sexta-feira, 22 de agosto de 2008

4º Encontro Vivencial – Turma 4

Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica para a reformulação de seqüência de ensino.
Publique sua Seqüência de ensino reformulada no blog, clicando em comentários.
Envie uma cópia para o email ntejoseaugusto2008@gmail.com

8 comentários:

Unknown disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
Probabilidade: Matemática do acaso
Componentes: Erleilson Herli dos Santos
Jorian Pereira dos Santos
Pedro Galdino Campelo
Abel Inácio da Silva
Francisco de Souza Costa
Grau em que o módulo será utilizado: EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO MÉDIO – 1º ANO

Objetivos

• Reconhecer elementos da probabilidade tais como: experimentos aleatórios, espaço amostral, eventos, eventos independentes, eventos mútuos, união de eventos;
• Aplicar as especificações científicas no meio de vivência do educando;
• Demonstrar o procedimento pelo qual se deve produzir um demonstrativo estatístico;
• Apresentar ao aluno as diversas formas de construção de amostras.



Habilidades a serem alcançadas:

- definir e aplicar Experimento aleatório;
- definir e aplicar Espaço amostral;
- definir e aplicar Evento;
- definir e aplicar Amostra;
- construir Demonstrativos estatísticos.
- aplicar o princípio fundamental da probabilidade. Probabilidade = Evento______
Espaço Amostral
- aplicar o objeto virtual de aprendizagem: “Probabilidade: Matemática ao acaso”;
- auto-refletir (avaliação) sobre a atividade com os alunos.

Conteúdos abordados

Probabilidade
• Experimento aleatório;
• Espaço amostral;
• Evento;
• União de dois eventos;

Estatística
• Medidas de tendência central;
• Medidas de dispersão;
• Análise e elaboração de demonstrativos estatísticos.

Conhecimento Associados

• Porcentagem;
• Razão e proporção;
• Funções e gráficos;
• Conjunto dos números racionais;
• Estudo de tabelas;
• Tipos de variáveis.

Unknown disse...

Seqüencia de Ensino

Unidade curricular: Ecologia

Estudar a Ecologia é procurar compreender as relações existentes entre todos os seres vivos e não vivos no planeta terra. O tema pode ser trabalhado em todas as séries do Ensino Médio, diante das alterações provocadas pelas ações humanas que resultaram no desequilibrios ambientais. Serão ministrados duas aulas para cada conteúdo, duas aulas para seminário e apresentação de audiovisuais e uma aula no laboratório virtual.

Contéudos

Os conteúdos a serem trabalhdados:

. Ecossistemas
. Desequilibrios ambientais
. Matéria e reciclagem
. Desenvolvimento sustentável


Objetivos

Os objetivos deste objeto de estudo deverar levar o aluno a:
. compreender as relações existentes entre os seres bióticos e abióticos nos diferentes ecossistemas;
. reconhecer a importância dos cuidados ambientais e a preservação do meio ambiente e do planeta Terra;
. vivenciar atividades que estimulem desenvolver técnicas de sustentabilidade para o planeta.

Metodologia

Todos os conteúdos listados serão trabalhados e desenvolvidos através de atividades dinâmicas e siginificativas. Serão realizados pesquisas teóricas, apresentação em
seminários e debates, exposição de audiovisuais, exposição de cartazes, aulas de campo e aulas no laborátorio virtual para apreciação do objeto de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será feita apartir da análise do interesse da turma, dos resultados das pesquisas, das discursos e apresentação dos seminários e da interação e aprendizagem nas aulas de campo e no laboratório virtual.

Obs: Esta seqëncia de ensino foi elaborada por Da Guia Melo e Isabel.

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL CAPITAO MOR GALVAO
DISCIPLINA:FÍSICA
PROFESSORA:JOSEANE PEREIRA DE SOUZA SILVA



PLANO DE AULA
Apresentação:A intensão
deste objeto de aprendizagem é introduzir o estudante no mundo dos fenõmenos periódicos de
modo geral e dos sistemas ondulatórios em particular
Unidade curricular:Ondas
Objetivos:Aguçar a curiosidade e instigar a sua intuição de modo a facilitar a construção de conceitos sobre ondas.
Conteúdos abordados:
* Ondas no cotidiano
* Ondas longitudinais
Metodologia:
O estudo será mediado com discursos dirigidas pelo professor colaborador,instigando o alunado para expor suas espectativas
sobre os conteúdos abordados,também serão desenvolvida atividades com eixos significativos,pesquisas teóricas e aulas no
laboratório virtual para apreciação do objeto de aprendizagem "Uma viagem conceitual"
Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua levando em consideração a participação e envolvimento do aluno durante as atividades propostas.

