sexta-feira, 8 de agosto de 2008

3º Encontro Vivencial – Turma 2 – Reflexão do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes

- Leitura do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes, versão para o curso Como Usar Objetos de Aprendizagem, fazendo reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.
  • Leia, reflita e socialize suas idéias, publicando o seu comentário.
- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
  • Enviar o plano pelo e-mail do grupo.

20 comentários:

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional.

Autor: cesar Nunes

A multimídia é estruturada com conteúdos diversificados estabelecendo uma interação criativa entre aprendizes e conteúdo - combinando informação,habilidades e facilitando a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas com diferentes qualidades;além disso,oferecem oportunidades para que o aluno trabalhe com diferentes rítmos e níveis,para o desenvolvimento de habilidades e aprendizegens. com as ferramentas da multimídias,alunos e professores sentem que a incorporação de mídias ricas na avaliação pode prover auxílio adicional ao processo de ensino e aprendizagem.
A multimídia como recursos educacionais é importante,porque os alunos são motivados a usar e discutir material que eles trabalhando independentemente em sala de aula,não teriam condições de produzir.ela também ajuda o estudante a reoganizar seu conhecimento em diferentes aspectos.a internet tem o potencial de servir como uma plataforma para todo o conjunto de modos - textos,imagens,vídeos,simulações com interatividade;esses recursos motiva alunos a formular e testar hipóteses,demonstrar conceitos mais complexos,facilitando a auto-avaliação e outras atividades meta-cognitivas dos estudantes em parte fornecendo retorno constantemente. Portanto,os recursos multimídias tem um potencial enorme para melhorar o processo ensino e aprendizagem na educação.

Lenilde Medeiros disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.

A tecnologia multimídia é essencial na reengenharia da educação,porque não é apenas mais uma tecnologia,ao lado de outras,mas sim,um conjunto integrado de tecnologias que,mesmo individual e isolamente,já têm enorme relevância para a educação,e que reunida poderão revolucioná-la.
A característica interativa dos produtos multimídia possibilita que o manuseio de informações se dê de forma natural e não forçada.Nossa atividade cognitiva não funciona de forma linear,onde uma informação leva necessariamente a outra.Nosso aparato cognitivo trabalha com associação entre informações que nem sempre parecem lógicas.A multimídia permite uma aproximação ao trabalho cognitico natural.
Na escola,a multimídia deve ser usada para enriquecer o processo educacional e não como um artefato para a substituição do professor.A primeira vista,os programas podem assustar os professores,levando a crer que seus alunos terão dificuldades em ultilizá-lo.Mas na verdade,esses softwares são de utilização bastante simples e permite ao aluno perceber a utilização de diversos campos.
Os materiais multimídia tem um grande poder de apresentação de conteúdo de forma intuitiva e prazerosa.Como as crianças e adolescentes de hoje,dedicam grande parte de seu tempo no vídeo-game,o que lhes afasta do estudo.Então a multimídia apresenta um potencial desse dois mundos.Os CD-ROMs educativos e de referência por exemplo,através da tecnologia interativa e multimídia podem apresentar conteúdos através das mais variadas mídias envolto em um ambiente similar ao dos vídeo-games,tanto em estética quanto em interatividade.
Para tanto,é preciso que os materias multimídia consigam através do designe de interfaces interativas de alto poder de navegação e recuperação de informações,apresentam conteúdos de alta carga informativa através dos mais diversos canais possíveis(vídeos,animações,textos,gráficos, etc.....)
Sabe-se que os produtos multimídia tem um forte apelo sobre os sentidos.É preciso que agora educadores,pedagogos adequem a essa tecnologia para que os produtos multimídia educacionais sejam importante ferramenta de suporte ao ensino,já que esse novo meio exige um posicionamento diferente do educador e uma produção de conteúdos adequados as possibilidades multimídias.

Unknown disse...

