quarta-feira, 20 de agosto de 2008

4º Encontro Presencial - Turma 7

Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintes itens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
AssuntoPúblico-alvo
ObjetivosMetodologia
Avaliação

11 comentários:

Unknown disse...

IDENTIFICAÇÃO;
ESCOLA ESTADUAL BASÍLIO BATISTA DE ARAÚJO
DISCIPLINA; FÍSICA
TEMA; ENERGIA
TURNO; MATUTINO E NOTURNO
LADEILSON DE MEDEIROS TAVARES TURMA 7
APRESENTAÇÃO:
ENERGIA CINÉTICA TENDO COMO ALVO OS ALUNOS DO ENSINO MÉDEIO DO 2 ANO DO ENSINO MÉDIO.
ESCOLHAS GERAIS;
MOSTRAR AS DIVERSAS FORMAS DE ENERGIA EXISTENTES NO AMBIENTE, DESCONCEITUANDO DO ALUNO A IMAGEM DE QUE ´' ENERGIA SÓ EXISTE A ELÉTRICA".
OBJETIVO;
RETIRAR DE UM CONTEXTO A IDÉIA DE QUE ENERGIA É CAPACIDADE DE UM CORPO REALIZAR UM TRABALHO.
METODOLOGIA;
AULAS EXPERIMENTAIS E CONTEXTUAIS.
AVALIAÇÃO;
DISSERTAÇÃO ORAL E ESCRITA , ALÉM DE PROVAS COM CONTEXTO E CÁLCULOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS.

Unknown disse...

Escola Estadual Teônia Amaral
Disciplina: Química
Prof.: Sebastião Paulo de Menezes Câmara
Turma: 1º Ano do Ensino Médio

SEQUẼNCIA DE ENSINO

ASSUNTO: OS MODELOS ATÕMICOS NO SEU CONTEXTO
HISTÒRICO


APRESENTAÇÃO: O Objeto “Estrutura Atômica” trata sobre o mode-lo atômico e suas teorias, sendo o assunto programado para os alunos do 1º ano do ensino médio e estando dentro do planejamento curricular.
O assunto em estudo trata de que é constituída a matéria e a composição do átomo.
OBJETIVOS: - Compreender a natureza da matéria e a sua composição.
- Conhecer os tipos de modelos atômicos pensados pela sua
sociedade atual.
Reconhecer os tipos de átomos dos elementos químicos.
METODOLOGIA: - Divisão da turma em 04 grupos para estudarem os tipos de modelos atômicos.
Mostrar os tipos de modelos atômicos.
AVALIAÇÃO:
Nesta avaliação o aluno deverá ser capaz de identificar um átomo de um íon, como também, conhecer os diversos tipos de modelos atômicos.


4º Encontro presencial – Turma 07: SEQUẼNCIA DE ENSINO

Fabiano Pereira Mariz
Geraldo Rodrigues Francelino
Roberto Siqueira de Carvalho
Sebastião Paulo de Menezes Câmara

Unknown disse...

Seqüência de Ensino
Ciclo Menstrual

Identificação
Escola Estadual Teõnia Amaral
Disciplina: Biologia
Turma: 2.o ano
Turno: Vespertino

Apresentação
O objeto trata do ciclo menstrual e aborda temas como a concentração de hormônios FSH e LH, o ciclo ovariano, a concentração de estrogênio e progesterona e o ciclo endometrial. O público-alvo são estudantes do 2o. ano do Ensino Médio. O interesse didático do estudo é que os estudantes poderão ver o conteúdo de outra forma, manuseando um objeto de aprendizagem que proporcionará uma aula diferente e prazerosa. Clicando no Teste de Conhecimentos eles poderão ver uma seqüência de questões que o farão tirar todas as dúvidas.

