quarta-feira, 20 de agosto de 2008

4º Encontro Presencial – Turma 2

Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintes itens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
Assunto
Público-alvo
Objetivos
Metodologia
Avaliação

10 comentários:

Unknown disse...

Sequência de Ensino

Escolas:
Escola Calpurnia Caldas de Amorim – EECCAM
Escola Estadual João Ferreira de Souza

Professores:
Jandilson Soares Fernandes
Oziel Dério de Carvalho

Disciplina:
Química
Série:
2º Série do Ensino Médio

Apresentação:
Neste Objeto de Aprendizagem, o aluno terá a oportunidade de conhecer o comportamento das emissões dos diferentes tipos de radiações assim como também classificá-las e descobrir suas aplicações no dia a dia.

Objeto de Aprendizagem:
Propriedades das Emissões Radioativas – Radiação.

Objetivos:
Identificar as cargas das emissões radioativas: alfa, beta e gama;
Reconhecer e utilizar os conceitos de elemento químico, número atômico
e número de massa;
Conhecer as propriedades das radiações eletromagnéticas.

Metodologia:
Na sala de aula: Aula expositiva e discursiva com interação professor /aluno. (duração 50 minutos).
Na sala de informática: Mostrar à utilização dos radioisótopos na medicina , na radioterapia, no meio ambiente, no estudo do comportamento dos insetos , no estudo de controle de pragas na agricultura e no tratamento de alimentos para a conservação, através de simulações tendo como apoio o objeto virtual.(duração 50 minutos).

Avaliação:
Será avaliado o desempenho do aluno na assimilação dos conteúdos e na utilização do objeto de aprendizagem.

Golfinhos disse...

Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim
Escola Estadual João Ferreira de Souza
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros

Professoras: Maria do Socorro Gomes Fonseca
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros

Disciplina: Biologia Turma: 2º ano.

Apresentação:

Este objeto de aprendizagem tem como objetivo despertar no aluno a necessidade de uma postura preventiva que garantam a manutenção de sua saúde, sob ótica de prevenção, decorrente, principalmente, do seu estilo de vida e de suas condições de existência implicando não só uma preocupação individual mas também como uma responsabilidade coletiva. A maioria das causas de doenças e deficiências poderia ser evitada por meio de ações preventivas. Aqui é muito importante dar ênfase à responsabilidade de todos (indivíduo, comunidade e governo) na manutenção da saúde.

Objeto de aprendizagem: Não mim sinto muito bem.

Objetivo:

Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados utilizando elementos da Biologia;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visem à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente;
Estabelecer relações entre a parte e um todo de um fenômeno ou processo biológico.

Metodologia:

Na sala de aula: Exposição dos conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade escolar e simulação das Bactérias, vírus e protozoários com massa de modelar (1 aula de 50min.).
Pesquisa de Campo: Entrevista com pessoas acometidas pelos respectivos microorganismos, com produção de gráficos apresentando os dados obtidos nas entrevistas. A turma seria dividida em grupos e cada grupo ficaria responsável por um bairro da comunidade escolar (2 aulas de 50 min.).
No computador: Os alunos iniciam as atividades do objeto de aprendizagem após a leitura e esclarecimentos das regras.

Avaliação:

A avaliação será contínua de acordo com o empenho, colaboração e evolução dos alunos durante o percurso das atividades.

Unknown disse...

Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim
Escola Estadual João Ferreira de Souza
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros

Professoras: Maria do Socorro Gomes Fonseca
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros

Disciplina: Biologia Turma: 2º ano.

Apresentação:

Este objeto de aprendizagem tem como objetivo despertar no aluno a necessidade de uma postura preventiva que garantam a manutenção de sua saúde, sob ótica de prevenção, decorrente, principalmente, do seu estilo de vida e de suas condições de existência implicando não só uma preocupação individual mas também como uma responsabilidade coletiva. A maioria das causas de doenças e deficiências poderia ser evitada por meio de ações preventivas. Aqui é muito importante dar ênfase à responsabilidade de todos (indivíduo, comunidade e governo) na manutenção da saúde.

Objeto de aprendizagem: Não mim sinto muito bem.

Objetivo:

Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados utilizando elementos da Biologia;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visem à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente;
Estabelecer relações entre a parte e um todo de um fenômeno ou processo biológico.

