tag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.comments2011-12-08T15:21:48.269-08:00Repensando a prática no Curso Como Usar Objetos de AprendizagemNTE José Augusto-Caicó(RN)http://www.blogger.com/profile/12587121257417246154noreply@blogger.comBlogger1047125tag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-63785345479421453432011-12-08T15:21:48.269-08:002011-12-08T15:21:48.269-08:00Parabéns pelo trabalhoParabéns pelo trabalhoLuiz de Françahttps://www.blogger.com/profile/14865915854775397155noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-16613717363888951792008-10-21T05:40:00.000-07:002008-10-21T05:40:00.000-07:00RELATO DE EXPERIÊNCIAProfessor: Evaldo Bernardo Fe...RELATO DE EXPERIÊNCIA<BR/><BR/><BR/>Professor: Evaldo Bernardo Ferreira<BR/>Disciplina: Química<BR/>Série: 2ª Série do Ensino Médio<BR/><BR/>Objeto de Aprendizagem: Identificando Substâncias e suas propriedades.<BR/><BR/>Neste objeto de aprendizagem, o aluno teve a oportunidade de analisar e compreender o comportamento dos gráficos.<BR/> Reconhecer regularidades no comportamento de aquecimento de amostras em função do tipo de substância, massa, fonte e tempo de aquecimento.<BR/>Desenvolver o conceito de substância e sua identificação por meio de suas propriedades específicas.<BR/>Identificar substâncias e suas propriedades.<BR/>Esta atividade foi dividida em duas etapas: inicialmente tivemos uma aula expositiva em sala com uma ampla discussão mostrando as propriedades gerais e específicas da matéria e análise de gráficos com a interação professor/aluno. A segunda etapa, a turma foi levada a sala de informática, onde os alunos realizaram as simulações iniciando com uma discussão sobre as propriedades específicas(ponto de fusão e ponto de ebulição), densidade,solubilidade e leitura interpretativa de gráficos. Cada grupo de alunos escolhia uma dessas propriedades e analisavam a respectiva substância quando acertavam seguiam adiante, quando não tentavam novamente até concluir a atividade.<BR/>Este objeto foi apresentado em duas aulas de 50 minutos; sendo uma em sala de aula e uma na sala de informática. Os alunos foram avaliados durante todo o processo de desenvolvimento das atividades, dos questionamentos propostos na atividade e as anotações dos grupos. A concluímos que existe uma grande perspectiva de melhoria do processo de ensino e aprendizagem com a utilização desses objetos de aprendizagem do rived e do labvirt.No entanto se faz necessário um melhor planejamento por parte de todos que formam a escolaEvaldo Bernardohttps://www.blogger.com/profile/15944077271541035615noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-2579189992153772452008-10-06T17:32:00.000-07:002008-10-06T17:32:00.000-07:00RIVED: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDI...RIVED: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO <BR/>Zeneide Figueiredo de Araújo<BR/>Mestranda em Ciências da Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias<BR/><BR/>RESUMO<BR/><BR/>Este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos alunos através de um objeto de aprendizagem do Rived intitulado Por que as coisas têm peso, como recurso mediador do processo de aquisição do conhecimento, numa situação de sala de informática. O mesmo foi realizado com alunos do ensino médio da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim no município de Caicó–RN, em agosto de 2008. Neste trabalho foram abordadas, algumas contribuições proporcionadas pela aplicação do referido software para o entendimento de alguns conceitos de física por parte dos alunos, algumas dificuldades vivenciadas pelos os mesmos nas aulas de Física, bem como as contribuições proporcionadas pela utilização do Rived relacionadas á interatividade entre o experimento e os alunos.<BR/><BR/>Palavras-chave: Informática, ensino de Física, aprendizagem, interatividade.<BR/><BR/><BR/>1. INTRODUÇÃO<BR/><BR/> O ensino de física vem sendo trabalhado de forma que dificulta a aprendizagem do aluno e sua associação com o mundo real e, por conseguinte, o seu interesse pelo aprendizado. Diante disso os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2000) apontam para a necessidade de organizar o ensino de Física de modo a contribuir para a formação "de uma cultura científica efetiva, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza como parte da própria natureza em transformação" (p.22). Nesse caso, se faz necessário uma contextualização dos conhecimentos físicos, a fim de permear a "compreensão do conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos ou tecnológicos, do cotidiano doméstico, social e profissional" (p.22).<BR/> Para Hestenes (1987) (apud SANTOS, 2006), os métodos que vem sendo trabalhado no ensino de física são inadequados, uma vez que, os conceitos são ministrados de forma oral e escritos, acarretando grande dificuldade na aprendizagem do alunado.<BR/> Segundo Spinelli (2005) com o crescimento dos recursos tecnológicos, especialmente computadores, novas situações de aprendizagem têm sido concebidas a partir de estratégias de animações interativas para o ensino da física, a exemplo do Rived, que promove uma abordagem construtivista, a fim de tornar os conteúdos mais significativos para os estudantes. <BR/> Partindo desse pressuposto, Este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos alunos através de um objeto de aprendizagem do Rived intitulado Por que as coisas têm peso, como recurso mediador do processo de aquisição do conhecimento, numa situação de sala de informática.