sexta-feira, 22 de agosto de 2008

4º Encontro Vivencial – Turma 3

Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica para a reformulação de seqüência de ensino.
Publique sua Seqüência de ensino reformulada no blog, clicando em comentários.
Envie uma cópia para o email ntejoseaugusto2008@gmail.com

16 comentários:

Unknown disse...

PLANO DE AULA
Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo
Profº: Rita de Cássia Andrade de Azevedo
Disciplina: Física
Assunto: Forças no plano inclinado
Público alvo: 1° Série

Objetivos:
* Articular conceitos como força, velocidade, aceleração, atrito, gravidade, ação e reação, inércia, vetores e ângulos.
* Fazer o aluno perceber as consequências físicas no estudo de um fenômeno quando variamos o coeficiente de atrito entre a superfície e a bóia, e o ângulo de inclinação.
* Orientar o aluno a utilizar os conceitos físicos adquiridos na interação com o objeto de aprendizagem.

Metodologia:
Explicar as seguintes definições: posição, velocidade, aceleração, força,grandezas vetoriais.

Tempo previsto para a aula:
3 horas/aula

Na sala de aula:
Fazer revisão sobre o objeto, elaborar questões para os alunos resolverem e fazer uma discussão sobre fatos do cotidiano onde esses conceitos podem ser aplicados.

Na sala de informática:
O professor pode orientar o aluno a interagir com o objeto e construir os conceitos. É interessante discutir com o grupo sobre o objeto de aprendizagem, o que facilitará a formulação das definições.

Durante a atividade:
O professor poderá comentar com os alunos sobre a animação, o texto, as questões de desafio apresentadas nesta atividade, além de incentivar o aluno a usar esses conhecimentos no seu cotidiano.

Depois da atividade:
O aluno deverá responder a lista de questões e na aula seguinte discutir e retirar dúvidas.

Avaliação:
Após ter interagido com o objeto, o aluno poderá formular conceitos relacionados ao assunto estudado. É interessante que os alunos saibam relacionar o que foi visto no objeto com as situações vivenciadas por ele no cotidiano. Devemos incentivar o aluno para construir um mapa conceitual na lousa com a participação do aluno.

Sônia Maria Pereira disse...

Olá Pessoal!!!
Pode postar aqui, a seqüência de ensino.
Beijos,
Sônia

Unknown disse...

Seqüência de Ensino.
Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza – Ensino Fundamental e Médio
Professora: Francisca Reinaldo de Pontes
Série: 3°
Turma: 1 Turno: Vespertino
Disciplina: Física.
Assunto: Cargas elétricas e eletrização.

Introdução.
Neste objeto de aprendizagem o aluno terá a oportunidade de conhecer que normal mente os corpos encontram-se na natureza não eletrizados, ou seja, o número de cargas negativas e positivas no corpo são iguais. Eletrizar um corpo e produzir uma diferença entre cargas positivas e negativas neste corpo.

Objetivos.
• Identificar o processo de eletrização que ocorrem em nosso dia-a-dia;
• Conhecer que é possível eletrizar um corpo por contato com outro já eletrizado;
• Definir cargas elétricas e corpos eletrizados;
• Identificar os condutores e isolantes;

Metodologia.
Aula expositiva e dialogada.
Atividades diversificadas.
Vídeos.
Experiência.
Software de simulação.
Trabalho individual e em grupo.

Recursos utilizados.
• Livro didático.
• Quadro negro.
• Computadores.
• TV e DVD.
• Objetos para a pesquisa.
Tempo previsto.
3 horas / aula.

Avaliação.
A avaliação será contínua e acordo com o empenho, colaboração e evolução dos alunos durante o percurso das atividades.

Referencia Bibliográfica.
HTTP://rived.proinfo.mec.gov.br
Física volume único, Alberto Gaspar; ilustrações Sidnei Moura, Exata, Paulo Manzi.- - Ed - -
São Paulo: Ática. 2005.

Unknown disse...

