sexta-feira, 22 de agosto de 2008

4º Encontro Vivencial – Turma 5

Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica para a reformulação de seqüência de ensino.
Publique sua Seqüência de ensino reformulada no blog, clicando em comentários.
Envie uma cópia para o email ntejoseaugusto2008@gmail.com

13 comentários:

Unknown disse...

Identificação:
Escola:Escola Estadual Joaquim José de Medeiros
Professora:Maria das Graças Medeiros de Araújo Aguiar
Disciplina:biologia
Público Alvo:3º Ano
Assunto:População(Objeto-Impactos Ambientais)
Objetivos:
Reconhecer que a mortalidade e natalidade influenciam a dinâmica populacional, além da emigração e imigração.
Tempo Previsto:
01 aula na sala de aula
02 aulas no laboratório
Pre requisito
Verificar o conhecimento prévio dos aluno e inserir novo através de debates.
Metodologia
Os aluno deverão estar em grupos de 02 para desempenhar a atividade (jogo).
Na sala de aula:
Sob o comando do professor os mesmo formarão textos baseados na na atividades proposta sobre os fatores que contribuem para o aumento ou diminuição das populações.
Avaliação:
Analisar o desempenho dos alunos na sala de informática e ainda no texto produzidos por eles,avaliando se houve entendimento dentro de um contexto populacional.
20 de Agosto de 2008 12:26

4º Encontro Vivencial – Turma 5

Jonas disse...

ENCONTRO VIVENCIAL TURMA – 5
Segundo o mapeamento da disciplina de química, a proposta apresentada está fundamentada na sugestão de Mortiner, e busca abordar conceitos fundamentais da química mostrando sua inter-relação e aplicação a problemas sociais e tecnológicos/
Nota-se que se a proposta for bem fundamentada vendo os aspectos conceituais e sua aplicação contextualizada, leva o aluno a despertar o interesse pela disciplina conhecendo o seu significado.
Pos isso optei pela seqüência de ensino “Conservação de alimentos”, vendo que é predominantemente contextualizada, possibilitando caminhos para a construção de conceitos.
O plano apresentado contempla a filosofia do mapeamento da disciplina conforme o texto pois apresenta uma interligação de forma contextualizada entre os conceitos de conservação em seus diversos aspectos e estes são problemas sociais e tecnológicos do dia-a-dia.



SEQUÊNCIA DE ENSINO

1-IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: CEJA Prfª Creuza Bezerra
PROFESSOR: Jonas Fernandes Vieira
DISCIPLINA: Química
SÉRIE: 1º Ano do Ensino Médio


2-ASSUNTO: Conservação de alimentos

3-OBJETIVOS:
* Reconhecer as causas de degradação dos alimentos
* Propor métodos de conservação para diferentes tipos de alimentos mediante o conhecimento dos compostos químicos usados como conservantes

4-METODOLOGIA
Na sala de aula
- Pesquisa em grupo sobre degradação de alimentos e seus métodos de conservação.
_ Conservação pelo calor
_ Conservação pelo frio
_ Conservação pelo controle de unidade.
_ Conservação pela adição de aditivos.
_ Conservação pelo uso da irradiação.

No laboratório de informática
* Enriquecer a pesquisa através do Labvirt ou outros Objetos de Aprendizagem.

5-AVALIAÇÃO:
Apresentação de seminário, onde cada grupo apresentará o resultado da pesquisa com exemplos práticos.

Unknown disse...

Seqüência de Ensino

Escolas: Instituto Vivaldo Pereira
Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo

Professores: Lucia Brito
Paulo Henrique

Disciplina: Matemática

Público Alvo: alunos da 3ª série do Ensino Médio

Assunto: Geometria Espacial (prismas)

Objeto: Geometria da cidade

Tempo: 1 hora aula no laboratório e 6 horas aula na sala de aula

Apresentação:
Este objeto de aprendizagem busca desenvolver a percepção visual e mental dos alunos diante de objetos sólidos, trabalhando a partir dos conceitos já estudados em geometria plana, e uma apreciação da Matemática reconhecendo sua presença na arte, na natureza, nas ciências, na tecnologia e no cotidiano.

Objetivos:
No laboratório:
- compreender e perceber as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas;
-identificar as formas especiais, seus elementos, propriedades, características, semelhanças e diferenças.

