sexta-feira, 8 de agosto de 2008

3º Encontro Vivencial – Turma 4 – Reflexão do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes

- Leitura do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes, versão para o curso Como Usar Objetos de Aprendizagem, fazendo reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.
  • Leia, reflita e socialize suas idéias, publicando o seu comentário.
- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
  • Enviar o plano pelo e-mail do grupo.

21 comentários:

nega disse...

O texto "Repensando a Avaliaçâo" de Cesar Nunes faz um um elo de ligação referente a educação na década passada aos dias atuais.Ao abordar o tema,ele chama a atenção dos educadores para uma reflexão com base na reconsideração e adaptação da educação em uma nova realidade.Hoje,existem diversos métodos os quais podem ser usados para avaliar os nossos estudantes.Precisamos sem dúvida levar em consideração a compreensão de cada ser,pois a ação avaliativa abrange justamente a compreensão do processo de cognição.Porque, o que realmente interessa ao educador é dinamizar oportunidades para que o estudante possa refletir sobre o mundo e conduzi-lo a construção de diversos conhecimentos,numa perspectiva de formulação e reformulação de hipóteses.Portanto,a avaliação é uma reflexão transformada em ação.Ação,essa que nos impulsiona para novas reflexões.Essas reflexões estão presentes no cotidiano do educador,o qual acompanha passo a passo o educando na sua trajetória de construção do conhecimento.Segundo Chiarottino,não há começo nem limites ,nem fins absolutos no processo de construção co conhecimento.

Unknown disse...

O Material multimídia funcionando como um estímulo,orientação,mas nunca como algo pronto e acabado, dará aos estudantes uma aprendizagem por insight,levando-os a projetar o que foi aprendido e elaborado na memória;para isso sem dúvida,se faz necessário que o conteúdo a que se propõe seja bem explorado anteriormente e que o multimídia seja acompanhado por material produzido para a avaliação,tendo em vista que os aprendizes apresentam características,expectativas e necessidades próprias; tais como: que tipo de conhecimentos cada aprendiz já trás ao chegar a escola? Qual seu interesse em produzir algo baseado nesse conhecimento? A partir daí, explorando os diferentes universos individuais,o processo educacional deslancha e o aluno também, adquire o conjunto de fatos e habilidades;como todo processo depende de outro, um aprendiz com um conjunto de fatores bem elaborados torna-se apto a auto-avaliar-se por si só e em relação aos demais.

Unknown disse...

O texto repensado a avaliação relata uma educação que irá preparar o aluno para o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam compreendê-las reelaborá-las para serem cidadãos neste mundo atual de constantes mudanças. Tendo como maior objetivo a compreensão do conteúdo que os professores ensinam, é fazer-se compreender o que eles estão ensinando, para isto é importante ouvir com atenção as indagações, duvídas e respostas valorizando sempre as hipóteses formuladas pelos alunos.

Unknown disse...

Cesar nunes diz, a multimídia inova os processos educacionais, pois estamos na era da informática onde os nossos estudantes são seduzidos ao fazerem uso dessa extraodinária tecnologia contribuíndo assim para utilização da multimídia na sala de aula. Os recursos multimídias possibilitam um melhor desenvolvimento na aprendizagem,fortalecendo assim os fatores dos processos de aprendizagem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
repensando a avaliação disse...

A velocidade das informações e das descobertas têm a tecnologia no casamento saudàvel às mudanças da educação.Além do conhecimento o célebro humano elevado ao desenvolvimento de sua capacidade de pensar e criar interagindo e rompendo fronteiras pela globalização.
No contexto de ensino o densenvolvimento de recursos educacionais multimídias devem ser centrados no aluno,num elo com a escola da vida e o já conhecido pelo aluno e de seus interesses levando-o a novos horizontes pela troca do saber.

repensando a avaliação disse...

Francisco acari disse: A velocidade das informações e das descobertas é fator de saudavel casamento com as tecnologias às mudanças na educação.O celebro humano é levado ao desenvolvimento da sua capacidade de pensar e criar interagindo e rompendo fronteiras pela grobalização.
No contexto de ensino o desenvolvimento de recursos educacionais multimídias devem ser no aluno num elo com a escola da vida e o já conhecido pelo,seus interesses para novos horizontes pela troca do saber.