Metodologia:

Na sala de aula: Exposição dos conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade escolar e simulação das Bactérias, vírus e protozoários com massa de modelar (1 aula de 50min.).
Pesquisa de Campo: Entrevista com pessoas acometidas pelos respectivos microorganismos, com produção de gráficos apresentando os dados obtidos nas entrevistas. A turma seria dividida em grupos e cada grupo ficaria responsável por um bairro da comunidade escolar (2 aulas de 50 min.).
No computador: Os alunos iniciam as atividades do objeto de aprendizagem após a leitura e esclarecimentos das regras.

Avaliação:

A avaliação será contínua de acordo com o empenho, colaboração e evolução dos alunos durante o percurso das atividades.

Unknown disse...

Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim
Escola Estadual João Ferreira de Souza
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros

Professoras: Maria do Socorro Gomes Fonseca
Rita de Cássia Silva de Medeiros
Vanize Pereira de Medeiros

Disciplina: Biologia Turma: 2º ano.

Apresentação:

Este objeto de aprendizagem tem como objetivo despertar no aluno a necessidade de uma postura preventiva que garantam a manutenção de sua saúde, sob ótica de prevenção, decorrente, principalmente, do seu estilo de vida e de suas condições de existência implicando não só uma preocupação individual mas também como uma responsabilidade coletiva. A maioria das causas de doenças e deficiências poderia ser evitada por meio de ações preventivas. Aqui é muito importante dar ênfase à responsabilidade de todos (indivíduo, comunidade e governo) na manutenção da saúde.

Objeto de aprendizagem: Não mim sinto muito bem.

Objetivo:

Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados utilizando elementos da Biologia;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visem à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente;
Estabelecer relações entre a parte e um todo de um fenômeno ou processo biológico.

Metodologia:

Na sala de aula: Exposição dos conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade escolar e simulação das Bactérias, vírus e protozoários com massa de modelar (1 aula de 50min.).
Pesquisa de Campo: Entrevista com pessoas acometidas pelos respectivos microorganismos, com produção de gráficos apresentando os dados obtidos nas entrevistas. A turma seria dividida em grupos e cada grupo ficaria responsável por um bairro da comunidade escolar (2 aulas de 50 min.).
No computador: Os alunos iniciam as atividades do objeto de aprendizagem após a leitura e esclarecimentos das regras.

Avaliação:

A avaliação será contínua de acordo com o empenho, colaboração e evolução dos alunos durante o percurso das atividades.

Unknown disse...

Escola:Estadual João Ferreira de Souza - Ensino Fundamental e Médio
Professores: Severino Moreno da Silva
Disciplina:Matemática
Série:1ª série do Ensino Médio
Assunto: Arquitetura das Escadas
Público-alvo: Alunos do Ensio Médio

Introdução:
É notório as dificuldades que os alunos apresentam sobre o tema semelhança de triângulo, proporcionalidade e Teorema de Tales na prática do dia a dia, perceber a aplicação desses conceitos faz com que o aluno interaja podendo construir e trabalhar os conceitos na realidade e no campo virtual, abordados no objeto de aprendizagem "arquitetura de escada".

Objetivos:
* Estimular o aluno a a medir e calcular as dimensões de uma escada real;
* Construir um ambiente computacional, maquete de escada relacionando suas dimensões e verificando quais conceitos foram envolvidos (proporcionalidade, semelhança de triângulo);
* Fazer comparações entre as opiniões dos alunos com o abjetivo de resolver e solucionar problemas.

Pré-requisitos:
*O aluno deverá ter noções de como operar com frações;
* Ter conhecimento como se constrói uma escada;
* Ter noções de informática.

Tem Previsto:
04 horas/aulas
* 01 h/a na sala de aula (os alunos terão introdução e discussão sobre maquete);
* 02 h/a na sala de informática;
Construção de escadas e discussão sobre os resultados obtidos;
01 h/a na sala de aula
* Contrução de uma maquete de escada;
* A atividade deverá ser realizada em dupla.

Avaliação
A avaliação será feita de acordo com a participação e envolvimento dos grupos nas atividades sugeridas.

Unknown disse...

Escolas:
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros
Centro Educacional Felinto Elísio - CEFE

Professores:
Léa Alves Soares
Valério Bernardo Marinho

Disciplina:
Biologia
Série:
1ª Série do Ensino Médio

Apresentação:
O aluno nesse objeto terá oportunidade de revisar conceitos trabalhados pelo professor tais como soluções, concentração de meios e conhecer conceitos como o transporte de substâncias e osmose.

