sexta-feira, 8 de agosto de 2008

3º Encontro Vivencial – Turma 6 – Reflexão do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes

- Leitura do texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes, versão para o curso Como Usar Objetos de Aprendizagem, fazendo reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino.
  • Leia, reflita e socialize suas idéias, publicando o seu comentário.

- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.
- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.

  • Enviar o plano pelo e-mail do grupo.

25 comentários:

Unknown disse...

Os objetos de aprendizagem são muito importantes para o professor, pois faz com que os textos trabalhados em sala não fiquem abstratos no entendimento dos alunos. O assunto escolhido para trabalhar um objeto de aprendizagem foi o átomo e o objeto escolhido foi entendendo o átomo. Neste objeto percebeu-se que há interatividade, pois aborda o assunto de forma clara desde que o professor já tenha trabalhado os conceitos de modelo atômico e serve para o professor complementar os conceitos de modelo atômico proposto por Bohr, Dalton, Thomson e Rutherford pode ilustrar os comprimentos de ondas, compreenderem os espectros de como os elementos são formados, como também reconhecer os níveis de energia existente nos átomos Nele também mostra os tipos de ondas emitidas pelos elétrons e poder das mesmas em vários aparelhos usados no dia a dia. Enfatizando a importância dos átomos para o desenvolvimento de aparelhos para medicina e outras tecnologias.

Unknown disse...

Muitos países ampliam seus investimentos em educação e em tecnologia na educação para dar conta das transformações nos processos de ensino e aprendizagem. Percebemos que a tecnologia auxilia e fortalece a capacidade de análise,síntese,comunicação e de criar relações no mundo em que vivemos. Em seu contexto cognitivo,o uso de multimídia é um facilitador da aprendizagem,onde estudantes precisam saber quando e como usar suas capacidades. O desenvolvimento de tais capacidades pode ser incentivado pela criação de uma cultura do pensamento em sala de aula,de forma que os estudantes se tornem capazes de desenvolver estratégias bem sucedidas para transferir seu conhecimento para outras situações,construindo assim seu próprio conhecimento. Estímulos dinâmicos como áudio,vídeo e animações podem tornar a realização de tarefas mais relevantes para os alunos. No seu contexto de ensino os recursos educacionais multimídia devem considerar o desenvolvimento e planejamento centrado:no aluno/aprendiz,no conhecimento,em avaliação e na comunidade. Quando se constrói um ambiente de aprendizagem centrado em avaliação,criam-se também elementos de um ambiente centrado no aprendiz. Quando se constrói um ambiente centrado na comunidade,satisfazemos alguns dos critérios de um ambiente centrado no conhecimento. Criar ambiente de ensino com atividades diversificadas é meta inicial do projeto RIVED.
PLANO DE AULA

E.E. Aristófanes Fernandes – São Vicente
Disciplina: Matemática
Professora: Maria Izabel Dantas Gomes
Nome do Objeto de Aprendizagem:Classificação dos poliedros
OBJETIVOS:
.Identificar semelhança entre as figuras;
.Reconhecer as características dos poliedros quanto a sua regularidade;
.Classificar os tipos de poliedros quanto a sua regularidade e nomen-
clatura.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:
.Sala de aula:1 hora/aula
.Laboratório de informática:1 hora/aula
METODOLOGIA:
*Sala de aula:Introdução do assunto através do texto “Formas para todos os gostos”,onde o aluno irá perceber que as figuras espaciais aparecem com freqüência em nosso cotidiano. Nas embalagens,nos edifícios,nos objetos de arte e decoração,particularmente nas construções. Através de algumas figuras espaciais analisar os conceitos elementares como:vértice,aresta,face,base e regularidade.
*Laboratório de informática:
.Dividir os alunos em duplas;
.Pedir que entrem na atividade e sigam as instruções da tela;
Ajudar quando for solicitada.
AVALIAÇÃO:
Descrever no caderno quais os conceitos e características observados no objeto de aprendizagem.

Unknown disse...