<BR/><BR/>2. A FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM<BR/><BR/> Segundo Borges (1996), o ensino tradicional que vem sendo ministrado tanto no ensino fundamental como superior, mostra pouca eficiência, seja na perspectiva dos alunos e professores ou para a sociedade. Nesse caso, se faz necessário trabalhar informações atualizadas sobre ciência e tecnologia, a fim de tornar os conteúdos mais significativos para os estudantes. Entretanto, além desses aspectos, é fundamental salientar a importância da formação do aluno para a ação social responsável.<BR/>De acordo com Santos (2006), o ensino de física baseado na exposição de teoria e resolução de problemas que são trabalhados através de uma metodologia que pouco está relacionada com a realidade dos estudantes, não gera nem um tipo de conhecimento, pois os alunos recebem essas teorias científicas como se fosse alguma espécie de crenças.<BR/> Desse modo, as "Competências em Física para a vida se constroem em um presente contextualizado, em articulação com competências de outras áreas, impregnadas de outros conhecimentos" (BRASIL, 2002, p.59).<BR/>Segundo Nunes (2006), os recursos tecnológicos são utilizados em termos de produto e também de processo de desenvolvimento. Para ele o mesmo tem um potencial enorme para melhorar a educação. Essas novas modalidades e instrumentos para desenvolvimento e distribuição têm mudado radicalmente o auxílio que esses recursos podem dar aos estudantes num amplo espectro de atividades de aprendizagem. Esse autor acrescenta:<BR/>Apesar do glamour dos ambientes ricos em tecnologia, o foco precisa permanecer nos alunos com suas motivações e desafios, nas áreas de conhecimento a serem exploradas, nas comunidades onde a aprendizagem ocorrerá. Também precisamos ter em conta que desenvolvedores, professores, e alunos, todos têm um papel a desempenhar na criação de multimídia, e um dos objetivos principais das políticas educacionais precisa ser fornecer o suporte apropriado às atividades de cada um desses grupos.(NUNES, p. 9, 2006).<BR/> Santos (2006), acrescenta que a mediação das tecnologias digitais e telemáticas baseada numa educação construtivista contribui para processo de ensino e aprendizagem, assim como, amplia possibilidades de compreensão dos conceitos mediados através de experiências por meio de simulações.<BR/>3. EXPERIMENTO<BR/> Este trabalho teve como forma de coleta de dados, a técnica de inquirição a escala do tipo Likert que é um tipo de escala de resposta psicométrica e estatística usada comumente em questionários, e é a escala mais usada em pesquisas de opinião. <BR/>A população alvo desta pesquisa foi formada por 40 alunos da 1ª da série do ensino médio da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim no município de Caicó–RN, em agosto de 2008. Esta atividade foi realizada no período de 4 horas/aulas de práticas laboratoriais da disciplina de Física.<BR/>O Rived foi utilizado como Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma vez que tem se tornado uma ferramenta de prática constante nas pesquisas em ciências da educação (NUNES, 2006). Instalado em um laboratório de informática composto por 12 computadores, foi modelada a seguinte atividade: Porque as coisas têm peso.<BR/>Durante a atividade os alunos trabalharam os seguintes aspectos da aprendizagem exploratória:<BR/>• Por que a massa não varia independentemente dos planetas,<BR/>• A força gravitacional é diretamente proporcional a aceleração da gravidade de cada planeta;<BR/>• Existe diferença de gravidade em vários pontos da terra,<BR/>• Análise das relações entre as grandezas;<BR/>Na simulação, apresentado pelo Rived é realizado um lançamento de uma nave espacial para outro lugar do espaço e seu retorno para terra. É possível acompanhar também a ida da nave para o equador e os pólos da terra, onde são visualizados massa, peso e aceleração. Ainda na Janela de Animação também se pode observar os diferentes valores do peso de cada aluno, e os mesmos podem modificar os valores de sua massa, com isso possibilitando a interação do sujeito com o modelo e conseqüente percepção dos fenômenos.<BR/><BR/>4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS<BR/><BR/>A pesquisa utilizou a inquirição como técnica de coleta de informações, para avaliar a atitude dos alunos em relação aos objetos de aprendizagem do Rived. Foi elaborado um questionário contendo 4 questões: três utilizando escala de atitude do tipo Likert (ERTHAL, 2003); e uma para o levantamento de opinião, onde foram indagadas informações específicas sob forma de questão única. Na escala do tipo Likert, dá-se aos entrevistados uma proposição e eles devem expressar sua posição sobre a declaração que ela contém. Para cada declaração os entrevistados são solicitados a indicar sua atitude em relação a ela e o grau em que são afetados. Pede-se que assinale suas respostas segundo a intensidade de sua concordância ou discordância.<BR/>Na questão de levantamento de opinião, o questionário indaga apenas informações específicas sobre determinado assunto, apresentado sob forma de questões únicas. Cada sujeito da pesquisa assinala a resposta que achar conveniente, representada por um sim ou não. Os resultados finais vêm expressos em porcentagens de pessoas que dão cada tipo de resposta. O questionário aplicado pesquisou os seguintes pontos:<BR/><BR/>a)Você tem dificuldades para entender os conceitos de Física, que são dados dentro da sala de aula? (Muito difícil, Difícil, Nem difícil nem fácil, Fácil, Muito fácil).