sexta-feira, 22 de agosto de 2008

4º Encontro Vivencial – Turma 7

Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica para a reformulação de seqüência de ensino.
Publique sua Seqüência de ensino reformulada no blog, clicando em comentários.
Envie uma cópia para o email ntejoseaugusto2008@gmail.com

8 comentários:

Unknown disse...

Eu não mudei minha sequência ,pois não achei necessária,mas acrescentei um outro objeto de aprendizagem que considero de muita importância para auxiliar a compreenção do efeito fotoelétrico e que somados formam uma aula bem mais interessante.

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LEOMAR BATISTA DE ARAUJO
TURMA: 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TURNO: VESPERTINO e NOTURNO
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFESSOR: ELINEUZA DOS SANTOS MARIZ MEDEIROS

Objeto de aprendizagem: Efeito fotoelétrico
I- INTRODUÇÃO:
Nesta atividade o aluno analisa de várias maneiras como a luz se comporta em uma animação ,que apesar de não ser muito interativa como as simulações, enfatiza exatamente fenômenos muito complexos que nos nossos laboratórios não são fáceis de mostrar,como ;variar freqüências, intensidade e diferença de potencial para o próprio aluno construir o conhecimento do efeito fotoelétrico estabelecendo pontes entre as variáveis que podem mudar e os resultados obtidos para confirmar ou não as hipóteses antes formuladas.
II- OBJETIVOS

• Descobrir o conceito de efeito fotoelétrico através da observação da animação.
• Reconhecer que o efeito fotoelétrico depende da freqüência da luz(cor) e não da intensidade da luz.
• Identificar algumas variáveis que envolvem o efeito fotoelétrico.
• Relacionar a energia com a freqüência da luz.
• Identificar tecnologias do nosso cotidiano que utilizam efeito fotoelétrico .
III-PRE-REQUISITOS
Para o aluno tirar o máximo proveito dessa atividade são importantes o conhecimento de conceitos de luz, freqüência , intensidade de luz e diferença de potencial.
IV-Tempo previsto.
Uma aula para apresentar o OA e outra para debater o que foi observado.
V-METODOLOGIA.
Na sala de informática, divide-se a turma em grupo de dois ou no máximo três alunos por computador, orienta-os como acessar a atividade efeito fotoelétrico de preferência começando pela a animação deixando alguns minutos para tentarem descobrir como manipular a animação, logo após estimular a observar com as seguintes perguntas:
• O que vocês observam quando aumentam somente a freqüência da luz?
• E quando aumentam a freqüência e a intensidade?
• Quando é que o amperímetro marca a maior intensidade de corrente elétrica? E a menor?
• Há alguma variação quando varia a diferença de potencial?

Após as perguntas e de acordo com as respostas dadas o professor pode continuar na animação ou partir para os outros itens orientando para que cada grupo de dois computadores vizinhos leiam e anotem o que acham mais importante para um debate na sala de aula, dando dez minutos para cada grupo apresentar as suas observações de acordo com a animação que todos observaram e textos lidos.Aproveitando a oportunidade do debate o professor pode resolver algumas situações que envolvam por exemplo; função trabalho ,cálculo de energia envolvendo E=H. f e mostrar algumas tecnologias que funcionam com o princípio do efeito fotoelétrico.
Encontrei outro objeto de aprendizagem que complementarei a aula de efeito fotoelétrico com a sua utilização. O objeto será pato quântico que será de grande relevância para a construção do conceito de função trabalho que como foi dito acima ,seria trabalhado de uma maneira mais expositiva.O pato Quântico é uma metáfora do efeito fotoelétrico que trabalha de uma maneira bem lúdica o conceito de função trabalho com vários metais e observações de que pato será arrancado de acordo, não só com a luz mas também com o valor da função trabalho mínima de alguns metais.
VI-AVALIAÇÃO
A avaliação será feita observando a participação no debate de acordo com alguns critérios como:construção de conceitos, não importando o erro, mas a participação,como se comporta em equipe, criatividade e auto avaliação.Na auto avaliação cada aluno escreve o que aprendeu com aqueles objetos de aprendizagem e qual a sua curiosidade em relação a algo que não compreendeu.