Investir em materiais multimídia no contexto educacional é necessário diante do enorme avanço tecnológico; entretanto, nem sempre se dá a devida atenção ao desenvolvimento e disponibilização de conteúdo instrucional que torne educacionalmente viável o investimento nessas tecnologias, tornando a multimídia uma possibilidade e não um produto. Os objetos virtuais de aprendizagem do RIVED e do LABVIRT vêm juntar teoria a pratica e mostrar que isso é possível.
A utilização da multimídia extrapola as idéias que temos de habilidades e competências, uma vez que amplia as possibilidades de desenvolvimento e de avaliação, sem, no entanto, excluir as já existentes.
O contexto cognitivo é campo fértil para a aplicação da multimídia já que a própria ciência utiliza-se desse meio para analisar as estruturas da mente e os problemas relacionados à aprendizagem. Assim, a partir daí, nada melhor do que a multimídia para entender o homem, e que este possa aprender com a multimídia.
Já o contexto de ensino, para o desenvolvimento da multimídia, deve estar centrado no aluno, no conhecimento, na avaliação e na comunidade. É utilizar métodos e recursos variados; partir do interesse dos alunos; criar um currículo construído no hoje, pensando no amanhã; aperfeiçoar estratégias que privilegiem a habilidade de pensar e resolver problemas; buscar alternativas variadas para avaliar; utilizar os conhecimentos escolares para resolver os problemas da vida real e perceber a importância do conhecimento popular para a construção do conhecimento científico.

Unknown disse...

Letice Barbosa - Turma 06

Os métodos de ensino estão cada vez mais se modernizando, e para que esse efeito seja sentido com o mínimo de impacto negativo, é preciso que tenhamos o máximo de flexibilidade, podendo assim, evidenciar o máximo do potencial de cada aluno, fazendo com que este atinja seu maior nível de aprendizagem. O mundo globalizado exige dos alunos uma visão diferenciada com relação aos acontecimentos e realidades, exigindo dos mesmos uma postura ética e moral inerente ao seu papel do mundo globalizado. Para isso, os recursos de multimídia são essenciais como suporte ao aluno, para que esse, construa um conhecimento congruente, sempre embasado na realidade cotidiana. Portanto, é nisso que consiste os novos métodos, ou seja, atualizar-se com referência em mundos equidistantes, com o auxílio do equipamento multimídia, sempre trazendo a compreensão a análise para o mundo vivencial, servindo de auxílio adicional e determinante ao processo de ensino e aprendizagem.

Unknown disse...

Se o professor do século XXI tem desafios a enfrentar, em seu cotidiano, por outro lado, ele tem um grande aliado: os recursos multimídia. Para tanto, devemos compreender a importância e reconhecer as potencialidades das linguagens da mídia e utilizá-las em favor de uma escola mais atual e próxima da vida dos estudantes e dos próprios docentes.
Nesse sentido, considera-se relevante a necessidade de vivenciar situações de ensino aprendizagem que envolvam recursos e procedimentos inovadores que tenham enorme potencial para melhorar o ambiente educacional.

Criar e desenvolver atividades interativas representa criar caminhos para um novo modelo de aprendizagem, no qual o aluno ao invés de ouvir e assimilar, interage ativamente com esses recursos.

Não devemos também esquecer a forma como os professores percebem essa nova realidade, se estão vivenciando uma mudança significativa na sua prática com a inclusão desses recursos, explorando as potencialidades destes na educação, ou se esses recursos servem apenas como mais um meio de continuar repetindo as mesmas práticas, com a ilusão de inovação.

Unknown disse...

O uso da tecnologia em sala de aula
pode trazer um grande avanço para o desenvolvimento cognitivo do educando,pois, em muitos casos, ele poderá interagir com tudo que o professor está lhe apresentando, descobrindo um novo mundo para ele, o conhecimento;porém, para que o objetivo maior seja atingido, que é a aprendizagem, deve-se haver o planejamento, definindo a metodologia,a avaliação
os objetivos, etc;no contexto de ensino,está inserido o material pedagógico, a maneira como as mídias serão utilizadas pelos alunos para que consiga-se chegar a uma apendizagem significativa.

Unknown disse...

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMIDIA E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Não é preciso ir muito além para perceber o quanto o mundo nos cerca mudou nos ultimos anos. Mudanças para melhor, quando se leva em consideração o uso de novas tecnologias em todos os meios.
A educação, berço de qualquer comunidade, nao poderia ficar de fora deste avanço tecnologico, ao contrario, deve ser a primeira a inovar e procurar meios cada vez melhores para atingir seus objetivos: a aprendizagem e formação de cidadão conscient do meio que o cerca.
Urgente se faz a capacitação em informatica cada vez maior de todos que lidam com a educação, principalmente aquele que atua diretamente com o educando que é o professor. Este não pode fugir desta grande e poderosa ferramenta que atrai e instrui o aluno. Essa ferramnta usada de maneira correta e com uso de bons programas educacionais, tras uma gama de vantagens no que concerne ao aprendizado.
É necessario que cada vez mais se tenha oportunidades e investimentos no uso de materias de multimidia, desta forma teremos uma educação de qualidade, de extrema importancia para uma nação que busca o seu desenvolvimento.