Escola Estadual prefeito João Ataíde de melo – Ensino Médio
Professora: Maria José custódio Freire
Disciplina: Matemática
Tangará-RN
Seqüência de Ensino

Assunto: Construção do Tangram

Introdução: Muitas vezes não temos a noção real do quanto muitas noções de matemática são passadas de geração em geração desde que o mundo é mundo, entre elas está o Tangram. Pois, além das maneiras como podemos trabalhar em sala de aula com o Tangram que é composto de: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um paralelogramo. Com essas peças é possível criar montar mais de 1500 figuras entre animais, plantas pessoas, objetos, letras, números e figuras geométricas entre outras. Além das figuras que podem ser montadas, podemos trabalhar a lenda do Tangran e através dela explorar os conceitos de: identificação, comparação, descrição, classificação, desenhos de formas, etc. Portanto, esse plano com o Tangram permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes para a aquisição de conhecimentos em outras áreas tais, como: Visualização / Diferenciação; Percepção / Espacial; Análise / Síntese; Desenho; Relação espacial; Escrita e Construção.

Público alvo: Aluno do 1º Ano

Tempo previsto para essa atividade: 4 hora / aula

Objetivos:
Possibilitar que o aluno seja capaz de utilizar as figuras geométricas bidimensionais de forma adequada para construir o Tangram.

Construir todas as possibilidades de polígonos a partir das peças do Tangram.

Identificar os novos polígonos que se constituiu a partir das figuras.

Metodologia: A aula privilegiará o conhecimento prévio do aluno sobre as figuras geométricas, através do movimento de ação-reflexão-ação, buscando sempre alcançar os objetivos estabelecidos.

Aula de campo: passeio pelas ruas da cidade de Tangará, observando nos prédios as figuras geométricas.

Na sala de aula: aula expositiva explorando o conhecimento prévio do aluno e comentário sobre a aula de campo.
Organizamos a classe em grupo de 05 alunos, cada aluno receberá uma folha de papel para fazer dobraduras e participar das discussões entre o grupo.

No laboratório de informática:
- Agrupamos os alunos em dupla, cada grupo fica em um computador para realizarem as diversas tarefas com o Tangram no site do Rived.

- Colocar várias figuras formadas com as peças do Tangram para que os alunos façam.

Avaliação: Diagnosticar que o aluno é capaz de construir várias figuras com peças do Tangram, podendo ter uma finalidade qualitativa ou quantitativa. Ou seja, qualitativa quando se deseja fazer um diagnóstico do conhecimento já construído ou que está sendo construído e qualitativa quando se deseja verificar o que o aluno já construiu.

educacao disse...

Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo Ensino de 1º e 2º graus.
Professora: Maria da Conceição Justino Bezerra de Lima
Objetivo de Aprendizagem: Sexualidade
TANGARÁ-RN
Seqüência didática


Introdução:
São dilemas que comumente aparecem quando nos enfrentamos as questões relativas ao prazer e aos cuidados que envolvem sexos. A sexualidade humana figura como um dos temas mais inquietantes e, sempre recusada a enfrentar no universo prático do educador. No entanto, por mas embaraçoso que nos pareça o assunto; deve ser enfocado pela escola. A simples possibilidade de permitir que os estudantes conversem sobre o assunto na sala de aula, monitorado pelo educador, inserindo essa conversa dentro do planejamento cuidadoso, organizado para informar, discutir valor e desenvolver procedimentos de didáticos em grupo, como um debate.

Objetivos:
O aluno deverá analisar e compreender a sexualidade humana como um processo de formação, biológica, psicológica;
Reconhecer as formas de preservação ao ato sexual.

Tempo Previsto:
4 horas / aula
Duas horas na sala de aula, uma hora na sala de vídeo e uma hora com palestra.

Metodologia:
• Conhecimento prévio
• Aulas teóricas
• Palestra com pessoas formada na área
• Atividade escrita
• Pesquisa na internet

Avaliação:
A avaliação será contínua, através da participação ativa do aluno no decorrer do conteúdo trabalhado.

Unknown disse...

Seqüência didática
Escola Estadual José Nunes de Carvalho
Disciplina: Biologia
Professora: Maria Rizelda de Oliveira Silva
Objeto de Aprendizagem: Sexualidade
Público alvo: Alunos do 1º ano

Introdução:
A sexualidade humana é um dos temas mais importante da formação do indivíduo. Onde a infância e a adolescência apresentam-se fases determinantes para a formação biológica, psicológica e social. No entanto a escola tem um papel de desenvolver um trabalho de conscientizar e permitir ao estudante que conversem e discutam o assunto na escola, conhecendo os problemas como: gravidez precoce , a aids, as dsts, métodos anticoncepcionais e outros assuntos discutidos em sala de aula .

