sexta-feira, 8 de agosto de 2008

3º Encontro Vivencial – Turma 3 – Reflexão do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes

- Leitura do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes, versão para o curso Como Usar Objetos de Aprendizagem, fazendo reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.
  • Leia, reflita e socialize suas idéias, publicando o seu comentário.

- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.

  • Enviar o plano pelo e-mail do grupo.

24 comentários:

Sônia Maria Pereira disse...

Olá pessoal!!!
Que tal comentar o texto? Quem se habilita? Eh,eh,eh... mãos à obra!
Abraço,
Sônia

Unknown disse...

III – Atividade

Analisando o texto “desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional”, percebe-se que se tem uma grande preocupação em equipar as escolas com TV, radio computadores, etc, no entanto não se é dado à devida importância ao uso adequado aos recursos de multimídia.
Assim, multimídia no seu sentido mais amplo esta entre os meios mais eficazes e efetivos recursos de aprendizagem. Logo que, a multimídia facilita a aprendizagem nas diferentes localidades e escolas, oferece a oportunidade para os alunos em diferentes níveis i ritmos, promovem repetição e reforço, no desenvolvimento de aprendizagem e habilidades e reforça a aprendizagem na ausência de um docente experiente e treinado em determinada disciplina e assunto atual. Logo, que a aprendizagem não é algo acabado, mas sim dinâmico e construído a cada momento.
Contudo, para construir conhecimento é necessária a evolução inédita de perspectivas para além do desenvolvimento de habilidade e memorização abstrata de fatos. Uma vez que nosso objetivo incluiu fortalecimento da capacidade de análise, síntese, comunicação e a criação de relações nas maneiras como representamos o nosso mundo.
A aprendizagem através do uso da multimídia é condicionada por vários contextos, como o cognitivo e suas conseqüências sobre a aprendizagem e as mudanças nos ambientes escolares, da infra estrutura ao desenvolvimento de professores.
Em relação ao contexto cognitivo vê-se que o aparecimento da tecnologia na educação coincide com a influencia das ciências cognitivas e estudo do cérebro como fatores de transformações dos processos de ensino e aprendizagens. Com o avanço da globalização essa força tem evoluído.
Dessa forma, fundamentos construídos muito cedo, memória estrutura do conhecimento; raciocínio e análise de resolução de problemas; processo metacognitivos, e auto-reguladores; experiência cultural e participação em comunidade são as cinco concepções sobre aprendizagem do comitê para o desenvolvimento das ciências da aprendizagem do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos.
Numa sociedade globalizada do conhecimento surgem novas rubricas pedagógicas, nas quais, inclui a aprendizagem cooperativa, colaborativa, aprendizagem ativa, baseada em projetos em problemas, aprendizagem situacional, e o aprender fazendo. Abordagem essas que visão a construção de habilidades de ordem cognitiva através da construção do seu próprio aprendizado. Dessa forma, percebe-se que é urgente a reinventação nos processos avaliativos de aprendizagem.
Em se tratado do contexto de ensino, percebe-se que é de extrema importância conhecer o aluno e o meu que ele este inserido e numa perspectiva dos quatro focos para o planejamento com os recursos de multimídias que são: centrando no aluno / aprendiz; centrado no conhecimento; centrado em avaliação e centrado na comunidade.
Sintetizando os recursos multimídia tem uma importância muito grande na qualidade e melhoria da educação oferecida, uma vês que com o uso adequado dos referidos recursos, os objetivos educacionais propostos podem ser atingidos com mais prazer e facilidade.

Francisca Reinaldo de Pontes
E.E.Professora Maria Arioene de Souza

Unknown disse...

Módulo: Hidrostática
Atividade: Submarino
1- Introdução
Simularemos a utilização de um submarino com o objetivo de o aluno compreender os príncipios de Arquimedes e de Pascal que desemprenham importante função no cotidiano das pessoas
2- Objetivos
* Analisar a densidade de cada corpo;
* Sintetisar o príncipio de Arquimedes;
* Compreender a experiência de Toricelli;
* Distinguir peso real e peso aparente;
* Operar quantitativamente os dados obtidos.
3- Pré-requisitos:
É importante que os alunos tenham os seguintes conhecimentos:
*Pressão absoluta e pressão efetiva;
*Densidade de substâncias.
4- Tempo previsto para a atividade:
4 horas/aula (3 aulas na classe e uma aula no laboratório de informática).
5- Na sala de aula:
Sugerir aos alunos que façam uma experiência simples:
Mergulhar vários objetos na água. Em seguida, os alunos comentarão sobre quais produtos afundaram ou não.
6- Na sala de informática:
Será utilizado o computador para simular a flutuação ou o afundamento de um corpo. Alguns passos deverão ser observados:
* Clicar com o mouse na alça de rolagem;
* Escolher a densidade adequeada para que o submarino afunde;
* Automaticamente a pressão e a aceleração serão modificados.
7- Durante a atividade:
Durante a simulação, o professor auxiliará o aluno apenas no momento em que for solicitado, uma vez que a realização da atividade é de inteira responsabilidade do aluno, através de sua interação com o computador.
8- Avaliação:
O aluno deverá fazer um relatório explicando todas as etapas seguidas na realização da tarefa.
No relatório serão avaliados:
A lógica de raciocinio, a capacidade de argumentação, a compreensão dos conceitos, a descrição do método utilizado e os resultados obtidos.
9- Atividades complementares:
os alunos realizarão a atividade em grupo e com divisão de tarefas. Um grupo fica encarregado de conseguir os materiais, outros pela realização da experiência.
Questões relacionadas ao conteúdo ministrado:
1) Objeto com o mesmo diâmetro afunda? por quê?
2) Qual a realização da experiência de Toricelli com o bombeamento da água de poços nos dias atuais?
3) O que diz o princípio de Arquimedes?