Seqüência de Atividades
Hormônios luteinizante (LH) e folículo estimulante (FSH);
Estrogênio e progesterona;
Fase de ovulação;
Fases folicular e lútea;
Concentração de hormônios LH e FSH;
Ciclo ovariano;
Concentração de estrogênio e progesterona;
Ciclo endometrial;
Teste de conhecimentos.

Objetivos
Ao final da seqüência,o aluno será capaz de:
Compreender como ocorre o ciclo menstrual em todas as suas fases;
Perceber as diferenças básicas entre os sistemas urogenital e endócrino do homem e da mulher;
Descobrir as diferenças entre ovulação e menstruação, FSH e LH.
Diferenciar a ocorrência cronológica dos seguintes fenômenos: concentração dos hormônios FSH e LH, ciclo ovariano, concentração de estrogênio e progesterona e ciclo endometrial.

Metodologia
1.Realizar uma aula inicial com aquisição de conhecimentos prévios: O que vocês sabem sobre menstruação? Por que as mulheres menstruam e os homens não? Quais os fatores que influenciam neste processo? O que a menstruação tem a ver com a gravidez? Por que mulheres, quando engravidam, param de menstruar?
2.Estimular os alunos a exporem seus próprios conhecimentos, tirar suas dúvidas, formularem hipóteses, esclarecerem tabus, verdades e inverdades etc.
3.Realizar uma aula prática ao computador onde ocorrerão os seguintes procedimentos:
. o aluno abre o objeto de aprendizagem;
. observará o gráfico e perceberá um controle de play, stop e pause para seu maior controle dos movimentos do gráfico.
. há um quadro com a legenda que possui as cores correspondentes.
. após a análise do gráfico, ele vai clicar em Teste seus conhecimentos para responder algumas perguntas, tais como: O dia da ovulação corresponde ao primeiro dia do ciclo menstrual?, O aumento da taxa de FSH induz o desenvolvimento de folículos ovarianos? Dentro do objeto há uma seqüência de várias outras perguntas que poderão ser respondidas de forma lúdica.
4.Após a aula prática, fazer uma socialização que pode ser em sala de aula confrontando e comparando as questões com aquelas levantadas na aula inicial. É o momento de tirar todas as dúvidas e enriquecer os conhecimentos sobre os temas estudados, inclusive utilizando o livro didático, revistas e outras fontes.
5.Propor aos alunos que façam trabalhos, apresentem seminários, montem instrumentos didáticos como cartazes, maquetes e outros.

Avaliação
Ao final da atividade, espera-se que o aluno compreenda a seqüência de eventos que ocorrem simultaneamente em um ciclo menstrual e identifique todos os processos fisiológicos em tal ciclo. Os elementos de análise são a participação,o interesse, o envolvimento e a facilidade que o aluno tem de aprender o conteúdo. As soluções que se espera é um conhecimento mais crítico e elaborado por parte do aluno à cerca dos temas trabalhados no objeto de estudo. É importante também um acompanhamento de todas as atividades para que o aluno não se perca no decorrer das aulas.

Unknown disse...

ESCOLA: EEMAR
DISCIPLINA: FÍSICA
TURMA: 2 ANO MÉDIO
APRESENTAÇÃO:
O aluno do ensino médio precisa ter idéia do emprego do estudo de espelhos plano que é usado no seu dia a dia, compreendendo o processo na formação de imagens, como também sua quantidade.

SEQÜÊNCIA;
- Introdução do que é um espelho;
- Mostrar sua importância diariamente na vida do aluno;
- Fazer simulações simples do calculo de imagem;
- Provocar o debate a respeito da imagem virtual e invertida.

OBJETIVOS:
- Ter acesso a teoria e prática sobre espelhos planos;
- Entender a formação de imagens ;
- Conseguir calcular o numero de imagens.

METODOLOGIA;

- Na sala de aula: Fazer um breve estudo sobre a propagação da luz.
Destacar a formação de ângulos e resolver exercícios escritos.
- Na sala de computadores: Dividir em grupos de 2 alunos;
Orientar os alunos a fazer anotações.

