quarta-feira, 20 de agosto de 2008

4º Encontro Presencial – Turma 3

Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintesitens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
Assunto
Público-alvo
Objetivos
Metodologia
Avaliação

17 comentários:

Unknown disse...

Seqüência Didática
Escola Estadual Profª Maria Arioene de souza
Disciplina: Química
Professora: Francisca de Assis Araújo Dantas

Objeto de Aprendizagem: Qualquer molécula é um alimento em potencial?


Público Alvo: 3º Ano do ensino Médio

Objetivos:
Aplicar os conhecimentos de Química básica e as habilidades adquiridas n a construção de novos modelos.
Formular hipóteses e expressar diversas soluções para propor situações ideais ou factíveis.
Construir estruturas químicas coerentes.
Aplicar conhecimento específico sobre energia e ligações químicas.

Metodologia:

Em grupos os alunos deverão realizar atividades de pesquisa relacionada as moléculas presentes nos alimentos e a sua importância na prevenção das doenças como uso adequada das mesmas. Após a realização socializar no grupo.

Avaliação:

A avaliação da aprendizagem deverá ser feita com base no desempenho dos alunos nas atividades propostas em sala de aula. Além de observar a participação e habilidade apresentadas.
Campo Redondo, RN.

Unknown disse...

SEQÜÊNCIA DE ENSINO:
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ NUNES DE CARVALHO
PROFESSOR: Francisco Edilberto de Carvalho
DISCIPLINA: Matemática
SÍTIO NOVO – RN

ASSUNTO: Relações Trigonométricas no Triângulo retângulo.

PÚBLICO ALVO; alunos do 2º ano.

TEMPO PREVISTO: 2 horas aulas.

INTRODUÇÃO:
O estudo da trigonometria possibilita a exemplificação da utilização dos conhecimentos matemáticos em várias situações do cotidiano; como simulação de jogos no computador, atividades relacionadas a engenharia, astronomia, navegação, etc.

OBJETIVOS:
- Reconhecer as relações trigonométricas existentes no triângulo retângulo;
- Estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30º, 45º e 60º, obtidos através do triângulo retângulo.

METODOLOGIA:

Na sala de aula, o professor promoverá o estudo no livro didático do conteúdo relações trigonométricas no triângulo retângulo; teorema de Pitágoras; demonstrações de seno, cosseno e tangente de 30, 45 e 60 graus. Exemplificando com situações cotidianas.

Na sala do computador:
Os alunos serão organizados em duplas, sendo permitido o uso igualitário do instrumento, tornando o aluno capaz de resolver situações que envolvam os assuntos abordados de forma mais segura e confiante.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada com base na observação do desempenho dos alunos ao desenvolver a atividade considerando a aquisição de conceito, atividades e procedimentos.

Unknown disse...

Escola: Estadual Profª Maria Arioene de Souza
Professora: Francisca Reinaldo de pontes
Série: 3ª Turma: Turno: Vespertino
Disciplina: Física
Assunto:Cargas elétricas e eletrização


INTRODUÇÃO

OBJETIVOS
Identificar os condutores e isolantes
Defenir cargas elétricas e corpos eletrizados
Compreender medida de carga elétrica de um corpo
Despertar o interesse dos alunos em física
METODOLOGIA
Aula expositivas e dialogadas
Pesquisa bibliográfica
Trabalho individual e em grupo
Sofware de simulação
Vídio
Experiência
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado a partir de atividades diversificadas como: mapa conceitual e outros procedimentos avaliativos

Unknown disse...

Plano de Aula

Escola: E.E.Amaro Cavalcanti
Professor: Ademir Gomes Fernandes
Série: 3° Turma: A Turno: Matutino
Disciplina: Física
Assunto: Espellhos de Gauss

Objetivos

Diferenciar espelhos côncavo e convexos.
Compreender os processos de formação de imagens em espelhos de Gauss, bem como as características destas imagens.