Objetivos:
- Compreender que a perpetuação da vida ocorre por meio da reprodução humana.
- Reconhecer os fundamentos biológicos e sociais da sexualidade humana.
- Conhecer as vantagens e desvantagens dos métodos anticoncepcionais.
- Perceber que a gravidez na adolescência altera o ciclo natural do ser humano e provoca muitas mudanças na vida dos mesmos.
- Conhecer a transmissão e a prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Tempo previsto:
04 horas aula.

Metodologia:
- Na sala de aula.
Iniciar a aula apresentando o tema de modo que desperte curiosidade de todos e pedir que eles comentem o que sabe sobre o assunto, considerando o conhecimento prévio dos mesmos.
Depois dividir a turma em dupla e pedir que escrevam em folhas de papel ofício algumas características físicas do próprio adolescente e do sexo oposto e apresentar as conclusões ao grande grupo.
Leitura e interpretação do texto de livros, revistas, internet e outras fontes sobre as dsts.
Dividir a turma em grupos e pedir que pesquisem sobre os métodos contraceptivos, surgimento e evolução da aids no Brasil e no mundo, apresentando suas conclusões ao grande grupo.
Encaminhar os alunos para entrevistar um profissional da área de saúde sobre gravidez na adolescência.
-Na sala de informática.
Os alunos deverão ser organizados em dupla de forma que possa haver uma discussão entre eles sobre o que estão vendo na tela do computador.
Os alunos devem ter plena autonomia para realizarem as atividades , observando as instruções e informações que cada atividade traz , havendo interferência do professor quando necessário.
Pedir para cada dupla que façam um relato oral do assunto abordado.

Avaliação:
A avaliação deve ser realizada através da observação, desempenho e participação dos grupos nas atividades desenvolvidas tanto em sala de aula, sala de informática, como também nas entrevistas e pesquisas.

Unknown disse...

plano de aula
Escola Estadual Professora Mª Arioene de Sousa
Publico- alvo : 2º ano do ensino médio
Disciplina: Biologia
professora: Marinete Borges de Oliveira
Objeto de Aprendizagem: Sexo ou não

Intrdução:
A prática sexual não visa necessariamente a procriação e, cada vez mais, por inúmeros e sérios motivos, os casais buscam métodos anticoncepcionais que lhes permitam cumprir um planejamento familiar,com um determinado número de filhos.Os jovens,que se iniciam cada vez mais cedo na vida sexual, também se expõem ao risco da gravidez indesejada.Não podemos esquecer que o mais simples e relativa seguro método anticoncepcional, a camisinha, embora praticamente ao alcance de todos,nem sempre é utilizado,mesmo levande-se em conta que ela é fundamental também na prevenção de muitas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs),especialmente a AIDS.

Objetivos
* Conhecer a anatomia geral do sistema reprodutor feminino e masculino e identificar em esquemas e ilustrções,os principais componentes da genitalia feminino e masculino.
* Conhecer os principais aspectos da fecundação e da formação do zigoto na espécie humana.
* Conhecer e identificar métodos anticoncepcionais.
* Reconhecer as vantagens e as desvantagen de cada um dos método anticoncepcionais.

Pré-requesito:
conhecimentos prévios.

Tempo previsto:
seis aulas(6) ,quatro em sala de aula e duas no laboratório de informática.

Metodológia:
* Aula expositiva
* Palestra
* vídeos e retroprojetor para ilustrar o conteúdo trabalhado
* Trabalho dinâmico e coletivo
* Internet
* Laboratório de informática

No laboratório de informática:
Solicitar que formem duplas ou trios para utilizar o computador.
No computador
A presentar o material que eles deverão manipular, explicando seu significado.Ao selecionar qulquer opçã, eles poderão visualizar como os diferentes métodos impedem a fecundação.Os grupos vão explorar os intens disponíveis na tela,discutir e elaborar um quadro resumo na presença da animação.Nese período, eles também recem o caso-problema e devem discutir a melhor opção.Na aula seguinte,eles deverão apresentar o(s) método(s) mais adequado(s),justificando.

Avaliação:
As avaliações serão realizadas no proocesso,através da participação do aluno em atividades tais como:trabalho individual e em grupo,pesquisas,seminários e etc.

Unknown disse...