Unknown disse...

Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, tornam-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionadas ao ensino e Aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentada, o que privilegia a memorização de definições e fatos, bem como as soluções padronizadas, não atende às exigências deste novo paradigma.
O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com rapidez e abrangência de informações e com dinamismo do conhecimento. Evidencia-se uma nova organização de tempo e espaço e uma grande diversidade de situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas cotidianas, demandando o desenvolvimento de estratégias criativas e de novas aprendizagens.
Nessa perspectiva a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lhe dar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões por meio da produção de idéias e de ações críticas e colaborativas.
O desenvolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Para isso, a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação de sala de aula de igual maneira propiciar a observação e interpretação dos aspectos da natureza, sociais e humanas, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano. Essa forma de aprender contextualizada é que o aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal, social e cultural, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento (PCN-Ensino Médio, 1999).
Embora a tecnologia seja o elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos das implicações do seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Essa compreensão é que permite ao professor integrá-la á prática pedagógica.
A multimídia possibilita a modificação de dinâmica do professor e, com isso quebra a tradicional “daquele que sabe”, criando condições para que o professor e o aluno realmente aprendam juntos e se transformem simultaneamente. Nesse contexto, o professor cria condições do aluno e expressar e construir seu pensamento, passando a ser um mediador ou um facilitador da aprendizagem.
O professor, como facilitador da aprendizagem, propicia ao aluno uma independência não só do aspecto moral como intelectual, que muito contribuirá para construção da autonomia do saber. Para Piaget, a conquista do saber por esforço próprio, tornará a aprendizagem mais significativa. A reflexão- ação e ação-reflexão devem prevalecer sobre a memorização. O aluno deve fazer por se mesmo funcionar sua razão, constituindo livremente suas próprias noções.
Nessa perspectiva a multimídia redimensiona o papel do professor à medida que ele reduz a sua posição em sala de aula, restabelecendo uma nova relação, mediadora, entre professor e aluno, quebrando a dinâmica tradicional da metodologia de ensino. Em contra partida a multimídia amplia a atuação do aluno, visto que, em ação direta com o objetivo, ele será capaz de efetuarem sobre ele, que Piaget denominou de experiência lógico-matemático.
Fazendo uma reflexão sobre o que os recursos deveriam proporcionar aos alunos, afirma Papert (1994-149): “eles deveriam servir às [...] como instrumento com os quais trabalhar e pensar, como meios para realizar projetos, como fontes de conceitos para pensar i déias”.
A multimídia com os seus múltiplos recursos estimam muito a curiosidade do aluno instiga o espírito investigativo faz com que o aluno busque resposta, crie, erre e aprenda com seus erros, interaja com o conhecimento, ativando novas estruturas lógicas necessárias ao seu desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido ela também oportuniza o aluno a descobrir seus talentos. A escola deve ser um espaço para incentivar essas descobertas, não só para alunos talentosos, como também para alunos com alguma deficiência.
O papel do professor nesse contexto é fazer a mediação entre o aluno e aprendizagem, encorajando-o a buscar seu próprio conhecimento e autonomia intelectual. O professor deixa de ser um mero transmissor de informação e assumi o papel de facilitador do conhecimento. Nesse papel, tendo o computador como ferramenta auxiliar, é fundamental que os computadores estejam equipados de acordo com as necessidades dos professores e alunos. A multimídia deve ser utilizada como recurso auxiliar dos conteúdos.

Unknown disse...

Análise do texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de NUNES, César.

Considerando-se a utilização da tecnologia como uma realidade inquestionável na vida das pessoas, é possível mobilizar os interesses, desejos o expectativas de ampliar as discussões e reflexões, na transformação de ensino e aprendizagem.
Os recursos multimídias têm um potencial enorme para melhorar a educação. Com novas modalidades e instrumentos para o desenvolvimento e distribuição tem vindado radicalmente o auxílio que esses recursos podem dá aos estudantes um amplo conhecimento científico.
Os contextos cognitivos, institucional e tecnológico, podem ser balanceados de forma a atingir objetivos estratégicos dentro dos sistemas educacionais. As ciências cognitivas em particular podem da forma a inovação no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, recursos multimídias e práticos de ensino-aprendizagem.
Como sendo fatores externos aos processos de desenvolvimento e mesmo fora do sistema educacional afetam a criação de recursos efetivos.
Vygotsky (1993), sinaliza para a mudança enfatizando a necessidade de uma revisão dos currículos e métodos de ensino substituindo a abordagem quantitativa por uma abordagem qualitativa baseado em novos princípios educacionais.
A multimídia potencializa a reflexão e a construção de argumentos, socialização dos conhecimentos permitindo uma melhor fundamentação no desenvolvimento cognitivo do aluno. Essas ferramentas são vitais para a realização das propostas que a tecnologia mantém para o ensino-aprendizagem, cada vez mais personalizado e para integração de pensamentos de ordens mais elevadas em todos os aspectos da instrução educacional.

Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza. Campo Redondo/RN.
Professora: Francisca Maria da Silva.