AVALIAÇÃO :
- Elaborar um breve relatório a respeito de espelhos plano, contendo usos, aplicações e curiosidade;
- Através de exercícios explorar o calculo do número de imagens;
- Orientá-los a buscar o conceito de imagens (real ou virtual, direita ou invertida).

Anônimo disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO:
Escola Estadual Newman Queiroz
Professor: Jonimar Pereira de Araújo
Disciplina: Matemática
Turma: 2 Ano - Ensino Médio
Turno: Matutino

2- APRESENTAÇÃO
O objeto de aprendizagem "RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO" aborda relações métricas no triângulo retângulo ; Teorema de Pitágoras; demonstrações de Seno, Cosseno e Tangente de 30 e 60 graus. Será desenvolvido com turmas de 2 série do ensino médio para revisar assuntos já vistos anteriormente.

3- ESCOLHA GERAIS PARA A SEQÜÊNCIA
ATIVIDADES DESENVOLVAS:
- medição da altura da barraca;
- Encontrar respostas através do Teorema de Pitágoras;
- visualizar tabela já pronta de seno, Cosseno e Tangente de 30, 45 e 60 graus.
- soma dos ângulos internos de um triângulo;
- Cálculos com demonstrações de Seno, Cosseno e Tangente de 30 e 60 graus.

4- OBJETIVOS
Através do conhecimento envolvido no objeto de aprendizagem desejo que meu alunado seja capaz de resolver situações que envolvam os assuntos abordados de forma mais segura e confiante e que passem a entender da forma clara como surgiram os valores famosos do Seno, Cosseno e Tangente de 30, 45 e 60 graus sem a preocupação em decorá-los.

5- METODOLOGIA
Como esses assuntos já são vistos no ensino fundamental de forma mais simples, será feita uma revisão mais aprofundada envolvendo-os, inicialmente será feita sondagem do conhecimento dos alunos, após essa, serão colocados situações-problemas para eles solucionarem, em seguida serão explicitados os assuntos e por fim iremos à sala de informática onde fixaremos esses assuntos de forma diferenciada, atrativa e interativa.

6- AVALIAÇÃO
Após todo esse processo de aprendizagem espero que os alunos tenham desmistificado os cálculos que envolvem
os assuntos estudados e entendido como é simples calcular Seno, Cosseno e Tangente de qualquer ângulo sem precisar recorrer à tabela trigonométricas .
Para avaliar essa aprendizagem irei valorar todo o processo de acordo com suas etapas, explorando o raciocínio, as opiniões, os cálculos, enfim todo tipo de manifestação que contribua para o aprendizado.

Unknown disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO:
Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa
Professora: Jalvani Maria Pereira de Medeiros
Disciplina: Matemática
Turma: 2ª série - Ensino Médio
Turno: Vespertino

2- APRESENTAÇÃO
O objeto de aprendizagem "RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO" aborda relações métricas no triângulo retângulo ; Teorema de Pitágoras; demonstrações de Seno, Cosseno e Tangente de 30 e 60 graus. Será desenvolvido com turmas de 2ª série do ensino médio para revisar assuntos já vistos anteriormente.

3- ESCOLHAS GERAIS PARA A SEQÜÊNCIA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- medição da altura da barraca;
- Encontrar respostas através do Teorema de Pitágoras;
- visualizar tabela já pronta de seno, Cosseno e Tangente de 30, 45 e 60 graus.
- soma dos ângulos internos de um triângulo;
- Cálculos com demonstrações de Seno, Cosseno e Tangente de 30 e 60 graus.

4- OBJETIVOS
Através do conhecimento envolvido no objeto de aprendizagem desejo que meu alunado seja capaz de resolver situações que envolvam os assuntos abordados de forma mais segura e confiante e que passem a entender da forma clara como surgiram os valores famosos do Seno, Cosseno e Tangente de 30, 45 e 60 graus sem a preocupação em decorá-los.

