sexta-feira, 8 de agosto de 2008

3º Encontro Vivencial – Turma 5 – Reflexão do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes

- Leitura do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes, versão para o curso Como Usar Objetos de Aprendizagem, fazendo reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.
  • Leia, reflita e socialize suas idéias, publicando o seu comentário.
- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.
  • Enviar o plano pelo e-mail do grupo.

16 comentários:

Unknown disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes
Versão: Como usar objetos de aprendizagem

O ensino e aprendizagem através da multimídia dar oportunidade para que estudantes trabalhem em diferentes ritmos e níveis, promovendo oportunidade de repetição e reforço quando eles são necessários para o desenvolvimento de suas habilidades quando necessário.
O uso da multimídia como facilitadora da aprendizagem é condicionado por diversos contextos dinâmicos, como por exemplo: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.
O cognitivo mostra uma forte inovação no trabalho das habilidades do pensamento do aluno levando-o ao desenvolvimento de estratégias que possam ajudar a transferir seu conhecimento para outras situações de aprendizagem.
O material multimídia produzido para ensino e aprendizagem precisa ser acompanhado também por material produzido para avaliação, com objetivos compatíveis, profundidades semelhantes, e igual qualidade.
No contexto de ensino o autor sugere quatro focos para o planejamento do desenvolvimento de material educacional multimídia: centrado no aluno/aprendiz; centrado no conhecimento; centrado na avaliação e centrado na comunidade. O planejamento do material multimídia poderá ser baseado em projetos envolvendo a acessibilidade de temas de difícil compreensão, que leve o aluno a fazer uma auto-avaliação de sua aprendizagem e inserção na comunidade e no mundo em que vive fazendo com que as idéias da escola se tornem públicas.

Lucia Brito – Turma-5

Unknown disse...

É bem verdade que o uso de multimidia, só vem para enriquecer o meios pedagógicos. Estamos na era da informática, os jovens alunos sentem-se seduzidos por esta tecnologia e este é um fator que contribui para o uso d multimidia na educaçao. Pórem, o uso desta tecnologia pode ter um lado negativo se for mal usado. Professores despreparados e/ou que não tem contato com o computador pode fazer um mal uso deste meio pedagógico. Uma boa oportunidade, é o curso que aqui estamos fazendo. Ele serve principalmente, para que os professores tenham um contato mais amplo com o computador e que também conheçam mais facilmente softwares de educação.

Unknown disse...

Desenvolvimento de matérias multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes
A reação ensino-aprendizagem através da multimídia cria mecanismo pra que alunos, curiosos evidenciem seus desenvolvimentos e habilidades para uma formação íntegra. O uso da multimídia como facilitadora da aprendizagem é condicionada por diversos contextos dinâmicos incluindo nosso constante entendimento sobre fatores cognitivos e suas conseqüências sobre a aprendizagem e as mudanças nos ambientes escolares, indo da infra-estrutura e recursos, ao desenvolvimento de educadores e educandos. O desenvolvimento de recursos para a aprendizagem está ligado com os processos de reformas educacionais e com as transformações nos processos de ensino-aprendizagem, considerando os recursos multimídia como enorme potencial para melhorar a educação pública do país.

Unknown disse...
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Unknown disse...
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Unknown disse...

Análise do Texto: Desenvolvimento de materiais de multimídia e seu uso no contexto educacional.Autor: Cesar Nunes.Versão para o curso: Como usar Objetos de Aprendizagem. O texto nos mostra a importância da utilização dos recursos de multimídia para o melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Muitos países acham que investir em educação e tecnologia é equipar escolas com rádios, televisões e computadores, mas não se dá a devida atenção ao crescimento e disponibilidade de conteúdo instrucional que torne economicamente útil e educacionalmente significativo o investimento em informática. O foco precisa permanecer nos alunos com suas motivações, habilidades e desafios, nas áreas de conhecimento a serem exploradas e nas comunidades onde a aprendizagem ocorrerá. A falta de professores experientes e bem treinados é muito grande, por isso é de extrema importância a formação e capacitação de docentes, para que os mesmos possam enriquecer seus conhecimentos, utilizar os objetos virtuais com maior facilidade e repassar as técnicas para os seus alunos.

