sexta-feira, 22 de agosto de 2008

4º Encontro Vivencial – Turma 6

Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica para a reformulação de seqüência de ensino.
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11 comentários:

Unknown disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

Componentes: Maria Izabel Dantas Gomes
Josimária Vicente Soares Medeiros

ASSUNTO: Relações Trigonométricas no triângulo retângulo.
PÚBLICO-ALVO: 2ª Série do ensino médio.
OBJETIVOS:
• Reconhecer as relações trigonométricas no triângulo retângulo;
• Saber estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30° e 60° obtidas através do triângulo eqüilátero;
• Estabelecer conexões entre a trigonometria e a vida cotidiana.
METODOLOGIA:
Introduzir o assunto com aula expositiva, mostrando que a trigonometria não é apenas o estudo de triângulos, mas que tem aplicações em várias áreas de conhecimento, ferramenta fundamental para o progresso científico e tecnológico. Observar que os livros sempre apresentam uma tabela trigonométrica pronta sem saber de onde saem os resultados e, o objeto de aprendizagem nos mostra como são obtidos esses resultados da tabela.
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá ser avaliado como um todo. Por todas as relações estudadas na atividade, na interatividade com as telas, na sua capacidade de argumentação na turma. Após as interações apresentar os alunos uma lista de problemas contextualizados para que apliquem os conhecimentos adquiridos.

Unknown disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO

Componentes: Josimária Vicente Soares Medeiros
Maria Izabel Dantas Gomes

ASSUNTO: Relações Trigonométricas no triângulo retângulo.
PÚBLICO-ALVO: 2ª Série do ensino médio.
OBJETIVOS:
• Reconhecer as relações trigonométricas no triângulo retângulo;
• Saber estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30° e 60° obtidas através do triângulo eqüilátero;
• Estabelecer conexões entre a trigonometria e a vida cotidiana.
METODOLOGIA:
Introduzir o assunto com aula expositiva, mostrando que a trigonometria não é apenas o estudo de triângulos, mas que tem aplicações em várias áreas de conhecimento, ferramenta fundamental para o progresso científico e tecnológico. Observar que os livros sempre apresentam uma tabela trigonométrica pronta sem saber de onde saem os resultados e, o objeto de aprendizagem nos mostra como são obtidos esses resultados da tabela.
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá ser avaliado como um todo. Por todas as relações estudadas na atividade, na interatividade com as telas, na sua capacidade de argumentação na turma. Após as interações apresentar os alunos uma lista de problemas contextualizados para que apliquem os conhecimentos adquiridos.

Unknown disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL
CIDADE: Lagoa Nova – RN
ESCOLA: Escola Estadual Angelita Felix Bezerra
DISCIPLINA: Biologia
AULAS PREVISTAS: 03
SÉRIE: 2ª – Ensino Médio
PROFESSOR: Ivan Aciole da Silva

I - TEMA: Fisiologia das plantas
II – OBJETIVOS:
• Familiarizar-se com o conhecimento prático dos processos fisiológicos das plantas;
• Destacar o processo de adaptação dos vegetais ao ambiente.
III – HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS:
• Associar as principais características funcionais de algumas plantas que vivem ao nosso redor;
• Descrever métodos utilizados para preservação de plantas que estão em extinção;
• Reconhecer que a unidade básica de classificação dos seres vivos é a espécie.
IV – CONCEITOS ABORDADOS:
• Raiz, caule e folha: organização, funções, adaptações, principais portes, nomenclatura.
• Estrutura da raiz: Estrutura primária e secundária da raiz; preparo e análise de lâminas sobre anatomia da raiz;
• Estrutura do caule: Estrutura primária e secundária do caule; preparo e análise de lâmina sobre anatomia do caule;
• Estrutura da folha: Estrutura do limbo e especíolo; preparo e análise de lâminas sobre a anatomia da folha.
V – PRÉ-REQUISITOS:
• Compreender a idéia de impacto ambiental;
• Relacionar fotossíntese e aspiração com trocas de matéria e energia entre os organismos e o ambiente;
• Interpretar a decomposição da matéria orgânica a partir da atividade de fungos e bactérias.
VI – ESTRATÉGIA DE ENSINO
• Levantamento sobre as idéias que os alunos têm sobre populações, comunidades e ecossistemas;
• Exposição formal de alguns conceitos relacionados à estrutura e formação de um ecossistema.
VII – PROJETO:
• Estudo do meio: aula de campo.
VIII – AVALIAÇÃO:
• As avaliações realizar-se-ão continuamente. Será levado em consideração, basicamente o desempenho de cada aluno nas atividades exigidas em sala de aula e extra-sala de aula.