Objeto de Aprendizagem:
Aprendendo com a Osmose.

Objetivos:
Compreender o processo de osmose e os conceitos relacionados;
Diferenciar conceitos como o de plasmólise e hemólise bem como, difusão e gradiente de concentração;
Relacionar o processo osmótico á fenômenos que ocorrem nos organismos no dia-a-dia, como desidratação e perda de água pelos seres vivos.

Metodologia:
Trabalhar o conteúdo teoricamente através de discussão sondando as experiencias dos alunos acerca dos assuntos;
Elaborar conceitos a partir da participação coletiva com os alunos;
Em duplas, no computador os alunos sob a orientação do professor deverão seguir as instruções das simulações e experiencias sobre o transporte de substancias por osmose, tirando suas conclusões a partir da variação de concentração e dos conceitos estudados.

Avaliação:
Participação durante o desenvolvimento da aula;
Resoluções de questões relacionadas com o objeto.

Unknown disse...

Escolas:
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros
Centro Educacional Felinto Elísio - CEFE

Professores:
Léa Alves Soares
Valério Bernardo Marinho

Disciplina:
Biologia
Série:
1ª Série do Ensino Médio

Apresentação:
O aluno nesse objeto terá oportunidade de revisar conceitos trabalhados pelo professor tais como soluções, concentração de meios e conhecer conceitos como o transporte de substâncias e osmose.

Objeto de Aprendizagem:
Aprendendo com a Osmose.

Objetivos:
Compreender o processo de osmose e os conceitos relacionados;
Diferenciar conceitos como o de plasmólise e hemólise bem como, difusão e gradiente de concentração;
Relacionar o processo osmótico á fenômenos que ocorrem nos organismos no dia-a-dia, como desidratação e perda de água pelos seres vivos.

Metodologia:
Trabalhar o conteúdo teoricamente através de discussão sondando as experiencias dos alunos acerca dos assuntos;
Elaborar conceitos a partir da participação coletiva com os alunos;
Em duplas, no computador os alunos sob a orientação do professor deverão seguir as instruções das simulações e experiencias sobre o transporte de substancias por osmose, tirando suas conclusões a partir da variação de concentração e dos conceitos estudados.

Avaliação:
Participação durante o desenvolvimento da aula;
Resoluções de questões relacionadas com o objeto.

21 de Agosto de 2008 12:06
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Unknown disse...

Sequência de Ensino
Modalidade- Ensino Médio 1ª Série
Categoria- Física
Subcategoria- Leis de Newton ( mecânica )
Professores -Sergirlando Rodrigues da Silva
-Nazaré Fernandes Bezerra Tavares
-João Edilson da Silva Fontes


1 - Apresentação:


As três leis básicas da Dinâmica-parte da Mecânica que estuda as causas que provocam um movimento-foram propostas pelo físico e matemático inglês Isaac Newton. Estes princípios, também chamados de Leis dos Movimentos ou leis de Newton, são de fundamental importância para a compreensão de questões como: O que provoca um movimento ? Há necessidade de algo para manter o movimento? Quais são as causas das variações observadas em um movimento ? Estes conceitos são estudados na Física do Ensino Médio, e são importantes para a formação do aluno,na medida que através do estudo destes fenômenos, os aprendizes poderão compreender e verificar no seu dia-a-dia, diversas questões que envolvem estes conceitos físicos.

No Objeto de Aprendizagem (OA) Carrinho de Rolimã propõe-se que o aluno realize uma construção destes conceitos de física envolvidos, através de um contexto prático e comum ao seu cotidiano. Com este OA não se pretende que os aprendizes somente memorizem os conceitos envolvidos na atividade, e sim uma compreensão destes. Isto se dará através da interação com o OA, que colocará os alunos em situações simuladas onde terão que refletir sobre o que está sendo apresentado, para após isso propor uma solução para o problema em questão.


2 – Objeto de Aprendizagem: Aprendendo as Leis de Newton com os Carrinhos de Rolimã.

. Conceito de Massa;
. Força resultante;
. Atrito;
. Força gravitacional;
. Princípio da inércia ou 1ª Lei de Newton;
. Princípio fundamental da Dinâmica ou 2ª Lei de Newton;
. Princípio da Ação e Reação ou 3ª Lei de Newton.


