Leitura e análise do mapeamento da disciplina específica para a reformulação de seqüência de ensino.
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sexta-feira, 22 de agosto de 2008
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Ana Santana
SEQUÊNCIA DE ENSINO
Escola Estadual Professor Antonio Aladim.
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSORA: Ana Santana
ASSUNTO: Estrutura Atômica
OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.
METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.
RECURSOS UTILIZADOS:
Livro didático;
Quadro-negro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;
AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários;
Avaliação contínua das habilidades desenvolvidas.
E.E. JOSÉ JOAQUIM DE ESN. FUND. MÉDIO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSOR: JÁCIO MEDEIROS
SÉRIE 1ª TURMA TURNO DATA __/__/__
TEMPO: 1 HORA-AULA
SEQÜÊNCIA DE ENSINO
TEMA: F U N Ç Ã O A F I M
OBJETIVOS:
Identificar uma função afim;
Construir o gráfico de uma função afim;
Calcular o zero de uma função afim;
Identificar, no gráfico, os valores reais (ou nos intervalos) para os quais afunção é crescente ou decrescente;
Achar os coeficientes angulares e leneares de uma função afim;
Resolver inequações do 1º grau.
METODOLOGIA:
NA SALA DE AULA:
Aula expositiva;
2. NA SALA DE INFORMÁTICA:
Aula usando programa (no assunto função afim) disponível na internet ou na memória do computador;
Construir gráfico usando programa disponível no computador.
RECURSOS:
Lousa;
Giz;
Apagador;
computador;
Quadro-branco;
Pincel;
Régua.
AVALIAÇÃO:
Mini-teste;
Construção de gráfico com uso do computador.
Turma:I
Sequência reformulada
Disciplina: Física.
Professora: Zeneide Figueirêdo de Araújo
Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso
Escola:
E.E.E.F.M. Calpurnia Caldas de Amorim (EECAM)
Grau em que será utilizado: 1ª séries do ensino médio
Objetivos:
1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.
2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.
3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.
Recursos metodológicos:
Quadro de giz
Livro didático
Computador
Vídeo
Tempo estimado para a atividade: 2 aulas de 50 minutos cada uma.
Metodologia:
Na sala de aula:
- Aula expositiva e dialogada.
- Leitura do livro texto.
- Escolher o objeto porque as coisas têm peso
- Selecionar as atividades
Na sala de informática:
Prática das atividades com recursos multimídia.
Avaliação:
- Mudanças de atitudes
- Acompanhamento contínuo
- Relatório das atividades
Seqüência de Ensino
Professores: Marcos Fernando e Gilberto Martiniano
Disciplina: Matemática
E. E. Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro
E. E. Professora Terezinha Carolino de Souza
Público Alvo: turmas de 1º ano do ensino médio
Objeto selecionado: Função Afim
Assunto ou tema: Função Afim
Objetivos:
. Reconhecer a característica de uma função afim na forma de f(x)= ax+b.
. Relacionar grandezas na formação de uma função.
. Construir tabelas e gráficos de uma função.
Recursos:
. Utilizar contas de água e de luz na descrição de seus gráficos.
. Mapas para decifrar coordenadas geográficas com a utilização dos eixos de x e y.
. Representação de gráficos e dos pontos no plano cartesiano de uma função.
Metodologia:
. na sala de aula: aula expositiva e exemplificação.
. na sala de informática: atividade com recursos visuais do computador.
Avaliação:
. Observação e participação dos alunos no desenvolvimentos durante as atividades propostas.
21 de Agosto de 2008
Sequência de Ensino
Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza
Disciplina: Biologia
Objeto Selecionado:
Aprendendo por osmose
Professora: Sheila
Assunto: Osmose
Objetivos: Compreender o processo de osmose;
Discutir os conceitos relacionados,tais como: gradiente de concentração, plasmólise, hemólise, em células animais e vegetais, bem como suas implicações no funcionamento destes organismos;
Perceber o quanto esse tema está ligado ao nosso cotidiano.
Recursos: Livro didático,Cartazes,Laboratório de informática, Objeto de aprendizagem, Laboratório de Ciências, Experimento.
Metodologia: Sala de aula:Explanação e explicação através de cartazes com desenhos de células animais e vegetais, discussões através de textos.
Laboratório de informática: visualização e interação com as atividades do objeto de aprendizagem.
Laboratório de Ciências: Experimento :osmose nas células vegetais em meios com diferentes concentrações.
Avaliação: Será desenvolvida de forma contínua ao longo de todo o conteúdo trabalhado, através de discussões em sala de aula, participação nas atividades e relatório das aulas no laboratório de informática e de ciências.
Disciplina: Física.
Professor: Massilon Grigório de Souza
Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso
Escola:
E.E.E.F.M. Terezinha Calorino de Souza
Objetivos:
1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.
2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.
3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.
Recursos metodológicos:
Quadro de giz
Livro didático
Computador
Vídeo
Metodologia:
Na sala de aula:
- Aula expositiva e dialogada.
- Leitura do livro texto.
- Exercícios propostos
- Fita de vídeo
- Escolha do objeto porque as coisas têm peso
- Selecionar as atividades
Na sala de informática:
Prática das atividades com recursos multimídia.
Avaliação:
- Mudanças de atitudes
- Acompanhamento contínuo
- Relatório das atividades
urma:I
Sequência reformulada
Disciplina: Física.
Professora: Francileide Ferreira Dantas
Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso
Escola:
E.E.E.F.M.Antônio Aladim
Grau em que será utilizado: 1ª séries do ensino médio
Objetivos:
1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.
2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.
3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.