Plano de aula

Escola Estadual José Nunes de carvalho

Disciplina:Química

Professora:Ana Maria da Rocha

Assunto:Química na agricultura

Conteúdos:Química dos elementos/química Orgânica


Introdução:

A química aborda inúmeras questões relacionadas a vida cotidiana. Entre estas estão as práticas de cultivo de alimentos,onde são necessários o uso de conhecimentos,tais como :análise de solo,uso de fertilizantes e agrotóxicos.

Nesta aula serão discutidas situações e apresentadas alternativas de uso consciente de recursos e instrumentos agrícolas que não causem agressões ao meio ambiente.


Objetivos:

Reconhecer a importância dos elementos químicos e a influência destes para o desenvolvimento das plantas.
Perceber que cada tipo de planta requer o uso de adubos específicos
Compreender as consequências dos agrotóxicos para os seres vivos e o meio ambiente.


Metodologia em sala de aula:

Realizar estudo no livro didático.

Debater acerca das consequências positivas e negativas do uso de agrotóxicos.

Realizar interpretação de textos.


Metodologia no laboratório de informática:

O professor deve organizar os alunos em duplas para que os alunos realizem as atividades como leitura e interpretação de textos,simulação de uso de fertilizantes,análise e classificação de solo,entre outras. O professor deverá acompanhar, observando o desempenho dos alunos interferindo quando necessário.


Avaliação:

O professor avaliará o desempenho dos alunos e utilizará instrumentos como mapa conceitual ou rubrica onde registrará a aprendizagem.

Unknown disse...

Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza
Professora: Francisca de Assis Araújo Dantas
Disciplina: Química
Campo Redondo/RN
Sequência de Ensino
Assunto: A energia e as transformações da matéria
Introdução:
A vida moderna depende cada vez mais da energia para movimentar as indústrias, para iluminar casas e escritórios, para o funcionamento dos meios de transporte, para os sistemas de comunicação, etc. Até mesmo a nossa diversão consome muita energia o rádio, a televisão, a luz nas danceterias, o som nos shows de rock, etc. Enfim, nos dias atuais, energia é sinônimo de conforto.
Não podemos esquecer também que são os alimentos que fornecem a energia necessária para manter a vida e toda a atividade de nosso corpo.
A química estuda a matéria, suas transformações e a energia associada a essas transformações. Todas as transformações físicas e/ ou químicas produzem ou consomem energia, principalmente na forma de calor, e a quantidade de calor liberadas durante as reações químicas.
Objetivos:
Compreender que as reações químicas ocorrem com transformações e variações de energia.
Identificar as reações que liberam e absorvem calor.
Entender, escrever e interpretar uma equação termoquímica.
Reconhecer as funções orgânicas e suas propriedades químicas, presentes nas moléculas dos combustíveis.
Efetuar cálculos de H de uma reação, a partir de dados de energia ( Lei de Hess, pelas entalpias e pela energia das ligações.
Metodologia:
A metodologia será desenvolvida com o estudo da termoquímica revisando as mudanças de estado físico, associando-as ao grau de agitação das moléculas, facilitando a visualização dos processos que absorvem energia e dos que liberam.
Na sala de aula:
Aula expositiva explorando o conteúdo , atividade de pesquisa, realização de seminários, resolução de exercícios, buscando alcançar os objetivos estabelecidos.
No laboratório de Informática:
Agrupamos os alunos em dupla, para realizarem as diversas atividades com os objetos virtuais do Rived como:
Simular uma reação, observando quebra/formação de ligações, entre as moléculas de combustíveis/comburentes com formação de produtos e mostrando a energia envolvida.
Simular tragédia por vazamentos de combustíveis e as implicações ambientais envolvidas.
Laboratório Experimental:
Realização de práticas para a melhor compreensão da teoria trabalhada em sala de aula, mostrando com acontece as reações.
Avaliação:
A avaliação será feita de forma diagnóstica e contínua durante os trabalhos realizados, visando o desempenho dos alunos, através da aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARIOENE DE SOUZA
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CAMPO REDONDO /RN
PROFESSORA: FRANCISCA MARIA DA SILVA DANTAS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 1° ANO


PLANO DE AULA


Assunto: Construção de um TANGRAM.
Público Alvo: Alunos do 1° Ano do Ensino Médio;