Unknown disse...

De Assis

O uso da tecnologia é um fator inovador na educação e tem uma grande influência na transformação do ensino e aprendizagem dos jovens hoje. Com o uso correto dos materiais de multimídias podemos observar que há um grande desenvolvimento de algumas habilidades e capacidade do pensamento, que são incentivadas para desenvolver boas estratégias de aplicação do conhecimento. Mas para o desenvolvimento dessas habilidades e competências é necessário planejar projetos que atinjam a aprendizagem que está baseada no aprender fazendo, que dão uma ordem cognitiva muito alta na aprendizagem, aonde eles vão construindo o seu próprio conhecimento.
Os recursos educacionais multimídias são importantes, mas devem ser considerados os níveis de aprendizagem de cada um; observar sempre as suas características e necessidades; usar estratégias que melhor indiquem as transformações no ensino e aprendizagem, mantendo sempre o foco dos objetivos desejados e dentro dos seus aspectos centrado no aluno; no conhecimento, na avaliação e na comunidade.
Os recursos de multimídias devem ser usados de maneira que venha ajudar o aluno a acrescentar seus conhecimentos, estimular a cada um procurar vencer seus obstáculos, dando um nível de compreensão mais elevado.

PLANO DE AULA
CIDADE: Lagoa Nova – RN
ESCOLA: Escola Estadual Angelita Felix Bezerra
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 3ª – Ensino Médio
PROFESSOR: Francisco de Assis Rodrigues da Silva

Nome do objeto de aprendizagem: PRISMA

I. OBJETIVOS:
• Identificar os elementos de um prisma e classificar;
• Calcular a área e volume de um prisma.
II. METODOLOGIA:
• Aula expositiva e comentários sobre os elementos que formam o prisma;
• Indicar a sua classificação em função da sua forma e seus elementos: reto. Oblíquo, triangular; quadrangular reto, pentagonal, hexagonal, octogonal, regular, etc...
• Apresentação das fórmulas básicas para o cálculo da área e volume de alguns prismas:
- Volume = a.b.c
- Área = 2.Ab + Al.
Na sala de Informática:
• Pesquisar de alguns tipos de prismas e as suas características;
• Observar os tipos de prismas e suas diferenças e semelhanças;
• Classificá-los de acordo com as características próprias apresentadas;
• Observar a sua planificação para facilitar a compreensão do cálculo de área e volume.
III. AVALIAÇÃO:
Através de discussão sobre os temas e algumas atividades escritas

Unknown disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes
Versão: Como usar objetos de aprendizagem

O investimento em educação e em tecnologia ainda é muito restrito como retrata o texto e por isso as tranformações no processo ensino aprendizagem são bem lentas, contudo os trabalhos realizados com materiais multimídias são bem valorisados pelos alunos que além de estarem sendo estimulados pelo fato de interagirem e utilizarem o meio e o material.Hoje o professor tem que possibilitar o aluno o aprendizado, construindo o conhecimento através de metodológias decorentes de materias multimídias, que podemos considerar como fator prepoderante para a mudança na educação.

Unknown disse...

3º Encontro Vivencial - á distância.



Escola: Instituto Vivaldo Pereira.

Disciplina: Biologia. Série: 2º Ano.

Professora: Margareth Rodrigues de Oliveira.

Nome do Objeto de Aprendizagem: Não me sinto bem! ( Doenças causadas por microorganismos ).



1. Objetivos:

- Identificar microorganismos causadores de doenças;

- Compreender a base microbiana de muitas doenças humanas;

- Reconhecer que determinados comportamentos favorecem ou dificultam o aparecimento de certas doenças;

- Descrever os métodos utilizados para prevenção e controle de :doenças.



2. Pré-requisitos:

- Mostrar compreensão sobre os Vírus, os Cinco Reinos do mundo vivo e seus constituintes;

- Entender quais microorganismos causam determinadas doenças;

- Conhecer o tratamento e profilaxia da Malária, Dengue, Doença de Chagas, HIV, Leptospirose, Cólera e etc.



3. Tempo Previsto:

- Na sala de aula: 03 aulas;

- Na sala de informática: 01 aula.



4. Metodologia:

- Na sala de aula:

- Aulas expositivas;

- Leitura de Textos;

- Transparências;

- Vídeos;

- Na sala de Informática:

- Solicitar a formação de duplas para utilizar o computador;

- Dar orientações para os alunos abrirem o objeto de aprendizagem e seguirem as instruções da tela;



5. Avaliação:

Avaliar a participação e compreensão do aluno referente ao assunto em questão através de debates, seminários e provas discursivas.

Unknown disse...
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Unknown disse...
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Unknown disse...

atividade vivencial 3º encontro
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Maria das Graças Medeiros
para mestrenota10

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Responder


Comentário do Texto:

Os materiais multimídia é muito importante no processo ensino e aprendizagem.
Esses meios oferecem uma visão prática e agradável à realidade dos conteúdos trabalhados.
Eles tem muito a oferecer:

* ampliar os conhecimentos do aluno;
* é de fácil entendimento;
* são mais atrativos do que a metodologia tradicional;
* oferecem oportunidades para os estudantes trabalhem em diferentes rítmos e diferentes níveis.


Plano de Aula
Escola Estadual Joaquim José de Medeiros
Série: 3º Ano Turno:03

OBJETO TRABALHADO: SEXO OU NÃO

1.OBJETIVOS:

* Conhecer os diferentes métodos anticoncepcionais,suas seguranças,prevenções de doenças e controle de natalidade;
* Estabelecer diferenças entre os tipos trabalhados.

2.TEMPO PREVISTO:
03 Aulas

3.METODOLOGIA:

3.1-Na sala de aula
1º momento:
criar discurssões relacionadas à métodos anticoncepcionais usados com mais frequência.Como por exemplo:médoto mais seguro para uma vida saldável;para evitar filhos.
2º momento:
apresentação e socialização da pesquisa em grupos.

3.2-Sala de informática:
1º momento:
Manusear os vários tipos de métodos anticoncepcionais ,observando simulações e animação e ainda analisando os métodos mais seguros.
2º momento:
Pesquisar em grupo sobre os métodos observados nas simulações e outros.

4.AVALIAÇÃO:
Será feita através da participação oral e escrita mediante as atividades propostas.

Unknown disse...

O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA.

1) objeto de aprendizagem:
* grafimatica: software usado para análise de graficos, disponibilizado para dowloand, no site da unicamp (salvo engano).

2) objetivo:
* fazer uma análise sobre o gráfico da função afim, possibilitando ao aluno, conhecer suas principais características.

3) pré-requisitos:
* equações do 1º grau; conjuntos; plano cartesiano; noções gerais sobre funções.

4) tempo de aula:
* 2 aulas.

5) desenvolvimento:
* na sala de aula: definir função afim; em seguida, explorar o conceito e observar os coeficientes da função (angular e termo independente), identificando os termos a (coeficiente angular) e b (termo independente); em seguida, formar grupos entre os alunos, em geral de três integrantes e pedir para que eles criem suas próprias funções: coeficientes angulares positivos e negativos e/ou números maiores e menores.
* no laboratório: sob as devidas orientações, pedir aos alunos que insiram as funções no objeto de aprendizagem e observem o que acontecem com o gráfico da função e caracterizem a diferença entre funçoes com coeficientes angulares positivos e negativos, que quanto maior este coeficiente maior a inclinação do gráfico, etc.

6) avaliação:
* analisar o relatório preparado pelo grupo de alunos, visando a observação por parte destes, a visualização das principais características do gráfico da função afim.

Anônimo disse...

Escola: Instituto Vivaldo Pereira
Turma: 1º ano Ensino Médio
Turno: Matutino
Professora: Maria Selia Barros Medeiros
Disciplina: Química : em casa e na farmácia
Assunto: SOLUÇÕES
INTRODUÇÃO
Compreender a importância do uso corretamente das medidas e dosagens de determinados medicamentos, produtos de limpeza, cosmétcos entre outros.
Verificar a importância do uso da concentração correta de produtos de limpeza utilizados no dia-a-dia.

OBJETIVOS
Aprender a utilizar diferentes formas de solucões,
Preparar soluções e calcular sua concentração.

Pré-requesitos
Conpreender o conceito de soluções e concentrações,
Conhecer e saber aplicar as unidades e quantidade de matéria, volume, massa e densidade.

Tempo Previsto
3 aulas

Metologia
Sala de aula
Aulas expositiva,apresentação de vídeo,pesquisa em grupo de dois.
Sala de informatica
Utilização do laboratório virtual realizando as misturas.

Preparação
Distribuir os alunos em grupos para facilitar a troca de ideias.

Material Necessário
Lápis, Caneta, Papel e Calculadora.

Avaliação
Devemos avaliar o progresso dos alunos, além dos resultados em si, o comportamento e o enteresse durante a realização da atividade.
Dicas
Observar com clareza o enunciado em cada atividade realizada no laboratório.

Unknown disse...

3º Encontro Vivencial – á distância.

Escola: CEJA- Professora Creuza Bezerra.

Disciplina: Biologia. Série: 2º Ano.

Professora: Valdinete Terezinha de Oliveira Alves .

Nome do Objeto de Aprendizagem: As águas de lastro fechando o barcão. ( A forma como a Cólera se expandiu pelo mundo )

1. Objetivos:

- Conhecer o histórico de expansão da Coléra pelos continentes;

- Identificar a doença , sua forma de contaminação, tratamento e profilaxia;

- Nomear o agente causador da Cólera;

- Compreender as complicações desta doença.

- Conhecer o problema da contaminação das águas por microorganismos.

2. Pré-requisitos:

- Conhecer o Reino Monera e seus microorganismos constituintes;

- Identificar processos e características do meio ambiente ou de seres vivos;

- Conhecer doenças transmitidas através de águas contaminadas.

3. Tempo Previsto:

- Na sala de aula: 02 aulas;

- Na sala de informática: 01 aula.

4. Metodologia:

- Na sala de aula:- Aulas expositivas,Palestras , Debates e Vídeos

- Na sala de Informática:- Pedir que os alunos se agrupem em duplas parar iniciar o estudo do objeto;

- O professor dará as instruções para que os alunos compreendam como utilizar as animações virtuais;

5. Avaliação:

- Avaliar qualitativamente e quantitativamente através do debate, como também pelo desempenho do aluno perante as atividades desenvolvidas.

Unknown disse...

PAULO disse...

SEQÜÊNCIA DE TRABALHO
ESCOLA: CEJA PROFª CREUZA BEZERRA

TURMA: 1º ANO - EJA - TURNO VESPERTINO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA - ENSIN MÉDIO

PROFESSOR: PAULO ESSE DOS SANTOS

ASSUNTO: CALCULANDO DISTÂNCIAS DE DIFÍCIL ACESSO

OBJETIVOS:
Mostrar para o aluno que com o auxílio da semelhança de triângulos e do teorema de pitágoras podemos descobrir distâncias sem fazer o cálculo direto das medidas.
Por exemplo: na cidade: a altura de um edifício ou mesmo de um poste são medidas difíceis de serem calculadas.

PRE-REQUISITOS
As quatro operações;
Proporção;
Equação do 1º Grau;
Teorema de Talles
Relação de semelhança no triângulo retângulo

MATERIAL NECESSÁRIO
Para determinarmos medidas no campo precisamos de uma trena, algumas estacas, um rolo de barbante , um esquadro. As estacas e o barbante formam triângulos, a trena mede os comprimentos, enquanto o esquadro medirá reto.

TEMPO PREVISTO
02 aulas de 50 minutos

METODOLOGIA
Os alunos fazem a distribuição das estacas, medindo os comprimentos e os ângulos formados;
Exposição dos elementos encontrados;
Fixação dos conteúdos envolvendo triângulo através do OV "Futebol no país da matemática"

AVALIAÇÃO:
Observação da participação dos alunos nas atividades programadas
20 de Agosto de 2008 09:26