PLANEJAMENTO


Autoria
Instituição: E.E.Maria Arioene de Souza Autor(es): Francisca Maria da Silva Dantas email: titadeneno@gmail.com
Área de Conhecimento: Matemática Nível: Ensino Médio Ano: 1º
Título da atividade: Função do Primeiro Grau

Tipo de atividade:
Exposição e resolução de problemas;

Objetivos de aprendizagem:
- Analisar e representar gráficos;
- Propor questões e problemas a partir de situações que envolvam análise de gráficos, tabelas e fórmulas;

Conceitos: (conceitos trabalhados na atividade).
Gráficos e tabelas;
Pré-requisitos:
Faturas de água, luz; enfim, situações do cotidiano.
Tecnologia utilizada: Será utilizado recurso tecnológico, mais especificamente o computador, como um meio de recurso auxiliador, inovador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem.


Contexto: A atividade deverá ser desenvolvida em um laboratório de informática e em sala de aula.


Tempo previsto: 3 horas.

Método: Aula mediada por aulas virtuais (computadores) e aulas expositivas;
Aluno: No laboratório de informática o aluno terá conhecimento de problemas que envolvem tabelas e gráficos, o que favorece o exercício da criatividade. O estudo das faturas de água e luz nas aulas expositivas possibilitará o desenvolvimento da criatividade, bem como a avaliação dos resultados alcançados.

Professor: Organiza os alunos em grupo de quatro e pode sugerir que eles anotem o que aprenderam durante as aulas virtuais e só interfere por solicitação dos grupos. Na aula posterior, cada grupo fará a apresentação das suas anotações através de seminários, nos quais deverão ser utilizados gráficos e tabelas referentes a faturas de água e luz, de forma que avalie os resultados obtidos.

Avaliação: Será observado a participação dos alunos nas atividades através de aulas virtuais e seminários, visando alcançar os objetivos propostos.

Unknown disse...

Atividade
Analisando o texto:

O Desenvolvimento de Materiais de Multimídia e seu Uso no Contexto Educacional.

O desenvolvimento de materiais de multimídia veio a adicionar aos alunos, professores e educadores, dinamismo no processo educacional. Os recursos educacionais multimídia não estão restrito a segmentos determinados, mas, busca envolver diferentes níveis, seja de escola, indivíduos, etc.
César Nunes para o planejamento sugere quaro focos essenciais de desenvolvimento de material educacional multimídia: centrado no aluno/aprendiz; centrado no conhecimento, centrado na avaliação e centrado na comunidade. Porém, não tem limites definidos entre esses focos, havendo uma interação acentuada na sua construção. Portanto, educadores, professores, pedagogos, precisam adequar essa tecnologia como suporte de ensino, pois, jamais será dispensado a presença de um professor para direcionar o processo educacional.
Considerando o avanço tecnológico uma realidade no cotidiano de todos nós, torna-se impossível não haver uma reflexão que direcione a multimídia como recursos que auxilie no processo educacional.

PANEJAMNENTO

Escola: E.E. Amaro Cavalcanti
Disciplina: Física
Série: 1º
Professor: Ademir Gomes Fernandes
Nome do Objeto de Aprendizagem: Origem dos Movimentos: Roleta dos movimentos

I – Introdução.

A atividade proposta permite ao aluno analisar coisa ou fenômenos que estão relacionados aos movimentos interagindo seus conhecimentos com os conceitos físicos.

II – Objetivos.

• Reconhecer os vários tipos de movimentos.
• Identificar através do objeto de aprendizagem os diferentes fenômenos ou coisas que se movimenta.
• Identificar, classificar e organizar os diferentes tipos de movimentos de acordo com suas características.
• Comparar os movimentos e classificar em “movimento de translação” e “ movimento de rotação”.

III - Pré- Requisitos.

• Definir movimento e repouso.
• Saber diferenciar movimento de rotação e movimento de translação.

IV – Tempo Previsto para a Atividade.

2h/aula

V - Metodologia

• Na sala de aula ministrar aula expositiva do conteúdo apresentado.
• Na sala de informática direcionamento da atividade proposta.

VI – Avaliação

• Será observado o empenho e participação nas atividades em questão.

Unknown disse...

Segundo o texto de Cesar Nunes ele orienta em nossas atividades trabalhar envolvendo o contexto para o desenvolvimento de multimídia, cognitivo e o de ensino.
Ao observar vejo uma ligação um com o outro e a multimídia vem mostrando em cada contexto como envolvê-la, oferencendo alternativas para nossos trabalhos, como utilizar em cada situação,onde nós prcisamos procurar como oferecer cada contexto aos alunos por meio da multimídia. onde o contexto de ensino mostra quatro focos centrados no desenvolvimento da aprendizagem de nossa clientela.
Agora preciso procurar vivenciar com atividades diversificadas envolvendo esses focos e com isto observar o aprendizado de nossos alunos,pois os mesmos apresentam curiosidade em utilizar a tecnologia.

Escola Estadual Profª Maria Lídia da Silva - Ensino Fundamental e Médio
Disciplina:Matemática
Série: 1º ano do Ensino Médio
Professor: Josirene Viana de Oliveira

Objeto de aprendizagem: Decifrando mapas tabelas e gráficos

INTRODUÇÃO
Ao escolher o objeto de aprendizagem vou trabalhar tabelas e gráficos, para que o aluno aprenda coletar dados, montar tabelas e gráficos a partir de situiações reais,percebendo que o estudo de função está ligado á situação do cotidiano.

OBJETIVOS
- Desenvolver no aluno a cpmpreensão para:
- Identificar a lei de formação de uma função.
- Construir tabelas;
- Construir gráficos a partir de uma tabela;
- Interpretar gráficos.

