terça-feira, 2 de setembro de 2008

5º Encontro vivencial - Turma 3 - Relato de Experiência

- Aplicação da seqüência de ensino na escola em que trabalha.
- Postar o relato dessa experiência no Blog e enviar uma cópia desse relato para o e-mail: ntejoseaugusto2008@gmail.com

Período: de 08 a 12/09/08

17 comentários:

Sônia Maria Pereira disse...

Olá Pessoal,
Que tal postar o relato de experiência?!
Bjos,
Sônia

Unknown disse...

.Durante a aula expositiva no 2º ano , os alunos tiveram dificuldades em identificar no triângulo retângulo o cateto oposto e o cateto adjacente, superei as dificuldades com alguns exemplos . Após apresentei o conceito de seno, cosseno e tangente de ( 30º, 45º,e 60º).Encaminhei uma lista de exercícios e a maioria da turma fez os exercícios. Já no laboratório os alunos apresentaram bom desempenho, realizando as atividades com facilidade

Unknown disse...

O tema química na agricultura foi abordado em sala de aula através de pesquisa em fontes bibliográficas, leitura, interpretação e produção textual, aula expositiva-dialogada.Na sala de informática realizei as atividades referentes a agrotóxico e adubo. Os alunos participaram ativamente demonstrando interesse, mas em alguns momentos percebi pouca compreensão dos conteúdos envolvidos, pois alguns alunos realizavam as atividades mecanicamente.Mediante as dificuldades apresentadas intervi, fazendo observações e comentários para que os alunos compreendessem os conteúdos envolvidos.

Unknown disse...

O tema sexualidade humana foi abordado em sala de aula através de leitura de texto no livro didático, pesquisa em outras fontes bibliográficas e apresentação de seminário. No laboratório de informática foram realizadas as atividades propostas. Os alunos participaram ativamente das atividades. No entanto apresentaram dificuldades em seguir as instruções, sendo necessário a constante mediação do professor. Do contrário o aluno realizaria as atividades sem compreensão. Daí a necessidade de haver comentários e reflexões, inclusive durante as aulas de laboratório.

Unknown disse...

Desenvolvi a aula em conjunto com a professora de química. O tema química na agricultura foi abordado com ênfase no estudo acerca dos agrotóxicos e seus implicantes para a produtividade e para a saúde humana. No laboratório os alunos realizaram as atividades apresentando dificuldades em relação a resolução das questões propostas, já que estas exigem leitura e interpretação de textos, práticas realizadas com dificuldades por nossos alunos.

Unknown disse...

Experiência da seqüência de ensino
Escola Estadual Professora Maria Arioene de Sousa
Público-alvo -2º ano do Ensino Médio
Professora – Marinete Borges de Oliveira


Inicialmente, foi feita uma dinâmica,depois aula expositiva com os conceitos envolvidos,fecundação anatomia do aparelho reprodutor masculino e feminino ,ejaculução ovulação. Além dos conceitos trabalhados teve uma palestra na sala de multe-meios ministrada pela enfermeira Lídia , com o tema métodos anticoncepcionais, onde o assunto foi trabalhado de forma dinâmica e participativa.
No laboratório de informática foi formado grupo de 3 alunos para cada computador, onde os mesmos visualizaram alguns métodos anticoncepcionais, analisaram cada um ,viram o percurso dos espermatozóides,os métodos definitivos os de barreiras etc.Cada grupo fizeram um quadro resumo com os diferentes métodos anticoncepcionais quem deve utilizá-lo(homem ou mulher),se é definitivo se previne a contaminação por DSTs e quais as vantagens e desvantagens,também foi entregue um caso-problema onde os alunos discutiram e escolheram os métodos mais adequados para cada situação. Além dos temas trabalhados foi passado um pesquisa com diferentes religiões que impõem restrições aos métodos anticoncepcionais e do controle de natalidade.
Esse projeto RIVED foi muito gratificante, tanto para nós professore como também para os alunos que tiveram a oportunidade de conhecer e explorar os objetos de aprendizagem como mais uma ferramenta no processo ensino aprendizagem.

Unknown disse...