Júnior Véras Galvão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Segundo Cesar Nunes, o uso de multimídia como facilitadora da aprendizagem é condicionado por contextos dinâmicos que inclui o contexto cognitivo e o contexto de ensino. É importante que o atual sistema de ensino considere que o uso da tecnologia como ferramenta para melhoria da aprendizagem e como forma dinamizadora do ensino. Professores e alunos precisam urgentemente repensar suas práticas de ensinar e aprender respectivamente e juntos desenvolverem novas habilidades e competências necessárias a sociedade globalizada em que vivemos.

Unknown disse...

O texto fala de uma reflexão sobre as mídias na educação que na minha opinião é fundamental e tem que ser um paralelo com o atual sistema, pois auxilia o professor para suas atividade além de fazer com que os alunos tenham total interação na aula, pois é uma linguagem dominada por essa clientela.

Unknown disse...

O texto de César Nunes fala sobre a importância da multimídia na educação. Ao falar no contexto cognitivo, ele se refere ao conhecimento,a inteligência e o pensamento do aluno, onde o professor deve usar a multimídia para desenvolver competência e habilidade para a aprendizagem do aluno.
O contexto de ensino está mostrando a importância dos objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz, da escola,do distrito, da região e do estado,de forma que esse contexto esteja centrado no aluno/aprendiz,no conhecimento,na avaliação e na comunidade.A multimídia transformar a opinião dos alunos em relação ao ensino, mostrando nova formas de aprendizagens.

nega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estamos com as nossas escolas cheias de materiais tecnológicos, mas não sabemos ainda como usá-los em sala de aula.
A maioria dos professores apreoveitam o "Plano para Professores" e compra um computador que, ou serve para o seu filho jogar e acessar a internet ou ficar coberto na sala de sua casa.
Na verdade, na escola quase tudo é tecnologia, pena que não sabemos ainda como usá-las em prol da melhoria da educação.
O autor Cesar Nunes aponta quatro focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia que são: centrado no aluno/aprendiz; centrado no conhecimento; centrado em avaliação e centrado na comunidade. O autor ainda afirma que: "Os recursos multimídia tem um potencial enorme para melhorar a educação".

Maria de Fátima disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
Autor: Cesar Nunes
O texto descreve a importância da multimídia que é organizada com conteúdos diversificados estabelecendo o potencial para uma interação criativa entre aprendizes e conteúdo- combinando informação, habilidades e facilitando a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas de diferentes qualidades; oferecendo também oportunidades para que estudantes trabalhem em diferentes ritmos e níveis. A utilidade da multimídia está na sua versatilidade para os avanços tecnológicos, pois cada vez mais enriquece o trabalho de professores e alunos na qualidade de ações desenvolvidas nas aulas e na escola atendendo ao conhecimento atual e de ponta. A internet hoje tem o potencial de servir como uma plataforma para todo o conjunto de modos- texto,imagem,áudio, vídeo e simulações; esses recursos motivam bastante os alunos na melhoria do processo ensino e aprendizagem. Os contextos cognitivo, instrucional e tecnológico podem ser balanceado de forma a atingir objetivos estratégicos dentro dos sistemas educacionais. Portanto a multimídia tem o potencial de engajar todos os atores do sistema educacional; pois fazem parte do desenvolvimento de recursos educacionais multimídia.

Unknown disse...

Segundo Cesar Nunes a cognição e as mídias cresceram paralelamente a globalização, influenciando diretamente no contexto educativo. Reflito que este crescimento tem ajudado no desenvolvimento cognitivo dos educandos, auxiliando-os na organização de seus pensamentos em relação compreensão de transferência de conhecimento em relação as áreas diversas.
Cesar Nunes, considera fundamental a aplicação dos objetos de aprendizagem respeitando os diversos níveis de aprendizagem.
Analizando os OAs no contexto de ensino, observamos as facilitações para a aprendizagem quem os mesmos proporcionam aos educandos, flexibilizando o processo de ensino-aprendizagem, respeitando a individualidade.