Metodologia

Na sala de aula ministrar aula expositiva

Levar instrumentos ópticos para observação dos alunos.

Avaliação

Mapa conceitual
Rubrica

Unknown disse...

PLANO DE AULA
Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo
Profº: Rita de Cássia Andrade de Azevedo
Disciplina: Física
Assunto: Forças no plano inclinado
Público alvo: 1° Série

Objetivos:
Articular conceitos como força, velocidade, aceleração, atrito, gravidade, ação e reação, inércia, vetores e ângulos.
Fazer o aluno perceber as consequências físicas no estudo de um fenômeno quando variamos o coeficiente de atrito entre a superfície e a bóia, e o ângulo de inclinação.
Orientar o aluno a utilizar os conceitos físicos adquiridos na interação com o objeto de aprendizagem.

Metodologia:
Explicar as seguintes definições: posição, velocidade, aceleração, força,grandezas vetoriais.

Tempo previsto para a aula:
3 horas/aula

Na sala de aula:
Fazer revisão sobre o objeto, elaborar questões para os alunos resolverem e fazer uma discussão sobre fatos do cotidiano onde esses conceitos podem ser aplicados.

Na sala de informática:
O professor pode orientar o aluno a interagir com o objeto e construir os conceitos. É interessante discutir com o grupo sobre o objeto de aprendizagem, o que facilitará a formulação das definições.

Durante a atividade:
O professor poderá comentar com os alunos sobre a animação, o texto, as questões de desafio apresentadas nesta atividade, além de incentivar o aluno a usar esses conhecimentos no seu cotidiano.

Depois da atividade:
O aluno deverá responder a lista de questões e na aula seguinte discutir e retirar dúvidas.

Avaliação:
Após ter interagido com o objeto, o aluno poderá formular conceitos relacionados ao assunto estudado. É interessante que os alunos saibam relacionar o que foi visto no objeto com as situações vivenciadas por ele no cotidiano. Devemos incentivar o aluno para construir um mapa conceitual na lousa com a participação do alunoPLANO DE AULA
.

Unknown disse...

Escola Estadual Amaro Cavalcanti
Série: 3ª Turma: A Turno: matutino
Disciplina: Biologia Professora: Lidiane
Objeto de Aprendizagem: Preciso de oxigênio.
1.Introdução:
Num ecossistema em equilíbrio, segundo Silva Júnior (2005), o tamanho de cada população permanece mais ou menos estável ao longo do tempo. A tendência ao crescimento populacional, pela reprodução, é compensada pela morte de alguns indivíduos, por falta de alimento ou por doença dentre outros motivos. Além disso, a ocorrência e distribuição das espécies dependem dos fatores físicos e químicos que caracterizam um determinado ecossistema, bem como da ação antrópica nos ecossistemas . Nessa perspectiva, o entendimento desses conceitos permite a compreensão do equilíbrio dinâmico de uma população, base para que o aluno tome consciência da importância de se evitar interferências não planejadas em ambientes naturais.
2.Objetivos:
Reconhecer a importância dos microrganismos no ecossistema;
Entender como as ações antrópicas inferem no meio ambiente;
Interpretar e criticar resultados a partir de experimentações e demonstrações virtuais;
Propor estratégias em educação ambiental para a conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

3.Pré-requisitos:
Conhecer os conceitos fundamentais da ecologia
4.Tempo previsto: quatro horas aulas

5.Metodologia:
Na sala de aula:
aulas expositivas e dialogadas;
construção de cartazes listando os principais impactos que afetam a cidade de jardim de piranhas e suas consequências para o meio ambiente;
produção textual estratégias que poderão ser adotadas a curto prazo para se conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Na sala de informática:
Inicialmente serão apresentados três problemas na tela: a influência de esgotos na populaçao de fitoplanctons e bactérias anaeróbias no lago; o prejuízo causado por defensivos agrícolas aos microrganismos mutualísticos do estomago de ruminantes e a destruição de microrganismos decomposiores pela ação de queimadas;
Para cada um dos problemas, os alunos deverão levantar hipóteses sobre as influências das ações antrópicas nesses ecossistemas prevendo consequências e soluções para os casos propostos;
Ao final, forma-se-á um grande grupo para discussão dos resultados obtidos

6.Avaliação: dar-se-á mediante a compreensão dos conceitos construídos durante a atividade, bem como a partir da resolução e debate dos exercícios propostos na mesma, a partir da construção de mapas conceituais.