PLANO DE AULA
Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim-EECCAM
Discipĺina: Química
Professor: Jandilson Soares Fernandes
Nome do Objeto de Aprendizagem: Propriedades das Emissões Radioativas - Radiação
Objetivos
1. Identificar as cargas das emissões radioativas, alfa ,beta e gama;
2. Conhecer as emissões radioativas;
3. Escrever a equação de desintegração quando um determinado radioisótopo emite uma partícula, alfa, beta e gama.
Pré-requisitos

1. Reconhecer as partículas constituintes do núcleo do átomo: prótons e nêutrons;
2. Reconhecer e utilizar os conceitos de elemento químico, número atômico, número de massa;
3. Conhecer as propriedades das radiações eletromagnéticas.

Tempo previsto para a atividade
Uma aula de 50 minutos
Metodologia
1. Na sala de aula
Aula expositiva e dialogada com a interação professor/aluno
2. Na sala de informática
Mostrar à utilização dos radioisótopos na medicina, na radioterapia, no meio ambiente, no estudo do comportamento dos insetos, no estudo de controle de pragas na agricultura e no tratamento de alimentos para a conservação, através de simulações tendo como apoio o objeto virtual.
Avaliação
Avaliação será diagnóstica

Unknown disse...

A discussão feita pelo autor, leva-nos a uma reflexão sobre o desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional. Onde modalidades e instrumentos poderão auxiliar em atividades de aprendizagens mais exitosas. E para tanto, a flexibilidade em conteúdo multimídia deverá ser mantida nos esforços empreendidos por professores e alunos.
Os contextos e instrucional e tecnológico podem ser equilibrados para atingir os objetivos estratégicos bem sucedidos. Pois eles coincidem com a troca de influência das Ciências Cognitivas como fatores de transformação dos processos de ensino-aprendizagem e mostram a necessidade de reinventar a avaliação podendo-se valer da incorporação da multimídia.
Isso tem exigido uma mudança na política educacional do MEC, que propõe o fortalecimento de uma ação pedagógica do professor na sala de aula, introduzindo inovações tecnológicas que possam contribuir com o ensino-aprendizagem e familiarizar o aluno com os procedimentos básicos comuns aos recursos tecnológicos.
Na operacionalização dessa política, o MEC vem investindo dentre outros, nos programas a educação a distância (TV Escola) e de informática (PROINFO), buscando levar essas tecnologias para dentro da sala de aula.
É importante que todos enxerguem nessa política, uma oportunidade para um exercício pedagógico mais contemporâneo e mais em sintonia com o que ocorre no mundo de hoje.

Golfinhos disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes

O texto nos faz refletir sobre a necessidade de desenvolvermos recursos que possibilitem ao aluno construir seu conhecimento e para isso precisamos expandir nossas perspectivas para além do desenvolvimento de habilidades e memorização, para isso é importante o investimento em novos recursos de multimídia nos seus vários contextos.
Quanto ao contexto cognitivo o texto aborda sobre a importância em nossos alunos aprenderem quando e como usar suas capacidades, estimulando-os a desenvolverem estratégias que os possibilitem a serem capazes de desenvolverem habilidades e competencias como o aprender fazendo. Assim como novos formatos de avaliação que lvem em consideração ferramentas multimídias com o objetivo de prover auxílio adicional ao processo de ensino-aprendizagem. Com o uso das novas tecnologias em sala de aula como auxilío ao professor, torna-se realmente imprescindível que se elabora um material de avaliação, que possa ser inserido ao objeto de aprendizagem, com objetivos compativeis e de tão boa qualidade.
No contexto de ensino, esses novos recurso multimídia devem sempre ser analisados pelo professor antes de serem apresentados aos alunos, para certificar se estar de acordo com o nível da turma ou no contexto da cidade/região onde se localiza a escola, o ideal seria termos recursos multimídia sendo desenvolvidos por uma equipe capacitada da própria região, para termos a certeza que seria um material produzido centrado no aluno (conhecimentos prévios, práticas culturais e valores), no conhecimento (que promova a compreensão, habilidades de pensar e resolver problemas), na avaliação (oportunidade de revisões constantes) e comunidade (como aplicar seu conhecimento no dia-a-dia e seu papel no mundo globalizado). Assim, teriamos um maior aproveitamento do material produzido, com um maior ganho no processo ensino-aprendizagem. Conforme César Nunes ilustra:
"Quando se constroi um ambiente de aprendizagem centrado em avaliação, criam-se também elementos de um ambiente centrado no aprendiz. Quando se constroi um ambiente centrado na comunidade, satisfazemos alguns dos critérios de um ambiente centrado no conhecimento".