5- METODOLOGIA
Como esses assuntos já são vistos no ensino fundamental de forma mais simples, será feita uma revisão mais aprofundada envolvendo-os, inicialmente será feita sondagem do conhecimento dos alunos, após essa, serão colocadas situações-problemas para eles solucionarem, em seguida serão explicitados os assuntos e por fim iremos à sala de informática onde fixaremos esses assuntos de forma diferenciada, atrativa e interativa.

6- AVALIAÇÃO
Após todo esse processo de aprendizagem espero que os alunos tenham desmistificado os cálculos que envolvem
os assuntos estudados e entendido como é simples calcular Seno, Cosseno e Tangente de qualquer ângulo sem precisar recorrer à tabela trigonométrica .
Para avaliar essa aprendizagem irei valorar todo o processo de acordo com suas etapas, explorando o raciocínio, as opiniões, os cálculos, enfim todo tipo de manifestação que contribua para o aprendizado.

Blog Branquinha Professora disse...

vSEQÜÊNCIA DE ENSINO

1- IDENTIFICAÇÃO:
Centro Educacional Felinto Elísio - CEFE
Professor: Maria de Fátima Silva de Azevedo Costa
Disciplina: Matemática
Turma: 2 Ano - Ensino Médio
Turno: Matutino

2- APRESENTAÇÃO
O objeto de aprendizagem "RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO" aborda relações métricas no triângulo retângulo ; Teorema de Pitágoras; demonstrações de Seno, Cosseno e Tangente de 30 e 60 graus. Será desenvolvido com turmas de 2 série do ensino médio para revisar assuntos já vistos anteriormente.

3- ESCOLHA GERAIS PARA A SEQÜÊNCIA
ATIVIDADES DESENVOLVAS:
- medição da altura da barraca;
- Encontrar respostas através do Teorema de Pitágoras;
- visualizar tabela já pronta de seno, Cosseno e Tangente de 30, 45 e 60 graus.
- soma dos ângulos internos de um triângulo;
- Cálculos com demonstrações de Seno, Cosseno e Tangente de 30 e 60 graus.

4- OBJETIVOS
Através do conhecimento envolvido no objeto de aprendizagem desejo que meu alunado seja capaz de resolver situações que envolvam os assuntos abordados de forma mais segura e confiante e que passem a entender da forma clara como surgiram os valores famosos do Seno, Cosseno e Tangente de 30, 45 e 60 graus sem a preocupação em decorá-los.

5- METODOLOGIA
Como esses assuntos já são vistos no ensino fundamental de forma mais simples, será feita uma revisão mais aprofundada envolvendo-os, inicialmente será feita sondagem do conhecimento dos alunos, após essa, serão colocados situações-problemas para eles solucionarem, em seguida serão explicitados os assuntos e por fim iremos à sala de informática onde fixaremos esses assuntos de forma diferenciada, atrativa e interativa.

6- AVALIAÇÃO
Após todo esse processo de aprendizagem espero que os alunos tenham desmistificado os cálculos que envolvem
os assuntos estudados e entendido como é simples calcular Seno, Cosseno e Tangente de qualquer ângulo sem precisar recorrer à tabela trigonométricas .
Para avaliar essa aprendizagem irei valorar todo o processo de acordo com suas etapas, explorando o raciocínio, as opiniões, os cálculos, enfim todo tipo de manifestação que contribua para o aprendizado.

Unknown disse...

1. IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL NEWMAN QUEIROZ

DISCIPLINA: BIOLOGIA

TEMA: APRENDENDO POR OSMOSE

TURMA: 1 SÉRIE TURNO: MATUTINO


2.APRESENTAÇÃO


O Objeto de Aprendizagem trás simulações sobre o processo de Osmose e conceitos relacionados, tais como gradiente de concentração, pressão osmótica, plasmólise, hemólise, entre outros.