7.Referências:
http://www.rived.mec.gov.br/
SILVA JÚNIOR, César da. Biologia. V. 3. Genética, Evolução e ecologia. São Paulo, Saraiva: 2005.

Unknown disse...

Plano de aula

Escola Estadual José Nunes de carvalho

Disciplina:Química

Professora:Ana Maria da Rocha

Assunto:Química na agricultura

Conteúdos:Química dos elementos/química Orgânica


Introdução:

A química aborda inúmeras questões relacionadas a vida cotidiana. Entre estas estão as práticas de cultivo de alimentos,onde são necessários o uso de conhecimentos,tais como :análise de solo,uso de fertilizantes e agrotóxicos.

Nesta aula serão discutidas situações e apresentadas alternativas de uso consciente de recursos e instrumentos agrícolas que não causem agressões ao meio ambiente.


Objetivos:

Reconhecer a importância dos elementos químicos e a influência destes para o desenvolvimento das plantas.
Perceber que cada tipo de planta requer o uso de adubos específicos
Compreender as consequências dos agrotóxicos para os seres vivos e o meio ambiente.


Metodologia em sala de aula:

Realizar estudo no livro didático.

Debater acerca das consequências positivas e negativas do uso de agrotóxicos.

Realizar interpretação de textos.


Metodologia no laboratório de informática:

O professor deve organizar os alunos em duplas para que os alunos realizem as atividades como leitura e interpretação de textos,simulação de uso de fertilizantes,análise e classificação de solo,entre outras. O professor deverá acompanhar, observando o desempenho dos alunos interferindo quando necessário.


Avaliação:

O professor avaliará o desempenho dos alunos e utilizará instrumentos como mapa conceitual ou rubrica onde registrará a aprendizagem.

Unknown disse...

equência Didática
Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo
Disciplina : Química
Professora : Maria da Cruz da silva
Objetivos de aprendizagem: Tabela Periódica
Publico Alvo: 1º Ano


Objetivos:
Reconhecer a historia da Tabela Periódica
Identificar os elementos que apresentam propriedades químicas semelhantes e classificá-los em um mesmo grupo.
Saber manusear a tabela periódica .
Identificar as propriedades dos elementos citados e relacionados na tabela periódica.



Metodologia :
Em sala:
Em grupos de 3 ,os alunos deverão pesquisar sobre a história da tabela periódica, sua estrutura, antes e a atual.

no labolatório:



Avaliação:
A avaliação deverá ser feita através da observação do desempenho dos alunos
na apresentação de seminários e na resolução das atividades.

Unknown disse...

Seqüência didática
Escola Estadual José Nunes de Carvalho
Disciplina: Biologia
Professora: Maria Rizelda de Oliveira Silva
Objeto de Aprendizagem: Sexualidade
Público alvo: 1º ano
Objetivos:
O aluno deverá compreender a sexualidade como um processo de formação biológica, psicológica e social.
O aluno deverá conhecer diferentes métodos anti concepcionais, como funcionam suas vantagens e desvantagens.

educacao disse...