Evaldo Bernardo disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional.

O texto nos mostra que a preocupação com o processo ensino aprendizagem, na conjuntura atual, se dá em vários ângulos, e que o uso de multimídias como algo que venha contribuir com esse processo está condicionado a diversos contextos dinâmico, como: fatores cognitivos, mudanças nas infra-estruturas e recursos da escola e desenvolvimento(aperfeiçoamento) de professores.
Devemos fazer uma ampla reflexão sobre os novos recursos(saber quando e como utilizá-los) que possibilita a nós professores uma mudança quase que cotidiana na nossa metodologia, refletir sobre a prática e modificá-la.
Temos a necessidade de contribuir para que os alunos possam com o uso das novas tecnologias passe a construir o seu próprio conhecimento.
O uso de multimídia vem de fato facilitar a aprendizagem, como também facilitar novas formas de avaliação, pois, possibilita a verificação imediata de erro ou acerto a conseqüentemente efetuar quase que de imediato a correção.
Logo devemos ser bastante criteriosos para escolher os recursos educacionais multimídias de boa qualidade com áudio, vídeo, animação e simulação para que as tarefas realizadas pelos alunos sejam prazerosas e venha estimulá-los e não venha na mesma rotina das salas de aulas.
Portanto, acredito que, os recursos multimídias, seja mais um recurso que possa contribuir para melhorar de forma significativa o processo ensino e aprendizagem.

Evaldo Bernardo disse...

PLANO DE AULA

CENTRO EDUCACIONAL JOSÉ AUGUSTO- CEJA
Discipĺina: Química
Professor: Evaldo Bernardo Ferreira
Nome do Objeto de Aprendizagem: Propriedades das Emissões Radioativas – Radiação- Radiatividade

Objetivos:
1. Identificar as cargas e o poder de penetração das emissões radioativas alfa (α), beta (β) e gama (γ);
2. Conhecer as emissões radioativas;
3. Escrever a equação de desintegração quando um determinado radioisótopo emite uma partícula, alfa, beta e gama.
4. Reconhecer que o poder de penetração de uma partícula está relacionado com sua energia;
5. Estabelecer relação entre o poder de penetração e possíveis danos que as emissões radioativas podem causar nos seres vivos;
6. Identificar possíveis formas de se proteger dos efeitos nocivos das emissões radioativas.
Pré-requisitos:

1. Reconhecer as partículas constituintes do núcleo do átomo: prótons e nêutrons;
2. Reconhecer e utilizar os conceitos de elemento químico, número atômico, número de massa;
3. Conhecer as propriedades das radiações eletromagnéticas.

Tempo previsto para a atividade – Duas aulas de 50 minutos

Metodologia:
1. Na sala de aula
Aula expositiva (discussiva) com a interação professor/aluno
2. Na sala de informática:

Mostrar à utilização dos radioisótopos na biologia, medicina, na radioterapia, no meio ambiente, no estudo do comportamento dos insetos, no estudo de controle de pragas na agricultura e no tratamento de alimentos para a conservação. Verificar que a exposição prolongada a essas radiações pode ser prejudicial à saúde através de simulações tendo como apoio o objeto virtual.

1. Avaliação:
Avaliação será diagnóstica

acacio disse...

Texto: Desenvolvimento de recursos multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes

A inserção dos recursos tecnológicos na educação é cada vez mais notável, tendo em vista as transformações nos processos de ensino e aprendizagem. A produção de recursos multimídia envolve uma série de fatores, dentre elas o envolvimento dos profissionais que irão trabalhar diretamente no uso desses recursos, ou seja, os professores e alunos.
O aparecimento dos recursos tecnológicos na educação concide com o aprofundamento de estudos sobre fatores cognitivos e concepções sobre aprendizagem.
O desenvolvimento de material educacional multimídia deve levar em consideração o aluno, a escola e aregião em que será usado, e preisa ser planejado nos seguintess focos: centrado no aluno, no conhecimento, na avaliação e na comunidade.