Na sala de aula:
- construir figuras partindo de sua planificação;
-calcular área e volume dos prismas utilizando o conhecimento de áreas de figuras planas.

Metodologia:
No laboratório:
- O professor deverá dividir os alunos em duplas orientando-os para a manipulação do objeto, observando a percepção de cada um em relação às figuras e suas características.
O aluno deverá portar lápis e papel para fazer anotações das descobertas feita por ele ao realizar as atividades no computador, como por exemplo:
-formas encontradas e nomenclatura;
- elementos;
- características;
- diferenças e semelhanças.




Na sala de aula:
- Abrir discursões sobre as descobertas relatadas e assimiladas durante a manipulação do objeto de estudo, reforçando o aprendizado prático como perspectiva do aprendizado teórico.
- O professor deverá apresentar formas de cálculos para encontrar áreas e volumes dos prismas, através das figuras planas, envolvendo problemas do cotidiano como, por exemplo:
Problema. 1- Um fabricante de embalagens de papelão quer construir uma caixa em forma de prisma hexagonal regular.
Sabendo que a altura da caixa é de 20 cm e que o lado do polígono da base mede 16 cm, calcule a área de papelão necessária para se construir essa embalagem. Admita que se utilize 25% a mais de material do que seja possível fazer colagens necessárias à confecção da caixa. (Use = 1073.)
Problema. 2- Uma piscina em forma de bloco retangular, medindo 8m de comprimento, 6m de largura e 2m de profundidade, está completamente cheia. Quantos litros de água é preciso retirar da piscina para que o nível de água baixe 20cm?

Avaliação:
A avaliação deverá ser feita através da observação do desempenho do aluno durante as atividades virtuais, com também, pela realização de trabalhos em grupo, de modo prático, envolvendo construções e cálculos de áreas e volume dos prismas.

Trabalho prático para avaliação.

Grupo de quatro alunos.
Roteiro para os grupos:
- Vocês devem criar uma embalagem, em forma de prisma, para um produto.
Primeiro, definam o produto, estabelecendo se ele será:
* líquido, como perfume, leite, suco, etc.;
* granulado ou em pó, como sabão, aveia, café, etc.;
* de forma definida como uma barra de chocolate, livro, calculadora, etc.;
* ou com formato variável, como uma camiseta ou calça, que podem ser dobradas de maneiras diferentes.
- Depois verifiquem qual deve ser o volume aproximado da embalagem para acondicionar adequadamente o produto.
- Calcule quanto vai gastar de material para a fabricação da embalagem.
- Usem a criatividade e os conhecimentos adquiridos sobre prismas, para escolher a forma da embalagem de acordo com aspectos estéticos, práticos e de economia de custos produção.
- Construam a embalagem em cartolina, papelão, isopor ou outro material que vocês escolherem. O tipo de material que será utilizado também deve atender aos requisitos já mencionados.
- Os grupos apresentarão os trabalhos à classe e ao professor, justificando a escolha das formas e medidas. Imaginem-se tentando vender o projeto para um cliente hipotético. Argumentem, defendendo suas idéias.


Lucia Brito e Paulo Henrique, TURMA - 5

Anônimo disse...

Atividade vivencial - Turma 5

IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Instituto Vivaldo Pereira
PROFESSORA: Maria Selia Barros Medeiros
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO- ALVO: 1º Série do Ensino Médio
ASSUNTO: Química Orgânica
OBJETO DE APRENDIZAGEM: Conservação de alimentos
INTRODUÇÃO:
A finalidade desta atividade é fazer com que o aluno tenha uma visão específica da importância da Química no dia-a-dia, e o uso corretamente da conservação de alimentos.
OBJETIVOS:
Reconhecer as causas de degradação dos alimentos;
Propor métodos de conservação para diferentes tipos de alimentos tais como: Perecíveis e não perecíveis, Emlatados, Embutidos, Congelados e não Congelados;
Mostrar diverssos tipos e usos de embalagens e as consequências da violação das mesmas.
TEMPO PREVISTO 05 AULAS:
Metodologia
Na sala de aula- 01 aula
Aula expositiva sobre o objeto de aprendizagem.
VÍDEO- 01 AULA
Apresentar, os processos usados para conservação dos alimentos, desde os métodos caseiros e rudimentares até os mais modernos, como as radiações.
TRABALHO EM GRUPO
Em grupo de 04,Pesquisar sobre os métodos de conservação de alimentos. (confecções de cartazes, gráficos)
SALA DE INFORMÁTICA- 01 AULA:
Divide os alunos em duplas
Orienta-los como utilizar as animações virtuais.
Através de animações, explicar os processos de deterioração e conservação dos alimentos.
AVALIAÇÃO:
Apresentação de seminário, onde cada grupo apresentará o resultado da pesquisa com exemplos práticos.
Avaliar o nivel de compreensão, interesse e aprendizagem dos alunos.

