Elabore uma Seqüência de Ensino contendo os seguintes itens:
Identificação:
Escola:
Professor:
Disciplina:
Série:
Assunto
Público-alvo
Objetivos
Metodologia
Avaliação
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
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Espaço Virtual de Interação dos professores da rede estadual de ensino das disciplinas de Biologia, Matemática, Física e Química do Curso "Como Usar Objetos de Aprendizagem" - Projeto Rived - NTE Caicó/RN
11 comentários:
PLANO DE AULA
ESCOLA: Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro
DISCIPLINA: Biologia
PÚBLICO ALVO: 3º ANO
OBJETO SELECIONADO: Genética - As idéias de Mendel
PROFESSORA: Sanay
TEMA: É hora de colocar as coisas no lugar!
DNA a molécula da vida.
OBJETIVOS:
Compreender que o DNA é substância química dos genes fundamental para a transmissão das características hereditárias dos seres vivos e conhecer os processos que regem a expressão desses genes.
Relacionar conceitos modernos da Genética com as idéias de Mendel.
Compreender os conceitos básicos da genética como: DNA, alelos, genótipo, fenótipo.
METODOLOGIA
NA SALA DE AULA
Levantamento da idéias dos alunos sobre DNA, composição e para que serve.
Aula expositiva sobre estrutura, duplicação, transcrição e tradução do DNA.
Aula formal dos conceitos básicos de Genética.
NA SALA DE INFORMÁTICA
Simulação no computador da duplicação, transcrição e tradução do DNA.
Pesquisas sobre algumas doenças causadas por erros do metabolismo.
Executar e trabalhar o objeto de estudo no programa RIVED.
RECURSOS
Aulas expositivas
Textos
Livro didático
Exercícios
Pesquisas
Retroprojetor
AVALIAÇÃO
Observação direta visando os objetivos propostos.
Turma: I
Disciplina: Física.
Professores: Zeneide, Francileide, Jarbas e Massilon.
Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso
Escolas:
E.E.E.F.M. Centro Educacional José Augusto
E.E.E.F.M. Antônio Aladim
E.E.E.F.M. José Joaquim
E.E.E.F.M. Terezinha Calorina de Souza
Objetivos:
1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.
2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.
3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.
Recursos metodológicos:
Quadro de giz
Livro didático
Computador
Vídeo
Metodologia:
Na sala de aula:
- Aula expositiva e dialogada.
- Leitura do livro texto.
- Escolher o objeto porque as coisas têm peso
- Selecionar as atividades
Na sala de informática:
Prática das atividades com recursos multimídia.
Avaliação:
- Mudanças de atitudes
- Acompanhamento contínuo
- Relatório das atividades
Seqüência de Ensino
Objeto de Aprendizagem: DECIFRANDO MAPAS, TABELAS E GRÁFICOS.
Professor: Ricardo Sérgio (E.E.V.F.)
Disciplina: MATEMÁTICA (1º ANO - E.M.)
OBJETIVOS:
- Ler, interpretar e descrever relações apresentadas em tabelas e gráficos:
- Representar e comunicar suas observações e estrátegias:
- Mostrar a aplicabilidade da matemática;
- Explorar cálculos de variações entre grandezas, resolvendo problemas práticos dp cotidiano.
PRÉ-REQUISITOS:
- Conhecimentos prévio a cerca de:
- plano cartesiano;
- velocidade, distância e tempo;
- transformação entre unidades de
medidas;
- gráficos.
TEMPO PREVISTO
- para realização desta aula serão necessárias 2h/aula.
METODOLOGIA:
NA SALA DE AULA:
- conversa informal para motivação da turma;
- uso do livro didático.
NA SALA DE INFORMÁTICA:
- localizar pontos no plano cartesiano usando as atividades do Rived;
- utilizar mapas como ferramenta de apoio.
RECURSOS
- quadro-negro;
- giz;
- livro didático;
- mapas;
- calculadora e,
- computador.