<BR/><BR/>b) Você acha que o uso de um Laboratório Virtual facilita o entendimento da Física? (Não facilita nada, Não facilita, Tanto faz, Facilita sim, Facilita muito).<BR/>c) Você acha importante o colégio ter um Laboratório Virtual para realizar experiências, pesquisa e animações de Física no computador? (Não importante, Pouco importante, Tanto faz, Importante, Muito importante).<BR/>d) Você já usou o computador da sua casa ou de lanhouse para realizar alguma experiência da disciplina de Física? (Sim ou Não).<BR/><BR/>A questão a foi respondida antes do começo da atividade com o Rived. A Figura 1 indica que quase 50% dos alunos possuem dificuldades significativas no aprendizado da física, enquanto que apenas 5% não encontram dificuldades na disciplina. Isso comprova o grande índice de reprovação na disciplina de física em todo o país.<BR/>Na questão b, a partir da Figura 2 observa-se que 60% dos alunos encontraram grande facilidade no entendimento da Física ao utilizarem o Rived como ambiente virtual de aprendizagem. A utilização de software apropriado para além do apoio computacional na realização de experiências e na apresentação audiovisual, pode facilitar o ensino e estimular a aprendizagem. Para Nunes (2006) o uso de multimídias oferece inegavelmente uma grande possibilidade para ajudar a resolver alguns problemas concretos do ensino das ciências.<BR/>Na Figura 3, é possível perceber o grau de importância, para os alunos, da existência de um laboratório virtual para o ensino da disciplina de Física, visto que, 100% dos mesmos falaram ser muito importante para o aprendizado desta disciplina.<BR/>A Figura 4 mostra que 100% dos alunos nunca utilizaram o computador doméstico ou de lanhouse para algum tipo de simulação ou animação, objetivando o aprendizado da física. Pedagogicamente se o aluno não for estimulado, na escola, a interagir com um ambiente tecnológico de ensino e aprendizagem capaz de modificar e acrescentar significados, poucas serão as chances do mesmo realizar atividades de simulação virtual dos fenômenos físicos em casa ou em outro ambiente. Mesmo o aluno conhecendo várias formas e técnicas de utilização de um computador não fará uso dessa atividade.<BR/>5. CONSIDERAÇÕES FINAIS<BR/><BR/>Apesar da grande quantidade de simulações e animações interativas que são possíveis de serem encontradas em software como o Rived poucos são os relatos do uso, de forma contextualizada, no ensino/aprendizagem de física aplicada no ensino médio. Durante as aulas no Laboratório Virtual de Física, foi notório e relevante o interesse dos alunos pela disciplina, na busca da compreensão dos experimentos, conceitos, levantamento de hipóteses e estímulo à pesquisa. Em resumo nossos resultados mostram que o uso de software como o Rived como ferramenta mediadora do ensino de Física, obteve uma aceitação acima dos 90% entre os alunos pesquisados. Mesmo sabendo que os alunos gostam dessa prática, e que traz melhor aprendizagem para os mesmos, os docentes continuam com o suo da prática tradicional. Muitos alegam que até gostam de trabalhar com multimídia, mas que falta tempo para preparar essas atividades, vistos que, a maioria trabalha os três expedientes para conseguir sua sobrevivência.<BR/> <BR/>REFERÊNCIAS<BR/><BR/>BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, Brasília.<BR/>BORGES, A. T. O Papel do laboratório no ensino de ciências. Colégio Técnico da UFMG, 1996.<BR/><BR/>ERTHAL, T. C. Manual de Psicometria, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.<BR/><BR/> HESTENES, D. American Journal of Physics 55, 440, 1987.<BR/><BR/>NUNES, C. Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contesto educacional: como usar objetos de aprendizagem. Conference, rio de janeiro, Brasil, 2006. <BR/><BR/>SANTOS, G.H. Práticas pedagógicas e tecnológicas digitais.In: organização, Edméa santos, Lynn Alves. Rio de Janeiro: E - Papers, 2006.<BR/><BR/>SPINELLI, W. Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento. São Paulo: Dissertação de Mestrado – Faculdade de Educação da USP – 2005<BR/><BR/>APÊNDICE<BR/><BR/>Gráfico1 referente ao percentual indicativo dos alunos com dificuldades na disciplina de<BR/>física:<BR/><BR/> <BR/><BR/>Nem difícil nem fácil: 50% <BR/>Muito difícil: 15%<BR/>Fácil: 5%<BR/>Difícil: 30%<BR/>Muito fácil: 0%<BR/><BR/>Gráfico2 referente ao percentual indicativo dos alunos que encontram facilidade no entendimento da física a partir da utilização do Rived:<BR/> <BR/><BR/>Facilita muito: 40%<BR/>Facilita sim: 60%<BR/>Tanto faz: 0% <BR/>Não facilita nada: 0%<BR/>Não facilita: 0%<BR/><BR/>Gráfico3 referente ao percentual de alunos que julgam importante o Estabelecimento de Ensino disponibilizar um laboratório virtual para o ensino da física:<BR/><BR/> <BR/><BR/>Muito importante: 100%<BR/>Importante: 0%<BR/>Pouco importante: 0%<BR/>Tanto faz: 0%<BR/>Não é importante: 0%<BR/><BR/>Gráfico referente ao percentual dos alunos que já utilizaram o computador doméstico ou de uma lanhouse para simular alguma experiência física:<BR/><BR/> <BR/><BR/><BR/>Sim: 0%<BR/>Não: 100%Unknownhttps://www.blogger.com/profile/14696513555274850835noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-2877671499820438222008-10-02T15:42:00.000-07:002008-10-02T15:42:00.000-07:00Relato de Experiência.E.E.Amaro Cavalcanti Jardim ...Relato de Experiência.<BR/><BR/>E.E.Amaro Cavalcanti <BR/>Jardim de Piranhas – RN<BR/>Professora: Lidiane Soares de Medeiros<BR/>Disciplina: Biologia<BR/>Turma: 3º Ano - Ensino Médio<BR/>Turno Vespertino<BR/><BR/>Objeto de Aprendizagem: Preciso de Oxigênio.