sexta-feira, 8 de agosto de 2008

3º Encontro Vivencial – Turma 1 – Reflexão do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes

- Leitura do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes, versão para o curso Como Usar Objetos de Aprendizagem, fazendo reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.

  • Leia, reflita e socialize suas idéias, publicando o seu comentário.
- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
  • Enviar o plano pelo e-mail do grupo.

14 comentários:

Unknown disse...

Os materiais criados e explorados pela multimídia tem a intensão criativa de:
a) Facilitar a aprendizagem
b) Oferecer ao estudante trabalho diversificado e repetitivos sem muito esforço e bastante atrativos
c) Desenvolver as habiliades de aprendizagem melhorando a formação de docentes e suas condições de trabalho
d) O conhecimento nunca será fixo, nem tão pouco acabado, mas existe sempre um universo para ser descoberto. Neste caso a multímidia em alguns campos pode oferecer aos professores e estudantes a chance de trabahar com conhecimento atual e de ponta.
e) A idéia é criar recursos que possam facilitar a aprendizagem e desemvolver o conhecimento, concretizando as habilidades e capacidade. Portanto entendemos assim que mudamos o foco, onde o estudante constroe o seu próprio conhecimento. " Aprende Fazendo"

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
Autor: Cesar Nunes
Versão para o curso: Como Usar Objetos de Aprendizagem
O texto descreve a importância da multimídia. Ainda mostra as mudanças nos processos de aprendizagem e da economia em terno da criação de recursos multimídias quando observados como processos coletivos e colaborativos.
A utilidade na multimídia está na sua versatilidade para os avanços tecnológicos, já que usam velocidades muito grande, que o mundo moderno nos proporciona nos diversos ramos (ou campos) que a vida humana necessita para entender o conhecimento atual e de ponta.
Portanto, o uso dos recursos oferecidos pela multimídia vem, cada vez mais, enrequecer no trabalho de professores e alunos a qualidades das ações desenvolvidads nas aulas e na Escola.

Unknown disse...

Reflexaõ do texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
Cesar Nunes tenta repassar em seu texto a visão que ele tem da educação atual bem como sua preocupação com o avanço tecnológico o qual a escola está envolvida.
O recurso multimídia pode envolver o aluno com os problemas atuais, com omundo em transformações constantes, dado assim possibilidades para ele criar diferentes soluções para diferentes problemas.
Ouso da multimídia facilita o desenvolvimento cognitivo, uma vez que é mais prazeroso estar diante do computadorvendo e ouvindo do que numa sala de aula tradicional sem atratividade nenhuma. Resta saber como avaliar este conhecimento adquirido na multimídia.

Unknown disse...

A informática e o seu uso em si nos oferecem muitas possibilidades no desenvolvimento educacional, no entanto, o nosso sistema educacional em sua grande maioria, parece não está preparado para acompanhar a evolução da informatização, pois com um acesso relativamente facilitado, ainda falta preparo por parte de muitas escolas e professores, no sentido fazer uso desses hardwares e softwares para torna-los significativamente eficientes e viáveis.
É inegável que o uso de variados materiais e m�todos enriquece e fortalece o processo ensino-aprendizagem, tornando esse mais atrativo dinâmico e principalmente produtivo, quando se estabelece uma conexão entre um determinado tema e todo o contexto que o envolve.
O uso de materiais multimídia propiciam ao aluno, não somente um desenvolvimento cognitivo, como oferece ao aluno a possibilidade de competências de forma abstrata e espontânea, uma vez que amplia o foco do objeto de estudo.