INTRODUÇÃO

O estudo das formas geométricas planas no ensino médio exige dos alunos inúmeras abstrações concretas ao trabalho com polígonos e que construí o TANGRAM, por ser um quebra cabeça conhecido possibilitando a utilização dos recursos da informática estimulando os alunos na identificação de elementos dos polígonos por meio da manipulação virtual dessas figuras geométricas. A associação correta dessas duas possibilidades de trabalho levará o aluno a desenvolver as habilidades utilizando figuras geométricas;

OBJETIVOS

Propor desafios e investir na formação de um indivíduo com autonomia, fruto de sua capacidade de pensar, raciocinar e resolver problemas, que se apropria de conhecimentos matemáticos mais formalizados.
Explorar as posições relativas a cada peça do Tangram construindo figuras geométricas com definições logicamente organizadas.

METODOLOGIA

Aula no laboratório de informática;
Aula expositiva e dialogada;
Colocando as sete peças do TANGRAM lado a lado, sem sobre posição, é possível compor mais de mil figuras, que lembram animais, objetos, pessoas, letras, números e figuras geométricas.



AVALIAÇÃO

Observação direta na participação do aluno que envolve curiosidades e descobertas de artifícios que propiciam de maneira prazerosa o desenvolvimento da criatividade, a formulação de hipóteses, a discussão de idéias e a previsão de resultados.

Unknown disse...

PLANO DE AULA

Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva
Professora: Josirene Viana de Oliveira
Disciplina: Matemática
Série 1° ano
Assunto:Geometria plana
Público Alvo: 1ª série

Objetivo:

*Por meio de um projeto de construção de imóvel trabalhar o aluno a calcular áreas de figuras planas.


Metodologia:

Primeiramente será realizada uma conversa formal com os alunos para apresentação do objeto de aprendizagem.
Após explanar o assunto à ser trabalhado, apresenta o palestrante que vai explicar como encontrar o cálculo de uma determinada área.
Depois a turma segue para uma aula de campo, onde irá visitar uma construção e observar como os profissionais fazem cálculos de área.
Voltando pra sala de aula, os alunos deverão realizar cálculos de áreas como por exemplo da sala de aula, do terreno da escola, entre outras.
Resolução de situações-problemas envolvendo o conteúdo trabalhado.

Na sala de informática:

Levar a turma ao laboratório, dividir em grupos e pedir para que eles observem a figura apresentada na tela do computador pelo professor e identifiquem figuras planas. Após identificarem as figuras, os alunos tentarão desenhá-las e simulares cálculos de área das mesmas.


Avaliação:

No final da aula os alunos deve atingir os objetivos propostos de forma prazerosa e que satisfaça suas expectativas.

Unknown disse...

PLANO DE AULA
Escola Estadual: Amaro Cavalcanti
Professor: Ademir Gomes Fernandes
Disciplina: FÍSICA.
Assunto: Entendendo os Espelhos de Gauss
Público alvo: 3ª Série
Turno: Vespertino

Introdução:
A finalidade deste O.A. é despertar no aluno a compreensão de formação de imagens, utilizando o fenômeno da reflexão nos espelhos esféricos; direcionando o entendimento desse fenômeno físico no seu cotidiano.
Objetivos:

• Aplicar as Leis da reflexão no estudo dos espelhos.
• Compreender os processos de formação de imagens em espelhos de Gauss, bem como as características dessas imagens.
• Diferenciar espelhos côncavos e convexos.
• Construir imagens em espelhos esféricos.

Metodologia:

• Na sala de aula

- Exposição teórica.
- Discursão sobre a formação de imagens nos espelhos esféricos.
- Orientar os alunos a utilizar os conceitos físicos na sua prática no cotidiano.
- Utilização de material concreto; lentes espelhos côncavo e espelho convexo.

• Na Sala de Informática.

- Distribuição de alunos por computadores para ocorrer uma discursão entre si.
- Utilização de caderno para anotações.
- Orientação para análise de cada etapa do objeto.
- Sftware de simulação
Tempo Previsto.
• 2 horas/aula.
Avaliação.
• Relatório
• Participação, integração, disciplina e assiduidade dos alunos através atividades propostas no O.A.
Referências Bibliográficas.
• HTTP://rived.proinfo.mec.gov.br

Unknown disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO:
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ NUNES DE CARVALHO
PROFESSOR: Francisco Edilberto de Carvalho
DISCIPLINA: Matemática
SÍTIO NOVO – RN

ASSUNTO: Relações Trigonométricas no Triângulo retângulo.