Ana Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Maria disse...

SEQUÊNCIA DE ENSINO
GENÉTICA (BIOLOGIA)
OBJETO DE APRENDIZAGEM: VENDO O MUNDO COM OUTROS OLHOS
APRESENTAÇÃO: Esta sequência de ensino visa atender alunos da 3ª série,que após estudarem as Leis de Gregor Mendel,foram analisados os processos de transmissão de genes ao longo das gerações, através do processo meiótico; subtende-se que o educando já fundamentado em vários mecanismos genéticos, seja capaz de entender que genes são entidades localizadas em cromossomos homólogos, que se distribuem aleatoriamente, de modo que aconteça a diferencição genética entre as espécies; também é necessário que perceba que cromossomos não têm implicação com o sexo, que somente os alossomos transmitem herança ligada ao sexo, como o daltonismo.
ESCOLHAS GERAIS:.
.Leitura de texto para a compreensão da diferença entre autossomos e alossomos; do fato da mulher ser homozigota ou heterozigota e o homem ser sempre hemizigoto.
. Simulação da ocorrência da recombinação gênica na meiose.
. Atividades de cruzamentos para descobrir como as síndromes de Lorenzo (análise do roteiro feita pelo o educando)
. Testes decores para os alunos. ( descobrindo se soudaltônico)
OBJETIVOS
. Compreender que os cromossomos são transmitidos de uma geração a outra através dos gametas.
. Aplicar os conhecientos relativos à herança de genes localizados em cromossomos sexuais e a probalidade na resolução de problemas envolvendo cruzamentos.
METODOLOGIA
. Na sala de aula, fazer uma explanação do conteúdo para os alunos, revisando questões como a diferença entre cromossomos ( autossomos e alossomos); revisar a divisão meiótica através de cartazes; incentivar os alunos a tornarem-se verdadeiros cromossomos (uns com genes recessivos - outros dominantes) simulando cruzamentos. Na sequencia farão teste de cores através de plaquetas coloridas. Na telessala assistirão a projeção de um filme e no laboratório poderão comprovar a herança ligada ao cromossomo X, fazendo investigação genotípica através de cruzamentos.
AVALIAÇÃO
Primeiro queremos que os alunos aprendam a respeitar as pessoas como cidadãos, aceitando suas diferenças individuais, sejam morfológicas ou fisiológicas. Quanto a análise, os aprendizes farão comentários escritos sobre o filme, os cruzamentos em sala e no laboratório, serão observados e aplicados por todos para uma melhor compreensão.

Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros - Acari e Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo - Acari.
Professoras: Ana Maria de Azevedo Silva
Francisca de Fátima Azevêdo Bezerra de Sousa.
Maria do Carmo Santos
Maria Elineuza da Silva

Unknown disse...

ESCOLA ESTADUAL VIRGÍLIO FURTADO.
DISCIPLINA : BIOLOGIA
OBJETO DE APRENDIZAGEM
PROFESSORA: LUZINETE PEREIRA DO NASCIMENTO
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO lºANO - VESPERTINO
TEMA: O mundo de membrana -Citologia
OBJETIVO:Demonstrar aos alunos que os seres vivos são formados de células; todas as atividades de um organismo são dependentes das atividades das células.
METODOLOGIA NA SALA DE AULA
*Descreveras partes que compõem uma célula.
*Confeccionar cartazes com células animal e vegetal.
*Observar o epiderme de uma cebola e cortiça no microscópio.
METODOLOGIA NA SALA DE INFORMÁTICA
*Simulação no computador de diversos tecidos.
Recursos:
*Quadro-negro
*Livro didático
*Microscópio eletrónico
*Computador

AVALIAÇÃO:A avaliação será contínuar, enfatizando o processo de construção do conhecimento, acompanhado das atividades tais como: participação , assuídade, introsamento com colégas, pesquisar e questionar os objetos de aprendizagem no processo ensino - aprendizagem.