O público a ser alcançado são alunos da 1 série do Ensino Médio.


3. OBJETIVO

A atividade pretende discutir a Osmose, e ainda, esclarecer ao aluno não apenas a diferença entre os conceitos de soluto e solvente, como também as relações entre as concentrações desses, dentro e fora de células animais e vegetais.


4. ESCOLHAS GERAIS PARA A SEQUÊNCIA

O OA possui uma sequência de quatro atividades. Na primeira é feita uma simulação com duas soluções, onde o aluno irá interagir, decidindo os níveis de soluto colocados em uma das soluções, comparando com a outra, ele irá identificar se ela é hipertônica, hipotônica ou isotônica.

A segunda atividade é a demosntração do processo de Osmose a nível molecular.

Na terceira atividade o aluno classificará três soluções de concentrações diferentes, de acordo com o que ocorre com uma célula vegetal (plasmólise ou deplasmólise).

Na quarta atividade os alunos compreenderão o que ocorre com uma hemácia quando mergulhada em soluções com gradientes de concentração diferentes.


5.METODOLOGIA

5.1. Na sala de aula

Aula expositiva com utilização de recursos visuais. Duração: 01 aula.


5.2. Na sala de informática

As atividades do OA serão trabalhadas em dupla. Durante a realização das mesmas, o professor poderá fazer colocações para uma melhor fixação do conteúdo. Duração: 02 aulas.


6. AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua, de acordo com o desempenho de cada educando nas atividades propostas.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL TEÔNIA AMARAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA: MARIA JOSÉ PAULINO
TURMA: 07 TURNO: VESPETINO E NOTURNO

OBJETO: GEOMETRIA DA CIDADE

APRESENTAÇÃO

O Objeto a ser trabalhado, trata das formas geométricas que podem ser encontradas nas construções das casas, dos prédios, entre outros elementos da cidade. Este conteúdo será aplicado em turmas de 1º ano do Ensino Médio explorando conhecimentos relacionados as diferentes figuras geométricas.
SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES
1º momento em sala de aula para explanação sobre o estudo da geometria explorando o conhecimento prévio do aluno.
2º momento uma aula de campo pelas ruas da cidade para que os alunos observem nas construções de casas, edifícios, entre outros e identifiquem as diferentes formas geométricas encontras.
3º momento levaremos os alunos à sala de Informática para que os mesmos comparem as figuras encontras as do objeto e estas sejam exploradas para melhor conhecimento.
OBJETIVO
Identificar as diferentes figuras geométricas planas e não planas e suas formas e representações.
METODOLOGIA
Aulas explicativas
Aula de campo
Aula na sala de Informática
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado através de observações na participação e uma atividade escrita para melhor verificação da aprendizagem. Seqüência de Ensino
Ciclo Menstrual

Identificação
Escola Estadual Teõnia Amaral
Disciplina: Biologia
Turma: 2.o ano
Turno: Vespertino

Apresentação
O objeto trata do ciclo menstrual e aborda temas como a concentração de hormônios FSH e LH, o ciclo ovariano, a concentração de estrogênio e progesterona e o ciclo endometrial. O público-alvo são estudantes do 2o. ano do Ensino Médio. O interesse didático do estudo é que os estudantes poderão ver o conteúdo de outra forma, manuseando um objeto de aprendizagem que proporcionará uma aula diferente e prazerosa. Clicando no Teste de Conhecimentos eles poderão ver uma seqüência de questões que o farão tirar todas as dúvidas.

Seqüência de Atividades
Hormônios luteinizante (LH) e folículo estimulante (FSH);
Estrogênio e progesterona;
Fase de ovulação;
Fases folicular e lútea;
Concentração de hormônios LH e FSH;
Ciclo ovariano;
Concentração de estrogênio e progesterona;
Ciclo endometrial;
Teste de conhecimentos.