Unknown disse...

Escola Estadual Dr. Mauro Medeiros
Área de Ensino: Biologia
Professora: Núbia Azevedo
Nome do Objeto de Aprendizagem:
Aprendendo por Osmose
Série: 1ª
Objetivos:
Ser capaz de explicar o fenômeno Osmose;
Observar e compreender o fenômeno da osmose.
Número de aulas previstas: 50 min/aula.
Laboratório de informática:50 min/aula.
Metodologia
Apresentação do conteúdo com questionamentos;
Explicação do conteúdo através de mapas de conceitos.
Laboratório de informática
Formar duplas;
Orientar os alunos, seguindo as instruções da tela;
Avaliação
Analisar a participação do aluno através de acertos e da realização de testes e experimentos.

Unknown disse...

Ivan
O material multimídia é de grande importância para o desenvolvimento educacional de nossos jovens e também para nós professores, tendo em vista o aprofundamento do ensino e aprendizagem e buscar novas informações e compará-las com as vivenciadas no cotidiano. Mas onde fica a criatividade dos jovens que hoje se torna difícil de trabalhar, por exemplo, as armações numéricas em matemática, porque o uso da calculadora tomou esse espaço. Sim ela é importante! Mas o aluno tem que contextualizar e saber utilizar os dois métodos e valorizar cada um no seu espaço, embora a multimídia e a tecnologia tenha adquirido com muito mais caráter essas soluções. Nós professores e alunos, ou seja, a sociedade escolar está preparada para essa mudança? Estamos acompanhando essa transformação?

PLANO DE AULA
CIDADE: Lagoa Nova – RN
ESCOLA: Escola Estadual Angelita Felix Bezerra
DISCIPLINA: Biologia
AULAS PREVISTAS: 02
SÉRIE: 2ª – Ensino Médio
PROFESSOR: Ivan Aciole
TEMA: Órgãos dos Sentidos

I. JUSTIFICATIVA:
É por meio dos órgãos dos sentidos que podemos sentir e prestar atenção a tudo que nos cerca e é de grande utilidade para a sobrevivência dos seres humanos.
II. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e educando hábitos saudáveis, especialmente aos órgãos dos sentidos;
• Compreender as funções biológicas dos órgãos dos sentidos como parte integrante e de grande importância para nossa sobrevivência.
III. METODOLOGIA:
• Aula expositiva com utilização de livros e cartazes e até mesmo o próprio corpo como exemplo;
• Uso de filmes (DVD) para fazer fixar a importância dos órgãos dos sentidos para nossa existência;
• Pesquisar na internet para melhor compreensão do contexto.
IV. AVALIAÇÃO:
Participação e cooperação nos debates e seminários, dando ênfase a aprendizagem do aluno durante todo desenvolvimento vivenciado na sala de aula e em suas pesquisas.

Unknown disse...

Comentário

Texto: Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto
Educacional.
César Nunes


Dentre os benefícios e objetivos pedagógicos alcançados, destacam-se o acesso dos alunos aos recursos tecnológicos, sua atuação significativa na construção do conhecimento, questionando e organizando suas idéias e avançando nas suas hipóteses. Destacam-se, ainda, o enriquecimento da dinâmica de estudo, as várias possibilidades de atividades, a integração e a socialização entre os alunos e a criação de ambientes de aprendizagem. Quando pensamos em elaborar um projeto que envolva tecnologias, nos deparamos com diversas dificuldades, como a falta de planejamento do docente; limite de tempo para executar as atividades; falta de recursos. Além disso, observamos a falta de envolvimento dos profissionais, principalmente da direção escolar; a falta de um especialista da área de informática para atuar no apoio pedagógico e de monitores para ajudar os alunos no laboratório.