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes.

Reflexão

Em muitos países o investimento em tecnologia na educação está sendo aumentado, mas o mesmo não ocorre com o acesso a conteúdo instrucional para tornar tal investimento útil, mesmo assim a multimídia promove uma maior interação entre alunos e conteúdo e desperta naqueles a criatividade, além de fornecer a eles e aos professores conteúdo atualizado. Para criar recursos que possibilitem ao aprendiz construir conhecimento, devemos ter como objetivos o desenvolvimento da capacidade de síntese, a análise entre outros, não apenas a simples memorização. O uso da multimídia facilitando a aprendizagem é condicionado por diversos contextos: o cognitivo, em que os estudantes têm que saber como e quando usar suas capacidades que serão desenvolvidas por uma cultura de pensamento em sala de aula, avanços na tecnologia e nas ciências cognitivas apontam para a necessidade de avaliações em larga escala, beneficiando o uso da multimídia; e o de ensino, onde o desenvolvimento do material educacional multimídia deve estar centrado: no aluno (com a aprendizagem baseada em projetos), no conhecimento (facilitando a aprendizagem de temas mais difíceis), na avaliação (a tecnologia pode facilitar a auto-avaliação) e na comunidade (a tecnologia conecta as escolas com os profissionais de suas comunidades e com o mundo todo). As modalidades e instrumentos usados para passar o conteúdo têm diferentes propriedades: os livros são portáteis, agradáveis e organizados; já as páginas da web são fáceis de serem atualizadas. As modalidades podem ser usadas através de simulações (que motivam os alunos a formular e testar hipóteses), animações (usadas para motivar os alunos e demonstrar conceitos), entre outros. Portanto, a multimídia torna-se hoje uma importante ferramenta de suporte ao ensino aprendizagem.

Unknown disse...

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
TÂNIA MARIA MEDEIROS DE SOUZA E
SEVERINO MORENO DA SILVA

César Nunes em seu texto ressalta a importância de investir em tecnologia e principalmente em matérias multimídia para facilitar o desenvolvimento do processo de ensino, adequando-os a necessidade de aprendizagem dos alunos para uma interação criativa entre aprendizes e conteúdo.
Os recursos multimídia hoje são considerados como um meio para a aprendizagem e sinônimo de conteúdo altamente estruturado que pode ser desenhado com o objetivo de:
- facilitar a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas de diferentes “qualidades;”
- oferecer oportunidade para que estudantes trabalhem em diferentes ritmos e diferentes níveis;
- prover “repetição e esforço” quando eles são necessários (sem ser cansativa e sem “brecar” outros alunos) para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem;
- compensar relativamente, de maneira combinadas com iniciativas de formação de professores e de melhoria das condições docentes, a falta de professore bem experientes e bem treinados.
A utilização destes recursos no contexto educacional possibilita ao aprendiz entre outras coisas a construção do seu próprio conhecimento de maneira efetiva, no entanto, para que esta ferramenta pedagógica não se torne ineficiente e necessário considerar os contextos Cognitivos e de Ensino para o desenvolvimento de multimídias.
De acordo com o texto o Contexto Cognitivo está relacionado com a forma como se aprende, com o desenvolvimento das habilidades e competência pelo aluno ao longo do processo de ensino, já o Contexto de Ensino refere-se à forma como é conduzido o processo de ensino, a flexibilidade no planejamento e as possibilidades de construção de conhecimento pelo aluno.
Nessa perspectiva ao desenvolver um material educacional multimídia e preciso atentar para os quatro focos no qual deve estar centrado o planejamento:
aluno /aprendiz; conhecimento, avaliação e comunidade. É fundamental também compreender a importância de utilização destes recursos como potencializados da melhoria educacional.
Podemos citar como exemplo o Projeto RIVED instrumento valioso para enriquecer a prática educacional, ambiente de aprendizagem que permite através da diversidade de atividades e de modalidades interativas a garantia ao aluno de uma aprendizagem mais significativa e dinâmica.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL JOÃO FERREIRA DE SOUZA
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
OBJETO DE STUDO: A GEOMETRIA PLANA NO NOSSO DIA A DIA
PROFESSORES: SEVERINO MORENO DA SILVA
TÂNIA MARIA MEDEIROS DE SOUZA

GRAU EM QUE DEVE SER UTILIZADO ESSE MÓDULO: EDUCAÇÃO BÁSICA E 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

I – Introdução

Ao observar o seu redor o aluno deverá ser capaz de reconhecer os vários tipos de elementos geométricos planos que tipos de elementos geométricos planos o cerca no dia a dia, o que o ajudará a melhorar sua aprendizagem em relação aos conceitos básicos da geometria plana.