PRÉ-REQUESITOS
- Identificar pares ordenados.
- Procurar interpretar informações
- Interpretar gráficos;
- Utilizar os recursos tecnológicos na busca de informações

Tempo previsto: 04 horas

METODOLOGIA

Na sala de aula

Discussão entre professores e alunos sobre o objeto em estudo, respeitando opiniões diversas, trabalhar o aluno a pensar, criar e descobrir a lei de formação de uma função.

Na sala de informática

Criar tabelas e construir gráficos.

AVALIAÇÃO

Avaliar as ações desenvolvidas na sala de aula e no laboratório através da observação, interesse, participação e desempenho do aluno durante as atividades realizadas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http:\\rived.proinf.mec.gov.br
Matemática;1º ano Dante.ED. Ática
Matemática:COMPLETA 1º ano José Ruy Giovanni e José Roberto Bonjorno ED. FTD

Unknown disse...

Escola:E.Profª Maria Lidia da Silva
Disciplina:Biologia
Série:2º ano
Professora:Antonia Neves

objeto de aprendizagem:As bactérias no ambiente.

1.Introdução:Sabe-se que os microrganismos existem a muitos anos,mesmo assim o homem passou a ter conhecimento da sua existência e a classificá-los,com a descoberta do microscópio.Hoje a tecnologia nos permite ir em busca de locais onde esses seres estão presentes.A informática nos permite encontrá-los através de pesquisas.Dentre esses microrganismos estão as bactérias,as quais estamos lançando um trabalho para com as mesmas,para ter um conhecimento mais profundo de sua existência.

2.Objetivos:
.Indentificar diferentes microrganismos(bactérias)que nos rodeiam.
.Perceber vantagens e desvantagens que algunas bactérias podem trazer para o ser humano.
.Relacionar doenças causadas por bactérias e que atacam o ser humano.
.Fazer uso de laboratório como fonte de pesquisa para os elementos desejados pelo objeto de estudo.

3.Pré-requesitos:
Aula pesquisa através da informática possibilitando ao aluno adquirir elementos para elaboração de um quadro comparativo da existência de bactérias em diferentes lugares.Esse quadro será um produto desse trabalho e servirá de subsídios para escola.

4.Tempo previsto:
-6 horas aula
-3 horas na sala de aula
-3 horas na sala de informática

5.Metodologia:
*Na sala de informática levar o aluno a observar espaço que existe bactérias e discutir na sala de aula.
*Visitas a lugares que ofereça oportunidade de encontrar os microrganismos em estudo.

6.Avaliação:
Espera-se que o aluno cresça continuamente e qualitativamente e crie situações para indentificar microrganismos que prejudicam a vida do ser humano.Adquirir atitudes para melhor saber conviver com os microrganismo em estudo.

SÃO BENTO DO TRAIRI/RN

Unknown disse...

Texto: Desenvolvimento de materiais Multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: Cesar Nunes.
O texto mostra que a multimídia é estruturada como conteúdos diversificados, possibilitando uma interação entre o aprendiz e conteúdo, informação, habilidades, facilitando a aprendizagem em diferentes localidades e escolas, além de oferecer oportunidades para que os alunos trabalhem com diferentes rítmos e níveis para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem.
A eficácia na multimídia está em possibilitar ao aprendiz aproximar-se dos avanços tecnológicos apresentado pelo mundo moderno para melhor entender o conhecimento atual e de ponta.

Unknown disse...

Após a leitura do texto:"Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional." Percebi que estes materiais criados e explorados pela multimídia tem os seguintes objetivos:
- Facilitar a aprendizagem;
- Oferecer oportunidades em diferentes rítmos e níveis;
- Possibilita "repetição e reforço" de forma não cansativa e sem empedir o avanço dos alunos que apresenta um nível de aprendizagem mais elevado, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem.
Portanto, para que haja consolidação da aprendizagem necessário se faz que os professores possam se capacitarem e repensar sua prática pedagógica, garantindo qualidade nas ações desenvolvidas nas aulas e na escola.

Unknown disse...

O estudo do texto: Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional de Cesar Nunes, aponta o quanto os recursos tecnológicos são essenciais para a aprendizagem de nossos alunos . E também destaca o quanto a multimídia com sua versatilidade aproxima o aluno do mundo moderno, possibilitando ao aprendiz construir conhecimento que vão além do desenvolvimento de habilidades e menmorização.
Quando utilizamos recursos multimídia necessário se faz que consideremos o conhecimento prévio do aluno, suas próprias características, expectativas e necessidades. Por compreender que só assim o estudante poderá construir seu próprio conhecimento.
Vale salientar que estes recursos vem cada vez mais favorecer no trabalho dos docentes e discentes enriquecendo as práticas pedagógicas.

Unknown disse...