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL TEÔNIA AMARAL
TURMA: 07
CURSISTA: MARIA JOSÉ PAULINO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º Ano do Ensino Médio
ASSUNTO: Geometria Espacial
OBJETO: Geometria da Cidade
TEMPO: Cinco Horas Aulas
APRESENTAÇÃO:
Este Objeto de Aprendizagem é bem interessante, pois o mesmo desenvolve o ato da percepção do aluno mentalmente e na visualização dos objetos sólidos e pode ser trabalhado a partir dos conceitos estudados na Geometria plana, apreciando a matemática e suas relações com a arte, a natureza, as ciências e as tecnologias presentes no nosso dia-a-dia e nos diversos lugares.
OBJETIVOS:
- No Laboratório de Informática
• Compreender as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante na Arte Cultural Contemporânea presentes nas construções arquitetônicas;
• Identificar as formas espaciais das figuras geométricas, suas características, seus elementos, propriedades, semelhanças e diferenças.
- Na Sala de Aula
• Provocar discussões durante o estudo do Objeto de Aprendizagem, para que haja descobertas que ajude a reforçar o aprendizado teórico e prático do aluno;
• Calcular áreas dos prismas através do conhecimento adquirido sobre o assunto em estudo;
• Criar situações problemas envolvendo cálculos de medidas relacionadas ao Objeto de Aprendizagem em estudo.
Exemplo:
Um tanque de bloco em forma retangular, medindo 6m de comprimento, 3m de largura e 2m de altura está cheio de água. Qual o volume de água existente neste tanque?
METODOLOGIA:
- Dividir os alunos em dupla, na Sala de Informática, orientando-os para a manipulação do objeto de aprendizagem observando o desempenho de cada um ao encontrar as figuras trabalhadas, o ato de perceber suas características;
- O aluno deverá conduzir lápis e papel para fazer anotações das possíveis descobertas feitas por ele ex: nomenclatura, formas de figuras encontradas, características, semelhanças e diferenças, e realizar as atividades no computador.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser feita através da observação na participação e no desempenho do aluno durante as atividades virtuais, nas realizações dos trabalhos em grupo ou individual de modo prático e criativo, envolvendo formas de figuras e cálculos de áreas e volume dos prismas.

Unknown disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO REFORMULADA

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RAIMUNDO SILVINO DA COSTA.
PROFESSORA: Jalvani Maria Pereira de Medeiros.
TEMPO DE DESENVOLVIMENTO DO TEMA -ENVOLVENDO O O.A.: 04 aulas.
UNIDADE CURRICULAR: Trigonometria.
OBJETO DE APRENDIZAGEM: Relações trigonométricas no triângulo retângulo.
GRAU EM QUE O O.A. SERÁ UTILIZADO: ensino médio - 2ª série.

-OBJETIVO
ao final deste estudo, o aluno será capaz de resolver situações que envolvam os assuntos abordados de forma mais segura e confiante e passará a entender de modo claro como surgiram os famosos valores do seno, do cosseno e da tangente de 30º, 45º e 60º, sem precisar decorá-los, além de saber quando utilizar o Teorema de Pitágoras.

-HABILIDADES A SEREM ABORDADAS
Ao término deste aprendizado, o aluno deverá ser capaz de:
.identificar o que deve calcular de acordo com os dados fornecidos;
.resolver problemas que envolvam relações trigonométricas no triângulo retângulo;
.demonstrar cálculos trigonométricos;
.resolver problemas utilizando o
Teorema de Pitágoras;
.criar problemas envolvendo o conteúdo do O.A..

-CONTEÚDOS ABORDADOS
.Relações métricas no triângulo retângulo;
.Seno, cosseno e tangente de 30°, 45° e 60°;
.Demonstrações do seno, cosseno e tangente de 30° e 60°;
.Aplicação do Teorema de Pitágoras.

-CONHECIMENTOS ASSOCIADOS
.Problemas que envolvem situações cotidianas;
.Potências e raízes;
.operações matemáticas básicas.

-ESTRATÉGIAS DE ENSINO
.ATIVIDADES NA SALA DE AULA
Como esses assuntos já são vistos de maneira mais simples no ensino fundamental, será feita uma sondagem do conhecimento dos alunos, depois será feita uma revisão destes focando em situações-problemas, preferencialmente vivenciadas por eles, que serão solucionadas em grupo ou individualmente com a ajuda, se necessária, da professora.
.ATIVIDADES NO COMPUTADOR
A turma será dividida em grupos de acordo com a quantidade de computadores.
O computador apresentará inicialmente uma animação que simula uma viagem e a partir daí surgem desafios matemáticos em cada tela mostrada, o aluno só consegue mudar para a tela seguinte quando acertar a resposta, o que propicia troca de conhecimentos entre eles a fim de concluir todas as fases do O.A.

-AVALIAÇÃO
Após todo esse processo de aprendizagem irei valorizar todo processo de acordo com suas etapas, explorando o raciocínio, as opiniões, os cálculos, enfim todo tipo de manifestação que contribua para o aprendizado.

Unknown disse...

Eu não mudei minha seqüência, vou apresentá-la do jeito que foi construída no Encontro presencial.
Também já está postada no mestrenota10.