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
Autor: Cesar Nunes
Este texto nos convida a fazer uma reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.
De acordo com o autor avanços na tecnologia, nas ciências cognitivas e em avaliação mostram a necessidade de reinventar as avaliações de larga escala, e esse processo de reinvenção pode se beneficiar da incorporação de multimídia, uma vez que, estímulos dinâmicos como áudio, vídeo, e animações podem tornar a realização de tarefas como a resolução de problemas mais relevantes para os alunos. Com isso, os mesmos se tornam capazes de desenvolver estratégias bem sucedidas para transferir seu conhecimento para outras situações.
No que diz respeito ao Contexto de Ensino quatro focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia são essenciais, tais como: centrado no aluno/aprendiz, no conhecimento, na avaliação e na comunidade, e que os mesmos estão interligados, pois, não há limites bem definidos entre esses quatro focos. Quando se constrói um ambiente de aprendizagem centrado em avaliação, criam-se também elementos de um ambiente centrado no aprendiz. Quando se constrói um ambiente centrado na comunidade, satisfazemos alguns dos critérios de um ambiente centrado no conhecimento. Sistemas bem desenhados combinam as características dos quatro.

Unknown disse...

Reflexão do texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: Cesar Nunes
Versão para o curso: Como usar objetos de aprendizagem

O texto tem o objetivo de nos mostrar a importância da tecnologia como fortalecimento dos nossos esforços para se ter uma melhor aprendizagem nas nossas salas de aulas. Isso se dará a partir de novas formas de avaliação que levem em consideração ferramentas multimídia pois, estas mudam o foco da aprendizagem mecânica e suas avaliações tendo como base o professor detentor do conhecimento.
Esse fato se dará pela versatilidade e criatividade da mídia utilizada na construção do conhecimento dos alunos. Outro fator importane é a flexibilidade com que se pode trabalhar os temas.
O conteúdo apresentado em sala de aula poderá se mostrdo ao aluno com ferramentas como livros e aulas normais até o uso do computador.Esse conjunto fará com que cada aluno tem o ensino personalizado e integre pensamentos com os demias havendo uma maior interação e consequentemente uma melhor aprendizagem.

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: Cesar Nunes

Para acompanhar as transfomações nos processos de ensino e aprendizagem, a escola dispõe de diferentes recursos tecnológicos, mas, em geral falta profissionais preparados para utiliza-los, o que muitas vezes acaba se tornando ineficiente. Porém, materiais multimídia no sentido mais amplo estão entre os mais efetivos igualitários recursos baseados em computador, além de atrativos, permitem o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem na construção do conhecimento, também oferece atualização de conteúdos com informações recentes e de ponta.
No contexto cognitivo é importante que os estudantes saibam quando e como usam suas capacidades, as quais podem ser desenvolvidas pela criação de uma cultura do pensamento em sala de aula, tornando-se capazes de criar estratégias bem sucedidas para ransferir seu conhecimento para outras situações, ou seja,"aprender fazendo".Material multimídia produzido para ensino e aprendizagem precisa ser acompanhado também por material produzido para a avaliação, com objetivos compatíveis,profundidades semelhante e igual qualidade.

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
Autor: Cesar Nunes

"Para atrair o aluno, conquistar sua amizade, compreender suas dificuldades (diversas), tornar o conteúdo interessante é preciso bem mais que um simples quadro e giz..."

Segundo Cesar Nunes facilitar, diversificar, desenvolver, sempre aberto a discursões e principalmente aproveitando o embalo da curiosidade de nossos alunos e no crecimento mundial em termos tecnológicos teremos em mãos um potencial riquíssimo que é a "multimídia", enrriquecendo o trabalho do professor, as hablidades diversas dos alunos (muitas vezes em contato com suas próprias dificuldades na teoria) e abrindo novos horizontes para uma educação tecnologicamente mais rica, correta e dinâmica.

... assim, bem mais que ensinar, precisamos colocar os alunos em contato com situações problemas e conteúdos, debater, tentar, simular... ações falicitadas em larga escala pelos objetos de apredizagem desenvolvidos aqui pelo RIVED.

Unknown disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.


