terça-feira, 19 de agosto de 2008

4º Encontro Presencial – Turma 4

Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintes itens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
Assunto
Público-alvo
Objetivos
Metodologia
Avaliação

5 comentários:

Ana Maria disse...

Sequência de Ensino

Objeto de Aprendizagem:Vendo o mundo com outros olhos

Apresentação: Esta sequência de ensino atende alunos da 1ª série do ensino médio, enfatizando a importância da diferenciação genética entre as espécies. Ela mostra para os estudantes essa diferenciação nas espécies apresentadas.

Escolhas Gerais: Possibilidades de transmissão das características de herança recessiva ligadas ao sexo através do estudo dos cromossomos e daltonismo.

Objetivos: Identificar as diversas possibilidades de ser ou não daltônicos;
Entender com precisão o heredograma na descoberta dos indivíduos.

Metodologia: Na sala de aula o professor irá revisar o estudo dos cromossomos, destacando a diferenciação entre eles, através de cruzamento nesse tipo de herança, distinguindo as gametas que a apartir, daí definir as probalidades desses indivíduos nascerem afetados.
No laboratório o professor irá conduzir os alunos a comprovarem a herança ligada ao cromossomo x , fazendo investigação genética para chegar ao cruzamento do pai com a mãe de determinado indivíduo.

Avaliação: Verificar o entendimento do aluno baseado na resoluçaõ de heredograma na descoberta de genótipo dos indivíduos.

Escola: E. E. Dr. José Gonçalves de Medeiros – Acari
E. E. Professora Iracema Brandão de Araújo – Acari

Professores: Ana Maria de Azevêdo Silva;
Francisca de Fátima Azevedo Bezerra de Sousa;
Maria do Carmo Santos.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL MANOEL CORREIA
Ouro Branco-RN
ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO MOR GALVÃO
Currais Novos-RN
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IRACEMA BRANDÃO DE ARAÚJO
Acari-RN

PROFESSORES:
Itan Marinheiro da Silva
Joseane Pereira de Souza Silva
Francisco das Chagas Bezerra


SEQUÊNCIA DE ENSINO

1. APRESENTAÇÃO:
Através do estudo sobre as LEIS DE NEWTON com os “CARRINHOS DE ROLIMÔ, pretende-se envolver o aprendiz de forma que este possa compreender e verificar no seu dia-a-dia diversas questões que envolvam estes conceitos físicos, através de uma interação entre situações simuladas, levando-os a refletir sobre o que está sendo apresentado.
O público alvo que visa atender são alunos da 1ª série do Ensino Médio.

2. ESCOLHA GERAIS PARA A SEQUÊNCIA: Esta sequência será trabalhada em quatro momentos a seguir descritos:

1º momento: Explanação sobre o Objeto de Aprendizagem fazendo uma relação ao conhecimento prévio dos alunos acerca das Leis de Newton;

2º momento: Definição da 1ª Lei de Newton mostrando sua aplicação no cotidiano dos alunos;

3º momento: Definição da 2ª Lei de Newton com formulação da relação entre força, massa e aceleração;
Aplicação da 2ª Lei em problemas;

4º momento: Definição da 3ª Lei de Newton e aplicação em sistemas de forças;


3. OBJETIVOS:
3.1. Auxiliar no processo de aprendizagem dos conceitos de física relacionados às Leis de Newton;

3.2. Buscar com que o aluno reflita, através de questões práticas relacionadas à sua vida, sobre estes conceitos;

3.3. Proporcionar aos alunos um ambiente virtual e interativo que motive estes a compreensão dos conceitos envolvidos no OA, através da verificação e aplicação destes em uma realidade simulada.


4.METODOLOGIA:
4.1. Aulas expositivas;
4.2. Aula prática com objetos da sala de aula;
4.3. Aula prática com instrumentos de laboratório;
4.4. Aulas com multimídias;
4.5. Fazer registro referentes as conclusões retiradas das diversas observações e interações feitas, pesquisas adicionis para a compreensão do conteúdo estudado.

5. AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem se dará pela participação dos alunos nas atividades diárias, pelos registros e prova escrita.

Anônimo disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

ESCOLA: TRISTÃO DE BARROS
DISCIPLINA: BIOLOGIA
DURAÇÃO DA AULA: 02 AULAS
N° DE ALUNOS: 35
PROFESSORES: DAGUIA, IZABEL E ALDEMIR
SÉRIE: 2º ANO
OBJETO: NEUROCIÊNCIA


1.APRESENTAÇÃO:

A neurociência está relacionada a assuntos que tratam da compreensão dos processos envolvidos na neurofisiologia dos organismos. É importante para a conscientização dos alunos da 2ª série do ensino médio, com relação aos efeitos, prejuízos causados do uso e abuso das drogas, tanto lícitas como ilícitas comuns no seu cotidiano.


2.ESCOLHAS GERAIS ṔARA A SEQUÊNCIA: a sequência será feita em 3 momentos:

1ª atividade: pesquisa sobre a fisiologia do sistema nervoso.