Unknown disse...

ATIVIDADE VIVENCIAL
CIDADE: Lagoa Nova – RN
ESCOLA: Escola Estadual Angelita Felix Bezerra
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 3ª – Ensino Médio
TEMPO DE DURAÇÃO: 3 horas/aulas
PROFESSOR: Francisco de Assis Rodrigues da Silva

OBJETO DE APRENDIZAGEM: Cilindro
OBJETIVOS:
• Identificar os elementos que compõem um cilindro;
• Classificar quanto a sua forma;
• Calcular a área das superfícies planas;
• Calcular o volume do cilindro.
PRÉ-REQUISITOS:
• Conhecer os sólidos geométricos e algumas propriedades.
METODOLOGIA:
Na sala de aula:
• Aula expositiva sobre o objeto de aprendizagem (cilindro) e apresentação de algumas características do sólido;
• Apresentação das fórmulas utilizadas para o cálculo da área e volume
Na sala de informática (Laboratório):
• Divisão em pequenos grupos para pesquisar sobre o objeto de aprendizagem indicado e suas características;
• Observar a planificação do objeto para facilitar a compreensão dos cálculos de área e volume do objeto;
• Observar as diferenças e semelhanças no cilindro oblíquo e no cilindro reto;
• Compreender os conceitos de sessão transversal e sessão meridiana.
AVALIAÇÃO:
• Através da participação nas atividades desenvolvidas:
• Atividades orais e escritas;
• Relatório das pesquisas;
• Atividades escritas para aplicação das teorias apresentadas.

Unknown disse...

4º ENCONTRO VIVENCIAL TURMA 5
MAPEAMENTO CURRICULA DE BIOLOGIA
Analisando o mapeamento curricular da disciplina Biologia proposto pela Profª Hermínia Mª Campos Fernandes constatamos que o o mesmo fundamenta critérios necessários à utilização dos objetos de aprendizagem tanto em sala de aula como no laboratório de informática, pois permite que o aluno construa seus próprios conceitos, contextualizando-os com a relidade em que vivem, e possibilita também ao professor trabalhar de forma interdisciplinar promovendo maior desempenho do ensino aprendizagem. Vemos os objetos de aprendizagem comomais uma ferramenta de interação professor x aluno e recursos tecnológicos na construção do conhecimento humano.

SEQUENCIA DE ENSINO

Identificação;
- Escolas: Instituto Vivaldo Pereira
CEJA - Professora Creuza Bezerra
-Professoras:
Margareth Rodrigues de Oliveira
Valdinete Terezinha de O. Alves
- Disciplina: Biologia
- Público-alvo: Alunos dos 3º ano
- Assunto: Genética ( 1º Lei de Mendel)
- Nome do Objeto de Aprendizagem: O trabalho de Mendel com ervilhas.

- Objetivos:
- Compreender os trabalhos de Mendel referentes a 1º Lei;
- Conceituar e diferenciar genótipo e fenótipo, homozigoto e heterozigoto;
- Realizar cruzamentos-testes com alelos dominantes e recessivos;
- Identificar a geração F1 e F2;

- Tempo Previsto:
- Em sala de aula: 04 aulas;
- Na sala de Informática: 02 aulas;

- Pré-requisitos: Não há.

- Metodologia:
Na sala de aula: Aulas Expositivas, transparências , vídeos, pesquisas sobre a história e trabalhos executados por Gregor Mendel;
Na sala de informática:
- Pedir para os alunos se dividirem em duplas;
- Orienta-los como utilizar as animações virtuais;
- Tirar dúvidas quando necessário;

- Avaliação:
Avaliar qualitativamente e quantitativamente o nível de compreensão e interesse dos alunos referente ao conteúdo em questão através de questões discursivas e seminários.