Relato de Experiências
O presente trabalho tem por finalidade de descrever as experiências vividas em sala de aula, com os alunos do 3º Ano do ensino Médio, da Escola Estadual Profª Maria Arioene de Souza, Campo Redondo-RN, proporcionando aos alunos uma forma direcionada para compreender a utilização dos combustíveis como fonte de energia na realização de trabalho e no entendimento das reações de combustão em seus diversos aspectos.
Os trabalhos realizados tiveram como foco principal o contato com os objetos de Aprendizagem do RIVED, objetivando-se o melhor desempenho do aluno na progressão de sua atuação na sala de aula e na sua vida social. Inicialmente realizou-se uma pesquisa, em grupo de cinco alunos, sobre o conteúdo apresentado, houve secção de painéis rica em imagens e seminários.
Na sala de aula tivemos o contato com os problemas propostos, depois o contato com os Objetos de Aprendizagem no laboratório de informática. A expectativa dos alunos sobre como desenvolver as atividades foi convertida em como entender o conteúdo, que nos Objetos, vieram despertar a consciência de cada aluno que é possível e fácil de aplicar e utilizar o conteúdo estudado, e não ficar só no quadro de giz.
Todo esse trabalho que se realizou teve como função principal superar as dificuldades com a informática para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas culturais e sociais dos alunos, tornando-se um ser social criativos, crítico e participativo para atuar na sociedade em que está inserido.
FRANCISCA DE ASSIS ARAÚJO DANTAS

Unknown disse...

Relato de Experiência.
Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza
Professora: Francisca Reinaldo de Pontes
Disciplina: Física

Objeto de Estudo.


A aula foi realizada na 3° serie do turno vespertino no Ensino Médio. Na sala de aula o conteúdo cargas elétricas e eletrização foi introduzido com leitura de textos do livro didático, explicações e discussão no grande grupo. Continuando com a experiência condutora de isolamento, onde tiveram a oportunidade de descobrir os materiais que são condutores e os que são isolantes. Também foi realizado um jogo das respostas eletrônicas usando os equipamentos: um pedaço de cartão duro de cerca de 30 por 20 cm, papel, caneta, tesoura, prendedor de papel, (de latão), fios, pilhas, lâmpada com suporte, fita adesiva, cola. Todos os alunos participaram com entusiasmo.
No laboratório de informática a aula foi desenvolvida em grupos de três alunos, onde receberam instruções de como realizar a atividade com software simulação e gostaram bastante da atividade e sentiram-se estimulados a buscar novas informações e desenvolveram atividade sugerida, fazendo até disputas quem acertava mais as perguntas. Foi uma aula muito gratificante e serviu de incentivo para outros professores trabalharem também no laboratório de informática e já estou passando para alguns deles o que aprendi durante o curso que foi um aprendizado muito valiosos. E com certeza todos vão se envolver neste trabalho, pois os alunos estão cobrando aulas no computador.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

RELATÓRIO


A elaboração deste relatório tem como principal objetivo mostrar a importância das aulas de matemática no 1º ano do Ensino Médio fazendo uso do tangran.
Durante as aulas percebi que os alunos desenvolveram o raciocínio lógico, estimularam o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas com autonomia. Também compreendi que ministrando aulas como essas, exige-se uma nova postura do professor, que deve, dentro do universo de alternativas pedagógicas utilizando ou não o computador, adaptar aos alunos a prática que melhor atende a necessidade dos mesmos. Pois, sabemos que a matemática é uma disciplina que na maioria das escolas gera muitas dúvidas nos alunos, em conseqüência muitos destes acabam passando a não gostar das aulas. Por esse motivo, cabe ao professor buscar sempre novas metodologias de ensino, utilizar recursos didáticos estimulantes e agradáveis para ambos. Não limitar-se apenas em lousa e giz. Porque durante a aula de campo, oficina com o tangran e no laboratório de informática percebemos a satisfação dos alunos durante essas aula, isto é, aprendendo brincando. Também observei a participação ativa dos alunos, a concentração dos mesmos e o interesse como mostra nas fotografias que registrei.
Por fim concluímos sabendo da importância que é de planejar aulas de matemática com recursos didáticos de softwares educacionais, pois é partindo daí, que o professor utiliza um recurso lúdico, estimulante, prazeroso e desafiador.