PÚBLICO ALVO; alunos do 2º ano.

TEMPO PREVISTO: 2 horas aulas.

INTRODUÇÃO:
O estudo da trigonometria possibilita a exemplificação da utilização dos conhecimentos matemáticos em várias situações do cotidiano; como simulação de jogos no computador, atividades relacionadas a engenharia, astronomia, navegação, etc.

OBJETIVOS:
- Reconhecer as relações trigonométricas existentes no triângulo retângulo;
- Estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30º, 45º e 60º, obtidos através do triângulo retângulo.

METODOLOGIA:

Na sala de aula, o professor promoverá o estudo no livro didático do conteúdo relações trigonométricas no triângulo retângulo; teorema de Pitágoras; demonstrações de seno, cosseno e tangente de 30, 45 e 60 graus. Exemplificando com situações cotidianas.

Na sala do computador:
Os alunos serão organizados em duplas, sendo permitido o uso igualitário do instrumento, tornando o aluno capaz de resolver situações que envolvam os assuntos abordados de forma mais segura e confiante.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada com base na observação do desempenho dos alunos ao desenvolver a atividade considerando a aquisição de conceito, atividades e procedimentos.

Unknown disse...

Escola Estadual Amaro Cavalcanti
Série: 3ª Turma: A Turno: matutino
Disciplina: Biologia Professora: Lidiane
Objeto de Aprendizagem: Preciso de oxigênio.

1.Introdução:
Num ecossistema em equilíbrio, segundo Silva Júnior (2005), o tamanho de cada população permanece mais ou menos estável ao longo do tempo. A tendência ao crescimento populacional, pela reprodução, é compensada pela morte de alguns indivíduos, por falta de alimento ou por doença dentre outros motivos. Além disso, a ocorrência e distribuição das espécies dependem dos fatores físicos e químicos que caracterizam um determinado ecossistema, bem como da ação antrópica nos ecossistemas . Nessa perspectiva, o entendimento desses conceitos permite a compreensão do equilíbrio dinâmico de uma população, base para que o aluno tome consciência da importância de se evitar interferências não planejadas em ambientes naturais.
2.Objetivos:

Reconhecer a importância dos microrganismos no ecossistema;
Entender como as ações antrópicas inferem no meio ambiente;
Julgar os efeitos da intervenção humana no meio ambiente;
Interpretar e criticar resultados a partir de experimentações e demonstrações virtuais;
Propor estratégias em educação ambiental para a conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

3.Pré-requisitos:
Conhecer os conceitos fundamentais da ecologia.

4.Tempo previsto: quatro horas aulas.

5.Metodologia:
Na sala de aula:
aulas expositivas e dialogadas;
construção de cartazes listando os principais impactos que afetam a cidade de Jardim de Piranhas e suas consequências para o meio ambiente;
 produção textual estratégias que poderão ser adotadas a curto e longo prazo para se conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Na sala de informática:
Inicialmente serão apresentados três problemas na tela: a influência de esgotos na população de fitoplânctons e bactérias anaeróbias no lago; o prejuízo causado por defensivos agrícolas aos microrganismos mutualísticos do estômago de ruminantes e a destruição de microrganismos decompositores pela ação de queimadas;
Para cada um dos problemas, os alunos deverão levantar hipóteses sobre as influências das ações antrópicas nesses ecossistemas prevendo consequências e soluções para os casos propostos;
Ao final, forma-se-á um grande grupo para discussão e apresentação dos resultados obtidos.

6.Avaliação: dar-se-á mediante a compreensão dos conceitos construídos durante a atividade, bem como a partir da resolução e debate dos exercícios propostos na mesma.

7.Referências:
http://www.rived.mec.gov.br/
SILVA JÚNIOR, César da. Biologia. V. 3. Genética, Evolução e ecologia. São Paulo, Saraiva: 2005.

Unknown disse...

Sequência Didática
Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo
Disciplina : Química
Professora : Maria da Cruz da silva
Objetivos de aprendizagem: Tabela Periódica
Publico Alvo: 1º Ano

Objetivos:
Reconhecer a historia da Tabela Periódica
Identificar os elementos que apresentam propriedades químicas semelhantes e classificá-los em um mesmo grupo.
Saber manusear a tabela periódica .
Identificar as propriedades dos elementos citados e relacionados na tabela periódica.