Seqüência de Ensino
Ciclo Menstrual

Identificação
Escola Estadual Teõnia Amaral
Disciplina: Biologia
Turma: 2.o ano
Turno: Vespertino

Apresentação
O objeto trata do ciclo menstrual e aborda temas como a concentração de hormônios FSH e LH, o ciclo ovariano, a concentração de estrogênio e progesterona e o ciclo endometrial. O público-alvo são estudantes do 2o. ano do Ensino Médio. O interesse didático do estudo é que os estudantes poderão ver o conteúdo de outra forma, manuseando um objeto de aprendizagem que proporcionará uma aula diferente e prazerosa. Clicando no Teste de Conhecimentos eles poderão ver uma seqüência de questões que o farão tirar todas as dúvidas.

Seqüência de Atividades
 Hormônios luteinizante (LH) e folículo estimulante (FSH);
 Estrogênio e progesterona;
 Fase de ovulação;
 Fases folicular e lútea;
 Concentração de hormônios LH e FSH;
 Ciclo ovariano;
 Concentração de estrogênio e progesterona;
 Ciclo endometrial;
 Teste de conhecimentos.

Objetivos
Ao final da seqüência,o aluno será capaz de:
 Compreender como ocorre o ciclo menstrual em todas as suas fases;
 Perceber as diferenças básicas entre os sistemas urogenital e endócrino do homem e da mulher;
 Descobrir as diferenças entre ovulação e menstruação, FSH e LH.
 Diferenciar a ocorrência cronológica dos seguintes fenômenos: concentração dos hormônios FSH e LH, ciclo ovariano, concentração de estrogênio e progesterona e ciclo endometrial.

Metodologia
1. Realizar uma aula inicial com aquisição de conhecimentos prévios: O que vocês sabem sobre menstruação? Por que as mulheres menstruam e os homens não? Quais os fatores que influenciam neste processo? O que a menstruação tem a ver com a gravidez? Por que mulheres, quando engravidam, param de menstruar?
2. Estimular os alunos a exporem seus próprios conhecimentos, tirar suas dúvidas, formularem hipóteses, esclarecerem tabus, verdades e inverdades etc.
3. Realizar uma aula prática ao computador onde ocorrerão os seguintes procedimentos:
. o aluno abre o objeto de aprendizagem;
. observará o gráfico e perceberá um controle de play, stop e pause para seu maior controle dos movimentos do gráfico.
. há um quadro com a legenda que possui as cores correspondentes.
. após a análise do gráfico, ele vai clicar em Teste seus conhecimentos para responder algumas perguntas, tais como: O dia da ovulação corresponde ao primeiro dia do ciclo menstrual?, O aumento da taxa de FSH induz o desenvolvimento de folículos ovarianos? Dentro do objeto há uma seqüência de várias outras perguntas que poderão ser respondidas de forma lúdica.
4. Após a aula prática, fazer uma socialização que pode ser em sala de aula confrontando e comparando as questões com aquelas levantadas na aula inicial. É o momento de tirar todas as dúvidas e enriquecer os conhecimentos sobre os temas estudados, inclusive utilizando o livro didático, revistas e outras fontes.
5. Propor aos alunos que façam trabalhos, apresentem seminários, montem instrumentos didáticos como cartazes, maquetes e outros.

Avaliação
Ao final da atividade, espera-se que o aluno compreenda a seqüência de eventos que ocorrem simultaneamente em um ciclo menstrual e identifique todos os processos fisiológicos em tal ciclo. Os elementos de análise são a participação,o interesse, o envolvimento e a facilidade que o aluno tem de aprender o conteúdo. As soluções que se espera é um conhecimento mais crítico e elaborado por parte do aluno à cerca dos temas trabalhados no objeto de estudo. É importante também um acompanhamento de todas as atividades para que o aluno não se perca no decorrer das aulas.

Unknown disse...

REFORMULAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO - 4º ENCONTRO



PROF. SEBASTIÃO PAULO – TURMA 07 – 27/08/20



Escola Estadual Teônia Amaral

Disciplina: Química

Turma: 1º Ano do Ensino Médio

Turno: Vespertino e Noturno

Professor: Sebastião Paulo de Menezes Câmara



ASSUNTO: OS MODELOS ATÔMICOS E SUA COMPOSIÇÃO



INTRODUÇÃO:

O Objeto "Estrutura Atômica" trata sobre o modelo Atômico e suas teorias, como também, mostra a

sua composição com relação aos prótons, elétrons e nêutrons. É assunto programado para os alunos do 1º Ano

do Ensino Médio, está dentro do planejamento anual. O referido assunto mostra também o modelo didático da

composição do átomo o que vai facilitar o estudo mais adiante sobre a distribuição dos elétrons nas camadas ele-

trônicas.

OBJETIVO GERAL:

● Perceber através do estudo do átomo as suas teorias e os seus modelos atômicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

● Compreender a natureza da matéria e a sua composição.

● Conhecer os tipos de modelos atômicos.