2ª atividade: exposição do assunto pesquisado (fisiologia do sistema nervoso), em forma de discussões e debates.

3ª atividade: conduzir os alunos para a observação do objeto de aprendizagem (neurociência) no laboratório de informática.


3.OBJETIVOS:

Compreensão e conscientização dos efeitos e prejuízos do uso e abuso das drogas no neurofuncionamento do organismo.


4.METODOLOGIA:

O tema será desenvolvido partindo de uma fundamentação teórica, apresentações e debates em sala de aula, além da utilização do objeto de aprendizagem no laboratório de informática.

5.AVALIAÇÃO:

A avaliação levará em conta o cumprimento das tarefas, o interesse, e a motivação dos alunos sobre o tema estudado (neurociência).

Maria de Fátima disse...

Sequência de Ensino
Objeto de Aprendizagem: Os mistérios químicos da chuva ácida
Professores: Maria de Fátima Dantas Galvão e Francisco Pedro da Silva
I-Apresentação:
. Esta sequência de ensino aborda os mistérios químicos da chuva ácida, conteúdo ministrado na 1 série do ensino médio com a proposta de que os alunos compreendam a chuva ácida com suas consequências e suas evidências relacionadas ao cotidiano.
II- As atividades desenvolvidas de acordo com o tema abordado serão: em sala de aula, no laboratório de química e no laboratório de informática.
III- Objetivos:
A- Identificar alguns óxidos, suas estruturas e suas reações específicas;
B- Identificar alguns ácidos e suas reações;
C- Ler e interpretar informações e dados apresentados em diferentes linguagens ;
D- Compreender a chuva ácida e aplicar o conceito de PH.
IV- Metodologia:
.A atividade será desenvolvida em três momentos:
A- Na sala de aula: leitura, discussão e reflexão de um texto sobre a chuva ácida, destacando os aspectos relacionados as causas da poluição, seus efeitos, enfatizando a importância da química no contexto social, ambiental e sócio-econômico.
B- No laboratório de química: discussão dos alunos em grupo de trabalho, realização de experiências voltadas para a identificação do cárater ácido e básico de substâncias do cotidiano como; sabão em pó, vinagre, limão, repolho roxo, beterraba etc.
C- No laboratório de informática: divisão dos alunos em duplas, a atividade será conduzida em três fases de acordo com a indicação dos textos contidos na tela:
1-Exposição da temática, motivando-os para os questionamentos e desafios propostos na realização da atividade.
2- Apresentação dos textos, animação e simulação contidos na tela referentes a chuva ácida e poluição.
3- Discussão sobre as reações químicas presentes nas atividades e como neutralizá-las.
V- Avaliação:
.Será feita através de observações durante as atividades realizadas.

Escola Estadual Professora Iracema Brandão
Escola Estadual Tristão de Barros

Unknown disse...

SEQUENCIA DE ENSINO


Apresentação

Essa seqüência aborda o objeto de ensino “Probabilidade: Matemática ao acaso”, que deverá ser desenvolvido no 2º ano do ensino médio. Com esse trabalho pretende-se que o aluno tenha oportunidade de conhecer o que seja probabilidade, e como ela é aplicada na matemática e no contexto social.
Essa sequência será importante para o aluno tendo em vista que a probabilidade está ao alcance do mesmo, nos diversos segmentos da sociedade tais como: Loterias, jogos de azar, dentre outros.

Objetivos

Reconhecer elementos da probabilidade tais como: experimentos aleatórios, espaço amostral, eventos, eventos independentes, eventos mútuos, união de eventos;
Aplicar as especificações científicas no meio de vivência do educando;
Demonstrar o procedimento pelo qual se deve produzir um demonstrativo estatístico;
Apresentar ao aluno as diversas formas de construção de amostras.

Escolha gerais para a sequência:

Partindo da apresentação de jogos de azar e suas aplicações matemáticas, iniciamos o desenvolvimento da aula: “Probabilidade: Matemática ao acaso”.
Levar ao conhecimento dos alunos os fundamentos científicos do estudo das probabilidades;
- Experimento aleatório;
- Espaço amostral;
- Evento;
- Amostra;
- Demonstrativos estatísticos.
Usando dois dados não viciados os alunos aplicarão o princípio fundamental da probabilidade.
Probabilidade = Evento
Espaço Amostral

Aplicando o objeto virtual de aprendizagem: “Probabilidade: Matemática ao acaso”, o aluno fixará as definições específicas da probabilidade e estatística;
. Ao final será feita uma auto-reflexão (avaliação) e uma discussão sobre a atividade com os alunos.
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo, estimulando o mesmo para que haja avanço no sentido de fixar a idéia do conteúdo lecionado, e que ele seja capaz de aplicar os conceitos básicos de probabilidade em seu cotidiano.

Componentes: Erleilson Herli dos Santos
EE Tristão de Barros.
Jorian Pereira dos Santos
EE Capitão mór Galvão
Pedro Galdino Campelo
EE Poeta Celestino Alves
Abel Inácio da Silva
EE Dr. José Gonçalves de Medeiros
Francisco de Souza Costa
EE Manoel Correia