II – Objetivos
- Observar formas dos elementos que o cercam classificando-os como figuras geométricas planas (polígonos);
- Calcular áreas e perímetros desses polígonos e soma dos ângulos internos e externos.

III – Pré – requisitos:
_ Observação da escola por todos os alunos com o objetivo de terem uma melhor compreensão dos elementos geométricos planos, para que assim se sintam aptos a criarem representações mentais do objeto de estudo.

IV – Tempo Previsto:
6 horas/aula: - 01 h/a no campo (escola)
02 h/a na sala de aula
03 h/a na sala de informática

V – Metodologia:
5.1 – No campo (escola)
- Aula campal com o objetivo incentivar os alunos a observarem os diversos elementos geométricos existentes na própria escola.

5.2 – Propor a turma uma discursão sobre os elementos geométricos observados.

5.3 – Na sala de informática:
- Incentivar os alunos a construírem várias formas geométricas;
- Pesquisar sobre alguns matemáticos que muito contribuíram para a “Ciência das formas”.
VI – Avaliação:
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Conceituar geometria plana;
- Denominar elementos geométricos;
- Calcular áreas e perímetros desses elementos;
- Calcular a soma dos ângulos internos e externos de polígonos.
- Relacionar, “Tales de Mileto, Pitágoras e Euclides à geometria.

VII – Referências Bibliográficas:
http:// rived.proinfo.mec.gov.br
Matemática, volume único – Dante. Ed. Ática
Matemática; Idéias e Desafios: Iracema e Dulce, Ed. Saraiva

Escola José Bezerra disse...

Refletindo... Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.

O Contexto Cognitivo

Tanto a tecnologia como estudos realizados pelas ciências cognitivas buscam transformação dos processos de ensino e aprendizagem.
Analisando esse tópico observa-se que os alunos do século do conhecimento não conseguem acompanhar as práticas sociais, o mercado de trabalho e o mundo globalizado se o seu cognitivo não estiver bem trabalhado. Os fatores que influenciam para o desenvolvimento do cognitivo vão desde fundamentos construídos muito cedo até a experiência cultural e a participação em comunidades.
A aprendizagem para o mundo contemporâneo se faz necessário que se dê de forma colaborativa, cooperativa, situacional e o “aprender fazendo”.
O material multimídia é de fundamental importância para esse novo momento de reinventar a avaliação, desde que tenha objetivo claro e qualidade precisa.

O Contexto de Ensino

As práticas pedagógicas devem caminhar no sentido de aproveitar projetos multimídias como suporte apropriado as atividades dos envolvidos no processo ensino–aprendizagem, uma vez que há flexibilidade das ferramentas virtuais quando trabalhadas em forma de projetos.
As ferramentas virtuais vem se tornando mais potentes e fáceis de usar, no entanto sabe-se que fatores externos afetam a criação de recursos efetivos.

Maria Auxiliadora disse...

Reflexão sobre o texto:Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
Autor: Cesar Nunes

O texto de Cesar Nunes enfoca a questão da utilização derecursos multimídia na educação como facilitador de aprendizagens em escolas e localidades diferentes, oportunizando ao aluno trabalhar em diferentes ritmos e níveis, além de prover "repetição e reforço" quando necessários para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem, compensando assim a melhoria das condições docentes.
É evidente que para se criar recursos que possibilitem ao aluno construir conhecimento é necessário que os objetivos educacionais estejam voltados para o fortalecimento da capacidade de análise, síntese,comunicação e da criação de relações nas maneiras como representamos nosso mundo.
É notório que os recursos multimídia podem melhorar a educação, porém é necessário que as práticas educacionais sejam modificadas e o foco da aprendizagem esteja voltado para a construção pelo aluno do seu próprio conhecimento. Além disso precisamos ter escolas equipadas adequadamente para que se possa aplicar na prática esses recursos.
E finalmente é imprescindível considerar que a utilização dos recursos multimídia na educação envolvem os aspectos relacionados ao próprio aluno, à escola e a sua realidade, e principalmente requer transformações nos processos de ensino e apredizagem.