Unknown disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL - seguência de ensino. ASSUNTO:Funções -Quadráticas . PÚBLICO ALVO;primeiro-anos OBJETIVOS;Reconhecer uma função quadrática a sua aplicação no cotidiano e observar o comportamento do gráfico da função, principalmente os pontos de máximos,mínimos e vértice.Fazer usos de recursos tecnológicos(calculadora e computador) de forma que esses instrumentos se adaptem ás situações problema. METODOLÓGIA; NA SALA DE AULA-Aula expositiva,conceituando função;criando situações vivenciadas pelo aluno no dia-a-dia. NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;Mostrar o objeto de aprendizagem (Funções quadráticas)-através das atividades com gráficos e tabelas. AVALIAÇÃO;No decorrer de toda a atividade desenvolvida no laboratório,observando assidualídade,participação no grupo,interesse em aprender o conteúdo,etc.

Unknown disse...

ESCOLA;Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho. PROFESSORAS;Francinete Maria De Azevedo Assis eClemires Araújo. até breve

Unknown disse...

*Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica
*Seqüência de ensino


Analisando o Mapeamento Curricular de Física destacamos a importância da reformulação da seqüência de ensino nos fundamentos curriculares; de aplicar a abordagem de projetos na área da informática educacional envolvendo diversas fases. A escola, no contexto da sociedade contemporânea, não pode mais ser avaliada como um ambiente independente, mas sim como um lugar integrado com o trabalho, com a família e com as atividades cotidianas, interagindo num processo interativo. A demonstração e formalização da seqüência de ensino incorporando as sínteses, hipóteses com transformações são necessárias na organização educacional, nas formas como se ensina e se relaciona com o conhecimento do cotidiano, para que possa acompanhar o ritmo imposto pela velocidade das informações e acontecimentos da sociedade atual.


Escola Estadual Angelita Félix Bezerra – Ensino Médio
Cidade: Lagoa Nova – RN
Professor: João Batista Martins da Silva Disciplina: Física

Conteúdo: As leis de Newton
Série: 1ª Série do Ensino Médio
Objeto de Aprendizagem: Aprendendo as leis de Newton com carrinho de rolimã.

I - Introdução
O Objeto de Aprendizagem ( O A ) carrinho de rolimã propõe-se que o aluno realize uma construção dos conceitos de Física envolvidos, através de um contexto prático e comum ao seu cotidiano buscando uma compreensão e interagindo em situações simuladas onde terão que refletir sobre o que está sendo apresentado, para após isso propor uma solução para o problema em questão.

II – Objetivo
Ao apresentar os conceitos de física envolvidos nas Leis de Newton, tais como: massa, peso, força, aceleração e atrito, proporcionando aos alunos um ambiente virtual e interativo que os motive a compreensão dos conceitos associados e envolvidos no Objeto de Aprendizagem, através da verificação e aplicação deste em uma realidade simulada.

III – Pré-requisitos
Conceitos envolvendo as Leis de Newton, como: massa, peso, gravidade, força, atrito, ação e reação.

IV – Tempo previsto para a atividade
Na sala de aula: 2 horas/aula
No laboratório de Informática: 1hora/aula

V – Metodologia
Na sala de aula
Aula expositiva que propicie uma discussão coletiva relativa a fatores que influenciem aos conceitos de força de: gravidade, atrito, resistência do ar e força normal; com as características do carrinho de rolimã, dentro das leis de Newton.

No laboratório de informática
A atividade será realizada em duplas, onde os alunos poderão utilizar-se de lápis e caderno, ou mesmo de um editor de texto no próprio computador, para realizar anotações. Proporcionando aos mesmos a realizarem suas próprias simulações, anotando todas as suas impressões e o que acharem pertinente, com a vida.