Unknown disse...

SEQUÊNCIA DE TRABALHO

ESCOLA: E.E.PROF CREUZA BEZERRA
PROFESSOR: PAULO ESSE DOS SANTOS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 2 ANO
OBJETO DE APRENDIZAGEM: SÓLIDOS REDONDOS
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EJA
OBJETIVOS: Fazer com que os alunos construam relações matemáticas entre elementos diferentes de CILINDROS E CONES aplicando essas relações nos mais diversos problemas.
-Reconhecer superfícies de revolução;
-Identificar elementos de um Cilindro e calcular Áreas e Volumes em situações-problemas;
-Identificar elementos de um Cone e calcular Área e Volume em situações-problema;
Criar problemas envolvendo a teoria.
TEMPO PREVISTO: 05 horas/aula de 50 minutos.
METODOLOGIA: Utilização de objetos como: lata de óleo vazia; cabo de vassoura.
Passeio pela cidade e verificar os Sólidos Redondos.
AVALIAÇÃO: Atividades orais e Escritas;participação nas aulas.

Unknown disse...

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: esc est Angelita Felix, situada em Lagoa Nova, RN.

PROF.: Eli Azevedo

DISCIPLINA: Matemática

PÚBLICO-ALVO: alunos da 3ª série do ensino médio.

ASSUNTO: distancia entre dois pontos.

PÚBLICO-ALVO: alunos da 3ª serie do ens. médio

OBJETIVO: localizar pontos no plano e determinar a distância entre eles.

NOME DO OBJETO DE APRENDIZAGEM: Pontos em batalha.

TEMPO PREVISTO: SALA-DE-AULA: 2 aulas.
LABORATÓRIO: 1 aula.
METODOLOGIA:
SALA-DE-AULA: na primeira aula, o assunto trabalhado, terá como objetivo revisar e esclarecer definições sobre os pré-requisitos estabelecidos para trabalhar o objeto de aprendizagem escolhido. A segunda aula, será exclusivamente para se trabalhar a distância entre dois pontos.
LABORATÓRIO: Com a turma dividida em grupos de dois e usando lápis, papel e borracha, que servirão para eventuais cálculos; os alunos, tendo como objetivo principal compreender o estudo em sala-de-aula através do recurso de software, iniciam sua navegação no objeto de aprendizagem, explorando do nivel 1 ao 4, dos 7 níveis existentes. O aluno só mudará de um nível para o outro após entender e conseguir visualizar a localização dos pontos e acertar os tiros em cada um dos três navios que surgiram por nível.

AVALIAÇÃO: seria divididas em dois tempos, um qualitativamente, diante do empenho e compreensão das atividades realizadas em laboratório. E em outro momento, os alunos seriam avaliados de forma quantitativa diante de um exercício em sala-de-aula, onde numa folha, o aluno veria a planta baixa de uma cidade, com a delegacia, duas aviaturas de polícia e um banco em destaque, cujo enunciado retrata que o banco está sendo roubado e pergunta qual aviatura chegará mais rapidamente ao local do roubo, considerando que as duas se deslocam com velocidade constante e igual a 40Km/h. O aluno, usando o que aprendeu em laboratório, teria que criar seu próprio eixo de coordenadas, definir a localização de cada um dos itens destacados, na forma de ponto e finalmente analisar, qual aviatura estaria mais próxima do banco.

Unknown disse...