Análise do Texto Desenvolvimento de materiais multimídia do Autor Cesar Nunes

A espécie humana alcançou hoje uma fase evolutiva inédita na qual os aspectos cognitivo e relacional da convivialidade humana se metamorfoseiam com rapidez nunca antes experimentada. Isso se deve em parte à função mediadores quase onipresente, dessas novas tecnologias. Junto as oportunidades enormes de incremento da sociabilidade humana, surgem também novos riscos de discriminação e desumanização.
Entretanto, possibilitam, a busca de saberes, os quais podem ser pertinentes às suas aulas,através da transposição didática do material disponível na rede, tornando-se mais uma fonte para a produção de material didático, possibilitando interfaces entre educação e tecnologia. Através do diálogo, procuramos nos perceber como sujeitos capazes de se incorporar no processo de mudanças e transformações no mundo e com o mundo. Daí podemos pensar na formação de uma cultura colaborativa, integrada e disposta a discutir e entender o significado e as mudanças que as tecnologias estão trazendo para o contexto escolar. Mudanças como a opção por software, livre ou proprietário e as implicações educacionais decorrentes desta escolha.
A Educação com respaldo da ciência e tecnologia, tem um lugar de destaque nas transformações da sociedade e na formação do sujeito que atua nessa sociedade. A adesão a essas tecnologias não deve acontecer de forma incondicional como se fosse solucionar todos os problemas da educação. Precisamos expor as potencialidades desses recursos nas situações de ensino-aprendizagem.
Maria José Custódio Freire
E. E. Prefeito João Ataíde de Melo
TANGARÁ-RN

PLANO DE AULA
Introdução
As novas tecnologias prometem uma mudança qualitativa na forma que pode ocorrer a aprendizagem. A educação não é mais unidirecional, a informação circula agora de forma bidirecional, colaborativa e interdisciplinar e as novas técnicas quebram barreiras e a tornam mais econômica.
A trigonometria – estudo dos ângulos – surgiu desde os antigos babilônios, até pouco antes de descartes, como instrumento puramente prático de agrimensura, astronomia e navegação. Os perscrutadores de estrelas e marinheiros, sondando os céus ou varrendo os mares, freqüentemente necessitavam calcular distâncias que não podiam ser medidos com régua ou trena. A trigonometria tornava isso possível pela simples aplicação de certas regras básicas sobre as relações entre os lados e os ângulos de qualquer triângulo, grande ou pequeno. Essas relações foram primeiramente estabelecidas pelos gregos, a fim de analisar os arcos de círculo. O primeiro pensador que sabemos ter aplicado tais relações foi o astrônomo Hiparco, por volta de 140 a.c., para determinar distâncias entre linha reta através da abóboda celeste. Hoje em dia, as três relações mais usadas dizem respeito ao triângulo e são chamados seno, cosseno e tangente.
As relações representadas pelo seno, cosseno e tangente de um ângulo tem valor numérico variável conforme a abertura do ângulo. Os gregos calculavam alguns desses valores, dispondo-os em tábuas trigonométricos que os matemáticos posteriores melhoraram e ampliaram. Essas tábuas permaneceram muito tempo como mera forma de matemática aplicada.
Objetivos
• Visualizar o entendimento dos senos dos ângulos maiores que 360° e dos ângulos negativos.
• Construir e ampliar o conceito das noções de seno para ângulos maiores como para os senos dos ângulos negativos.
• Interpretar e fazer uso de modelos para a resolução de problemas trigonométricos.
Pré-requisitos
Estudo das relações entre as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo retângulo.
Tempo previsto
4 hora / aula
Na Sala de Aula
Será desenvolvido a partir do conhecimento prévio do conhecimento prévio do aluno para chegar a sistematização do conhecimento sobre os ângulos no triângulo retângulo e as medidas de todos os lados. Daí determinar o seno, cosseno e tangente.
No Laboratório de Informática
1. Preparação
• Separar os alunos em duplas para facilitar o uso do computador;
• Os exercícios são preparados para o aluno preferencialmente em dupla, utilizando conhecimentos adquiridos nas atividades de ensino e aprendizagem caracterizando-se pela repetição e transformação.
• Repetição porque o conteúdo que esta sendo aprendido se conserva em todas as atividades de aplicação.
• Transformação porque a forma de apresentá-lo muda de uma atividade para outra, distinguindo assim as atividades de aplicação dos tradicionais exercícios de fixação.
2. Durante a atividade
• As telas do programa são auto-explicativas e, por isso, não há necessidade de preparar os alunos para a navegação pelo sistema.
- Um farol localizado a 36 m acima do nível do mar é avistado por um barco a uma distância x da base do farol, a partir de um ângulo :
a) Admitindo-se que sen() = 3/5, calcule a distância x.
b) Assumindo-se que o barco se aproximou do farol e que uma nova observação foi realizada, na qual o ângulo  passou exatamente para 2, calcule a nova distância x' a que o barco se encontrará da base do farol.


3. Avaliação
A avaliação será sempre diagnostica e processual, levando os envolvidos no processo ensino aprendizagem ao movimento constante de ação – reflexão e ação, a fim de propor intervenções durante o processo, apreciando as reais possibilidades do aluno de enfrentar as exigências dos estudos subseqüentes e organizando informações que possam auxiliar no replanejamento do trabalho e sucesso de aprendizagem e, por conseguinte, na recuperação do aluno com ritmos diferentes de aprendizagem.
Maria José Custódio Freire
E. E. Prefeito João Ataíde de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

Os recursos multimídia apresentam-se como importantes instrumentos de facilitação da aprendizagem, tornando o ensino menos estático e passivo, como ocorre em nossas escolas. Superar esta realidade do ensino tem sido uma necessidade evidente, visto a ineficiência das práticas tradicionais que já não respondem as necessidades impostas pela sociedade atual, marcada pelo dinamismo nas situações de produção e comunicação. A utilização destes recursos ainda é restrita, limitada por fatores como os altos custos de produção, tendo em vista que a construção de materiais instrucionais requerem além das habilidades artísticas, conhecimentos pertinentes aos propósitos educacionais.
Acredito que a promoção de um ensino eficaz não depende apenas dos recursos multimídias, mas principalmente da adequação das práticas pedagógicas que devem estar coerentes com o contexto atual, onde a criatividade e a capacidade de análise, síntese, coleta e processamento de dados e resolução de problemas são entre outras habilidades indispensáveis a formação integral do aluno.