JORIAN SANTOS disse...

SEQUENCIA DE ENSINO
Probabilidade: Matemática do acaso
Componentes:
Erleilson Herli dos Santos
Jorian Pereira dos Santos
Suzany Cecília da S. Medeiros
Pedro Galdino Campelo
Abel Inácio da Silva
Francisco de Souza Costa
Grau em que o módulo será utilizado: EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO MÉDIO – 1º ANO

Objetivos

• Reconhecer elementos da probabilidade tais como: experimentos aleatórios, espaço amostral, eventos, eventos independentes, eventos mútuos, união de eventos;
• Aplicar as especificações científicas no meio de vivência do educando;
• Demonstrar o procedimento pelo qual se deve produzir um demonstrativo estatístico;
• Apresentar ao aluno as diversas formas de construção de amostras.



Habilidades a serem alcançadas:

- definir e aplicar Experimento aleatório;
- definir e aplicar Espaço amostral;
- definir e aplicar Evento;
- definir e aplicar Amostra;
- construir Demonstrativos estatísticos.
- aplicar o princípio fundamental da probabilidade. Probabilidade = Evento______
Espaço Amostral
- aplicar o objeto virtual de aprendizagem: “Probabilidade: Matemática ao acaso”;
- auto-refletir (avaliação) sobre a atividade com os alunos.

Conteúdos abordados

Probabilidade
• Experimento aleatório;
• Espaço amostral;
• Evento;
• União de dois eventos;

Estatística
• Medidas de tendência central;
• Medidas de dispersão;
• Análise e elaboração de demonstrativos estatísticos.

Conhecimento Associados

• Porcentagem;
• Razão e proporção;
• Funções e gráficos;
• Conjunto dos números racionais;
• Estudo de tabelas;
• Tipos de variáveis.

Unknown disse...

PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL MANOEL CORREIA - OURO BRANCO-RN
TURMA: 2ª SÉRIE "A"
TURNO: VESPERTINO
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFESSOR: ITAN MARINHEIRO DA SILVA
OBJETO DE APRENDIZAGEM: "QUEIMANDO AS GORDURINHAS"

INTRODUÇÃO:
Com este plano de aula, será desenvolvido, dentro do assunto "Calorimetria", o estudo da Quantidade de Energia que cada ser humano recebe e cede durante um dia, através do Objeto de Aprendizagem "Queimando as Gordurinhas", proporcionando a cada estudante a capacidade de realizar um balanço energético do seu dia, verificando se o mesmo gasta toda energia que consume ou se parte dessa energia fica armazenada na forma das tão temidas gordurinhas.

OBJETIVOS:
- Reconhecer as diferentes formas de energia como fundamentais ao processo de manutenção da vida;
- Estimar a energia associada a diferentes tipos de alimentos;
- Estimar a energia necesária à realização de algumas atividades cotidianas;
- Analisar ao longo de um determinado período, o fluxo de energia entre o que é consumido, gasto e perdido.

PRÉ-REQUISITOS:
- O aluno deve saber utilizar as conversões entre as unidades de energia - calorias em joule e vice-versa;
- O aluno deve saber calcular o rendimento de uma máquina térmica, associando com o rendimento do corpo humano;
- O aluno deve saber interpretar gráficos.

TEMPO PREVISTO:
Além das aulas necessárias para a transmissão dos conteúdos referentes à Calorimetria, serão necessárias duas aulas de 45 minutos cada.

METODOLOGIA:
As atividades serão realizadas em duas etapas: naprimeira, em sala de aula, os alunos terão um aprofundamento do assunto "Calorimetria", levando em consideração a Quantidade de Energia Q recebida pelo corpo humano através do consumo de alimentos e perdida através da realização de exercícios físicos e na realização de suas tarefas cotidianas; na segunda, no laboratório de informática, os estudantes terão, no contato com o Objeto de Aprendizagem, a oportunidade de fazer diversas simulações e tirarem suas próprias conclusões no que diz respeito ao consumo e perca de energia de um ser humano.

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e desempenho nas diversas atividades desenvolvidas tanto em sala de aula quanto no laboratório de informática. Serão aproveitadas também quaisquer discussões que ocorrerem em sala de aula, a fim da socialização das experiências.