Escola Estadual Angelita Felix Bezerra
Cidade: Lagoa Nova-RN
Plano de Aula
Professor: João Batista Martins da Silva
Física da 2ª Série ( Ensino Médio)
Conteúdo: Óptica

Tema: Conhecendo Espelhos Planos

I - Introdução
Nesta atividade, simularemos a utilização de espelhos com o objetivo de fazer com que o aluno compreenda a importância das figuras geométricas, como o ângulo se desempenha nas medidas diretas de distância.

II – Objetivo
Desenvolver o assunto espelho plano de forma simples e leve, para que o aluno assimile com maior facilidade e consiga entender o conteúdo espelhos de forma mais rápida e satisfatória.

III – Pré-requisitos
Conhecimento prévio dos fenômenos ópticos e ângulos

IV – Tempo previsto para a atividade
2 horas/aula ( sendo que 1 aula em sala e 1 aula no laboratório de informática)

V – Na sala de aula
Desenvolver um estudo sobre luz e os fenômenos de propagação da mesma, e atividades complementares, com resolução de exercícios.

VI – Na sala de informática
Preparação
a)Dividir a turma em pequenos grupos de 4 alunos para que possam ter acesso direto aos computadores e aos debates.
b) fazer anotações

Material necessário
*Material escolar (fazer anotações)
*Compreender a importância do computador

VII – Durante a atividade
Durante a simulação, o professor supervisionará a realização da atividade intervindo apenas quando solicitado, onde a responsabilidade caberá ao aluno por meio da interação com o computador.

VIII – Avaliação
Sugerir aos alunos que elaborem um breve relatório a respeito de espelhos planos, contendo usos, aplicações e curiosidades, além de dúvidas que tenham permanecido após a utilização deste material e da aula, como também a realização de exercícios complementares.

compartilhando física disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Reflexão do texto desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional:tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para as transformações do cotidiano e a construção da cidadania.No contexto de ensino mesmo que seus recursos não estejam fisicamente instalados nos espacos escolares, a mídia audivisual invade a sala de aula. A linguagem produzida na integração entre imagens,movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens,cuja comunicação resulta do encontro entre palavras ,gestos e movimentos,distanciando-se do gênero do livro didático ,da linearidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar.Criar espaços para a identificação e o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem de diferentes maneiras são ações que favorecem o desenvolvimento da consciência crítica sobre a influência da mídia e respectivas estratégias direcionadas a determinados grupos sociais.

Unknown disse...

PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO ( 1 ANO) ;MATEMÁTICA. PROF;FRANCINETE E CLEMÍRES. CONTEÚDO;FUNÇAÕ AFIM OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS; explorações matemática (polígonos)Desenvolvimento da aula expositiva; gráficos ,tabelas ,exemplos, etc. Desenvolvimento da aula no laboratório de informática ;polígonos, exploração da circunferência,circulos,diamêtro,perímetros,linhas retas,ângulos,graus,perpendiculares,triângulos(soma dos ângulos internos),etc.observando todos esses dados através da interatividade,contextualização,construção conceitual,qualidade das simulações e qualidade dos textos. Quanto a avaliação fui observando todos esses comandos de desenvolvimento da aula no laboratório de informática e vendo o desempenho dos alunos diante da aprendizagem desse objeto em estudo.

Unknown disse...

PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO ( 1 ANO) ;MATEMÁTICA. PROF;FRANCINETE E CLEMÍRES. CONTEÚDO;FUNÇAÕ AFIM OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS; explorações matemática (polígonos)Desenvolvimento da aula expositiva; gráficos ,tabelas ,exemplos, etc. Desenvolvimento da aula no laboratório de informática ;polígonos, exploração da circunferência,circulos,diamêtro,perímetros,linhas retas,ângulos,graus,perpendiculares,triângulos(soma dos ângulos internos),etc.observando todos esses dados através da interatividade,contextualização,construção conceitual,qualidade das simulações e qualidade dos textos. Quanto a avaliação fui observando todos esses comandos de desenvolvimento da aula no laboratório de informática e vendo o desempenho dos alunos diante da aprendizagem desse objeto em estudo.

Unknown disse...

O TEXTO FALA DA IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA COMO RECURSO PARA FACILITAR O ENSINO APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DOS MATERIAIS DE MULTIMÍDIA.SABEMOS QUE O MOMENTO EM QUE VIVEMOS NÃO PODEMOS SEPARAR ESSA REALIDADE DO NOSSO AMBIENTE ESCOLAR,MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ESSES RECURSOS SÃO APENAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E SE O PROFESSOR NÃO PLANEJAR E NÃO MESCLAR ESSA TECNOLOGIA COM O SEU DIA A DIA NA SALA DE AULA,ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM NÃO VAI PRODUZIR EFEITO.VALEU GALERA.