<BR/><BR/>Segundo a sequência de ensino proposta, inicialmente foram trabalhados os conhecimentos teóricos sobre os conceitos básicos da ecologia, fazendo sempre a ligação destes com a nossa realidade local. Em seguida, foi proposta a construção, em grupo, de cartazes listando os principais problemas ambientais que afligem a nossa cidade e suas consequências para o ambiente e a saúde humana. Os alunos também criaram cartazes propondo práticas de preservação e conservação do meio ambiente. No momento seguinte deu-se a exposição dos cartazes e a realização da análise do objeto no laboratório de informática. Para isso, formamos grupos de 2 ou 3 alunos conforme a disponibilidade dos computadores. <BR/>Os alunos ficaram muito empolgados com a resolução dos problemas propostos no objeto e a aula ocorreu tranquilamente. Ao término, formamos um grande grupo para debater e avaliar as hipóteses e resultados por eles levantados. Finalmente, pude concluir qua a utilização dos OAs contribui efetivamente para a melhoria da aprendizagem dos alunos e confere mais dinamismo a nossa prática de ensino.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17141622546010337823noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-46011448780123638852008-10-02T14:24:00.000-07:002008-10-02T14:24:00.000-07:00Relato de Experiência.E.E.Amaro Cavalcanti Jardim ...Relato de Experiência.<BR/><BR/>E.E.Amaro Cavalcanti <BR/>Jardim de Piranhas – RN<BR/>Professor: Ademir Gomes Fernandes<BR/>Disciplina: Física<BR/>Turma: 3º Ano -Ensino Médio<BR/>Turno Vespertino<BR/><BR/>Objeto de Aprendizagem: Entendendo o Espelho de Gauss<BR/><BR/>Na sala de aula, foi o exposto a teoria sobre a óptica geométrica seus princípios e formação de imagens diante de espelhos planos, côncavo e convexo, observaram as características desses elementos e utilização no cotidiano.<BR/>Na sala de informática, os alunos ficaram distribuídos conforme a disposição de computadores, de forma que puderam manipular o O.A. com facilidade. Em cada etapa mostrada, faziam anotações para uma análise posterior ao voltar a sala de aula e para a resoluções de exercícios propostos, como podemos observar as imagens abaixo.<BR/><BR/> <BR/><BR/>De volta a sala de aula houve os devidos comentários sobre o O.A. exposto e concluíram que essa forma de aprendizagem dinamizava o conteúdo facilitando assim seu aprendizado, resolveram os exercícios propostas e como já esperava houve um acerto de 90% de questões analisada e constataram também a utilização de espelhos úteis no seu cotidiano como exemplo, o motivo de carros com o nome de AMBULÂNCIA, ser escrito ao contrário.<BR/><BR/>AdemirUnknownhttps://www.blogger.com/profile/04436240897777759769noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-66444148840250415702008-09-28T11:42:00.000-07:002008-09-28T11:42:00.000-07:00Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza ...Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza – Ensino Fundamental e Médio<BR/>Campo Redondo-RN<BR/>Ano: 1° Turma 02 Turno: Noturno<BR/>Disciplina: Matemática<BR/>Professora: Francisca Maria da Silva Dantas<BR/><BR/>RELATÓRIO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM<BR/> No dia 12/09/2008 verificou-se o programa do RIVED não abrindo objeto de aprendizagem de matemática nos computadores da escola, reproduzimos do CD do RIVED, que o NTE forneceu a cada participante do curso, novos CD’s e assim realizou-se no dia 15/09/2008 à aula sobre TANGRAN, com duração de 90 minutos no laboratório de informática da escola supracitada. Portanto conseguimos ter uma aula com sucesso. <BR/> O laboratório de informática da escola possui 8 computadores. Como a turma participante conta com 28 alunos, fez-se necessário distribuir 4 alunos por computador, havendo rotatividade entre os mesmos. <BR/> A análise da atividade do Objetivo de Aprendizagem permitiu aos alunos identificar diversas ações de extrema importância na aquisição de novos conhecimentos. Observou-se que apesar dos alunos não terem acesso constante a softwares e multimídia, houve interesse e criatividade; exploraram bem as construções de animais e objetos, com “tabuada das sete sabedorias” (cinco triângulos de vários tamanhos, um quadrado e um paralelogramo).<BR/> A experiência mostrou que foi uma aula desafiadora e estimulada, onde pode-se perceber que qualquer aluno é capaz de adquirir conhecimento sobre os objetivos de aprendizagem do RIVED, mesmo aqueles que não tem contato permanente com a informática.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17621010202998970165noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-59373255341185632472008-09-24T14:36:00.000-07:002008-09-24T14:36:00.000-07:00Plano de aulaAssunto: microorganismo Turma: 2º Ano...Plano de aula<BR/>Assunto: microorganismo <BR/>Turma: 2º Ano B Turma: matutino<BR/>Professora: Maria da Conceição J. Bezerra<BR/> A Aula foi muito participativa, os mesmos tiveram uma aula de experimento, observando no microorganismo em seguida foram realizar a atividade no computador, uns já sabiam trabalhar e outros tinham um pouco de dificuldade mas o trabalho foi realizado em grupo e tudo deu certo.