ESCOLA: Esc Est Joaquim José de Medeiros, situada em Cruzeta, RN.
PROF.: Venício do Nascimento Silva
NOME DO OBJETO DE APRENDIZAGEM: Probabilidade: a matemática ao acaso.
DISCIPLINA: Matemática
PÚBLICO-ALVO: alunos da 2ª série do ensino médio.
ASSUNTO: Estatística, Probabilidade, Progressão aritmética
OBJETIVOS:
* Apresentar de maneira formal, os conceitos básicos da Teoria de Probabilidade;
* Incentivar o desenvolvimento intuitivo do estudante,
* Reconhecer os processos que existe na
estatística ( amostra, medida de dispersão, etc).
*Interagir interdisciplinarmente entre outras disciplina através da estatística como por exemplo geografia.
TEMPO PREVISTO:
SALA-DE-AULA: 4 aulas.
AULA DE CAMPO: 1 aula.
LABORATÓRIO: 2 aula.
METODOLOGIA:
SALA-DE-AULA:
1ª e 2ª Aulas.
trabalhar os conteúdos (probabilidade,progressão aritmética e estatística) de maneira simples através de aulas expositivas e tentar aguçar o conhecimento prévio do aluno sobre os conteúdos através de debates.
3ª e 4ª aulas
Dividir os alunos em grupos e distribuir tarefas sobre os conteúdos, relacionado com o cotidiano. Isto será necessário para que consigamos utilizar o objeto de aprendizagem escolhido com êxito.
No final da 4ª aula, orientar os alunos para uma aula de campo na comunidade realizando uma pesquisa de seu interesse para coletas de dados e construção de tabelas e gráficos.
LABORATÓRIO:
1ª aula:
Com a turma dividida em grupos de três e usando o material escolar e calculadora que servirão para eventuais cálculos; os alunos iniciam sua navegação no objeto de aprendizagem, explorando as atividades envolvendo probabilidade e progressão aritmética.
2ª aula:
Os alunos irão navegar no objeto de aprendizagem envolvendo estatística e utilizar tudo o que aprenderam na aula de campo para a realização dessa tarefa.
Obs.: o professor não interfere na navegação e exploração do objeto de aprendizagem.
AVALIAÇÃO:
Após todos os alunos passarem pelas atividades serão avaliados qualitativamente através de um questionário e depois uma avaliação quantitativa explorando a estatística através da tarefa realizada na aula de campo.

Unknown disse...

Identificação:

Escola: Escola Estadual Joaquim José de Medeiros
Professora: Maria das Graças Medeiros de Araújo Aguiar
Disciplina: Biologia
Público Alvo: 3º Ano

Assunto: População(Objeto-Impactos Ambientais)

Objetivos:
Reconhecer que a mortalidade e natalidade influenciam a dinâmica populacional, além da emigração e imigração.

Tempo Previsto:
01 aula na sala de aula
02 aulas no laboratório

Pré- requisito:
Verificar o conhecimento prévio dos alunos e inserir novo através de debates.

Metodologia:
Os aluno deverão estar em grupos de 02 para desempenhar a atividade (jogo).

Na sala de aula:
Sob o comando do professor os mesmo discutiram sobre fatores que interferem positivamente ou negativamente sobre as populações ,em seguida formarão textos baseados nas atividades proposta sobre os fatores que contribuem para o aumento ou diminuição das populações.

Avaliação:
Analisar o desempenho dos alunos na sala de informática e ainda no texto produzido por eles, avaliando se houve entendimento dentro de um contexto populacional.

Unknown disse...
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Unknown disse...
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Unknown disse...

Identificação:
Escola Estadual Dr Silvio Bezerra de Melo
Professor:Higor de Oliveira Alves
Disciplina:Matemática
Público Alvo:3ºAno
Assunto:Geometria Analítica(Distância entre dois pontos)
Nome do objeto de aprendizagem(OA):Batalha Naval,Geoplano(opcional).
Objetivos:
Despertar no alubo o interesse pela disciplina
Discutir como localizar um ponto no plano cartesiano.
Proporcionar ao alunos situações que façam calcular a distância entre dois pontos.
Sequência de aula
Apresentação:
A sequência de plano de aula tem como objetivo utilizar o OA sobre Geometria intitulado "Batalha Naval afim de expor as noções de plano cartesiano,ponto no plano e distãncia entre dois pontos.
Tempo Previsto:
2 horas/aula na sala de aula
1 hora /aula no laboratório
Medologia:Criar uma aula mostrando como localizar um ponto no plano cartesiano e a distancia entre dois pontos.
Avaliação:Toma-se em primeira instancia os conhecimentos prévios dos alunos de conceitos como distância,sentido,referencial(origem)afim de montar um diagnóstico ,e em cima disso propor estratégias metodológicas que faciltem o processo ensino-aprendizagem.
Num segundo momento são observados os dados coletados analizando onde houve evoluções e onde quais pontos podem ser melhorados.