Metodologia :
Em sala:
Em grupos de 3 ,os alunos deverão pesquisar sobre a história da tabela periódica, sua estrutura, antes e a atual.

no labolatório:

Avaliação:
A avaliação deverá ser feita através da observação do desempenho dos alunos
na apresentação de seminários e na resolução das atividades.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL PROF MARIA LÍDIA
DA SILVA, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. SÃO BENTO DO TRAIRI-RN

SÉRIE 2º ANO
TURNO VESPERTINO
PROFESSOR; ROSENILDO MOREIRA DA SILVA
PLANO DE AULA
DISCIPLINA; MATEMATICA
OBJETO DE APRENDIZAGEM TRIGRONOMENTRIA NO TRIANGULA E NA CIRCUNFERENCIA.
(VIAGEM EM ALTO MAR)


I- INTRODUÇÃO

O aluno deverá explorar uma trajetória viajando em alto mar, no transcorrer da qual serão mostrado diversos obstáculo o comandante do navio tomar dicisões para as quais necessitam empregar seus conhecimentos cosernente a trigonométria no triângulo retâmgulo, percorrendo as suas faces para que se cheguem a trigonometria da circunferencia dentro do que foi aprendido do estudo sistematico de triângulo,a fim de que a viagem transcorra e cheguem ao destino previsto em paz.

II- OBJETIVOS
. Relaionar medidas de arcos de circunferências e ângulos centrais;
. Localizar arcos trigonométricos dados por sua expressão geral;
. Obter as determinações de um arco trigonométrico num dado intervalo;
. Definir seno e cosseno no ciculo trigonométrico;
. Analizar e resolver problemas que envolvam os conceitos trigonométroco.

III- TEMPO PREVISTO

09 horas/aula
03 h/a no campo;
03 h/a na sala de aula
03 h/a na sala de informática

IV- METODOLOGIA

4.l- NO CAMPO
A atividade de pesquesa de campo, conciste, o mediador deverá propor aos alunos que façam uma pesquisa para obter informações sobre o estudo de triángulos, uma estimativa sobre o raio da terra, fazendo um pparalelo da história da matemática e as descobertas, para com isso se chegar como evoluiu os estudos sistematiz
ados de trigonométria.

4.2- NA SALA DE AULA

Após a aula no campo o professor já de posse das informações dos alunos de como se sairam nas pesquesas e nos resultados, organiza a turma em grupo de quatro e distribui para cada grupo uma cópia do mapeamento, onde consta a posição do barco no inicio e no final da tempestade em seguida pede para cada grupo responder as seguintes questões
. Qual a distância que o barco se encontra da rota original?
. Desenhe no mapa da viagem a nova rota do barco para chegar seu destino final?
. Qual a distância que o barco se encontra do seu destino final?
.Qual o acrecimo dedistância provocada pelodesvio da rota do navia?
. Em seguida o professor deverá fornecer aos alunos elogios e oservar cada trabalho produzido antes de passsar para a próxima atividade.

4.3- NA SALA DO COMPUTADOR

O professor apresenta o módulo a ser trabalhada, inicialmente mostrando através de um mapa, mostrando o roteiro de uma viagem maritima feita por um navio, onde veio contar o traçado do roteiro da referida viagem, as distâncias a serem percorridas, a rota, o porto de origem, e o porto de chegada, ocorrencias de acidentes na viagem, os ventos as mudanças de temperaturas. Fazendo ligação com o que foi visto em sala de aula e na pesquisa de campo.

V- AVALIAÇÃO

No final dessa aula os alunos devem ser capazes de:
. Conceituar teorema de pitágoras,ânculos, triângulos e teorema de tales;
. Observar semelhança de triângulos e teorema de tales:
. Reconhecer circumferência, ângulo central, arco, cordas, tangente e secante, medida de comprimanto, medida de um raio.
. Verificar as areas de regiões circulares.
. Identificar o interesse e a participação de cada aluno de forma prazerosa.

VI- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

. Matemática, volume 2 - dante -ED.Ática.
. http://rived.proinfo.mec.gov.br
. Matemática - volume único. Dante - Ed. Ática.