Unknown disse...

Segundo o texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional,de César Nunes, materiais multimídia estabelecem o potencial para uma interação criativa entre aprendizes e conteúdos, podendo ser utilizados para facilitar a aprendizagem e para oferecer oportunidades para que estudantes trabalhem em diferentes ritmos, desenvolvendo habilidades, dentre outros aspectos. Contudo, para se criar recursos que possibilitem a construção de conhecimento é preciso expandir nossas perspectivas para além do desenvolvimento de habilidades e memorização de fatos no abstrato, uma vez em que o uso de multimídias é condicionado por contextos dinâmicos, incluindo nosso entendimento sobre fatores cognitivos e aprendizagem e mudanças de infraestrutura e de recursos ao desenvolvimento de pessoas.
Dessa forma, para o efetivo uso de multimídia na educação é necessario considerar novos formatos de avaliação, baseados, por exemplo, em projetos e em situações que levem em consideração ferramentas multimídias.
Em relação ao contexto de ensino para a implatação de multimídias no sistema educacional, necessita-se considerar os objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz, da escola e da região, já que cada um destes tem as suas próprias necessidades. Para isso, se faz necessário um planejamento centrado no aluno, na promoção efetiva do conhecimento, na capacidade de auto-avaliação e metacognição e na realidade da comunidade na qual a escola se encontra inserida.
Por fim, acredito que a efetiva implementação de materiais multimídia só será possível quando escola, professores e alunos estiverem realmente preparados para o correto uso desses recursos.

educacao disse...

ATIVIDADE III
INTRODUÇÃO

A biologia tem como objeto de estudo o fenômeno da vida em toda sua diversidade de manifestação. A disciplina enquanto ciências se preocupa com os diversos aspectos da vida do planeta e com a visão do homem sobre si próprio e o seu papel no mundo. Assim, pretendemos que o ensino da mesma se volte ao desenvolvimento de competência que permitem ao aluno lidar as informações, compreende-las que os microorganismos são seres pequenos e só podem ser visto com o auxilio de microscópio. Para se ter uma pequena idéia da sua ampla distribuição e do seu minúsculo tamanho, em um grão de terra fértil pode haver mais de dois milhões de bactéria e outros tantos de protozoários. Por exemplo uma pessoa, ao se olhar no espelho, não enxerga, mas numa pequena porção do seu rosto há aproximadamente cem trilhões de microorganismos, que estão espalhados na pele, cabelo e dentes, etc.
Objetivo
• Estimular no aluno a capacidade de fazer observações, experiências, comparação e chegar as conclusões necessária para o aprimoramento do espirilo lógicos;
• Compreender o mundo dos microorganismo, suas características e a importância desses organismos na manutenção dos ecossistemas e a utilização dos mesmo pelo homem.
Pré-requisito
• Saber o que é um vírus
• Identificar, em textos e representações figurativa de vírus, bactérias, fungos e protistas.
• Interpretar situações naturais ou experimentais de apodrecimento de composição do aumento, reconhecendo a ação de outros organismo nesse processo.
Tempo previsto para aula:
4 horas / aula
3 horas na sala de aula
1 laboratório
Na sala de aula:
• Aula teórica
• Atividade escrita
• Seminais
• Podem construídas, na forma de hipertexto, varias chaves de classificação para que os alunos possam identificar organismo conforme as características morfológicas dos mesmos. Podem ser em forma de jogo, computando erros e acertos a cada caminho seguido pelo aluno dentro da chave.
Sala de informática:
• O aluno deverá inicialmente:
- escolher um paisagem
- clicar sobre a mesma
- clicar sobre o organismo
- ver a ficha de identificação do organismo
- escolher o melhor instrumento para observar esse organismo
- se a resposta for certa ganha uma figurinha no álbum
- o outro aluno procederá da mesma forma
- o aluno que percorrer todo os ambientes e obtiver mais ponto no placar vence o jogo.
Durante atividade
• Levantamento sobre as idéias que os outros tem sobre os microorganismo
• As relações desses organismos em seus ambientes
• As relações com o homem
• Exposição de algumas característica desses organismo em fato.
• Desenhos livre
Avaliação
• A avaliação é um processo contínuo, que ocorre ao longo de todo o conteúdo trabalhado, os critérios que você determinam para a avaliação relacionamento diretamente aos objetivos estabelecidos em seu planejamento.
• Avaliar pressupõe expectativa de resultado, sendo desejável que o aluno apresente progressos, na elaboração de textos cada vez mais integrados e conseguindo transferir os conhecimentos da Biologia para outras situações, inclusive de vida diária.
Atividades complementares
• Experimentos
• Pesquisas em biblioteca
• Livro didático
• Internet
• Vidro
• Observação experimente

Maria da Conceição J. Bezerra Lima
E. E. Pref. João Ataide de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL PROF MARIA LÍDIA
DA SILVA, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. SÃO BENTO DO TRAIRI-RN

SÉRIE 2º ANO
TURNO VESPERTINO
PROFESSOR; ROSENILDO MOREIRA DA SILVA
PLANO DE AULA
DISCIPLINA; MATEMATICA
OBJETO DE APRENDIZAGEM TRIGRONOMENTRIA NO TRIANGULA E NA CIRCUNFERENCIA.
(VIAGEM EM ALTO MAR)


I- INTRODUÇÃO

O aluno deverá explorar uma trajetória viajando em alto mar, no transcorrer da qual serão mostrado diversos obstáculo o comandante do navio tomar dicisões para as quais necessitam empregar seus conhecimentos cosernente a trigonométria no triângulo retâmgulo, percorrendo as suas faces para que se cheguem a trigonometria da circunferencia dentro do que foi aprendido do estudo sistematico de triângulo,a fim de que a viagem transcorra e cheguem ao destino previsto em paz.