VI – Avaliação
A avaliação será decorrente das anotações registradas pelo aluno em papel ou no computador, antes, durante e após as simulações. A partir destas anotações o professor irá fazer considerações nos registros dos alunos, devolvendo-os para a realização de um debate em sala de aula.

Unknown disse...

EEMAR – ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR AMÂNCIO RAMALHO


CIDADE – PARELHAS / RN

SÉRIE – 1º ANO

TEMA – Núcleo Celular

OBJETO DE APRENDIZAGEM - Atividade " É hora de colocar as coisas no lugar!"


NÚMERO DE AULAS PREVISTO – 5 AULAS


OBJETIVO GERAL

Relacionar os conceitos de Citologia e Genética.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Relacionar os constituintes nucleares com suas respectivas funções;

. Conhecer o núcleo celular durante as diversas fases do ciclo celular;

. Identificar as estruturas nucleares durante o processo de interfase e divisão celular;

. Diferenciar os tipos de divisão celular.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SE PRETENDE DESENVOLVER

. Interpretar textos

. Construir mapas conceituais.


NA SALA DE AULA

Iniciar os estudos através da situação problema “Se crescemos ao longo do tempo, qual a origem de cada nova célula do nosso organismo e de onde vem as informações para a construção do corpo?”. A partir deste questionamento pode-se introduzir os conceitos de interfase e divisão celular, como sendo as fases do ciclo celular. Comentar sobre estruturas presentes na célula durante estas fases.

Usar para as explanações acima retroprojetor e em seguida confeccionar com material reciclado, a estrutura do núcleo celular, identificando todas as estruturas nucleares, tanto durante a interfase quanto durante a divisão celular.


NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Dividir os alunos em grupos e acessar a página do RIVED na atividade “colocando as coisas no lugar”. Os alunos deverão realizar a atividade proposta levando em consideração os conceitos discutidos em sala de aula.


AVALIAÇÃO

Os estudantes deverão ser capaz de direcionar a seqüencia requisitada na atividade com os respectivos conceitos.

Janete Medeiros disse...

Conteúdo: As Leis de Newton
Série: 1ª Série do Ensino Médio
Objeto de Aprendizagem: Aprendendo as Leis de de Newton com o carrinho de rolimã
I - Introdução

O Objeto de Aprendizagem (OA) Carrinho de Rolimã propõe-se que o aluno realize uma
construção dos conceitos de física envolvidos, através de um contexto prático e comum ao seu
cotidiano buscando uma compreensão e interação em situações simuladas onde terão que refletir sobre o que está sendo
apresentado, para após isso propor uma solução para o problema em questão.
II - Objetivo

• Apresentar os conceitos de física envolvidos nas Leis de Newton, tais como
massa, peso, força e atrito, proporcionando aos alunos um ambiente virtual e interativo que os motive a
compreensão dos conceitos envolvidos no OA, através da verificação e aplicação
destes em uma realidade simulada.
III - Pré-requisitos
Conceitos envolvendo as Leis de Newton, como: massa, peso, gravidade, força, atrito, ação e reação.
IV - Tempo previsto para a atividade
Na sala de aula : 2 horas/aula
No laboratório de informatica:1 hora/aula
V -Metodologia
Na sala de aula
Aula expositiva que propicie uma dicussão coletiva relativa a fatores que influenciam as características do carrinho de rolimã dentro das leis de Newton
Na sala de computadores:
A atividade será realizada em duplas,onde os alunos poderão utilizar-se de lápis e caderno, ou mesmo
um editor de texto no próprio computador,para realizar anotações.Proporcionando aos mesmos a realizarem suas próprias simulações, anotando todas as suas impressões e o que achar pertinente, como dúvidas, curiosidades, conclusões, reflexões, etc.

VI - Avaliação

A avaliação será decorrente das anotações registradas pelo aluno em papel ou no computador, antes, durante e após as simulações. A partir destas anotações o professor irá fazer considerações nos registros dos alunos, devolvendo-os para a realização de um debate em sala de aula.