Maria José Custódio Freire
E. E. Pref. João Ataide de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

Escola E Prefeito João Ataíde de Melo
Professora: Maria da cruz da silva
Disciplina: Química
Assunto:Tabela Periódica
Relatório de aula ministrada em uma turma de 1º ano do ensino médio
O mundo evoluiu rápido e a educação para acompanhar essa evolução necessita de auxilio . Portanto a multimídia entra como um subsidio básico . para o ensino aprendizagem em sala de aula e ajudando o professor na difusão dos conhecimento.

Mostrando-se a importância da multimídia para assimilação dos conteúdos de química , partindo de uma metodologia simples.
No primeiro momento a turma foi dividida em grupos de três alunos e cada grupo pesquisou sobre um tópico da historia da Tabela Periódica . Onde os alunos passaram a observar a evolução histórica ,descobrindo os caminhos seus erros e êxitos para se chegar a Tabela Periódica moderna . A pesquisa foi apresentada em painel integrado onde um aluno de cada grupo passou todo conhecimento adquirido pelo grupo na pesquisa , para outro grupo, sendo assim todo os alunos tiveram conhecimento de toda a historia da Tabela Periódica .
Durante a aula expositiva com auxilio do livro didático foi explicado todas as propriedades dos elementos químicos , períodos e grupos a que pertencem , levando o aluno a manusear a Tabela com segurança . Em seguida deu-se continuidade a aula no laboratório de informática onde todos demonstraram grande interesse pela atividade que foi trabalhada um jogo que levou o aluno a descobrir a que grupo cada elemento das principais colunas da Tabela Periódica pertencem , conhecendo suas propriedades e utilizações no nosso cotidiano .
No final de cada atividade cada grupo fez sua auto-avaliação , observando seus erros e acertos em determinado tempo e assim sendo capaz de conhecer o nível de aprendizagem do grupo.
Assim compreendemos que a multimídia possibilita o aprendizagem não só nas aulas de química mas em todas os componentes curriculares, pois torna a aula prazerosa
19/09/08

Unknown disse...

Desenvolvimento da Aula realizada na Escola Estadual Maria Lídia

A aula foi realizada no dia 12/09/2008 com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, com a presença do Pedreiro José Geovane dos Santos, que mostrou a turma quais as técnicas que são utilizadas para calcular a área total de um imóvel, bem como de seus cômodos. Falou também da importância da matemática na sua atuação profissional e ensinou aos alunos como utilizar os conteúdos da disciplina no seu trabalho, por exemplo, como calcular a quantidade de tijolos gastos em 1 metro quadrado construído, a quantidade de telhas necessárias para um metro quadrado, e também a quantidade de madeiramento para a cobertura do imóvel.
Observei que a turma ficou bastante interessada no conteúdo, prestando atenção na exposição do pedreiro e realizando os cálculos aprendidos.A partir de então começou-se a se calcular quanto de material era utilizado para se construir uma casa e o custo dos mesmos.
Também foram apresentados os materiais utilizados para realizar medições como colher, pruma, trena e linha.
Após a exposição do pedreiro, os alunos se dirigiram ao laboratório de informática da escola para realizar a atividade descrita a seguir:
1. Foi orientado que os alunos marcassem num plano cartisiano vários pontos;
2. Depois os alunos uniram os pontos através de retas que iriam formar a planta de uma casa.
3. Feito isso, os alunos realizaram cálculos das áreas dos cômodos e total da casa.
4. Concluindo eles fariam um orçamento de quanto seria gasto para construir a casa (telhas, tijolos, caibros, ripas, entre outras)

Alguns alunos que não tinham prática com a informática apresentaram algumas dificuldades, porém todos conseguiram executar as tarefas e atingir o objetivo da atividade.

educacao disse...

Plano de aula
Assunto: microorganismo
Turma: 2º Ano B Turma: matutino
Professora: Maria da Conceição J. Bezerra
A Aula foi muito participativa, os mesmos tiveram uma aula de experimento, observando no microorganismo em seguida foram realizar a atividade no computador, uns já sabiam trabalhar e outros tinham um pouco de dificuldade mas o trabalho foi realizado em grupo e tudo deu certo.

Maria da Conceição J. Bezerra
E. E. Prefeito João Ataíde de Melo
TANGARÁ-RN

Unknown disse...

Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza – Ensino Fundamental e Médio
Campo Redondo-RN
Ano: 1° Turma 02 Turno: Noturno
Disciplina: Matemática
Professora: Francisca Maria da Silva Dantas

RELATÓRIO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM
No dia 12/09/2008 verificou-se o programa do RIVED não abrindo objeto de aprendizagem de matemática nos computadores da escola, reproduzimos do CD do RIVED, que o NTE forneceu a cada participante do curso, novos CD’s e assim realizou-se no dia 15/09/2008 à aula sobre TANGRAN, com duração de 90 minutos no laboratório de informática da escola supracitada. Portanto conseguimos ter uma aula com sucesso.
O laboratório de informática da escola possui 8 computadores. Como a turma participante conta com 28 alunos, fez-se necessário distribuir 4 alunos por computador, havendo rotatividade entre os mesmos.
A análise da atividade do Objetivo de Aprendizagem permitiu aos alunos identificar diversas ações de extrema importância na aquisição de novos conhecimentos. Observou-se que apesar dos alunos não terem acesso constante a softwares e multimídia, houve interesse e criatividade; exploraram bem as construções de animais e objetos, com “tabuada das sete sabedorias” (cinco triângulos de vários tamanhos, um quadrado e um paralelogramo).
A experiência mostrou que foi uma aula desafiadora e estimulada, onde pode-se perceber que qualquer aluno é capaz de adquirir conhecimento sobre os objetivos de aprendizagem do RIVED, mesmo aqueles que não tem contato permanente com a informática.

Unknown disse...

Relato de Experiência.

E.E.Amaro Cavalcanti
Jardim de Piranhas – RN
Professor: Ademir Gomes Fernandes
Disciplina: Física
Turma: 3º Ano -Ensino Médio
Turno Vespertino

Objeto de Aprendizagem: Entendendo o Espelho de Gauss

Na sala de aula, foi o exposto a teoria sobre a óptica geométrica seus princípios e formação de imagens diante de espelhos planos, côncavo e convexo, observaram as características desses elementos e utilização no cotidiano.
Na sala de informática, os alunos ficaram distribuídos conforme a disposição de computadores, de forma que puderam manipular o O.A. com facilidade. Em cada etapa mostrada, faziam anotações para uma análise posterior ao voltar a sala de aula e para a resoluções de exercícios propostos, como podemos observar as imagens abaixo.



De volta a sala de aula houve os devidos comentários sobre o O.A. exposto e concluíram que essa forma de aprendizagem dinamizava o conteúdo facilitando assim seu aprendizado, resolveram os exercícios propostas e como já esperava houve um acerto de 90% de questões analisada e constataram também a utilização de espelhos úteis no seu cotidiano como exemplo, o motivo de carros com o nome de AMBULÂNCIA, ser escrito ao contrário.

Ademir

Unknown disse...

Relato de Experiência.

E.E.Amaro Cavalcanti
Jardim de Piranhas – RN
Professora: Lidiane Soares de Medeiros
Disciplina: Biologia
Turma: 3º Ano - Ensino Médio
Turno Vespertino

Objeto de Aprendizagem: Preciso de Oxigênio.

Segundo a sequência de ensino proposta, inicialmente foram trabalhados os conhecimentos teóricos sobre os conceitos básicos da ecologia, fazendo sempre a ligação destes com a nossa realidade local. Em seguida, foi proposta a construção, em grupo, de cartazes listando os principais problemas ambientais que afligem a nossa cidade e suas consequências para o ambiente e a saúde humana. Os alunos também criaram cartazes propondo práticas de preservação e conservação do meio ambiente. No momento seguinte deu-se a exposição dos cartazes e a realização da análise do objeto no laboratório de informática. Para isso, formamos grupos de 2 ou 3 alunos conforme a disponibilidade dos computadores.
Os alunos ficaram muito empolgados com a resolução dos problemas propostos no objeto e a aula ocorreu tranquilamente. Ao término, formamos um grande grupo para debater e avaliar as hipóteses e resultados por eles levantados. Finalmente, pude concluir qua a utilização dos OAs contribui efetivamente para a melhoria da aprendizagem dos alunos e confere mais dinamismo a nossa prática de ensino.

Luiz de França disse...

Parabéns pelo trabalho