Unknown disse...

O texto entitulado "Repensando a Avaliação" de César Nunes,nos leva a refletir sobre a Educação em evolução até os dias atuais.Entendo como uma alerta para que nós professores tenhamos a sensibilidade de refletirmos sobre nossa prática diária levando em consideração a inovação,estimulando o nosso alunado na tentativa de oportunizar a estes uma educação mais prazerosa e eficaz.

Unknown disse...

O texto de César Nunes referente ao desenvolvimento de materiais de multimídias e seu uso no contexto educaional, nos transmite conhecimentos e motivações para uma modalidade de ensino. São ensinamentos e desafios a serem explorados em busca de recursos que forneçam suportes apropriados às atividades educacionais relacionadas ao aprendizado de multimídia. Desse modo instrumentos tecnológicos na educação, mostram a flexibilidade
na aprendizagem escolar, uma vez que, o contexto cognitivo e instrucional podem ser balanceados
de forma a atingir caminhos que levam aos objetivos estratégicos nos trabalhos em sala de aula.
As estratégias de aprendizagens relacionadas a multimídia, é a evolução das ferramentas de ensino para uma nova abordagem no desenvolvimento do trabalho pedagógico, avaliando professores e alunos no desenvolvimento significativo da qualidade do trabalho educacional no contexto social.
Assim, os conhecimentos adquiridos através do texto, nos orienta rumo a uma postura de um novo trabalho educativo em sala de aula, incentivando para novas estratégias na prática do ensino escolar nos tempos atuais.

Ana Maria disse...

César Nunes enfatiza os materiais multimídia como recurso fundamental no contexto educacional.Ele mostra que é uma alternativa possível de incentivo para o aluno alcançar a aprendizagem desejada pelo professor. Com o advento da tecnologia revolucionou nossa relação com a informação e é principalmente na educação que ela transformou o aprendiz em indivíduos globalizados, com capacidade de compreender e de se relacionar melhor com a realidade.Portanto, é uma ferramenta que tem possibilidade de acrescentar mudanças, proporcionando a comunicação e interação entre o cognitivo e o contexto de ensino.

nega disse...

Elineuza disse que César Nunes aborda a importância do uso da multimídia na sala de aula. A mesma facilita a aprendizagem possibilitando assim oportunidades para que os estudantes possam desenvolver atividades nos mais diversos níveis e ritmos. Ao fazermos o uso da mesma estimulamos os educandos para o desenvolvimento de suas habilidades nos mais diversos contextos. A flexibilidade dos conteúdos multimídias inovam cada vez mais o processo educacional do nosso país.
Esta postagem é da aluna Maria Elineuza da Silva

Anônimo disse...

O texto fala sobre a tecnologia educacional onde temos como subsídio o uso das mídias(computador,internet,etc) para inovar nossa prática pedagógica.O avanço da tecnologia faz com que,nós,educadores tente levar para nossos alunos "novidades" para a construção de seus conhecimentos.O nosso aluno tem tm acesso a informação de todo tipo,mas ela precisa ser analisada,discutida para que sejam projetadas de maneira que favoreça a formação intelectual do aluno.
Os objetos virtuais de aprendizagem faz parte dos recursos digitais que auxiliam o aluno na sua aprendizagem e na sua capacidade de ampliar seus conhecimentos acerca de determinado conceito ou assunto,fazendo com que se desenvolva a capacidade criativa dos alunos.

JORIAN SANTOS disse...

Em uma perspectiva cognitiva, observamos que os objetos de aprendizagem ajudam na compreensão de conteúdos estudados.
Esta ajuda, se com a interatividade e a evolução de nível de acordo com a cognissão do aluno.
Já no contexto de ensino temos nos objetos de aprendizagem um grande apoio nos desenvolvimentos de planos de aulas, sequências de ensino, aplicação de conceitos científicos na realidade do educando e também no que se diz respeito a avaliação.
Com isso, reflito que o texto de Cesar Nunes vem acender uma chama digital em nosso contexto de vivências educacionais.