Objetivos
Ao final da seqüência,o aluno será capaz de:
Compreender como ocorre o ciclo menstrual em todas as suas fases;
Perceber as diferenças básicas entre os sistemas urogenital e endócrino do homem e da mulher;
Descobrir as diferenças entre ovulação e menstruação, FSH e LH.
Diferenciar a ocorrência cronológica dos seguintes fenômenos: concentração dos hormônios FSH e LH, ciclo ovariano, concentração de estrogênio e progesterona e ciclo endometrial.

Metodologia
1.Realizar uma aula inicial com aquisição de conhecimentos prévios: O que vocês sabem sobre menstruação? Por que as mulheres menstruam e os homens não? Quais os fatores que influenciam neste processo? O que a menstruação tem a ver com a gravidez? Por que mulheres, quando engravidam, param de menstruar?
2.Estimular os alunos a exporem seus próprios conhecimentos, tirar suas dúvidas, formularem hipóteses, esclarecerem tabus, verdades e inverdades etc.
3.Realizar uma aula prática ao computador onde ocorrerão os seguintes procedimentos:
. o aluno abre o objeto de aprendizagem;
. observará o gráfico e perceberá um controle de play, stop e pause para seu maior controle dos movimentos do gráfico.
. há um quadro com a legenda que possui as cores correspondentes.
. após a análise do gráfico, ele vai clicar em Teste seus conhecimentos para responder algumas perguntas, tais como: O dia da ovulação corresponde ao primeiro dia do ciclo menstrual?, O aumento da taxa de FSH induz o desenvolvimento de folículos ovarianos? Dentro do objeto há uma seqüência de várias outras perguntas que poderão ser respondidas de forma lúdica.
4.Após a aula prática, fazer uma socialização que pode ser em sala de aula confrontando e comparando as questões com aquelas levantadas na aula inicial. É o momento de tirar todas as dúvidas e enriquecer os conhecimentos sobre os temas estudados, inclusive utilizando o livro didático, revistas e outras fontes.
5.Propor aos alunos que façam trabalhos, apresentem seminários, montem instrumentos didáticos como cartazes, maquetes e outros.

Avaliação
Ao final da atividade, espera-se que o aluno compreenda a seqüência de eventos que ocorrem simultaneamente em um ciclo menstrual e identifique todos os processos fisiológicos em tal ciclo. Os elementos de análise são a participação,o interesse, o envolvimento e a facilidade que o aluno tem de aprender o conteúdo. As soluções que se espera é um conhecimento mais crítico e elaborado por parte do aluno à cerca dos temas trabalhados no objeto de estudo. É importante também um acompanhamento de todas as atividades para que o aluno não se perca no decorrer das aulas.

Unknown disse...

1.IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROF “LEOMAR BATISTA DE ARAÚJO”
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA: APRENDENDO POR OSMOSE
TURMA: 1 SÉRIE TURNO: VESPERTINO

2.APRESENTAÇÃO

O Objeto de Aprendizagem trás simulações sobre o processo de Osmose e conceitos relacionados, tais como gradiente de concentração, pressão osmótica, plasmólise, hemólise, entre outros.
O público a ser alcançado são alunos da 1 série do Ensino Médio.

3.OBJETIVO

A atividade pretende discutir a Osmose, e ainda, esclarecer ao aluno não apenas a diferença entre os conceitos de soluto e solvente, como também as relações entre as concentrações desses, dentro e fora de células animais e vegetais.

4. ESCOLHAS GERAIS PARA A SEQUÊNCIA

O OA possui uma sequência de quatro atividades. Na primeira é feita uma simulação com duas soluções, onde o aluno irá interagir, decidindo os níveis de soluto colocados em uma das soluções, comparando com a outra, ele irá identificar se ela é hipertônica, hipotônica ou isotônica.
A segunda atividade é a demosntração do processo de Osmose a nível molecular.
Na terceira atividade o aluno classificará três soluções de concentrações diferentes, de acordo com o que ocorre com uma célula vegetal (plasmólise ou deplasmólise).
Na quarta atividade os alunos compreenderão o que ocorre com uma hemácia quando mergulhada em soluções com gradientes de concentração diferentes.