II- OBJETIVOS
. Relaionar medidas de arcos de circunferências e ângulos centrais;
. Localizar arcos trigonométricos dados por sua expressão geral;
. Obter as determinações de um arco trigonométrico num dado intervalo;
. Definir seno e cosseno no ciculo trigonométrico;
. Analizar e resolver problemas que envolvam os conceitos trigonométroco.

III- TEMPO PREVISTO

09 horas/aula
03 h/a no campo;
03 h/a na sala de aula
03 h/a na sala de informática

IV- METODOLOGIA

4.l- NO CAMPO
A atividade de pesquesa de campo, conciste, o mediador deverá propor aos alunos que façam uma pesquisa para obter informações sobre o estudo de triángulos, uma estimativa sobre o raio da terra, fazendo um pparalelo da história da matemática e as descobertas, para com isso se chegar como evoluiu os estudos sistematiz
ados de trigonométria.

4.2- NA SALA DE AULA

Após a aula no campo o professor já de posse das informações dos alunos de como se sairam nas pesquesas e nos resultados, organiza a turma em grupo de quatro e distribui para cada grupo uma cópia do mapeamento, onde consta a posição do barco no inicio e no final da tempestade em seguida pede para cada grupo responder as seguintes questões
. Qual a distância que o barco se encontra da rota original?
. Desenhe no mapa da viagem a nova rota do barco para chegar seu destino final?
. Qual a distância que o barco se encontra do seu destino final?
.Qual o acrecimo dedistância provocada pelodesvio da rota do navia?
. Em seguida o professor deverá fornecer aos alunos elogios e oservar cada trabalho produzido antes de passsar para a próxima atividade.

4.3- NA SALA DO COMPUTADOR

O professor apresenta o módulo a ser trabalhada, inicialmente mostrando através de um mapa, mostrando o roteiro de uma viagem maritima feita por um navio, onde veio contar o traçado do roteiro da referida viagem, as distâncias a serem percorridas, a rota, o porto de origem, e o porto de chegada, ocorrencias de acidentes na viagem, os ventos as mudanças de temperaturas. Fazendo ligação com o que foi visto em sala de aula e na pesquisa de campo.

V- AVALIAÇÃO

No final dessa aula os alunos devem ser capazes de:
. Conceituar teorema de pitágoras,ânculos, triângulos e teorema de tales;
. Observar semelhança de triângulos e teorema de tales:
. Reconhecer circumferência, ângulo central, arco, cordas, tangente e secante, medida de comprimanto, medida de um raio.
. Verificar as areas de regiões circulares.
. Identificar o interesse e a participação de cada aluno de forma prazerosa.

VI- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

. Matemática, volume 2 - dante -ED.Ática.
. http://rived.proinfo.mec.gov.br
. Matemática - volume único. Dante - Ed. Ática.

Unknown disse...

EM ANALIZAR O TEXTO:

O DESENVOLVIMENTO DA MATERIA MULTIMIDIA SEU USO NO CAMPO EDUCACIONAL.

AO LER E REFLETIR SOBRE ESSE TEXTO, DEIXOU BASTANTE CLARO QUE A MATERA RELACIONADA A MULTIMIDIA VEIO TRAZER UMA GRANDE ESTIMULO, COMO TAMBÉM A TODOS OS PROFESSORES ALUNOS E EQUIPE DE APOIO EDUCACIONAL, COM UM IMPORTANTE SUPORTE PARA UM MELHOR TRABALHO NÃO SÓ PARA UM MOMENTO MAS SIM PARA AS POSTERIDADES UMA VEZ QUE ESTAMOS VIVENDO EM UM MUNDO GLOBALIZADO, AONDE A INFORMAÇÃO NÃO TEM FRONTEIRAS NEM IMPEDIMENTOS NO QUE SE REFERE À TODA E A QUALQUER COMUNICAÇÃO EM MASSA E NÓS COMO PROFESSORES E COMO ESCOLA NÃO PODEMOS FICAR PARA TRÁZ MAS AVANÇAR COM OS DEMAIS, ADEQUANDO NOSSA PRÁTICA EM SALA DE AULA DE ESTE NOVO FAZER PEDAGOGICO, POR ESTE MOTIVO ESTOU MUITO ENTUSIASMADO E ME PARECE QUE ALGO NOVO SURGIU EM MINHA VIDA COMO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO QUE INICIALMENTE ME DESEQUILIBROU POR UM MOMENTO MAS AGORA ESTOU ME EQUILIBRANDO COM OS REPASSES DESSE NOVO CURSO OFERECIDO PELO RIVED.

Unknown disse...

Introdução

A proposta do ensino de química está fundamentada na busca e abordagem de conceitos fundamentais da química, mostrando a sua interação e sua aplicação a problemas sociais e tecnológicos. O currículo será organizado de modo a possibilitar uma interação entre o discurso cientifico da química e o discurso cotidiano. Um currículo que visa contemplar o pensamento do aluno e os contextos de significados, além de promover o desenvolvimento do conceito em si, deve ser bem dimensionado em relação a quantidade de conceitos a serem abordados. Nega-se a necessidade de pré-requisitos que deve ser seguida.