Unknown disse...

Para o contexto de desenvolvimento de multimídia interagir de forma eficaz é preciso ir além do desenvolvimento de habilidades e memorização, sendo esses os objetivos educacionais, a tecnologia auxilia e fortalece a capacidade de analise, comunicação e de criar relações nas maneiras de como representar o mundo; facilitando a aprendizagem e os vários contextos cognitivos e de ensino de acordo com o contexto cognitivo a tecnologia é considerada como um dos fatores de transformação no processo ensino aprendizagem. Visando um conjunto de habilidades e competências necessárias para a sociedade globalizada do conhecimento. Surgem novos rubricas pedagógicas, incluindo a aprendizagem cooperativa, colaborativa, ativa, baseada em projetos, situações problemas e o aprender fazendo, mudando a aprendizagem mecânica e suas avaliações. As habilidades cognitivas como: analise, e a síntese avalia a aprendizagem na construção de seu próprio conhecimento.
No contexto de Ensino do desenvolvimento de recursos para a aprendizagem está inserido com os processos de reformas educacionais e nos processos de ensino e aprendizagem o material educacional multimídia deve ser planejado para o desenvolvimento centrado no:
- Aluno/ aprendiz – Que são motivados pelo conhecimento prévio, praticas culturais e valores e pela oportunidade de usar e discutir materiais que eles, independentemente em sala de aula, não teriam condições de observar e produzir
 No conhecimento - Torna mais acessível ao temas que são difíceis de compreender ou de relacionar com a realidade, ajudando os alunos a reorganizarem seu próprio conhecimento.
 Na avaliação – Pode facilitar a auto-avaliação, promover reflexão abrangendo o potencial de mudanças conceituais.
 Na comunidade – Permite ações que desenvolva idéias, projetos, facilitando uma aprendizagem e uma visão mais ampla, tornando-as publicas.
Para o autor não há limites bem definido entre esses quatro focos. Todos estão centrados um nos outros. E que para garantir a existência de características dos quatro ambientes, seria necessário criar atividades diversificadas e de diferentes tipos.

PLANEJAMENTO

Escola E.E. Aristófanes Fernandes – São Vicente
Disciplina Física
Série 1ª
Professora Josimária Vicente Soares Medeiros
Objeto de aprendizagem Origem dos movimentos: Conservação: roleta dos movimentos

I-Introdução:
Esta atividade os alunos listarão coisas ou fenômenos que estão relacionados aos movimentos, estabelecendo uma relação de seus conhecimentos com os conceitos físicos.

II- Objetivos:

- Identificar os vários tipos de movimentos;
- Reconhecer os diferentes fenômenos ou coisa que se movimenta;
- Identificar as características relevantes para classificar os movimentos de translação e rotação.

III- Pré- Requisitos:

Reconhecer movimento e repouso
Diferenciar movimento de rotação e movimento de translação

IV – Tempo previsto para a atividade:

2 h/aula

V - Metodologia:

Aulas expositivas;
Leitura e discussão de textos;
Executar no laboratório o objeto de aprendizagem em estudo
VI- Avaliação:

Levar o aluno a refletir o que aprenderam na aula virtual, direcionando a anotarem o que aprenderam para depois cada grupo apresentar suas anotações e discutir através de seminários .

Janete Medeiros disse...

Escola Estadual Dr. Mauro Medeiros
Área de Ensino:
Professora: Janete Medeiros
Nome do Objeto de Aprendizagem:Origem do movimento:Conservação
Série: 1ª
Objetivo:
Instigar o aluno a ter uma concepção prévia relativa aos movimentos e suas interações no cotidiano levando a debater, argumentar e formular o conceito de conservação da quantidade do movimento, construindo assim seu conhecimento
Número de aulas previstas: 50 min/aula.
Laboratório de informática:50 min/aula.
Metodologia
Preparação para a utilização do recurso de mídia com questionamentos;
Laboratório de informática
Formar duplas
Utilizar o recurso de mídia Software RIVED , procurando responder as questões referentes as características dos meios que se relacionam ao movimento.
Avaliação
Debate para o fechamento da atividade, com questionamento e exemplos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