Unknown disse...

João Edilson
O texto(desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional) de Cesar Nunes, enfatiza de forma clara a importância desse instrumento e de seu uso no contexto educacional.O autor mostra que a Multimídia pode ser desenhada para facilitar a aprendizagem;oferecer oportunidades para que estudantes trabalhem em diferentes ritmos e diferentes níveis;prover repetição e reforço;compensar de certa forma a carência de bons docentes.O autor mostra ainda que é preciso criar recursos que possibilitem ao aprendiz construir conhecimento, e para tal, é preciso expandir nossas perspectivas para além do desenvolvimento de habilidades e memorização de fatos no abstrato.Ele comenta ainda que o aparecimento da tecnologia como fator de mudança na educação coincide com as constantes trocas de influencia das ciências cognitivas e estudos do cérebro como fatores de transformação dos processos de ensino e aprendizagem, e quando se desenvolvem recursos educacionais multimídia é importante considerar os objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz, da escola,e do meio.A flexibilidade é uma caracteristica chave em conteúdo multimídia e deve ser mantida.Finalmente,é mister que se invista muito para o desenvolvimento de muiltimídia educacional.

Unknown disse...

Resumo do Texto: Desenvolvimento de materiais mulotimídias e seu uso no contexto educacional.
Autor: Cesar Nunes.
As novas tecnologias da educação se fazem presentes e necessárias na escola atual, mas, para que estes recursos sejam utilizados de forma construtiva do conhecimento, não basta tê-los mas, direcioná-los a esta finalidade instrucional. A multimídia estabelece um potencial para a interação criativa, buscando facilitar a aprendizagem, oferecendo oportunidades para o aluno trabalhar rítmos diferentes e níveis diferentes, permitindo a repetição e reforço dando oportunidade para os docentes se qualificarem. A tecnologia com constantes trocas de influencia das ciências cognitivas e estudos do cérebro como fator de transformação dos processos de ensino aprendizagem. As habilidades de pensamento e a disposição de pensamento são necessárias. o desenvolvimento de tais capacidades pode ser incentivado pela cultura de pensamento em sala de aula oportunizando os estudantes a transferir seus conhecimentos para outras situações. A multimídia também pode proporcionar outros formatos de avaliação, ajustando as instruções apresentadas ao que é esperado dos alunos a partir de uma avaliação compatível com o material produzido.
Segundo Cesar, quando se desenvolve material multimídia, também é importante considerar alguns fatores como aprendiz, escola, região, respeitando suas características.
A tecnologia pode facilitar a auto-avaliação e outras atividades metacognitivas dos estudantes em parte fornecendoretorno constantemente. Ferramentas colaborativas e de comunicação prporcionam mudanças conceituais a partir da reflexão e aprendizagem como atividades sociais. O conteúdo pode ser apresentado com ferramentas diversas. Cada instrumento comunica seu conteúdo de várias maneiras. Essas modalidades e instrumentos oferecem diferentes propriedades, desde a interatividade das simulações até a dinâmica das animações. Os contextos cognitivos, instrucinal e tecnológico podem ser balanceados de forma a atingir objetivos estratégicos dentro do sistema educacional.

Unknown disse...

Rita
Texto: Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional.

Autor: Cesar Nunes


A introdução da multimídia na educação segundo o autor do texto, Cesar Nunes, é um objeto que vem favorecer a aprendizagem de forma significativa, onde o próprio aluno desenvolve habilidades para a aquisição do seu conhecimento.
É necessário, porém, elaborar os conteúdos de forma sistematizada para que o aluno consiga criar condições para sua compreensão, portanto, é preciso considerar a realidade social, econômica e cultural em que o aluno está inserido.
A multimídia, associada a outros materiais propicia a aprendizagem, enriquecida pela diversidade de fontes, dando margem a discussões, que leva o aluno a interagir e sentir-se participante dessa sociedade globalizada.