Unknown disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL - seguência de ensino. ASSUNTO:Funções -Quadráticas . PÚBLICO ALVO;primeiro-anos OBJETIVOS;Reconhecer uma função quadrática a sua aplicação no cotidiano e observar o comportamento do gráfico da função, principalmente os pontos de máximos,mínimos e vértice.Fazer usos de recursos tecnológicos(calculadora e computador) de forma que esses instrumentos se adaptem ás situações problema. METODOLÓGIA; NA SALA DE AULA-Aula expositiva,conceituando função;criando situações vivenciadas pelo aluno no dia-a-dia. NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA;Mostrar o objeto de aprendizagem (Funções quadráticas)-através das atividades com gráficos e tabelas. AVALIAÇÃO;No decorrer de toda a atividade desenvolvida no laboratório,observando assidualídade,participação no grupo,interesse em aprender o conteúdo etc

Unknown disse...

Seqüência de ensino
Objeto de aprendizagem virtual utilizado: Preciso de oxigênio
Turma: 3º EM
Período: 5 aulas
Plano de aula elaborado pelas cursistas: Djanira Araújo de Medeiros e Letice Barbosa de Medeiros
Objetivos:
- Observar situações em que houve ação danosa no meio contra seres vivos, com uso de defensivos artificiais, eliminação de esgotos e queimadas.
-Reconhecer a importância dos microorganismos na cadeia alimentar,bem como a necessidade da conservação desses para o equilíbrio ecológico.

Metodologia:
Dividir a turma em três grupos:

1º GRUPO
Utilização da primeira atividade do objeto de aprendizagem virtual, com a situação-problema do uso de antibióticos e inseticidas.
Pesquisa sobre as seqüelas do uso de inseticidas e antibióticos em ruminantes e não-ruminantes.
Pesquisa sobre defensivos naturais.

2º GRUPO
Discussão sobre a situação da concentração de dejetos provenientes de escoamento de esgotos domésticos em pequenas lagoas na comunidade provenientes da falta de saneamento básico.
Visita aos locais de acúmulo de dejetos – lagoas de esgotos.
Observar as diferenças existentes entre uma lagoa dessa e uma íntegra.
Uso do objeto virtual - 2ª atividade – refletindo sobre as consequências dos dejetos dos esgotos para os seres vivos daquele ecossistema.
Uso de vídeo e texto informativo.

3º GRUPO
Entrevistar um trabalhador rural, detectando informações sobre a situação da qualidade das culturas por ele cultivadas quando utiliza no mesmo espaço, queimadas sucessivas pós-plantios.
Análise da situação da 3ª atividade do objeto virtual – a involução da lavoura no plantio.
Pesquisa de vídeo sobre queimadas e suas consequências para os microorganismos.

SEMINÁRIO
Cada grupo fará apresentação dos problemas estudados e das descobertas, utilizando meios eletrônicos, como retroprojetor ou datashow.
Produção de texto individual
Produção de texto coletivo, reivindicando saneamento básico.
Palestra realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, mobilizando trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura e EMATER, sobre os perigos do uso de inseticidas e antibióticos na zona rural e a perspectiva do uso de defensivos naturais.


AVALIAÇÃO:
Acompanhamento da evolução do pensamento dos alunos, de acordo com a realização das atividades.

Unknown disse...

Sequência de ensino

Escola:Centro Educacional josè Augusto-CEJA
Professora:Jacsandra Soares
Disciplina:matemática
Público alvo: alunos de 1º ano do ensino médio
Assunto:Funções Quadráticas

Objetivos:
. Reconhecer uma função quadrática;
. Observar aplicações da função quadrática no cotidiano do aluno;
. Observar o comportamento do gráfico da função quadrática para vários tipos de valores;
. Resolver situações-problemas e problemas práticos envolvendo a análise do comportamento das funções.

Metodologia:
. Na sala de aula
Aula expositiva trabalhando conceitos e problemas com interação professor-aluno.
. Na sala de informática:
Utilização do objeto virtual Função Quadrática para que o aluno possa visualizar algumas aplicações da Função Quadrática em seu cotidiano e, também realizar algumas atividades propostas pelo objeto virtual.

Avaliação:
Observação do desenvolvimento do aluno na realização das atividades propostas.