No contexto atual, a escola se vê impulsionada a adotar os recursos e aplicativos disponibilizados pela informática, combinando informação e habilidade a fim de que o aluno supere obstáculos que é próprio de suas limitações deixando-o apto a responder as necessidades e exigências da globalização. Uma vez que a velocidade das informações, a mudança e a evolução da tecnologia exige profissionais aptos a acompanhar essas mudanças. As tecnologias podem ajudar o aluno nessa conquista, uma vez que a mesma oferece oportunidade para ser superado obstáculos do tipo:
Facilitar a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas de diferentes níveis.
Oferecer oportunidades para que estudantes trabalhem em diferentes ritmos e níveis.
Prover repetição e esforço, entre outras necessidades.
O uso da multimídia como promotora da aprendizagem se dar em diferentes planos, desde o desenvolvimento de como usar suas capacidades até fazer a interação com campos do conhecimento, pois a informática permite que o aluno transfira seus conhecimentos para outras situações. Saindo daí da aprendizagem mecânica. A partir do momento que o aluno tenha desenvoltura com essa nova ferramenta da aprendizagem o professor vai ter acesso a outro instrumento de avaliação. Pois, com o avanço da tecnologia e das ciências cognitivas se faz necessário outros instrumentos de avaliação.E para o professor conviver e aplicar, em sala de aula, essas novas tecnologias é preciso que o mesmo tenha habilidade e conhecimento do lado político envolvido nesses novos instrumentos, pois se faz necessário a criação de softs, os quais além do custo envolve uma gama de profissionais em suas montagens encarecendo assim os custos para os . Além do mais não se pode perder de vista que são instrumentos que ultrapassam os limites físicos dos países.
O RIVED é um exemplo rico desse instrumento. O mesmo dar chance ao aluno explorar todas essas possibilidades citadas anteriormente.

Unknown disse...

O aparecimento da tecnologia como fator de mudança na educação torna-se capaz de desenvolver estratégias bem sucedidas para transferir o conhecimento para outras situações reais possibilitando transformar o processo de ensino e aprendizagem.
Texto propõem uma reflexão nos objetivos de aprendizagem e tenta repassar a importância desses recursos no contexto educacional atual. Fica claro que a interatividade facilita a aprendizagem , dando ao aprendiz oportunidade de mudar valores ,questionar solucionar e criar problemas que levanta sua auto-estima tão baixa na sala de aula.Portanto, entende-se que os usos dos recursos oferecidos pela multimídia neste mundo moderno , contribui para melhorar o fracasso e a evasão nas escolas públicas , assim enriquece o trabalho do professor e aluno , deixando as aulas atrativas e prazerosa.

Unknown disse...

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
AUTOR: Cesar Nunes

O texto descreve a importância e a grande contribuição da multimídia para a aprendizagem do aluno.
Possibilitando ao professor e ao aluno terem a chance de trabalhar com conhecimento atual e de ponta balizando a idéia geral de que o conhecimento por si só não é fixo e acabado, que há um universo de descobertas e análises que podem ser tornados acessíveis para os alunos.
o aparecimento da tecnologia como fator de mudança na educação coincide com as constantes trocas de influência das ciências cognitivas e estudos de cérebro como fatores de transformação dos processos de ensino aprendizagem.
O "aprender fazendo" mudando o foco da aprendizagem mecânica.

Ana Santana Gomes da Silva disse...

Ana Santana

Atualmente, o uso do computador encontra-se disseminado nas mais diversas atividades humanas. Desde o controle de naves espaciais, passando por diagnósticos médicos e sistemas de automação bancária, até os jogos eletrônicos, o computador passou a ser um recurso indispensável na vida do ser humano. Como não poderia ser diferente, o computador também é usado nas atividades de ensino. E como acontece nas outras atividades nas quais se utiliza computadores, o uso deles na educação exige mudanças em certos paradigmas e métodos tradicionais de ensino.

Unknown disse...

O texto mostra que a utilização da mídia na escola é muito importante pois estimula a parte cognitiva do aluno podendo cada vez mais despertar a curiosidade do aluno fazendo com que vá em busca do conhecimento
,também vale salientar a importância do professor no processo de construção do objeto de aprendizagem com objetivo de criar recursos que possam facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do comhecimento.

Unknown disse...

Análise do texto:

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.

No contexto cognitivo o texto sugere que devemos entender como a aprendizagem acontece e, provavelmente, orientar o desenvolvimento de materiais multimídia para forçar artificialmente o que acontece naturalmente.

O contexto de ensino é sugerido que o desenvolvimento de material multimídia deve ser planejado tendo em vista quatro focos: o aluno, o conhecimento, a avaliação ou a comunidade.