5.METODOLOGIA
5.1. Na sala de aula
Aula expositiva com utilização de recursos visuais. Duração: 01 aula.

5.2. Na sala de informática
As atividades do OA serão trabalhadas em dupla. Durante a realização das mesmas, o professor poderá fazer colocações para uma melhor fixação do conteúdo. Duração: 02 aulas.

6.AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma contínua, de acordo com o desempenho de cada educando nas atividades propostas.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LEOMAR BATISTA DE ARAUJO
TURMA: 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TURNO: VESPERTINO e NOTURNO
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFESSOR: ELINEUZA DOS SANTOS MARIZ MEDEIROS

Objeto de aprendizagem: Efeito fotoelétrico
I- INTRODUÇÃO:
Nesta atividade o aluno analisa de várias maneiras como a luz se comporta em uma animação ,que apesar de não ser muito interativa como as simulações, enfatiza exatamente fenômenos muito complexos que nos nossos laboratórios não são fáceis de mostrar,como ;variar freqüências, intensidade e diferença de potencial para o próprio aluno construir o conhecimento do efeito fotoelétrico estabelecendo pontes entre as variáveis que podem mudar e os resultados obtidos para confirmar ou não as hipóteses antes formuladas.
II- OBJETIVOS

• Descobrir o conceito de efeito fotoelétrico através da observação da animação.
• Reconhecer que o efeito fotoelétrico depende da freqüência da luz(cor) e não da intensidade da luz.
• Identificar algumas variáveis que envolvem o efeito fotoelétrico.
• Relacionar a energia com a freqüência da luz.
• Identificar tecnologias do nosso cotidiano que utilizam efeito fotoelétrico .
III-PRE-REQUISITOS
Para ao aluno tirar o máximo proveito dessa atividade são importantes o conhecimento de conceitos de luz, freqüência , intensidade de luz e diferença de potencial.
IV-Tempo previsto.
Uma aula para apresentar o OA e outra para debater o que foi observado.
V-METODOLOGIA.
Na sala de informática, divide-se a turma em grupo de dois ou no máximo três alunos por computador, orienta-os como acessar a atividade efeito fotoelétrico de preferência começando pela a animação deixando alguns minutos para tentarem descobrir como manipular a animação, logo após estimular a observar com as seguintes perguntas:
• O que vocês observam quando aumentam somente a freqüência da luz?
• E quando aumentam a freqüência e a intensidade?
• Quando é que o amperímetro marca a maior intensidade de corrente elétrica? E a menor?
• Há alguma variação quando varia a diferença de potencial?

Após as perguntas e de acordo com as respostas dadas o professor pode continuar na animação ou partir para os outros itens orientando para que cada grupo de dois computadores vizinhos leiam e anotem o que acham mais importante para um debate na sala de aula, dando dez minutos para cada grupo apresentar as suas observações de acordo com a animação que todos observaram e textos lidos.Aproveitando a oportunidade do debate o professor pode resolver algumas situações que envolvam por exemplo; função trabalho ,cálculo de energia envolvendo E=H. f e aproveitar para mostrar algumas tecnologias que funcionam com o princípio do efeito fotoelétrico.
VI-AVALIAÇÃO
A avaliação será feita observando a participação no debate de acordo com alguns critérios como:construção de conceitos, não importando o erro, mas a participação,como se comporta em equipe, criatividade e auto avaliação.Na auto avaliação cada aluno escreve o que aprendeu com aquele objeto de aprendizagem e qual a sua curiosidade em relação a algo que não compreendeu.