Seqüência didática
Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo Ensino de 1º e2º gruas
Professora;Maria da Conceição Justino Bezerra de Lima
Objetivo de Aprendizagem;Sexualidade
Introdução
São dilemas que comumente aparecem quando nos enfrentamos as questões relativas
Ao prazer e aos cuidados que envolvem sexos.
A sexualidade humana figura como um dos temas mais inquietantes e, sempre recusada a enfretar no universo prático do educador. No entanto,por mas embaraçoso que nos pareça o assunto ;deve ser enfocado pela escola . A simples possibilidade de permitir que os estudantes conversem sobre o assunto na sala de aula ,monitorado pelo educador , inserindo essa conversa dentro do planejamento cuidadoso , organizado para informar , discutir valor e desenvolver procedimentos de didáticos em grupo , como um debate.
Objetivo ;
O aluno deverá analisar e compreender a sexualidade humana como um processo de formação,biológica , psicológica ;
Reconhecer as formas de preservação ao ato sexual.
Tempo Previsto :
4 horas / aula
Duas horas na sala de aula , uma hora na sala de vídeo e uma hora com palestra.
Metodologia :
Conhecimento prévio
Aulas teóricas
Palestra com pessoas formada na área
Atividade escrita
Pesquisa na internete

Unknown disse...

Escola Estadual prefeito João ataide de melo – Ensino Médio
Professora : maria José custódio Freire
Disciplina ; Matematática
Sequẽncia de Ensino

Assunto : Construção do tangran
Público alvo : Aluno do 1º Ano
Tempo previsto para essa atividade :
2 hora / aula
Objetivos :
Possibilitar q o aluno seja capaz de utilizar as figuras geométricas bidimensionais de forma adequada para construir o Tangran.
Construir todas as possibilidades de polígonos a partir das peças do Tangran.
Identificar os novos polígonos que se constituiu a partir das figuras .
Metodologia :
Aula de campo : passeio pelas ruas da cidade observando nos prédios as figuras geométricas.
Na sala de aula : aula expositiva explorando o conhecimento prévio do aluno e comentário sobre a aula de campo.
No laboratório de informática : Colocar várias figuras formadas com as peças do tangram para que os alunos façam .
A aula privilegiará o conhecimento prévio do aluno sobre as figuras geométricas , através do movimento de ação -reflexão- ação , buscando sempre alcançar os objetivos estabelecidos .
Avaliação :
Diagnósticar que o aluno é capaz de construir várias figuras com peças do Tangran,podendo ter uma finalidade qualitativa ou quantitativa . Ou seja ,qualitativa quando se deseja fazer um diagnóstico do conhecimento já construido ou que está sendo construido e qualitativa quando se deseja verificar o que o aluno já construiu.

Unknown disse...

PLANO DE AULA - RISENILDO MOREIRA DA SILVA

ASSUNTO: ARTE DO MOSAICO

DISCIPLINA: MATEMATICA
PÚBLICO: 1º
ANO ENSINO MÉDIO TURNO VESPERTINO


OBJETIVO:
Possibilitar ao aluno seja capaz de montar peças geométricas observando cada detalhe para se chegar a um desenho,como forma de objetos que nos cercam e relaciona-las com as que se conhece na cidade, tendo assim uma melhor compreensão das formas planas e das formas espaciais, o que muito contribuirá para que os mesmos criem representações mentais dos diversos objetos de estudo.

METODOLOGIA

Na aula que anteceder esta atividade, sugerir que o aluno observe fotos e imagens da cidade com as suas formas e detalhes que se relacione com geometria plana..
No laboratório de informática distribuir os alunos em grupo de dois e pedir para eles abrir seus computadores localizar a pasta onde se encontra a matéria do curso rived

AVALIAÇÃO;

No final da aula espero que os alunos sejam capazes de;
Observar e relacionar as formas dos objetos que se encontram ao seu redor;
Reconhecer que é possível trabalhar com o que estar acontecendo em sua volta

Unknown disse...

Escola Estadual Profª Maria Lidia da Silva-Ensino Fundamental e Médio
Profª: Antonia Neves dos santos Ferreira
Público-alvo: 3º
Disciplina: Biologia

Objeto de Estudo:Regulação da Liberação dos hormônios Sexuais Masculino

INTRODUÇÃO:Sabe-se que o ser humano produz varios tipos de hormônios no organismo.Esses hormônios exercem uma função especifica no organismo.