<BR/><BR/>Maria da Conceição J. Bezerra<BR/>E. E. Prefeito João Ataíde de Melo<BR/>TANGARÁ-RNeducacaohttps://www.blogger.com/profile/10642089011747247441noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-29021384357279175512008-09-22T11:44:00.000-07:002008-09-22T11:44:00.000-07:00Por enquanto não foi possível colocar em prática o...Por enquanto não foi possível colocar em prática o plano de aula com o objeto de aprendizagem "Geometria", pois este conteúdo está previsto somente para o 4º Bimestre. No RIVED não existe nenhum objeto de aprendizagem ralacionado ao conteúdo que estou trabalhando agora "Sistemas Lineares".acaciohttps://www.blogger.com/profile/03936047938769837779noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-16363595622913385552008-09-20T16:19:00.000-07:002008-09-20T16:19:00.000-07:00Desenvolvimento da Aula realizada na Escola Estadu...Desenvolvimento da Aula realizada na Escola Estadual Maria Lídia<BR/><BR/>A aula foi realizada no dia 12/09/2008 com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva, com a presença do Pedreiro José Geovane dos Santos, que mostrou a turma quais as técnicas que são utilizadas para calcular a área total de um imóvel, bem como de seus cômodos. Falou também da importância da matemática na sua atuação profissional e ensinou aos alunos como utilizar os conteúdos da disciplina no seu trabalho, por exemplo, como calcular a quantidade de tijolos gastos em 1 metro quadrado construído, a quantidade de telhas necessárias para um metro quadrado, e também a quantidade de madeiramento para a cobertura do imóvel.<BR/>Observei que a turma ficou bastante interessada no conteúdo, prestando atenção na exposição do pedreiro e realizando os cálculos aprendidos.A partir de então começou-se a se calcular quanto de material era utilizado para se construir uma casa e o custo dos mesmos.<BR/>Também foram apresentados os materiais utilizados para realizar medições como colher, pruma, trena e linha.<BR/>Após a exposição do pedreiro, os alunos se dirigiram ao laboratório de informática da escola para realizar a atividade descrita a seguir:<BR/>1. Foi orientado que os alunos marcassem num plano cartisiano vários pontos;<BR/>2. Depois os alunos uniram os pontos através de retas que iriam formar a planta de uma casa.<BR/>3. Feito isso, os alunos realizaram cálculos das áreas dos cômodos e total da casa.<BR/>4. Concluindo eles fariam um orçamento de quanto seria gasto para construir a casa (telhas, tijolos, caibros, ripas, entre outras)<BR/><BR/>Alguns alunos que não tinham prática com a informática apresentaram algumas dificuldades, porém todos conseguiram executar as tarefas e atingir o objetivo da atividade.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/10330694477618032199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-29754467610682300302008-09-19T17:10:00.000-07:002008-09-19T17:10:00.000-07:00Escola E Prefeito João Ataíde de MeloProfesso...Escola E Prefeito João Ataíde de Melo<BR/>Professora: Maria da cruz da silva<BR/>Disciplina: Química<BR/>Assunto:Tabela Periódica <BR/>Relatório de aula ministrada em uma turma de 1º ano do ensino médio<BR/>O mundo evoluiu rápido e a educação para acompanhar essa evolução necessita de auxilio . Portanto a multimídia entra como um subsidio básico . para o ensino aprendizagem em sala de aula e ajudando o professor na difusão dos conhecimento.<BR/><BR/> Mostrando-se a importância da multimídia para assimilação dos conteúdos de química , partindo de uma metodologia simples.<BR/> No primeiro momento a turma foi dividida em grupos de três alunos e cada grupo pesquisou sobre um tópico da historia da Tabela Periódica . Onde os alunos passaram a observar a evolução histórica ,descobrindo os caminhos seus erros e êxitos para se chegar a Tabela Periódica moderna . A pesquisa foi apresentada em painel integrado onde um aluno de cada grupo passou todo conhecimento adquirido pelo grupo na pesquisa , para outro grupo, sendo assim todo os alunos tiveram conhecimento de toda a historia da Tabela Periódica .<BR/> Durante a aula expositiva com auxilio do livro didático foi explicado todas as propriedades dos elementos químicos , períodos e grupos a que pertencem , levando o aluno a manusear a Tabela com segurança . Em seguida deu-se continuidade a aula no laboratório de informática onde todos demonstraram grande interesse pela atividade que foi trabalhada um jogo que levou o aluno a descobrir a que grupo cada elemento das principais colunas da Tabela Periódica pertencem , conhecendo suas propriedades e utilizações no nosso cotidiano .<BR/> No final de cada atividade cada grupo fez sua auto-avaliação , observando seus erros e acertos em determinado tempo e assim sendo capaz de conhecer o nível de aprendizagem do grupo.<BR/> Assim compreendemos que a multimídia possibilita o aprendizagem não só nas aulas de química mas em todas os componentes curriculares, pois torna a aula prazerosa <BR/>19/09/08Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09435757101027818320noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-65988020832044508952008-09-18T05:27:00.000-07:002008-09-18T05:27:00.000-07:00RELATÓRIO A elaboração deste relatório tem como pr...RELATÓRIO<BR/><BR/><BR/> A elaboração deste relatório tem como principal objetivo mostrar a importância das aulas de matemática no 1º ano do Ensino Médio fazendo uso do tangran.<BR/> Durante as aulas percebi que os alunos desenvolveram o raciocínio lógico, estimularam o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas com autonomia. Também compreendi que ministrando aulas como essas, exige-se uma nova postura do professor, que deve, dentro do universo de alternativas pedagógicas utilizando ou não o computador, adaptar aos alunos a prática que melhor atende a necessidade dos mesmos. Pois, sabemos que a matemática é uma disciplina que na maioria das escolas gera muitas dúvidas nos alunos, em conseqüência muitos destes acabam passando a não gostar das aulas. Por esse motivo, cabe ao professor buscar sempre novas metodologias de ensino, utilizar recursos didáticos estimulantes e agradáveis para ambos. Não limitar-se apenas em lousa e giz. Porque durante a aula de campo, oficina com o tangran e no laboratório de informática percebemos a satisfação dos alunos durante essas aula, isto é, aprendendo brincando. Também observei a participação ativa dos alunos, a concentração dos mesmos e o interesse como mostra nas fotografias que registrei.