Recursos metodológicos:
Quadro de giz
Livro didático
Computador
Vídeo
Tempo estimado para a atividade: 2 aulas de 50 minutos cada uma.
Metodologia:
Na sala de aula:
- Aula expositiva e dialogada.
- Leitura do livro texto.
- Escolher o objeto porque as coisas têm peso
- Selecionar as atividades
Na sala de informática:
Prática das atividades com recursos multimídia.
Avaliação:
- Mudanças de atitudes
- Acompanhamento contínuo
- Relatório das atividades
Seqüência de Ensino
Objeto de Aprendizagem: DECIFRANDO MAPAS, TABELAS E GRÁFICOS.
Professor: Ricardo Sérgio (E.E.V.F.)
Disciplina: MATEMÁTICA (1º ANO - E.M.)
OBJETIVOS:
- Ler, interpretar e descrever relações apresentadas em tabelas e gráficos:
- Representar e comunicar suas observações e estrátegias:
- Mostrar a aplicabilidade da matemática;
- Explorar cálculos de variações entre grandezas, resolvendo problemas práticos dp cotidiano.
PRÉ-REQUISITOS:
- Conhecimentos prévio a cerca de:
- plano cartesiano;
- velocidade, distância e tempo;
- transformação entre unidades de
medidas;
- gráficos.
TEMPO PREVISTO
- para realização desta aula serão necessárias 2h/aula.
METODOLOGIA:
NA SALA DE AULA:
- conversa informal para motivação da turma;
- uso do livro didático.
NA SALA DE INFORMÁTICA:
- localizar pontos no plano cartesiano usando as atividades do Rived;
- utilizar mapas como ferramenta de apoio.
RECURSOS
- quadro-negro;
- giz;
- livro didático;
- mapas;
- calculadora e,
- computador.
AVALIAÇÃO:
- A avaliação se dará mediante análise dos alunos na construção dos seus conceitos a cerca do tema abordado, bem como, das suas participações durante a mesma e, no desempenho das suas habilidades nas atividades praticadas.
PLANO DE AULA
ESCOLA: Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro
DISCIPLINA: Biologia
PÚBLICO ALVO: 3º ANO
OBJETO SELECIONADO: Genética - As idéias de Mendel
PROFESSORA: Sanay
TEMA: É hora de colocar as coisas no lugar!
DNA a molécula da vida.
OBJETIVOS:
Compreender que o DNA é substância química dos genes fundamental para a transmissão das características hereditárias dos seres vivos e conhecer os processos que regem a expressão desses genes.
Relacionar conceitos modernos da Genética com as idéias de Mendel.
Compreender os conceitos básicos da genética como: DNA, alelos, genótipo, fenótipo.
METODOLOGIA
NA SALA DE AULA
Levantamento da idéias dos alunos sobre DNA, composição e para que serve.
Aula expositiva sobre estrutura, duplicação, transcrição e tradução do DNA.
Aula formal dos conceitos básicos de Genética.
NA SALA DE INFORMÁTICA
Simulação no computador da duplicação, transcrição e tradução do DNA.
Pesquisas sobre algumas doenças causadas por erros do metabolismo.
Executar e trabalhar o objeto de estudo no programa RIVED.
RECURSOS
Aulas expositivas
Textos
Livro didático
Exercícios
Pesquisas
Retroprojetor
AVALIAÇÃO
Observação direta visando os objetivos propostos.
SEQUÊNCIA DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS DIAS RIBEIRO
DISCIPLINA: Química
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1 ano do ensino médio
PROFESSORA: Andréa Carla de Souza
ASSUNTO: Estrutura Atômica
OBJETIVO:
Identificar a natureza dos fenômenos resultantes das radiações eletromagnéticas com a matéria
Reconhecer a energia de ionização como principio básico para a compreensão da organização dos elétrons;
Julgar as ações de intervenção (individual e coletiva) identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se pretende solucionar.
METODOLOGIA
1 – EM SALA DE AULA:
Exposição do conteúdo, mostrando a evolução dos modelos atômicos através da descoberta das partículas subatômicas.
Atividade de pesquisa
2 – NA SALA DE INFORMÁTICA:
Mostrar em animações, os modelos de Dalton e Thomsom;
Simulação do modelo da ampola de Croockes com campo elétrico e sem campo elétrico;
Simulação do experimento de Rutherford;
Simular a construção de um átomo, representativo de um elemento químico, utilizando o modelo de Bohr;
Mostrar, em animações, as partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons.
RECURSOS UTILIZADOS:
Livro didático;
Quadro-negro e giz;
Retroprojetor;
Computadores;
AVALIAÇÃO
Testes objetivos e subjetivos;
Seminários;
Avaliação contínua das habilidades desenvolvidas.
Turma I – Sequência de ensino reformulada
Disciplina: Física.
Professor: José Jarbas Fonseca de Almeida
Objeto de aprendizagem: Porque as coisas têm peso
Escola: E.E.E.F.M. José Joaquim
Grau em que será utilizado: 1ª série do ensino médio
Objetivos:
1- Compreender os conceitos básicos de massa, força e aceleração da gravidade.
2- Comparar a gravidade dos diferentes planetas.
3- Identificar situações que envolvam a aceleração da gravidade no cotidiano.
Recursos metodológicos:
- Quadro de giz
- Livro didático
- Computador
Tempo estimado para a atividade: 2 aulas de 45 minutos cada uma.
Metodologia:
Na sala de aula:
- Aula expositiva e dialogada.
- Leitura do livro texto.
Na sala de informática:
- Prática das atividades com o uso do computador.
- Escolher o objeto porque as coisas têm peso
- Selecionar as atividades
Avaliação:
- Acompanhamento contínuo
- Relatório das atividades
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