2º Objetivos:
Classificar um sistema em ácidos, básico ou neutro, comparando o valor de seu PH com a escala de PH.

3º Pré-Requisito:
Ser capaz de nomear os ácidos e bases conhecer as principais características dos ácidos e bases.

4º Tempo Pré-visto:
Quatro horas / aulas, duas na sala de aula e uma no laboratório de ciências e uma no laboratório de informática.

5º Na Sala de Aula:
Aula teórica, atividades escritas, testes avaliativos, seminário.

6º Informática (sala) simular a queda do ozônio, simular chuva ácida, simular o efeito estufa.

7º Durante a Atividade:
Roteiro do conteúdo. observação.

8º Avaliação:
Avaliação é feita no decorrer, das aulas através de observações, atividades que possa descobrir e registrar relatar procedimentos comuns relevantes e diferentes, contribuem para melhor avaliar o aluno, descobrindo o quanto aprendeu dos conteúdos estudados.

Atividades complementares;
Experimento, pesquisas em biblioteca livros, Internet, vídeo, visitas.



Maria da Cruz da Silva
Tangará 18/08/2008

Unknown disse...

Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso uso no contexto educacional
autor : Cesar Nunes

As tecnologias digitais são um fato inevitável da vida moderna.Os professores precisam usá-lo de uma forma ou de outra e o livro é uma tecnologia ( ou um ) tanto quanto a internet. Não podemos simplesmente abandonar a mídia e a tecnologia na educação e retornar a um tempo mais simples e natural. Os meios digitais, como a internet e os jogos de computador, realmente têm enorme potencial para o ensino, mas será difícil realizar esse potencial se persistirmos em considerá-los apenas como tecnologia, e não como forma de cultura e comunicação. Os materiais multimídias já estão transformando profundamente a educação, oferecendo novas maneiras de motivar aprendizes relutantes e promete incessantes oportunidades de criatividade e inovação. O aparecimento da tecnologia como fator de mudanças coincide com as constantes trocas de influência das ciências cognitivas e estudo com fatores de transformação do processo ensino aprendizagem, cria-se um melhor ambiente com o professor e aluno sendo o sujeito participante de todas as etapas do processo, desde sua concepção até a reflexão final sobre as vivências desencadeada, os resultados obtidos e a avaliação de aprendizagen.

Unknown disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
Atualmente os recursos desenvolvidos pela multimídia são muito importantes, pois auxiliam a aprendizagem.O recurso multimídia é um significativo facilitador da aprendizagem.
È importante que esse material produzido seja utilizado concomitantemente com o material que foi produzido para a avaliação. Esses recursos educacionais devem estar de acordo com o nível de aprendizagem do aluno e com a região em que o mesmo se encontra.
Uma das características do conteúdo multimídia é a flexibilidade, por isso precisamos nos esforçar para manter os conteúdos atualizados.
São vários os recursos multimídias, porém a realidade da escola é outra, nem sempre é possível fazer uso dessa tecnologia tão avançada de que tanto se fala. No entanto, podemos lutar para que esses recursos cheguem à escola e auxiliem a aprendizagem do aluno.

Unknown disse...

oi, sou professor de física, estou chegando agora, mas, já percebí que o esse curso será de suma importância para minha prática no dia-a-dia, e espero contar com troca de informações dos demais participantes.
Ademir

Unknown disse...

Analisando o texto


Sabe-se que para alguns educadores, o termo multimídia tem adquirido um espaço muito mais definido, que pode sinalizar altos custos, uma grande gama de informações visuais e auditivas. Hoje é conhecido como um meio de aprendizagem; com conteúdos estruturados. Mesmo assim, multimídia está entre os mais efetivos e igualitários recursos baseados em computador disponíveis. Estabelecendo o potencial para uma interação criativa entre aprendizes e conteúdos. A multimídia vem sendo implantada nas escolas para: facilitar a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas de diferentes níveis. É de suma importância esclarecer que o professor hoje jamais poderia ser de pouca importância uma vez que é ele quem auxilia e direciona o aluno a novas descobertas. Cabe a ele e a escola, o papel de incentivar a curiosidade e a função de nova tecnologia.


Tangará, 27/08/08

Maria da Cruz da Silva

educacao disse...

Comentário do Texto:

Para criar recursos que possibilitem ao aprendiz construir conhecimentos, precisamos expandir nossas perspectivas para além do desenvolvimento de habilidades e memorização de fatos ao abstrato. Acredito que a promoção de um ensino eficaz não depende de apenas dos recursos multimídia, mas principalmente na adequação das práticas pedagógicas que devem está correntes com o texto atual, onde a criatividade e a capacidade de análise e síntese, coleta e processamento de dados e resolução são entre outras habilidades indispensáveis a formação integral do aluno.

Maria da Conceição Justino Bezerra de Lima
E. E. Prefeito João Ataíde de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

O texto apresenta um sére de reflexões sobre a importância do ensino através de objetos virtuais e multimídia. Sabemos que o jovem lida hoje com muitas informaçoes simultâneas e o mundo computacional é muito presente em seu cotidiano. É muito difícil para o professor atrair seus alunos com quadro e giz, por mais atraente que sejam os conteúdos trabalhador, pois o estudante vive em um mundo dinâmico. Por isso a informática pode ser um grande aliado na tarefa de ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos mais atraentes e proporcionando oportunidade para que o aluno manipule, teste hipóteses, visualise situações problemas difíceis de construir no mundo real. Resta ao professor ter oportinidade de se capacitar e sbvuscar aperfeiçoar o uso das novas tecnologias na sua sala de aula.