percebemos que a utilização da multimídia colocará o aluno como sujeito no desenvolvimento e na aquisição de competências. O contexto de ensino centrado no aluno leva em conta a aprendizagem baseada em projetos. Quando é centrado nas experiências do educando, o autor valoriza mais uma vez o uso da multimídia que leva ao conhecimento de temas difíceis de compreender, como também a realização de experiências que, por meios práticos, poderiam ser perigosas ou caras e que podem ser feitas virtualmente. No contexto centrado na avaliação, a tecnologia pode facilitar a auto-avaliação e outras atividades meta-cognitivas dos estudantes em parte fornecendo retorno constantemente. Quanto à comunidade, a tecnologia pode ter um papel crucial conectando escolas com profissionais em suas comunidades de prática e com todo o mundo, permitindo que a escola desenvolva idéias e posições e torne-as públicas.

Um abraço a todos!

Unknown disse...

Ouso de materiais multimidia em sala de aula é uma das formas de conduzir alunos e professores a diferentes meios para a obtenção de novos conhecimentos; haja visto que, multimidia é uma ferramenta facilitadora na aprendizagem e cognição do aluno permitindo que o mesmo desenvolva novas estratégias para a construção do seu conhecimento próprio em diferentes situações. tratando-se da utilidade de multimidia no contexto de ensino do aluno, no entanto, é importante tomar como base a condição prévia do mesmo sobre com elaborar,organzar e publicar trabalhos e projetos referentes a um objeto de estudo. assim, a tecnologia multimidia pode facilitar para o aluno aprendiz uma motivação na qualidade de simular e até criar situações reais.

Unknown disse...

O autor induz o professor a procurar mecanismos de multi mídia para o uso crescente na execuçaõ de aulas pois o mesmo tem uma ampla variedade de ferramentas para buscar o melhor desenvolvimento do conhecimento.

Unknown disse...

Jalvani Maria - TURMA 07

É do conhecimento de todos que a educação formal brasileira precisa se tornar atrativa para o aluno, para que ele passe a freqüentar a escola por prazer e não por obrigação, mas para isso muitas mudanças precisam acontecer. Teoricamente esse processo de mudanças já ocorre há muito tempo, mas, na prática, ainda estamos longe de alcançar o básico: educação de qualidade + pais colaboradores e empenhados na educação dos filhos + alunos compromissados e conscientes.
Os recursos multimídia tendem a amenizar o desinteresse dos alunos, já que dispõem de vasto universo de descobertas e análises acessíveis à grande parte da população brasileira.
No contexto cognitivo destaca-se uma pesquisa que identificou 05 temas que mudaram as concepções sobre aprendizagem: fundamentos construídos muito cedo; memória e estrutura do conhecimento; raciocínio e análise de resolução de problemas; processos metacognitivos e auto-reguladores; experiência cultural e participação em comunidades.
As novas rubricas pedagógicas incluem aprendizagem cooperativa, colaborativa, aprendizagem ativa, baseada em projetos, em problemas, aprendizagem situacional e mais recentemente o "aprender fazendo". Avanços na tecnologia, nas ciências cognitivas e em avaliação também mostram a necessidade de reinventar as avaliações de larga escala, e esse processo de reinvenção pode se beneficiar da incorporação de multimídia.
No contexto de ensino sugere-se 04 focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia: centrado no aluno/aprendiz; centrado no conhecimento; centrado na avaliação; centrado na comunidade.
Certamente não há limites bem definidos entre esses quatro focos, mas existem maneiras de garantir a existência de características dos 04 ambientes.
nesse contexto a multimídia mostra-se como recurso indispensável para dinamizar as aulas e melhorar a assimilação do conhecimento.
Para que a educação realmente melhore, não só em números de pesquisa, mas também no cotidiano das escolas e das comunidades é preciso bem mais que recursos multimídia, necessita-se de investimentos urgentes em infra-estrutura, salários dos profissionais,etc. É indispensável também que governantes, profissionais da educação, alunos e pais façam uma auto-avaliação centrada na questão: SERÁ QUE ESTAMOS CUMPRINDO NOSSO PAPEL???????????

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Curso de Capacitação – RIVED

ATIVIDADE A DISTÂNCIA – 3º ENCONTRO

Comentário da leitura sobre texto de César Nunes: "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educaacional"

Prof. Tião (turma 7)

É evidente que o texto mostra a importância da multimídia como uma ferramenta auxiliar nos trabalhos didáticos de nós professores e, observei algumas vantagens para os OAS serem utilizados em sala de aula. Eis as vantagens as quais são citadas no texto em discussão:
● Facilitar a aprendizagem em diferentes localidades e em diversas escolas.
● Oferecer oportunidades para que os estudantes trabalhem em diferentes ritmos e níveis de aprendizagem.
● Prover "repetição e reforço" para o desenvolvimento de habilidades quando os alunos tiverem dificuldades na aprendizagem.
● Sevir de instrumento facilitador do ensino em sala de aula. para professores inexperiente e sem muito prática de ensino.
Florânia(RN), 18 de agosto de 2008
.Sebastião Paulo deMenezes Câmara - Turma 07