EEMAR – Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho
PARELHAS/RN
Disciplina: Biologia
Professor: Sebastião Gilton Dantas
Objeto de Aprendizagem: Impactos ambientais
Turma: 1º ano

OBJETIVOS:
. Reconhecer os efeitos de diversos fatores no controle populacional;
. Perceber a importância da cadeia alimentar equilibrada no ecossistema;
. Identificar os seres presentes em um ecossistema aquático.
. Conhecer os efeitos que a poluição traz ao ecossistema aquático

AULAS PREVISTAS:
. Sala 1 aula
. informática 1 aula

ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
Conhecer os níveis presentes na cadeia alimentar através de aula teórica. Solicitar que os alunos procurem figuras de seres em revistas e montem uma cadeia alimentar terrestre e uma aquática.
Debater com a turma que efeitos a poluição traz ao ambiente, levando em consideração os problemas presntes na Barragem Boqueirão, reservatório que abastece a cidade de Parelhas.
Através do debate e sempre introduzindo novos conceitos, procurar soluções para evitar a poluição do referido reservatorio.

ATIVIDADE NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
. Acessar a página do RIVED e buscar o objeto de aprendizagem Impactos ambientais, procurando, em grupo realizar as devidas tarefas.

AVALIAÇÃO:
Em um portfolio o aluno deverá tecer comentários a respeito dos conceitos e efeitos dos fenômenos estudados.

Unknown disse...

Plano de Aula
E. E. Dr. Sílvio Bezerra De Melo - C. Novos.
Disciplina: Biologia
Professora: Josefa Alexandre de Alcântara
Nome do Objeto de Aprendizagem: Membrana Plasmática.
Objetivo:
Compreender como processos de difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo contribuem para a entrada da sáida de substâncias na célula.
Prerequesitos:
Células: tamanho, forma, função e estrutura básica.
Tempo previsto: 3 aulas.
Metodologia:
Na sala de aula:
Aula expositiva dialogada
Leitura do livro básico.
Discussão sobre o assunto.
Resolução de exercícios.
Atividade prática: Verificação de osmose em batatas.
Na sala de informática:
Simulações tendo como apoio o objeto virtual.
Avaliação:
A avaliação se processará através da resolução das questões propostas no exercício e também, levando em consideração a participação e o interesse durante a aula.

Unknown disse...

A importância dos recursos como uma variedade de assuntos em busca do conhecimento com certeza pode ajudar muito no conhecimento em busca do objetivo. O trabalho feito com com materiais de multimídia e seu uso com certeza vem ajudar bastante no processo do ensino aprendizagem , e como ferramenta o computador pode e deve ajudar muito no processo cognitivo dos alunos. Com uma boa orientação através do que o professor quer alcançar em relação as aulas a virtualidade em um trabalho conjunto pode ser feito com uma diversificação conhecimento e construir opiniões que levem o aluno a seu ponto crítico, de não só receber a coisa pronta e acabada, mas ser criativo a ponto de opinar ideas para boa contextualização de assuntos que serão abordados dentro e fora no seu cotidiano.

Unknown disse...

Reflexão sobre o texto Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional.
O autor coloca a idéia que os materiais multimídias são altamente estruturados e bem construídos por vendedores comerciais, no entanto eles precisam sempre de desenvolvedores para utilizá-los. Os mesmos possibilitam a aprendizagem quando oferecem oportunidades para que estudantes trabalhem em ritmos e níveis diferentes.
Os materiais multimídia são fundamentais num mundo globalizado, onde as ferramentas sendo elas simples ou não unem todos do meio educacional, sendo ele um pesquisador em educação ou de outras áreas educacionais nos contextos para o desenvolvimento de multimídia.
No contexto cognitivo pesquisas demonstram que fundamentos construídos muito cedo (em tenra idade); memória e estrutura do conhecimento; raciocínio e análise de resolução de problemas; processos meta cognitivos e auto-reguladores; experiência cultural e participação em comunidades tornam-se fácil para resolver problemas, enquanto, que uma aprendizagem mecânica tira a chance do aluno aprender a fazer fazendo.
No contexto de Ensino quando se desenvolve recursos educacionais multimídia é importante considerar os objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz da escola, e do distrito ou estado. Esses recursos estão estrategicamente ligados com os processos de reformas educacionais e com as transformações nos processos de ensino e aprendizagem.
O autor César Nunes destaca quatro pontos:
Centrado no aluno/aprendiz e aprendizagem baseada em projetos é um dos exemplos.
Centrado no conhecimento
A multimídia pode ajudar tornando mais acessíveis temas que são difíceis de compreender ou de relacionar com a realidade.
Centrado na avaliação – A tecnologia pode facilitar a auto-avaliação e outras atividades meta cognitivas dos estudantes em parte fornecendo retorno constantemente.
Centrado na comunidade – quando une escolas e comunidades através de práticas e com todo o mundo permitindo que a escola desenvolva idéias e posições e torne-as públicas.