<BR/> Por fim concluímos sabendo da importância que é de planejar aulas de matemática com recursos didáticos de softwares educacionais, pois é partindo daí, que o professor utiliza um recurso lúdico, estimulante, prazeroso e desafiador.<BR/><BR/>Maria José Custódio Freire<BR/>E. E. Pref. João Ataide de Melo<BR/>TANGARÁ-RNUnknownhttps://www.blogger.com/profile/01068725993855184936noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-48033708047243920062008-09-17T09:35:00.000-07:002008-09-17T09:35:00.000-07:00RELATO DE EXPERIÊNCIAProfessora: Socorro FonsêcaDi...RELATO DE EXPERIÊNCIA<BR/><BR/><BR/>Professora: Socorro Fonsêca<BR/>Disciplina: Biologia<BR/>Série: 2ª Série do Ensino Médio<BR/><BR/><BR/><BR/> O presente trabalho tem por objetivo desenvolver atividades na área de Biologia baseada na exposição de conteúdos relacionados as doenças mais freqüentes na comunidade na qual a escola está inserida.Para isso,seguimos uma seqüência de ensino contendo o assunto, público-alvo, objetivos, metodologia e avaliação.<BR/>Como objeto de trabalho escolhemos o tema “Não me sinto muito bem”, uma vez que a maioria das pessoas adoecem e se automedicam sem orientação médica e muitas vezes do conhecimento do mal que as acometem. <BR/>O trabalho foi dividido em três fases:<BR/>• 1ª Fase<BR/>Exposição do objeto de estudo e relação das doenças mais freqüentes na comunidade escolar, onde os alunos usaram massa de modelar para simular bactérias, vírus e protozoários;<BR/><BR/>• 2ª Fase<BR/><BR/>Pesquisa de campo, onde os educandos foram orientados a entrevistarem os próprios moradores do bairro Paraíso onde está situada a escola. A entrevista foi direcionada e cada grupo de aluno ficou responsável por três ruas do bairro;<BR/><BR/>• 3ª Fase<BR/><BR/>Uso de material multimídia. Nessa fase os alunos elaboraram gráficos no computador utilizando os dados obtidos<BR/><BR/>Observamos que a aula foi muito dinâmica e os alunos participaram ativamente, mas sentiram dificuldades ao lidar com os gráficos no computador.<BR/>Concluímos o nosso relatório , cientes que muito trabalho temos pela frente quanto o uso de materiais multimídia no contexto escolar, mas ficou uma ótima reflexão enquanto educadora: o computador é uma excelente ferramenta para a construção do conhecimento do aluno com relação ao mundo que o cerca.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14113266088836820810noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-52799871632660612142008-09-16T17:29:00.000-07:002008-09-16T17:29:00.000-07:00Relato de experiência da disciplina de BiologiaPor...Relato de experiência da disciplina de Biologia<BR/>Porfessores envolvidos: Izabel Ramalho e Daguia Melo<BR/><BR/>ESCOLA ESTADUAL "TRISTÃO DE BARROS"<BR/>CURRAIS NOVOS/RN<BR/>A experiência foi realizada com os alunos da 1ª série do Ensino Médio e teve as seguintes etapas<BR/><BR/>Assunto abordado: Desenvolvimento embrionário<BR/><BR/>1ª etapa: Os alunos foram encaminhados para a sala de vídeo onde lá foram orientados sobre o tema do vídeo e logo em seguida assistiram o documentário que mostrava exatamente o desenvolvimento embrionário humano.<BR/><BR/>2ª etapa: Na aula seguinte,os alunos foram questionados sobre o filme e a partir daí surgiram as anotações no caderno sobre o tema apresentado no vídeo.<BR/><BR/>3ª etapa: Foi elaborado uma aula prática onde eles iriam utilizar massa de modelar para construir os modelos referentes as fases do desenvolvimento embrionário desde as células sexuais(espermatozóide e óvulo) até a gastrulação que é a fase que antecede o aparecimento dos folhetos embrionários que originarão os tecidos e consequentemente a organogênese.<BR/><BR/>4ª etapa : Os alunos receberam um quadro dos folhetos embrionários(endoderma,mesoderma e ectoderma)e anexos embrionários para completarem as informações sobre cada um deles.<BR/><BR/>Durante essas etapas os alunos foram avaliados de acordo com sua participação nas atividades propostas.<BR/><BR/>OBS:NÃO FOI POSSÍVEL USAR O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA,MAS UTILIZAMOS OUTROS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO VÍDEO E MASSA DE MODELAR PARA O ENTENDIMENTO DO ASSUNTO.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-58496085776156048732008-09-16T17:18:00.000-07:002008-09-16T17:18:00.000-07:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-86393299992122002862008-09-16T10:06:00.000-07:002008-09-16T10:06:00.000-07:00Atividade Vivencial - RELATO DE EXPERIÊNCIAValdint...Atividade Vivencial - RELATO DE EXPERIÊNCIA<BR/>Valdinte Terezinha Turma 5<BR/><BR/> A capacitação em Software me deu oportunidade de conhecer e saber como utilizá-los em sala de informática.<BR/> Ao final deste curso percebo a sua importância no processo de ensino aprendizagem, vejo que os objetos virtuais de aprendizagens estimulam a imaginação e a criatividade dos alunos e possibilitam ao professor maior facilidades em elaborar uma sequência de estudo.