AVALIAÇÃO:
- A avaliação se dará mediante análise dos alunos na construção dos seus conceitos a cerca do tema abordado, bem como, das suas participações durante a mesma e, no desempenho das suas habilidades nas atividades praticadas.
SEQUÊNCIA DE ENSINO
Identificação:
Escola: Estadual José Joaquim
Disciplina: Matemática
Público alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio
Objetos selecionados: Permutação, Arranjo e Combinação.
Professor: Sebastião Gomes de Andrade Neto
Assunto ou tema: Permutações, arranjos e combinações
Metodologia:
Na sala de aula: Introdução do conceito, análise de situações problemas, exercícios no caderno e conclusão sobre o conteúdo ministrado em sala de aula.
Na sala de informática: Exposição e contato do aluno com o conteúdo aplicado anteriormente em sala de aula, bem como a reflexão sobre as atividades propostas e conclusões sobre os os tópicos ministrados.
Recursos: Quadro, giz, calculadora e computadores (sala de informática)
Avaliação: Prova escrita em sala de aula, níveis de desempenho com o conteúdo na sala de aula e na sala de de informática, compreensão e conclusão do conceito.
SEQUENCIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL TEREZINHA CAROLINO DE SOUZA
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSOR: José Severino dos Santos Júnior
ASSUNTO: Estrutura Atômica
OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.
METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.
RECURSOS UTILIZADOS:
Livros e quadro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;
AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários
SEQUÊNCIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS DIAS RIBEIRO
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSORA: Andréa Carla de Souza
ASSUNTO: Estrutura Atômica
OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.
METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.
RECURSOS UTILIZADOS:
Livro didático;
Quadro-negro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;
AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários;
Avaliação contínua das habilidades desenvolvidas.
SEQUÊNCIA DE ENSINO
Escola Estadual Professor Antonio Aladim.
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSORA: Ana Santana
ASSUNTO: Estrutura Atômica
OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.
METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.
RECURSOS UTILIZADOS:
Livro didático;
Quadro-negro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;
AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários;
Avaliação contínua das habilidades desenvolvidas.
Disciplina: Física.
Professor: Massilon Grigório de Souza
Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso
Escola:
E.E.E.F.M. Terezinha Calorino de Souza
Objetivos:
1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.
2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.
3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.
Recursos metodológicos:
Quadro de giz
Livro didático
Computador
Vídeo
Metodologia:
Na sala de aula:
- Aula expositiva e dialogada.
- Leitura do livro texto.
- Exercícios propostos
- Fita de vídeo
- Escolher o objeto porque as coisas têm peso
- Selecionar as atividades
Na sala de informática:
Prática das atividades com recursos multimídia.
Avaliação:
- Mudanças de atitudes
- Acompanhamento contínuo
- Relatório das atividades
SEQUÊNCIA DE ENSINO
Identificação:
Escola: Estadual José Joaquim
Disciplina: Matemática
Público alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio
Objetos selecionados: Permutação, Arranjo e Combinação.
Professor: Sebastião Gomes de Andrade Neto
Assunto ou tema: Permutações, arranjos e combinações de elementos.
Objetivo: Fazer a integração entre situações de diversas naturezas, interpretá-las de modo crítico ou não, bem como saber lhe dar com elas atribuindo soluções adequadas.
Metodologia:
Na sala de aula: Introdução do conceito com a análise de situações problemas, exercícios no caderno e conclusão parcial ou não sobre o conteúdo ministrado em sala de aula.
Na sala de informática: Exposição e contato do aluno com o conteúdo aplicado em sala de aula, reflexão sobre as atividades propostas e conclusões sobre os tópicos ministrados.
Recursos: Quadro, giz, calculadora e computadores (sala de informática)
Avaliação: Prova escrita em sala de aula, níveis de desempenho com o conteúdo na sala de aula e na sala de informática, compreensão e conclusão do conceito.
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