Unknown disse...

Léa
Texto: Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional
Autor: Cesar Nunes


A introdução da multimídia na educação segundo o autor do texto, Cesar Nunes, é um objeto que vem favorecer a aprendizagem de forma significativa, onde o próprio aluno desenvolve habilidades para a aquisição do seu conhecimento.
É necessário, porém, elaborar os conteúdos de forma sistematizada para que o aluno consiga criar condições para sua compreensão, portanto, é preciso considerar a realidade social, econômica e cultural em que o aluno está inserido.
A multimídia, associada a outros materiais propicia a aprendizagem, enriquecida pela diversidade de fontes, dando margem a discussões, que leva o aluno a interagir e sentir-se participante dessa sociedade globalizada.

Prof.a Joseni Maria disse...

Segundo César Nunes,a multimídia pode ser utilizada para facilitar a aprendizagem e oferecer oportunidades para o aluno aprender em ritmos e níveis diferentes, favorecendo o desenvolvimento de habilidades.
A multimídia possibilita ao aprendiz a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa. Por isso, vem sendo usada como facilitadora da aprendizagem, levando o aluno a desenvolver a capacidade de analisar, sintetizar e relacionar, entre outras.
A incorporação das mídias no processo ensino-aprendizagem é uma forma de mudar o foco da aprendizagem mecânica, pois possibilita a aprendizagem cooperativa, colaborativa e ativa, ou seja, o aluno aprende fazendo. A incorporação das mídias em sala de aula, também favorece a avaliação feita pelo professor, pois amplia as oportunidades para que o mesmo avalie seus alunos, valorizando os vários momentos da aprendizagem.
Num tempo de reformas educacionais, a multimídia se apresenta como uma grande aliada do professor,pois facilita a dinamização do processo ensino-aprendizagem, estimulando a construção do conhecimento pelo próprio aluno, além de considerar a contextualização como princípio básico para a aprendizagem. Ela também favorece a socialização do saber.

Unknown disse...

Francisco das Chagas R. de carvalho Gama disse...

O texto apresenta um sére de reflexões sobre a importância do ensino através de objetos virtuais e multimídia. Sabemos que o jovem lida hoje com muitas informaçoes simultâneas e o mundo computacional é muito presente em seu cotidiano. É muito difícil para o professor atrair seus alunos com quadro e giz, por mais atraente que sejam os conteúdos trabalhador, pois o estudante vive em um mundo dinâmico. Por isso a informática pode ser um grande aliado na tarefa de ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos mais atraentes e proporcionando oportunidade para que o aluno manipule, teste hipóteses, visualise situações problemas difíceis de construir no mundo real. Resta ao professor ter oportinidade de se capacitar e sbvuscar aperfeiçoar o uso das novas tecnologias na sua sala de aula.

Unknown disse...

Plano de Aula
ESCOLA ESTADUAL PROF. FRANC. DE A. DIAS RIBEIRO – SANTA CRUZ/RN
SÉRIE: 3ª TURNO: matutino
PROFESSOR: Francisco das Chagas R. de Carvalho Gama

Objeto de aprendizagem: Probabilidade – Sorteio na Caixa

Objetivo: Dar oportunidade para que o aluno:
Faça leitura de tabelas;
Compreenda o conceito de probabilidade simples como um quociente entre o espaço amostral e eventos;
Discuta suas opiniões com os colegas e ouça as sugestões dos mesmos.

Pré-requisitos: divisão com números naturais.

Tempo previsto: 1 hora/aula de 50 minutos

Metodologia:
Comentários com a turma sobre os objetivos da nossa atividade. Exposição rápida sobre o conceito de probabilidade simples e a dinâmica do AO. Manipulação do AO no laboratório de informática.

Avaliação: A avaliação será realizada mediante a observação do desempenho do aluno diante da tabela de escolhas e da sua desenvoltura na realização dos cálculos probabilísticos.