<BR/> Até o momento não foi possível a aplicação da sequência de ensino no CEJA Profª Creuza Bezerra - Currais Novos na disciplina Biologia, <BR/>público alvo: alunos dos 3º anos; assunto: Genética (1ª Lei de Mendel), <BR/>Objeto de aaprendizagem: O trabalho de Mendel com revilhas.<BR/>JUSTIFICATIVAs: <BR/>1º) No CEJA não está funcionando o 3º ano;<BR/>2º) Na escola não exsite laoratório de informática.<BR/> Espero que a Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED) emplia os objetos de aprendizagem, par que todos os professores capacitados possam por em prática a metologia utilizada pelo curso.<BR/>Abraços para todos!<BR/>ValdineteUnknownhttps://www.blogger.com/profile/07187405208946274396noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-64286382622712583552008-09-15T13:13:00.000-07:002008-09-15T13:13:00.000-07:00Este comentário foi removido pelo autor.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04436240897777759769noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-34073382882372438172008-09-15T12:51:00.000-07:002008-09-15T12:51:00.000-07:00Identificação:Escola Estadual Dr Silvio Bezerra de...Identificação:<BR/>Escola Estadual Dr Silvio Bezerra de Melo<BR/>Professor:Higor de Oliveira Alves<BR/>Disciplina:Matemática<BR/>Público Alvo:3ºAno<BR/>Assunto:Geometria Analítica(Distância entre dois pontos)<BR/>Nome do objeto de aprendizagem(OA):Batalha Naval,Geoplano(opcional). <BR/>Objetivos:<BR/>Despertar no alubo o interesse pela disciplina <BR/>Discutir como localizar um ponto no plano cartesiano. <BR/>Proporcionar ao alunos situações que façam calcular a distância entre dois pontos.<BR/>Sequência de aula<BR/>Apresentação:<BR/>A sequência de plano de aula tem como objetivo utilizar o OA sobre Geometria intitulado "Batalha Naval afim de expor as noções de plano cartesiano,ponto no plano e distãncia entre dois pontos.<BR/>Tempo Previsto:<BR/>2 horas/aula na sala de aula<BR/>1 hora /aula no laboratório <BR/>Medologia:Criar uma aula mostrando como localizar um ponto no plano cartesiano e a distancia entre dois pontos.<BR/>Avaliação:Toma-se em primeira instancia os conhecimentos prévios dos alunos de conceitos como distância,sentido,referencial(origem)afim de montar um diagnóstico ,e em cima disso propor estratégias metodológicas que faciltem o processo ensino-aprendizagem.<BR/>Num segundo momento são observados os dados coletados analizando onde houve evoluções e onde quais pontos podem ser melhorados.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/14527385363832232402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-28772510251343788352008-09-15T12:47:00.000-07:002008-09-15T12:47:00.000-07:00Este comentário foi removido pelo autor.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/14527385363832232402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-74526059962823363352008-09-14T17:39:00.000-07:002008-09-14T17:39:00.000-07:00Maria José Paulino – Turma: 07Escola Estadual Teôn...Maria José Paulino – Turma: 07<BR/>Escola Estadual Teônia Amaral – Florânia RN<BR/>Ainda não foi realizada a aplicação da Seqüência de Ensino na Disciplina de Matemática na minha Escola, tendo em vista algumas atividades que foram realizadas, portanto, não foi possível desenvolver este trabalho, logo que dê certo, estaremos realizando essas atividades utilizando Objetos de Aprendizagem com nossos alunos. Já estou repassando o curso e toda a programação rived aos alunos Estagiários que trabalham com a disciplina de Matemática para que estes, tomem conhecimento do processo no Ensino e Aprendizagem<BR/>Um abraço!Unknownhttps://www.blogger.com/profile/18094306091965337551noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-55355061063341979382008-09-14T17:07:00.000-07:002008-09-14T17:07:00.000-07:00Este comentário foi removido pelo autor.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/18094306091965337551noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-82128888894329046272008-09-14T16:36:00.000-07:002008-09-14T16:36:00.000-07:00ESCOLA ESTADUAL ANTONIO ALADIMDISCIPLINA:QuímicaPR...ESCOLA ESTADUAL ANTONIO ALADIM<BR/>DISCIPLINA:Química<BR/>PROFESSORA: ANA SANTANA<BR/>OBJETO DE APRENDIZAGEM:Estrutura Atômica<BR/>o referido tema foi estudado em sala de aula através de exposição do conteúdo onde foi mostrado a evolução atômica, depois os alunos fizeram pesquisas sobre os modelos atômicos e sua evoluçaõ em seguida foram Levados para o laboratório de informática onde observaram atentos as simulações dos modelos atômicos, modelos estes que já tinham sidos mostrados em sala de aula, sendo que desta vez os mesmos tiveram a oportunidade de observar a sequência da evolução atômica de forma a despertar mais o interesse dos alunos. Muitos relataram que desta forma ficou mais fácil de entender a revolução dos modelos atômicos.Ana Santana Gomes da Silvahttps://www.blogger.com/profile/03131800801484384843noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-73826598688296768602008-09-13T19:19:00.000-07:002008-09-13T19:19:00.000-07:00CONTEXTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE MULTIMÍDIA:O CON...CONTEXTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE MULTIMÍDIA:O CONTEXTO COGNITIVO E O CONTEXTO DE ENSINO<BR/> <BR/> A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos,dominar as possibilidades de expressão e as possíveis formas de manipulação, principalmente se aspiramosà prática de um trabalho consistente que comtemple as capacidades de análise, síntese, comunicação e a criação de vínculos com formas variadas de representar e conhecer o mundo.