3 – Objetivos:

. Auxiliar no processo de aprendizagem dos conceitos de física relacionados às
Leis de Newton;
. Apresentar os conceitos de física envolvidos nas Leis de Newton, tais como
massa, peso, força e atrito de um modo com que o aluno consiga relacionar
estes com a atividade proposta, bem como estender a aplicação destes em
outras situações da sua vida.
. Buscar com que o aluno reflita, através de questões práticas relacionadas à sua
vida, sobre estes conceitos;
. Proporcionar aos alunos um ambiente virtual e interativo que motive estes a
compreensão dos conceitos envolvidos no OA, através da verificação e
aplicação destes em uma realidade simulada.
4 – Metodologia:

a) Na sala de aula:

. Apresentação dos conceitos relacionados com o OA, para que os alunos
possam ter uma referência conceitual;

. Verificação na simulação aonde os conceitos estudados se aplicam;
. Discussão coletiva, aonde todos os alunos possam interagir com o grupo.

b) Na sala de computadores:

.Utilização do Software envolvendo simulações e aplicações qualitativas e
quantitativas das Leis de Newton.

5 – Avaliação:


A avaliação dar-se-à em conformidade com a solicitação das anotações registradas em papel ou no computador, realizadas antes, durante e após as simulações, levando em conta a construção de conceitos e resolução dos problemas apresentados no OA.

Unknown disse...

Escolas:
Escola Estadual Severina Pontes de Medeiros
Centro Educacional Felinto Elísio - CEFE

Professores:
Léa Alves Soares
Valério Bernardo Marinho

Disciplina:
Biologia
Série:
1ª Série do Ensino Médio

Apresentação:
O aluno nesse objeto terá oportunidade de revisar conceitos trabalhados pelo professor tais como soluções, concentração de meios e conhecer conceitos como o transporte de substâncias e osmose.

Objeto de Aprendizagem:
Aprendendo com a Osmose.

Objetivos:
Compreender o processo de osmose e os conceitos relacionados;
Diferenciar conceitos como o de plasmólise e hemólise bem como, difusão e gradiente de concentração;
Relacionar o processo osmótico á fenômenos que ocorrem nos organismos no dia-a-dia, como desidratação e perda de água pelos seres vivos.

Metodologia:
Trabalhar o conteúdo teoricamente através de discussão sondando as experiencias dos alunos acerca dos assuntos;
Elaborar conceitos a partir da participação coletiva com os alunos;
Em duplas, no computador os alunos sob a orientação do professor deverão seguir as instruções das simulações e experiencias sobre o transporte de substancias por osmose, tirando suas conclusões a partir da variação de concentração e dos conceitos estudados.

Avaliação:
Participação durante o desenvolvimento da aula;
Resoluções de questões relacionadas com o objeto.

21 de Agosto de 2008 12:06
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Maria Auxiliadora disse...

ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BEZERRA CAVALCANTI
ESCOLA ESTADUAL AMARO CAVALCANTI

PROFESSORES:MARIA AUXILIADORA P. DE MEDEIROS
ROSILDA DANTAS DE A. SANTOS
DISCIPLINA; MATEMÁTICA
SÉRIE: 1ª- ENSINO MÉDIO
APRESENTAÇÃO:
Neste Objeto de Aprendizagem, o aluno terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre Funções e aplicá-los no seu dia a dia.
OBJETO DE APRENDIZAGEM:
Funções Lineares e Quadráticas
OBJETIVOS:
*Identificar gráficos das funções lineares e quadráticas;
*Construir gráficos das funções lineares e quadráticas;
*Resolver situações-problemas envolvendo questões com funções lineares e quadráticas.
PRÉ-REQUISITOS:
Conhecimento sobre equações do 1º e 2º graus e noções preliminares das funções.
TEMPO PREVISTO:
6horas/aula
METODOLOGIA:
1-NA SALA DE AULA:
Aula expositiva objetivando motivar os alunos para aprender sobre as funções.
2-NA SALA DE INFORMÁTICA:
*Dividir os alunos em duplas para navegar no Objeto de Aprendizagem do RIVED: Funções Lineares e Quadráticas;
*Resolver e discutir as questões das atividades 1 e 5.
AVALIAÇÃO:
Observação do desempenho dos alunos nas atividades propostas.