● Entender o modelo atômico de Rutherford-Bohr, relacionando matéria e energia.

PRÉ-REQUESITO:

● O aluno deverá ter conhecimento de desenho geométrico e, em específico noções de circunferência.

TEMPO PREVISTO:

De 05 aulas, sendo três na sala de aula e duas na sala de informática.

METODOLOGIA:

- Serão dadas duas aulas teóricas sobre o assunto, depois dividir a turma em grupos para estudo

do assunto.

- Em seguida levar os alunos a sala de informática para a abordagem dos assuntos teóricos

discutidos.

- Observação do desenvolvimentos das atividades pelos alunos, realização de questionamentos

dentro do assunto em questão e resolução de exercícios.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliação através da participação nas sala de aula e de informática, e individual-

mente, pelos exercícios resolvidos na 5ª aula.



....................................... Florânia, 27 de agosto de 2008.

Unknown disse...

ESCOLA: EEMAR
DISCIPLINA: FÍSICA
TURMA: 2 ANO MÉDIO
APRESENTAÇÃO:
O aluno do ensino médio precisa ter idéia do emprego do estudo de espelhos plano que é usado no seu dia a dia, compreendendo o processo na formação de imagens, como também sua quantidade.

SEQÜÊNCIA;
- Introdução do que é um espelho;
- Mostrar sua importância diariamente na vida do aluno;
- Fazer simulações simples do calculo de imagem;
- Provocar o debate a respeito da imagem virtual e invertida.

OBJETIVOS:
- Ter acesso a teoria e prática sobre espelhos planos;
- Entender a formação de imagens ;
- Conseguir calcular o numero de imagens.

METODOLOGIA;

- Na sala de aula: Fazer um breve estudo sobre a propagação da luz.
Destacar a formação de ângulos e resolver exercícios escritos.
- Na sala de computadores: Dividir em grupos de 2 alunos;
Orientar os alunos a fazer anotações.

AVALIAÇÃO :
- Elaborar um breve relatório a respeito de espelhos plano, contendo usos, aplicações e curiosidade;
- Através de exercícios explorar o calculo do número de imagens;
- Orientá-los a buscar o conceito de imagens (real ou virtual, direita ou invertida).

Unknown disse...

SEQUENCIA DE ENSINO REFORMULADA


1. Identificação

Centro Educacional Felinto Elísio - CEFE
Professora: Maria de Fátima Silva de Azevedo Costa
Disciplina: Matemática
Turma: 2ª série do ensino médio
Turno: matutino

2. Apresentação

O Módulo 08: Nas Ondas do Rádio (Relações e Funções Trigonométricas) aborda a relação entre a matemática e a música.

3. Escolha gerais para a sequência
Atividades desenvolvidas

. pesquisa na internet para conhecimento da relação matemática e música.
. estudo das funções seno, cosseno e tangente

4. Objetivos

Mediante consulta à internet, meu aluno deverá obter conhecimento que existe entre a matemática e a música, a partir da Antiguidade, onde os povos tiveram os sons organizados em escalas, fórmulas e formas sonoras para realizar música e posteriormente poder observar que funções trigonométricas aparecem naturalmente no estudo de alguns fenômenos e consequentemente surgiram os valores famosos do Seno, Cosseno, Tangente e outros.

5. Avaliação

Após todo esse processo de aprendizagem espero que os alunos tenham assimilado e entendido como é simples calcular Seno, Cosseno e Tangente, sem ser preciso recorrer à tabela trigonométrica. A avaliação será feita durante todo o desenvolvimento das atividades.

Unknown disse...

IDENTIFICAÇÃO;
ESCOLA ESTADUAL BASÍLIO BATISTA DE ARAÚJO
DISCIPLINA; FÍSICA
TEMA; ENERGIA
TURNO; MATUTINO E NOTURNO
LADEILSON DE MEDEIROS TAVARES TURMA 7
APRESENTAÇÃO:
ENERGIA CINÉTICA TENDO COMO ALVO OS ALUNOS DO ENSINO MÉDEIO DO 2 ANO DO ENSINO MÉDIO.
ESCOLHAS GERAIS;
MOSTRAR AS DIVERSAS FORMAS DE ENERGIA EXISTENTES NO AMBIENTE, DESCONCEITUANDO DO ALUNO A IMAGEM DE QUE ´' ENERGIA SÓ EXISTE A ELÉTRICA".
OBJETIVO;
RETIRAR DE UM CONTEXTO A IDÉIA DE QUE ENERGIA É CAPACIDADE DE UM CORPO REALIZAR UM TRABALHO.
METODOLOGIA;
AULAS EXPERIMENTAIS E CONTEXTUAIS.
AVALIAÇÃO;
DISSERTAÇÃO ORAL E ESCRITA , ALÉM DE PROVAS COM CONTEXTO E CÁLCULOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS.