quarta-feira, 20 de agosto de 2008

4º Encontro Presencial – Turma 1

Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintes itens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
Assunto
Público-alvo
Objetivos
Metodologia
Avaliação

11 comentários:

Unknown disse...
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Unknown disse...

PLANO DE AULA


ESCOLA: Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro

DISCIPLINA: Biologia

PÚBLICO ALVO: 3º ANO

OBJETO SELECIONADO: Genética - As idéias de Mendel

PROFESSORA: Sanay


TEMA: É hora de colocar as coisas no lugar!
DNA a molécula da vida.

OBJETIVOS:

Compreender que o DNA é substância química dos genes fundamental para a transmissão das características hereditárias dos seres vivos e conhecer os processos que regem a expressão desses genes.

Relacionar conceitos modernos da Genética com as idéias de Mendel.

Compreender os conceitos básicos da genética como: DNA, alelos, genótipo, fenótipo.

METODOLOGIA

NA SALA DE AULA

Levantamento da idéias dos alunos sobre DNA, composição e para que serve.

Aula expositiva sobre estrutura, duplicação, transcrição e tradução do DNA.

Aula formal dos conceitos básicos de Genética.

NA SALA DE INFORMÁTICA

Simulação no computador da duplicação, transcrição e tradução do DNA.

Pesquisas sobre algumas doenças causadas por erros do metabolismo.

Executar e trabalhar o objeto de estudo no programa RIVED.

RECURSOS

Aulas expositivas

Textos

Livro didático

Exercícios

Pesquisas

Retroprojetor


AVALIAÇÃO

Observação direta visando os objetivos propostos.

Unknown disse...
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Unknown disse...

Turma: I

Disciplina: Física.

Professores: Zeneide, Francileide, Jarbas e Massilon.

Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso

Escolas:
E.E.E.F.M. Centro Educacional José Augusto
E.E.E.F.M. Antônio Aladim
E.E.E.F.M. José Joaquim
E.E.E.F.M. Terezinha Calorina de Souza


Objetivos:

1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.

2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.

3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.


Recursos metodológicos:
Quadro de giz
Livro didático
Computador
Vídeo

Metodologia:

Na sala de aula:

- Aula expositiva e dialogada.

- Leitura do livro texto.

- Escolher o objeto porque as coisas têm peso

- Selecionar as atividades


Na sala de informática:

Prática das atividades com recursos multimídia.


Avaliação:

- Mudanças de atitudes

- Acompanhamento contínuo

- Relatório das atividades

Unknown disse...

Seqüência de Ensino
Objeto de Aprendizagem: DECIFRANDO MAPAS, TABELAS E GRÁFICOS.

Professor: Ricardo Sérgio (E.E.V.F.)
Disciplina: MATEMÁTICA (1º ANO - E.M.)

OBJETIVOS:
- Ler, interpretar e descrever relações apresentadas em tabelas e gráficos:
- Representar e comunicar suas observações e estrátegias:
- Mostrar a aplicabilidade da matemática;
- Explorar cálculos de variações entre grandezas, resolvendo problemas práticos dp cotidiano.

PRÉ-REQUISITOS:
- Conhecimentos prévio a cerca de:
- plano cartesiano;
- velocidade, distância e tempo;
- transformação entre unidades de
medidas;
- gráficos.

TEMPO PREVISTO
- para realização desta aula serão necessárias 2h/aula.

METODOLOGIA:
NA SALA DE AULA:
- conversa informal para motivação da turma;
- uso do livro didático.

NA SALA DE INFORMÁTICA:
- localizar pontos no plano cartesiano usando as atividades do Rived;
- utilizar mapas como ferramenta de apoio.

RECURSOS
- quadro-negro;
- giz;
- livro didático;
- mapas;
- calculadora e,
- computador.

AVALIAÇÃO:
- A avaliação se dará mediante análise dos alunos na construção dos seus conceitos a cerca do tema abordado, bem como, das suas participações durante a mesma e, no desempenho das suas habilidades nas atividades praticadas.

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

Identificação:

Escola: Estadual José Joaquim
Disciplina: Matemática
Público alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio
Objetos selecionados: Permutação, Arranjo e Combinação.
Professor: Sebastião Gomes de Andrade Neto

Assunto ou tema: Permutações, arranjos e combinações

Metodologia:
Na sala de aula: Introdução do conceito, análise de situações problemas, exercícios no caderno e conclusão sobre o conteúdo ministrado em sala de aula.
Na sala de informática: Exposição e contato do aluno com o conteúdo aplicado anteriormente em sala de aula, bem como a reflexão sobre as atividades propostas e conclusões sobre os os tópicos ministrados.

Recursos: Quadro, giz, calculadora e computadores (sala de informática)

Avaliação: Prova escrita em sala de aula, níveis de desempenho com o conteúdo na sala de aula e na sala de de informática, compreensão e conclusão do conceito.

Unknown disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL TEREZINHA CAROLINO DE SOUZA
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSOR: José Severino dos Santos Júnior

ASSUNTO: Estrutura Atômica

OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.

METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.

RECURSOS UTILIZADOS:
Livros e quadro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;

AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS DIAS RIBEIRO
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSORA: Andréa Carla de Souza

ASSUNTO: Estrutura Atômica

OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.

METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.

RECURSOS UTILIZADOS:
Livro didático;
Quadro-negro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;

AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários;
Avaliação contínua das habilidades desenvolvidas.

Ana Santana Gomes da Silva disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
Escola Estadual Professor Antonio Aladim.
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSORA: Ana Santana

ASSUNTO: Estrutura Atômica

OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.

METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.

RECURSOS UTILIZADOS:
Livro didático;
Quadro-negro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;

AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários;
Avaliação contínua das habilidades desenvolvidas.

Unknown disse...

Disciplina: Física.

Professor: Massilon Grigório de Souza

Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso

Escola:
E.E.E.F.M. Terezinha Calorino de Souza


Objetivos:

1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.

2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.

3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.


Recursos metodológicos:
Quadro de giz
Livro didático
Computador
Vídeo

Metodologia:

Na sala de aula:

- Aula expositiva e dialogada.

- Leitura do livro texto.

- Exercícios propostos

- Fita de vídeo

- Escolher o objeto porque as coisas têm peso

- Selecionar as atividades


Na sala de informática:

Prática das atividades com recursos multimídia.


Avaliação:

- Mudanças de atitudes

- Acompanhamento contínuo

- Relatório das atividades

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO

Identificação:

Escola: Estadual José Joaquim
Disciplina: Matemática
Público alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio
Objetos selecionados: Permutação, Arranjo e Combinação.
Professor: Sebastião Gomes de Andrade Neto

Assunto ou tema: Permutações, arranjos e combinações de elementos.
Objetivo: Fazer a integração entre situações de diversas naturezas, interpretá-las de modo crítico ou não, bem como saber lhe dar com elas atribuindo soluções adequadas.
Metodologia:
Na sala de aula: Introdução do conceito com a análise de situações problemas, exercícios no caderno e conclusão parcial ou não sobre o conteúdo ministrado em sala de aula.
Na sala de informática: Exposição e contato do aluno com o conteúdo aplicado em sala de aula, reflexão sobre as atividades propostas e conclusões sobre os tópicos ministrados.

Recursos: Quadro, giz, calculadora e computadores (sala de informática)

Avaliação: Prova escrita em sala de aula, níveis de desempenho com o conteúdo na sala de aula e na sala de informática, compreensão e conclusão do conceito.