Escola Estadual Aristófanes Fernandes
Cidade: São Vicente
Plano de Aula
Professora: Maria Janice de Oliveira Fagundes
Disciplina: Química
Objeto de Aprendizagem: Mistérios Químicos da Chuva Ácida.


Objetivos
1. Identificar alguns óxidos, suas estruturas e suas reações específicas;
2. Identificar alguns ácidos pelo conceito de Arrhenius e suas reações;
3. Ler e interpretar informações e dados apresentados em diferentes linguagens ou forma de apresentação, como símbolos e fórmulas;

4. Compreender a chuva ácida, suas conseqüências e suas evidências que estão no cotidiano relacionadas.

5. Conhecer e aplicar o conceito de pH.

Metodologia A aula foi desenvolvida com estudo de texto reflexões a cerca dos óxidos presente no ar através das poluições e a dissolução dos mesmos com a chuva.
Numa segunda aula utilizei o laboratório de Química para os alunos observarem e testarem à acidez ou base presente em alguns alimentos ou substâncias.
No laboratório de Informática os alunos utilizaram o objeto com bastante interesse pela aula e segundo os mesmos não sentiram dúvidas ao desenvolverem a atividade.

Avaliação Através da participação nas aulas diagnóstica do conhecimento vinculado.

Unknown disse...

Módulo Estrutura atômica Atividade 4 Entendendo o átomo

Objetivo: Identificar como ocorre a absorção e a emissão de energia pelos saltos eletrônicos.
Reconhecer a existência de níveis de energia dentro do átomo.
Tempo: 3 aulas de 50 minutos.
Metodologia: Estudo de texto do modelo atômico de Borh.
Reflexão sobre a teoria de Borh.
Após o uso da atividade é importante abordar as deficiencias do modelo atômico proposto por Borh.
Avaliação É interessante que a avaliação seja feita ao longo das atividades e especialmente durante as discussões.

Unknown disse...

O uso de materiais multimídia em sala de aula é, sem dúvidas, uma ferramenta de muitíssima importância no que se refere ao avanço tecnológico de interagir à educação , idéias inovadoras, novas metodologias de ensino-aprendizagem. É preciso acompanhar a evolução tecnológica, não podemos ficar aquém de idéias novas e, necessário se faz a interatividade de todo o corpo docente e discente aos avanços da era digital.

Maria Lúcia da Silva Gomes disse...

CONTEXTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE MULTIMÍDIA:O CONTEXTO COGNITIVO E O CONTEXTO DE ENSINO

A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos,dominar as possibilidades de expressão e as possíveis formas de manipulação, principalmente se aspiramosà prática de um trabalho consistente que comtemple as capacidades de análise, síntese, comunicação e a criação de vínculos com formas variadas de representar e conhecer o mundo.
Paralelo ao desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional,(re)surgem estudos e pesquisas na área cognitiva, principalmente sobre as concepções de aprendizagem e sobre as habilidades e competências necessárias à "sociedade globalizada do conhecimento". Este fato por sua vez requer alterações e novas formas de avaliação.
Intrínseco a todo este processo merece relevância, outrossim, todo o contexto no qual se desenvolvem o ensino e a aprendizagem, considerando-se desde a estrutura física da escola, passando pela localização, características da clientela atendida, dos profissionais que atuam no processo, recursos, estratégias, princípios e concepções que norteam todo o trabalho educaativo.
Assim, faz-se imprescindível a capacitação constante dos educadores para que possam realizar um trabalho cada vez mais eficaz, em consonância com os avanços tecnológicos e as novas formas de ensino-aprendizagem, na perspectiva de se obter resultados cada vez mais promissores.