Unknown disse...

Seqüência Didática
Escola Estadual José Nunes de Carvalho Ensino Médio
Disciplina: Química
Professora: Genilda Maria da Rocha

Objeto de Aprendizagem: Agrotóxicos
Público Alvo: 3º Ano

Objetivos:
Reconhecer a Importância dos agrotóxicos para o aumento da produtividade agrícola
Saber utilizar os aditivos químicos no tratamento da lavoura
Identificar a composição dos agrotóxicos

Metodologia:
Em grupos os alunos deverão realizar atividade de pesquisa relacionada a composição dos agrotóxicos e seu uso na prevenção de pragas. Após, socializar no grande grupo.

Avaliação:
A avaliação da aprendizagem deverá ser feita com base no desempenho dos alunos nas atividades propostas em sala e extra sala. Além de observar a participação, oralidade e habilidades apresentadas.
Sitio Novo, RN.

Unknown disse...

Plano de Aula
Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva
Disciplina: Matemática
Professora: Josirene Viana de Oliveira
Série 1° ano
Assunto:Geometria plana
Objetivo: Por meio de um projeto de construção de imóvel trabalhar o aluno a calcular áreas de figuras planas.

Metodologia:
Em sala de aula após explanar o assunto à ser trabalhado, apresenta o palestrante que vai explicar como encontrar o cálculo de uma determinada área.
Construção de figuras planas para que eles tenham idéias de como encontrar sua área.
Na sala de informática:
Levar a turma ao laboratório, dividir em grupos e pedir para que eles acesse na página do rived, e aplique seus conhecimentos.

Avaliação:
No final da aula os alunos deve atingir os objetivos propostos de forma prazerosa e que satisfaça suas expectativas.

Unknown disse...

Escola Estadual Profª Mª Arioene de Sousa
Série -2ª ano do ensino médio. Turno-noturno
Disciplina- Biologia
Professora- Marinete Borges de oliveira

Nome do Objeto de Aprendizagem: Sexo ou não



1- Introdução
A prática sexual não visa necessariamente a procriação e, cada vez mais, por inúmeros e sérios motivos, os casais buscam métodos anticoncepcionais que lhes permitam cumprir um planejamento familiar, com um determinado número de filhos. Os jovens, que se iniciam caca vez mais cedo na vida sexual, também se expõem ao risco da gravidez indesejada. Não podemos esquecer que o mais simples e relativamente seguro método anticoncepcional, a camisinha, embora praticamente ao alcance de todos, nem sempre é utilizada, mesmo levando-se em conta que ela é fundamental também na prevenção de muitas doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs ), especialmente a AIDS.


2- Objetivos:
conhecer a anatomia geral do sistema reprodutor feminino e masculino e identificar em esquemas e ilustrações, os principais componentes genital feminino e masculino;
conhecer os principais aspectos da fecundação e formação do zigoto;
conhecer e identificar métodos anticoncepcionais.



3- Pré- requesito;
conhecimentos prévios
4- Tempo previsto:
serão necessário seis(6) aulas,quatro (4) para atividades em sala de aula e
duas (2) para sala de laboratório de informática.

5- Metodologia
aula expositiva
debates
vídeos e retroprojetor para ilustrar o conteúdo trabalhado

6- Avaliação
A avaliação será feita de forma participativa e continua

Unknown disse...

Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza –
Ensino Fundamental e Médio.
Professora: Francisca Maria da Silva Dantas


Assunto: Construção do tangran.

Público ao alvo:Alunos do 1º do ensino médio.
Objetivos:
Construir todas as possibilidades de tangran a partir dos poligonos conhecidos.

Desenvolver a capacidade no aluno de explorar as formas geométricas planas.
Reconher as posições relativas a cada peça do tangran.
Metodologia:
-Aula de campo.
-Aula no laboratório de informática.
-Aula na sala de aula
Avaliação:
Observação direta na participação quantitativa e qualitativa do educando visando os objetivos propostos.