<BR/> Paralelo ao desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional,(re)surgem estudos e pesquisas na área cognitiva, principalmente sobre as concepções de aprendizagem e sobre as habilidades e competências necessárias à "sociedade globalizada do conhecimento". Este fato por sua vez requer alterações e novas formas de avaliação.<BR/> Intrínseco a todo este processo merece relevância, outrossim, todo o contexto no qual se desenvolvem o ensino e a aprendizagem, considerando-se desde a estrutura física da escola, passando pela localização, características da clientela atendida, dos profissionais que atuam no processo, recursos, estratégias, princípios e concepções que norteam todo o trabalho educaativo.<BR/> Assim, faz-se imprescindível a capacitação constante dos educadores para que possam realizar um trabalho cada vez mais eficaz, em consonância com os avanços tecnológicos e as novas formas de ensino-aprendizagem, na perspectiva de se obter resultados cada vez mais promissores.Maria Lúcia da Silva Gomeshttps://www.blogger.com/profile/04050024089960843934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-67981309097138758682008-09-13T18:17:00.000-07:002008-09-13T18:17:00.000-07:00eyO texto REPENSANDO A AAVALIAÇÃO de César Nunes, ...eyO texto REPENSANDO A AAVALIAÇÃO de César Nunes, leva-nos a muitos questionamentos sobre a nossa atuação enquanto educadores: até que ponto a nossa prática está desenvolvendo no nosso educando a autonomia, o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas, dentre várias outras competências e habilidades? Será que o professor na grande maioria das vezes não está centrando a sua atenção na avaliação dos resultados quando o foco maior deveria ser o processo? <BR/> Voltando, agora a tônica para a área específica de Física, pode-se de acordo com as orientações curriculares para o Ensino Médio, elencar alguns objetivos de aprendizagem, tais como:<BR/> .Reconhecer a Física como cultura e como posssibilidade de compreensão do mundo;<BR/> .Construir modelo da realidade para entendê-la bem como obter meios para encarar um problema;<BR/> .Estimular o espírito crítico,investigador e questionador, de modo a despertar o desejo de conhecer o mundo e o funcionamento das coisas.<BR/> Assim, embora não seja fácil, cabe ao professor realizar suas intervenções, levando em consideração os vários níveis de aprendizagem da turma.Maria Lúcia da Silva Gomeshttps://www.blogger.com/profile/04050024089960843934noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-40759024908126067572008-09-13T17:22:00.000-07:002008-09-13T17:22:00.000-07:00ATIVIDADE VIVENCIAL 5RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DA SEQ...ATIVIDADE VIVENCIAL 5<BR/><BR/>RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DA SEQÜÊNCIA DE ENSINO.<BR/>ESCOLA: SILVIO BEZERRA DE MELO<BR/>PROFESSOR: PAULO HENRIQUE.<BR/>DISCIPLINA: MATEMÁTICA.<BR/>PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO.<BR/>ASSUNTO: GEOMETRIA ESPACIAL<BR/>OBJETO DE APRENDIZAGEM: GEOMETRIA DA CIDADE.<BR/>O CURSO SOBRE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (SOFTWARE) TROUXE UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO COMO APOIO PEDAGÓGICO, INTERAGINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DE UM MODO ABRANGENTE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO TROUXERAM UMA EXTRAORDINÁRIA CONTRIBUIÇÃO COMO FERRAMENTA DE SUPORTE E INOVAÇÃO METODOLÓGICA PARA OS CONTEÚDOS PROGRAMADOS EM NOSSAS AULAS.<BR/>A AULA CONDUZIDA TANTO EM SALA DE AULA COMO NO LABORATÓRIO SERVIU PARA CONSTRUIR EXPRESSÕES E PROPOSIÇÕES ATRAVÉS DO CONHECIMENTO SOBRE POLIEDROS, CLASSIFICAÇÕES, RELAÇÃO DE EULER, PROPRIEDADES E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE IMPORTÂNCIA PARA A VIDAAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/04660124970174291482noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2939610045269073608.post-23935395834749908672008-09-13T16:54:00.000-07:002008-09-13T16:54:00.000-07:00Relato de Experiência.Escola Estadual Professora M...Relato de Experiência.<BR/>Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza<BR/>Professora: Francisca Reinaldo de Pontes<BR/>Disciplina: Física<BR/><BR/>Objeto de Estudo.<BR/><BR/><BR/> A aula foi realizada na 3° serie do turno vespertino no Ensino Médio. Na sala de aula o conteúdo cargas elétricas e eletrização foi introduzido com leitura de textos do livro didático, explicações e discussão no grande grupo. Continuando com a experiência condutora de isolamento, onde tiveram a oportunidade de descobrir os materiais que são condutores e os que são isolantes. Também foi realizado um jogo das respostas eletrônicas usando os equipamentos: um pedaço de cartão duro de cerca de 30 por 20 cm, papel, caneta, tesoura, prendedor de papel, (de latão), fios, pilhas, lâmpada com suporte, fita adesiva, cola. Todos os alunos participaram com entusiasmo. <BR/> No laboratório de informática a aula foi desenvolvida em grupos de três alunos, onde receberam instruções de como realizar a atividade com software simulação e gostaram bastante da atividade e sentiram-se estimulados a buscar novas informações e desenvolveram atividade sugerida, fazendo até disputas quem acertava mais as perguntas. Foi uma aula muito gratificante e serviu de incentivo para outros professores trabalharem também no laboratório de informática e já estou passando para alguns deles o que aprendi durante o curso que foi um aprendizado muito valiosos. E com certeza todos vão se envolver neste trabalho, pois os alunos estão cobrando aulas no computador.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04236531740456509862noreply@blogger.com